Autor Tópico: Liberdade de expressão x Direito autoral  (Lida 18811 vezes)

André Mendes

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #60 Online: 26 de Junho de 2018, 14:48:10
Boa tarde estou em situação que gostaria de uma ajuda para esclarecer uma situação que estou vivenciando sou fotógrafo amador (fotografo com 6D) minha filha disputa campeonato estadual de Patinação Artística sempre fotografei da arquibancada  o evento e público sem cobrança de ingresso, que é organizado pela federação estadual a federação vendeu o "direito de arena" para um fotografo que explorará o evento e fui informado pela federação que não poderei fotografar da arquibancada nem mesmo a minha filha gostaria de saber se eles tem esse direito.Pois o evento é público, em um ginásio municipal ,sem cobrança de ingresso e as fotos não possuem fim comercial em que leis poderia me basear para argumentar com federação se puderem me ajudar ficarei grato.
Abraços e Sucesso
André Mendes


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #61 Online: 26 de Junho de 2018, 15:13:56
Nesse caso o correto seria esperar para saber qual uso ela faria das fotos. Eles preferiram cortar o mal pela raiz :)

Na verdade eh como foi dito antes, ver se a pessoa tinha credencial/ingresso para area limitada para profissionais, ou nao credencial/ingresso limitado para nao profissionais.

Isso eh mais do que suficiente para saber se a pessoa eh profissional e se pode ou nao fotografar (ali).

A proxima vez que for a tal eventos, procure informar sobre isso, imprima tal informacao e mostre aos segurancas. Mostre que tipo de ingresso e credenciais possue.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #62 Online: 26 de Junho de 2018, 15:15:24
Boa tarde estou em situação que gostaria de uma ajuda para esclarecer uma situação que estou vivenciando sou fotógrafo amador (fotografo com 6D) minha filha disputa campeonato estadual de Patinação Artística sempre fotografei da arquibancada  o evento e público sem cobrança de ingresso, que é organizado pela federação estadual a federação vendeu o "direito de arena" para um fotografo que explorará o evento e fui informado pela federação que não poderei fotografar da arquibancada nem mesmo a minha filha gostaria de saber se eles tem esse direito.Pois o evento é público, em um ginásio municipal ,sem cobrança de ingresso e as fotos não possuem fim comercial em que leis poderia me basear para argumentar com federação se puderem me ajudar ficarei grato.

Não, eles não podem fazer isso, vc tem todo o direito de fotografar e ninguém pode te impedir.


André Mendes

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #63 Online: 26 de Junho de 2018, 15:59:02
Não, eles não podem fazer isso, vc tem todo o direito de fotografar e ninguém pode te impedir.
Acredito que tenho todo direito mas queria saber qual embasamento jurídico para argumentar essa situação.
Abraços e Sucesso
André Mendes


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #64 Online: 26 de Junho de 2018, 19:40:48
Boa tarde estou em situação que gostaria de uma ajuda para esclarecer uma situação que estou vivenciando sou fotógrafo amador (fotografo com 6D) minha filha disputa campeonato estadual de Patinação Artística sempre fotografei da arquibancada  o evento e público sem cobrança de ingresso, que é organizado pela federação estadual a federação vendeu o "direito de arena" para um fotografo que explorará o evento e fui informado pela federação que não poderei fotografar da arquibancada nem mesmo a minha filha gostaria de saber se eles tem esse direito.Pois o evento é público, em um ginásio municipal ,sem cobrança de ingresso e as fotos não possuem fim comercial em que leis poderia me basear para argumentar com federação se puderem me ajudar ficarei grato.

Se não tem fim comercial, não deveria ter problema em fotografar.
Como a federação é a organizadora, e esta fechou uma parceria com um fotógrafo, creio que o contrato deve informar que possui exclusividade no serviço. Para evitar problemas, a federação toma esta precaução. Aí o melhor é consultar um advogado, pois quando envolve campeonato e federação, é um pouco mais complicado levar ao pé da letra.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #65 Online: 27 de Junho de 2018, 10:18:32
Se o lugar é público vc entra e clica com sua câmera. Ponto.

O uso das imagens é que podem, dependendo de quais forem, implicar em alguma coisa.
E todos os outros que estarão lá filmando e fotografando com o celular, dai pode??  :ponder:

Eu fui em um batizado onde haveria várias batismos ( aprox 15 bebês ) e já tinha um fotógrafo oficial que tem esquema com a igreja em questão. Acontece que o casal com o bebê do qual eu sou padrinho quis contratar um fotógrafo do gosto deles, e ninguém pôde impedir. Eis um bom exemplo.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #66 Online: 27 de Junho de 2018, 13:10:50
Bom, apenas dei uma sugestão para o colega. O local ser público não indica que pode ser feito qualquer coisa (muitos parques públicos não permitem fotógrafos sem autorização), e ainda tem o fato da federação ser o organizador. Pelo menos com a consulta de um advogado e com as leis que permitem o acesso em mãos, dificilmente alguém barraria. Cada um sabe onde o calo aperta.  :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #67 Online: 27 de Junho de 2018, 13:26:46
Acredito que não possa haver nenhuma complicação jurídica o fato de você fotografar.
Masss... Algumas competições colocam NO REGULAMENTO a proibição de fotografia, podendo inclusive desqualificar um competidor cujo familiar fizer fotos e publicá-las.
Logicamente o fotógrafo do evento fez um contrato de exclusividade com os organizadores. Então ele está no direito dele de exigir que isso seja cumprido. Mas ele pode cobrar dos contratantes. Não de ti.
Veja o regulamento, na inscrição da sua filha à competição, se há alguma cláusula falando das fotos. Pra não correr o risco de prejudicá-la.
Eu exijo exclusividade nos eventos que faço. Alguns são competições. Mas eu não encano quando um familiar fotografa da plateia. Só aviso que ele não deve fotografar todas as bailarinas...


