Autor Tópico: Impressoes Pentax - 645D, K-r, K-5, lentes, etc  (Lida 5718 vezes)

BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Novembro de 2010, 22:29:40
Ola pessoal,

Umas semanas atras eu tive a oportunidade de perticipar do PDN Photoplus em NYC e durante os intervalos dos seminarios eu visitei a exposicao, e obviamente o stand da Pentax. Alguns dos highlights sobre a marca Pentax e produtos:



* 645D

A primeira coisa que eu notei ao pegar a camera foi o layout do corpo. Eu ja tinha usado uma Hassel HD40 no passado e eh sem duvida nenhuma uma camera totalmente desengoncada (parece um brinquedo Lego montado). Ja a 645D parecia uma DSLR maior, com pegada tipica da Pentax: muito comfortavel apesar de grande. O visor eh, como esperado, muito grande e claro, tipico de cameras MF. A lente que estava na camera era uma 55mm f/2.8 e o AF era instantaneo. Ja o shutter, muito MUITO alto. Nao tenho muita experiencia com MF, mas me parece que a batida do shutter eh comum em cameras desse tipo e eh padrao usar o mirror-lock-up por que eu realmente suspeito que a batida do espelho deve causar blur nas fotos, por que eh uma batida muito forte (talvez nao forte para MF, mas para um usuario DSLR realmente assusta).

Algumas fotos tiradas com a 645D. Todas fotos tiradas em JPEG direto da camera, sem edicao nenhuma. Nao notei as configuracoes da camera, se tinha NR ativado ou algo parecido.

Curiosidade:
JPEG: 7264 x 5440 Pixels, Arquivo de 16MB direto da camera
RAW PEF (nao consegui abrir no LR 2.3): 7424 x 5552 Pixels, Arquivo de 45 MB direto da camera

Quem quiser ver os arquivos originais, eh soh fazer o download aqui (92MB): https://swa.sharefile.com/d/s84ad1b1f9014b68a













* K-5

Essa foi a segunda camera que eu peguei para brincar, e fiquei muito satisfeito em confirmar o que eu suspeitava: eh o mesmo corpo da K-7, o que eh uma noticia MUITO boa! A camera tem uma pegada surpreendente, eh uma camera MUITO solida e compacta, muito bem desenhada ergonomicamente, realmente uma beleza de camera.

Algo interessante foi que logo depois de levar um susto com a 645D com o barulho do espelho, eu levei um susto ainda MAIOR com a K-5: o espelho chega a ser ainda MAIS suave que a K-7, o que eh um absurdo! Para quem conhece a K-7, sabe que eh uma das cameras mais silenciosas do mercado (o que nao acontece com a K-x ou K10D) e a K-5 parece que eh mais silenciosa ainda... vamos esperar dados sobre isso, alguem deve fazer testes com a camera.

A intencao minha com a camera era de checar a pegada e testar algumas fotos em ISO alto, obviamente nada cientifico.

Aqui estao as fotos originais da K-5, direto da camera (48MB): https://swa.sharefile.com/d/s72201af4ebd4a9ba


E algumas das fotos, tiradas com ISO 1600, 3200 & 6400 (verificar no EXIF a exposicao):













BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2010, 22:30:15



* K-r

Eu originalmente tinha a impressao que a K-x e a nova K-r compartilhassem o mesmo corpo, mas descobri que o design da K-r tem algumas variacoes pequenas, e nao eh uma copia identica do corpo da K-x (como aconteceu com a K10D / K20D ou a K100/K200). Fora as pequenas variacoes no corpo, o sensor foi atualizado (mesmo sensor porem re-trabalhado), mostra os pontos de AF no visor, e o mais interessante de tudo, utiliza bateria lithium como pilhas AA.

A camera eh basicamente uma K-x turbinada. Para quem tem a K-x eu nao consigo enxergar justificativa para fazer a troca, mas para quem estava interssado na K-x, realmente a K-r eh um upgrade interessante, mesmo sabendo que a diferenca de preco esta um pouco alta.

Com tanto brinquedo "grande" por perto, eu nao tive tempo para tirar fotos com a K-r e o meu cartao SD.. entao vou ficar devendo essas fotos.






* DA-L 35mm f/2.4

Bom, eu tenho que confessar que eu fiquei um pouco frustrado com o lancamento dessa lente, por que eu ja tenho duas copias da famosa FA 35 f/2 e como esta lente eh rara, sempre existiu a chance de revende-la com intencao de fazer uma grana (o mark-up dessa lente chega (chegava) a ser de US$150), 50% do valor original.

Mas agora com o lancamento dessa DA-L 35mm, realmente o meu investimento foi por agua abaixo... ha ha ha ha!

