Autor Tópico: Por que as pessoas guardam fotos?  (Lida 3273 vezes)

talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Online: 29 de Dezembro de 2005, 11:22:33
Comecei a uns dois dias a ler o livro "Sobre fotografia" de Susan Sontag, e no ultimo capitulo tem diversas citações gerais, todas...sobre fotografia :)
Em uma delas, surge o seguinte trecho de um livro:

"-Por que as pessoas guardam fotos?
-Por quê? Só Deus sabe! Afinal, porque as pessoas guardam coisas, tralha, lixo, montes de quiquilharias? Guardam, e é só o que interessa!
-Até certo ponto, concordo com você. Algumas pessoas guardam coisas. Outras jogam tudo fora quando estão fartas dessas coisas. Sim, é uma questão de temperamento. Mas agora me refiro especialmente a fotos. Por que as pessoas guardam, especificamente, fotos.
-Como eu disse, porque não jogam as coisas fora. Ou porque ekas lhes fazem lembrar...
Poirot tomou para si as palavrs dele.
-Exatamente. Elas lhes fazem lembrar. Agora, de novo, pergunto: por quê? Por que uma mulher gorda guarda uma foto de si mesma quando jovem? Digo que a primeira razão é, essesncialmente, a vaidade. Foi uma bela moça e guarda a propria foto para recordar-se de como foi uma bela moça. Isso a anima quando o espelho lhe diz coisas pouco palataveis. Talvez ela diga a uma amiga: "Esta era eu aos dezoito anos...". E dê um suspiro...Concorda?
-Sim, sim, creio que pe bem verdadeiro.
-Portanto esse é o motivo número um. Vaidade. Agora, o número dois. O Sentimento.
-Não é a mesma coisa?
-Nõa, não, é bem diferente. Pois leva a pesoa a consersar não só a propria foto mas a de um outro...Uma foto da filha casada, quando criança, sentada num tapete em frente a lareira, envolta em tule...Muito constrangedor, às vezes, para a pessoa fotografada, mas as mães adoram. E os filhos e as filhas muitas vezes guardam fotos da mãe, em especial, digamos, se a mãe morreu jovem. "Esta era a minha mãe, quando moça."
-Começo a perceber onde você quer chegar, Poirot.
-E, provavelmente, existe uma terceira categoria. Não a vaidade, não o sentimento, não o amor: talves o ódio. O que acha?
-O ódio?
-Sim. Manter vivo um desejo de vingança. Alguem feriu você. Você pode guardar uma foto para recordar, não pode?"

Trecho de "A senhore McGinty está morta", 1951, de Agatha Chritie


Alguem acha que existem mais motivos? Qual o principal motivo para você guardar fotos?
Bem, um que me vem a cabeça é o desejo. Quando guardo uma foto de um lugar bonito, sinto desejo de estar lá, e levar um pedaço dele comigo supre um pouco essa necessidade. Quando vejo uma foto de uma mulher linda, sinto desejo de namora-la e, porque não, viver com ela. Quando vejo uma foto de um homem...ai sinto desejo de soca-lo até quebrar todos os dentes, deixa-lo com os olhos roxos, totalmente desfigurado e irreconhecivel...( :risada2: )
E você, por que guarda fotos?
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2006, 16:48:44 por talesp »
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2005, 11:52:55
Eu acredito que as pessoas guardam fotos por três motivos.
O primeiro é tentar imortalizar um momento, ou um segundo, que foi muito agradável, diferente de um vídeo, uma foto pode ser curtida em qualquer lugar e por um período bem curto de tempo, o que também permite que você compartilhe com amigos sem os irritar (quem quer ver uma foto rápido pode ver, quem quer ficar curtindo também pode curtir, enquanto o vídeo dita uma cadência específica que pode desagradar a maioria), então julgo que o principal motivo é o de imortalizar e poder meio que voltar no tempo em coisas que nos agradaram e que podem estimular nossas pecepções, nos fazendo ter sensações agradáveis e até mesmo nos fazer viver aquele momento especial. Esse é o motivo que nos faz guardar nossas melhores fotos, as que mais nos emocionam, é o motivo pelo qual montamos aquele album especial, imprimimos uma certa foto digital e assim por diante.