André Mendes

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #68 Online: 27 de Junho de 2018, 16:24:09
Acredito que não possa haver nenhuma complicação jurídica o fato de você fotografar.
Masss... Algumas competições colocam NO REGULAMENTO a proibição de fotografia, podendo inclusive desqualificar um competidor cujo familiar fizer fotos e publicá-las.
Logicamente o fotógrafo do evento fez um contrato de exclusividade com os organizadores. Então ele está no direito dele de exigir que isso seja cumprido. Mas ele pode cobrar dos contratantes. Não de ti.
Veja o regulamento, na inscrição da sua filha à competição, se há alguma cláusula falando das fotos. Pra não correr o risco de prejudicá-la.
Eu exijo exclusividade nos eventos que faço. Alguns são competições. Mas eu não encano quando um familiar fotografa da plateia. Só aviso que ele não deve fotografar todas as bailarinas...
Não existe nada na inscrição da atleta no campeonato sobre  proibição de fotografar nem clasula de exclusividade do fotógrafo " disseram que seu quisesse fotografar poderia pagar um valor" eu inclusive compro as fotos  do fotógrafo oficial, pois ele tem acesso a quadra e eu só fotografo da arquibancada.
Abraços e Sucesso
André Mendes


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #69 Online: 27 de Junho de 2018, 17:21:43
Bom, apenas dei uma sugestão para o colega. O local ser público não indica que pode ser feito qualquer coisa (muitos parques públicos não permitem fotógrafos sem autorização), e ainda tem o fato da federação ser o organizador. Pelo menos com a consulta de um advogado e com as leis que permitem o acesso em mãos, dificilmente alguém barraria. Cada um sabe onde o calo aperta.  :ok:

Com base na lei não há proibição. O que existe é o desconhecimento das pessoas que faz com que achem que podem proibir.
Como eu disse, vc pode apontar e disparar a camera quase em qualquer lugar, o que pega é o que vc vai fazer com as fotos.
Se o cara não vai fazer nada além de imprimir as fotos pra si, nada pode ser feito, legalmente.

Um advogado que saiba do assunto vai confirmar.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #70 Online: 30 de Junho de 2018, 05:35:50
Com base na lei não há proibição. O que existe é o desconhecimento das pessoas que faz com que achem que podem proibir.
Como eu disse, vc pode apontar e disparar a camera quase em qualquer lugar, o que pega é o que vc vai fazer com as fotos.
Se o cara não vai fazer nada além de imprimir as fotos pra si, nada pode ser feito, legalmente.

Um advogado que saiba do assunto vai confirmar.

A superticao mais perigoza eh obediencia e autoridade. Esse video resume bem isso.



Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #71 Online: 04 de Agosto de 2018, 19:03:42
Pessoal, sou fotógrafo amador; profissional do Direito.
Não li todas as postagens, admito. Dentre as que li, porém, notei sérios problemas conceituais.

O primeiro: eventos públicos são coisas como o Desfile do 7 de Setembro ou o Carnaval de rua em Salvador. Corridas de F1, partidas de futebol, apresentações de balé, teatro ou patinação são eventos privados. Ter comprado ingresso nos dá o direito de assisti-lo; não de registrar.
O proprietário do evento pode tolerar ou mesmo permitir. Mas não está obrigado a...

Segundo: liberdade de expressão é algo que cada um de nós pode opor contra o Estado; nem sempre contra o particular. Em minha casa, por exemplo, não se fala bem de um determinado candidato. Por quê? Porque a casa é minha; as regras são minhas. Por analogia: no meu supermercado (que não tenho, nem terei) posso proibir fotos, sim.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 05 de Agosto de 2018, 07:29:45
Sua mulher e filhos assim como voce tem direitos garantidos perante a lei. Nao acho que foram estas  as palavras (minha casa, minha lei) que voce usou diante de um pastor ou padre.

Honestamente, nao tive uma boa impressao sobre voce como pessoa para ter um dialogo no momento. 

 

 


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #73 Online: 05 de Agosto de 2018, 08:42:04
Não vou polemizar.
Só quis esclarecer o que diz a lei.

Minha pessoa não está em discussão!


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #74 Online: 05 de Agosto de 2018, 18:07:17
Sua mulher e filhos assim como voce tem direitos garantidos perante a lei. Nao acho que foram estas  as palavras (minha casa, minha lei) que voce usou diante de um pastor ou padre.

Honestamente, nao tive uma boa impressao sobre voce como pessoa para ter um dialogo no momento. 

 

 

Honestamente não tive boa impressão de quem demonstra deficit cognitivo a ponto de não compreender que minha referência a "minha casa, minha lei" diz respeito a um estranho querendo fotografar, não àqueles com quem convivo!

Se tenho mulher, filhos; se compareci ante padre ou pastor: são coisas estranhas à Fotografia. Não vem ao caso para  discussão.

Voltemos ao que interessa!