Gozacoes a parte, eh uma lente muito leve (DA-L) e ideal para usuarios que querem experimentar com lentes primas. Nao me surpreendeu ver que a lente eh absolutamente utilizaval ja em f/2.4: muito afiada e com contraste. Existe ate a suspeita que a formula optica eh prima da FA 35mm porem adaptada para DSLR e mais compacta.

Se eu ja nao tivesse a FA 35mm, sem duvida eu compraria essa lente. Otima jogada da Pentax, primeiro lancando corpos atraentes para usuarios migrantes de P&S e agora introduzindo lentes primas e acessiveis a estes usuarios.

Algumas fotos da DA-L 35mm com a minha K-x:

Abertura f/2.4:











Abertura f/8:











* DA 18-135mm DC WR

Outra novidade na lista de produtos Pentax, essa lente era interessante pelo seguinte: zoom 7.5x, primeira lente Pentax com motor DC e lente WR. Eu originalmente nao tinha muito interesse na lente (me parece que o preco eh perto dos US$500) entao nao fiquei analisando muito: eh basicamente uma lente DA, tamanho parecido com a DA 55-300, construcao tipica DA, porem com motor DC (silencioso) e selada.

Ironicamente, a copia disponivel para brincar apresentava problemas de foco no meu corpo Kx. O mencionei com o representante Pentax e ele disse que poderia ser o meu corpo. Ai resolvemos pegar a K-5 deles e ocorreu o mesmo problema. Finalmente ele disse que a copia da lente era pre-producao e que nao era a lente final. Eu acredito nisso, por que realmente eles nao venderiam uma lente com problemas de AF tao evidente.

Algumas fotos tiradas com a minha Kx em abertura f/5.6:









BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2010, 22:31:12



* DA* 60-250mm f/4

Esta aqui era uma lente que eu sempre tive curiosidade de testar e ver exatamente o que ela pode fazer. Eh uma lente solida, de porte grande e construcao professional, tipica DA*.

Infelizmente eu nao fiquei impressionado com a qualidade optica. A principio eu suspeitei que a minha exposicao estava errada, por que a lente eh muito grande e pesada e eu estava fotografando em velocidade baixa para tal distancia focal. Ou entao suspeitei que a lente usada estava descalibrada ou era uma copia ruim, por que eu tenho a DA* 50-135 e conheco usuarios que trocaram a 50-135mm pela 60-250 e nao se arrependeram, entao a conclusao era que a lente tem qualidade optica excelente, porem eu estava usando erradamente ou a copia era ruim. Eu observei tb uma vinheta quando usando em abertura f/4.


Abertura f/4:




Abertura f/8:











* DA* 300mm f/4

Como eu expliquei anteriormente, ate esse momento (tudo esta sendo divulgado na ordem que ocorreu) eu suspeitava que a minha exposicao com a DA* 60-250 era inadequada para a iluminacao local, por isso as fotos com essa lente nao estavam saindo impressionantes, como eu esperava... Ate o momento que eu troquei a DA* 60-250 pela DA* 300 f/4.

Logo na primeira clicada eu descobri o tanto que essa lente prima eh fantastica e que infelizmente a copia que eu tinha testado da 60-250 soh poderia ser uma copia ruim, por que a diferenca de qualidade era incrivel.

Sobre construcao e tudo mais, bom, a lente eh DA*, mesmo padrao das outras lentes, nem precisa de comentarios.

Aqui estao as fotos tiradas com a DA* 300mm:


Abertura f/4:



Abertura f/8:





Eu acho importante tb notar a velocidade nas exposicoes, que foram desde 1/30 ate 1/10.. isso em uma lente 300mm! Viva SR!



BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2010, 22:42:22
Eu tambem tive o prazer de conhecer o Ned Bunnel, presidente da Pentax USA. Uma pessoal incrivel, realmente me surpreendeu a gentileza e o entusiasmo dele com fotografia (e nem tanto com a propria marca Pentax, ele tb fotografa com Leica).

A conversa  passou por varios topicos, e a gente deve ter conversado por uns solidos 20 minutos. Eu tenho que recapitular tudo o que foi discutido e tentar colocar em texto.

Devo fazer isso durante a semana.


Abracos

BB


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2010, 23:45:58
Obrigado por compartilhar suas impressões e fotos, Bernardo.
A 645D é um show a parte, sempre ouvi elogios da 645 justamente por conta da pegada, ela é sem dúvidas uma excelente escolha. Com certeza vai roubar alguns usuários que cogitavam pegar uma Nikon D3x para fotografar em estúdio. Estou baixando os samples ainda para ver com mais detalhes.

A K-5 me decepcionou um pouco pelo fato de não ter dois slots de cartão (acabo deixando um cartão sobrando no grip da K20D) e pelo custo (como comentei em outro tópico), mas o slot de cartão não é algo prioritário para mim, era só mais um detalhe que facilitaria um pouco minha vida.
Os testes e samples que vi até hoje mostram uma grande câmera e o corpo dela é um show a parte.
Sobre o AF, sente muita diferença das câmeras que você tem?
Baixei os samples e tem algumas fotos em ISO800. Pena não ter nenhum RAW para analisar melhor...