O segundo motivo é que nós, assim como outros animais, temos o péssimo hábito de juntar coisas, somos movidos por um instinto até estranho de que podemos precisar daquilo um dia, e deixamos arquivado um mundarel de fotos que sequer usamos, porque não fazem parte da lista de fotos que nos despertam aquele sentimento de estar revivendo algo importante, ou que nos proporcionou prazer, mas que por algum motivo, acreditamos que um dia possa ser útil nos sensibilizando ou como documento. Apesar de raramente nos preocuparmos com essas fotos esse apego faz sentido, vocês já notaram como algumas fotos ganham valor depois que perdemos uma dada pessoa? Fotos que sequer faziam parte da lista das que nos emocionavam e que ficavam perdidas no arquivão, passam a fazer parte dos albuns principais e dos porta retratos? :)

Por último temos a questão de arquivo documental, essa é menos usada pelas pessoas normais, mas consiste em fazer arquivos de coisas documentadas, que possam ser de interesse histórico ou pessoal, não por questão sentimental, e sim por uma questão científica, social ou financeira.

Bom essa é a minha opinião, baseada em observações do dia a dia. :)
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2005, 11:59:26 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2005, 11:53:13
Eu guardo fotos para

Citar
recordar

Seja pra ter vontade de matar quem tá na foto, ou voltar/ir para o local ou lembrar aquele momento legal etc...

Interessante o tópico:-)
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2005, 11:56:52
Todos nós que já perdemos alguém querido antes da hora sabemos o quanto vale uma imagem.
Beijos!
GuiGui


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2005, 11:58:56
Eu guardo fotos para relembrar de idéias, não pessoas, visto que raramente (pra não dizer nunca) bato fotos de pessoas, festas, etc. não gosto. O que me chama atenção nas imagens que eu guardo são as idéiaqs que de certa forma me levaram a fazer tais imagens.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2005, 12:22:36
Puxa!
Excelente tópico!
Geralmente a maioria das pessoas tiram fotos e não "sabe mesmo o motivo" muito bem... querem fazer o registro e nada mais... e guardá-lo para a "eternidade" heheh

Mas o que o Léo falou sobre o "instinto de guardar coisas" que nós temos, é realmente um fato a se pensar... heheh
(Hoje mesmo estou jogando umas revistas velhas heheh)

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



warleygimenes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
    • http://
Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2005, 22:50:09
Eu guardo as fotos como recordação, mas tenho mania de guardar fotos mesmo que estejam ruins!
Um abraço a todos!!
 :thmbup:  
------------------------------------------------
Usarei filme até quando não existir mais!
------------------------------------------------
Equipamento: PinHole automática digital
------------------------------------------------


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2005, 08:57:03
Gostei muito do dito pelo Alex Biólogo.

Mas acho que as coisas t~ems várias dimensões, não uma só, então, vejamos...

Obviamente a foto é guardade como registro da história pessoal da pessoa e de seus próximos. Isso não é misterioso, e como as fotos, quando em quantidade não exagerada, ocupam pouco espaço, guardá-las é uma forma pouco custosa de se ter uma história de vida mais ou menos indicada. No momento da foto nosso apego a ela é pela representação do que é. Faço fotos dos meus filhos e gosto de ver as fotos pois gosto de vê-los. Depois, vejo fotos deles em outras idades e isso também é uma extensão do afeto, uma lembrança da conformação do afeto naquela época.

Em segundo lugar, guardou fotos pelo que representam em termos de realização de uma configuração estética/poética. Não são fotos dos próximos, mas podem sê-lo, contudo realizam uma maneira de captura especialmente interessante. Essas são fotos não de mim, mas do meu ato, do meu olhar. E são guardadas pelo mesmo motivo que guardamos arte ou belos objetos: porque são belas. Se não são, jogo fora.

É preciso dizer que descarto uma imensa quantidade de fotos. digitais ou de filme. Não guardo fotos irrelevantes. Naturalmente fotos dos familiáres sou mais parcimonioso em descartar, mas fotos de paisagens, coisas, etc, essas só conservo as realmente melhores, parcela mínima do total.