Autor Tópico: Liberdade de expressão x Direito autoral  (Lida 18828 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #90 Online: 06 de Agosto de 2018, 17:31:24
Sério? Mas qual o custo de armazenamento dos arquivos em JPG prontos pra imprimir o álbum? Tá certo que quem trabalha com isso tem que pensar sempre no próximo trabalho e não nos que passaram. Mas armazenar imagens já editadas e tratadas me parece a arte mais barata da história toda.

Depende do tamanho da empresa e do número de clientes: Eu tiro umas 3000 fotos por ano, e meus HDs de armazenamento com 1tb vão me atender por vários anos tranquilamente e com custo irrisório. Para uma empresa de formatura que tira mais de um milhão de fotos por ano, a situação é outra. Manter tudo armazenado e organizado tem um custo, infelizmente.
 


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #91 Online: 06 de Agosto de 2018, 17:49:55
Depende do tamanho da empresa e do número de clientes: Eu tiro umas 3000 fotos por ano, e meus HDs de armazenamento com 1tb vão me atender por vários anos tranquilamente e com custo irrisório. Para uma empresa de formatura que tira mais de um milhão de fotos por ano, a situação é outra. Manter tudo armazenado e organizado tem um custo, infelizmente.
Independente do tamanho, brother, o custo de armazenamento só depende do tamanho e preço do HD e do tamanho do arquivo final. Supondo que se guarde JPG com 15 mb de tamanho, e se use HDs externos de 2 tb. Que custa uns R$ 320,00.
2tb = 2.000.000 mb
2 tb = 133.333 fotos
R$ 320 / 133.333 = R$ 0,002400006000015 / foto
Vamos imaginar que um álbum leve 40 fotos = R$ 0,096 p/ álbum
Quanto se cobra pelo álbum + DVD mesmo?
Continuo achando uma atitude meio burra.
Mas posso estar enganado e esquecendo de algum detalhe aí..


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 07 de Agosto de 2018, 11:41:28
Pois é... Duvide-o-dó que não tenham esse álbum.
Se fosse eu ainda ligava pra fulana: "Moça, agora que a tá com a grana, quem sabe?"
Isso seria reduzir o prejuízo e satisfazer o cliente.

Muito provável que o material não seja destruído.

Eu tbm pensava assim, mas já vi surgirem bizarrices nos grupos do Face que hoje não duvido de mais nada... :hysterical:
Se bem que me formei em 2016, e segundo uma colega que se arrependeu de não ter fechado a compra do álbum na época, atualmente a empresa não tem mais as fotos. Parece que deixam por 1 ano e apagam depois. Na época a responsável pela empresa veio até a minha casa, ofereceu as fotos e o DVD; eu pechinchei tanto que ganhei um desconto de 25% e parcelamento em 10x sem juros. Quem não fechou mesmo com o desconto, a empresa não chegou a fazer um 2° contato. Acredito que não seja toda empresa que ofereça uma segunda chance, ainda mais se a faculdade for particular.

Eu fotografo muita formatura. Muita mesmo. A imensa maioria das empresas guarda o material, principalmente se o album foi impresso para tentar vender "na sorte".
A empresa paga quilometragem para o vendedor, e há custos de hospedagem, alimentação, etc. Voltar com album é perder dinheiro. Por isso a maioria das firmas mantém para uma segunda visita.
Porém, há casos de tretas, quando o vendedor "espana" e sai rasgando o album na frente do cliente e o escambau. Eu faço freela de formatura para grandes empresas do ramo, e há uma certo padrão em tentar vender depois.

Outro caso é quando a firma quebra. Aí não tem o que fazer. Mas em geral, empresas sólidas não fazem isso.

E ainda tem as que fazem o álbum sem a pessoa solicitar.

Ambos os casos não compensar o custo de armazenamento.

01 formando paga o custo do álbum de 10 outros.

A maioria das empresas de formatura faz isso.

Mas essa conta de "01 formando paga o custo do álbum de 10 outros." é errada, porque imagina que metade dos formandos não compre, o prejuízo que dá.

_______________________________________________________________ __________________


Seguinte: vou dar o exemplo de uma formatura que eu faço, como freelancer.
Vou pegar a de julho agora.
Foram 517 alunos.
49 profissionais, entre fotógrafos e cinegrafistas, nenhum da cidade onde foi a formatura.
Agora imagine 12 carros.
Hotel  e alimentação para os 49 profissionais.
freelances para os 49 profissionais. São quatro eventos: churrasco, missa, colação e baile: 4 x 49 freelas.
Mais o custo de pegar a formatura (premios para rifas, agradinhos para comissão, festas, etc)

Isso dá um CUSTO de pelo menos 800 reais por formando pra pegar a formatura.

Já é esperado que pelo menos 15% dos formandos não comprem nada (seja por não entrar no pacote, por não querer/poder, etc.)

Acham mesmo que o vendedor vai deixar quieto se algum formando não quiser?

"Tudo bem, dona maria, vou queimar seu album e boa"


É lógico que vai ter pressão na cabeça, que vai botar medo, mas no fim das contas, se não tiver jeito mesmo, a empresa volta depois.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #93 Online: 07 de Agosto de 2018, 12:24:25
Mike,

O que conheço como nível médio dessas empresas é o seguinte:

Pegar fotógrafos iniciantes, pagando menos de 250,00 por noite.

Álbum de veludo, não diagramado, se gastar 300,00 reais já com as fotos é muito.

Vende por 4 mil reais nessa estrategia terrorista de ir na casa e ameaçar destruir o álbum.

Ou seja, fotos ruins por preço de fotografia de casamento.

Quem faz casamento com certeza já pegou uma noiva ou noivo que teve uma péssima experiencia com fotografia de formatura.
E chega para a reunião com 8 pedras nas mãos rsrsrsr
Como se o fotografo fosse a dor de cabeça do evento dela.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #94 Online: 07 de Agosto de 2018, 12:48:35
...conheço do recurso e VOTO no sentido de DAR-LHE PARCIAL PROVIMENTO, para condenar a primeira ré ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$4.000,00

Se todos os formandos resolvem entrar com essa ação, da um prejuízo bem salgado para a instituição heim... Imagina se tiver 100 formandos.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #95 Online: 07 de Agosto de 2018, 12:55:33
Pegar fotógrafos iniciantes, pagando menos de 250,00 por noite.

Outro dia recebi uma ligação de um empresa de formatura, tinham um evento aqui na cidade e precisavam de fotógrafos, queria saber se eu estava disponível, eu disse que sim, já começaram a falar comigo como se já estivesse tudo certo, falando nos horários e local, etc, ai eu interrompi e perguntei, vamos combinar o valor? A resposta foi, "Ah, o nosso valor é tabelado R$150,00", eu dei uma risada e educadamente disse, "Olha, vou dispensar o trabalho, esse valor não dá pra mim", sem preguntar mais nada, a pessoa do outro lado me disse, "Vou falar com o setor de pagamento e ver se da pra melhorar isso então", e nunca mais me ligaram.