A K-r é uma boa câmera, mas ainda considero a K-x o melhor custo x benefício. Parece que a Pentax vai manter as duas no mercado, a exemplo do que a Nikon e a Canon estão fazendo, tendo duas câmeras de entrada.

A 18-135mm não é uma lente que me interessa, mas dá para ver que ela tem bastante CA (pelo menos na primeira foto é bem visível na área com o forte backlight).

As fotos da 60-250mm não estão legais mesmo, parecem meio tremidas... de qualquer maneira ouço muito bem dela.

A 35mm ƒ2.4 foi um bom lançamento, apesar de preferir que fosse um pouco mais clara. De qualquer maneira, se ela tem um resultado excelente por este preço, é uma ótima aquisição.

A 300mm ƒ4 não é para meu bico rs... mas parece ser excelente

 Um detalhe que achei curioso é você comentando que dentre as 4 lentes que testou, duas estavam com problemas. Já li muitos (dezenas na verdade) de casos de pessoas que compraram a DA* 16-50mm ƒ2.8 com problemas semelhantes (bordas super soft, com back ou front focus). Estou começando a ficar preocupado com isso pois a cada dia está ocorrendo com mais frequência.

Mudando um pouco de assunto, outro dia estava vendo uma pessoa vendendo algumas lentes da Pentax e achei a FA* 24mm ƒ2 interessante pois nas digitais ela equivaleria a 35mm ƒ2. Você já teve algum contato com essa lente?
« Última modificação: 07 de Novembro de 2010, 23:47:13 por pedro_raythz »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2010, 00:01:55
A 645N sempre foi a minha MF favorita, exatamente por conta da pegada e da relação entre preço e recursos, que é rara nesta categoria. Eu já esperava (na verdade eu esperei essa câmera por muito tempo) que a 645D teria o mesmo tipo de característica. É aquele velho papo que ouvi por muito tempo na época dos filmes... Me diziam que ela não era a melhor MF que tinha em termos de IQ. Certamente não era, mas o que ela oferecia, perto do que custava, botava no chinelo qualquer outra opção. Pelo preço dela vc não comprava absolutamente nada que chegasse aos pés dela e pelo que tenho visto na digital a conversa segue no mesmo sentido.
O espelho das MF são meio barulhentos sim. Portanto o barulhão de porteira faz parte do jogo rs...
Vc podia disponibilizar uns crops dela para nós heim? Esta é uma câmera pela qual tenho uma curiosidade muito especial, pois tenho muito interesse em adquirir uma.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2010, 00:05:27 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2010, 00:29:46
Ola Pedro,

Originalmente eu tentei tirar em RAW, mas como as cameras passavam de maoes, eu acabei fazendo 90% das fotos em JPEG. E para ser honesto, como vc ja percebeu pelas fotos, que nada foi muito cientifico mas sim fotos descompromissadas, entao nem eskentei muito em tentar fotografar em RAW.


Sobre as lentes, eu de certa forma fiquei tb surpreso com a 60-250, mas nao com a 18-135. A 18-135 realmente era uma pre-producao, tanto que ate a camera nao reconhecia a lente (o modelo). Ja a 60-250, eu acho que pode ter sido uma copia ruim. Agora esse risco faz parte do jogo e acontece em todas as marcas, eh soh vc procurar.

Com isso tudo em mente, eu volto a repetir o meu historico de problemas com algum equipamento Pentax depois de quase 5 anos: 1 camera Kx com problema do contato de bateria. Apenas isso. E a lista de produtos Pentax que eu atualmente tenho e ja tive eh um pouco grande, e eu ja tive praticamente a linha DA inteira de lentes. No fim, isso nao prova nada, apenas que talvez a marca seja boa nesse requisito ou eu sou sortudo pra cacete!


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2010, 00:32:59
Oi Leo,

Eu suspeitava que o barulho da porteira fosse esse mesmo, e eh por isso que o MLU eh um dos melhores amigos de fotografos MF.

Sobre o crop, eu vou te fazer melhor que mostrar crops: eu vou te dar os arquivos direto da camera, inclusive um PEF:

https://swa.sharefile.com/d/s84ad1b1f9014b68a


E ja que vc vai trabalhar nesses arquivos, talvez vc possa postar para gente os crops.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2010, 08:15:41
Legal, valeu pelos arquivos. Vou dar uma olhadinha básica neles rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Abril de 2011, 19:36:31
Review da Pentax 645D

Com  - belíssimas - fotos.  :ok: :ok: :ok: :ok:

http://wyofoto.com/Pentax_645D/Pentax_645D_review_pt1.html
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/