Autor Tópico: Problemas com flahs em abiente fechado - solução  (Lida 5269 vezes)

domene

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
    • http://www.estudionext.com.br
Online: 03 de Janeiro de 2005, 11:00:28

Sou novato, portanto espero não pagar o mico de estar contando o que todo mundo já sabe...

Primeira grande oportunidade de usar minha primeira camera digital: festa de Reveilon em casa.
Muitos amigos, ótima oportunidade de fotografas bastante e montar um belo album de recordação.

Sempre detestei fotos com flash em abientes fechados. Como a nova camera, com regulagem de abertura e exposição, pensei que meus problemas estariam resolvidos.
Abertura máxima (F2 - lente Canon), desligado o Flash, paraiso!!

Mas que nada... como tirei muitas fotos de instantaneos (sem pose), apesar de eu sempre apoiar a camera para não tremer, o movimento das pessoas sempre borrava as fotos (a velocidade indicada era de 1/8 segundos). Tentei ligar o flash: desgosto total...

Como fazer?

Conversando com um amigo que estava na festa e entende mais de fotografia que eu, ele me disse que flash é sempre complicado nessas situações, com esse tipo de camera compacta. Me explicou que muitos fotografos profissionais usam o flash rebatido no teto, etc, etc.

Então a lampadinha do prof. Pardal acendeu aqui na minha cabeça: vou tentar fazer o mesmo com a minha.

Infelizmente não tenho as fotos da traquitana pra mostrar (ainda nnao pensei numa maneira de tirar fotos da própria maquina, mas se quiserem eu tento no espelho).

Primeiro tentei com um cartão branco, colando na base do flash e segurando com a mnao para dar uma inclinação de 45º. Não funcionou... parece que o flash passa totalmente pela cartolina.

Segunda tentativa: usei a tampa da lente (plastico preto) pra bloquear a luz do flash e joga-la um pouco para o teto. Resultado muito bom, mas fotos escuras. Como efeito ficou interessante, principalmente porque fotografei minha mulher ninando uma criança. Deu a impressão que estavam na penumbra. Mas ainda nnao era isso que eu procurava.

Desisti dos testes na noite do reveilon, mas ontem voltei ao assunto.

Peguei uma caixa de leite longa vida, lavei-a, e recorte o rebatedor, usando a parte aluminisada virada para o flash.

O resultado foi maravilhoso. Consegui tirar fotos internas a noite com aspecto muito agradavel, cores quentes, e ainda assim consegui congelar os movimentos (pedi para meu filho/modelo correr pela sala   B)   )

Ainda preciso aperfeiçoar o modelo para fixar de forma mais perfeita (ele ainda fica um pouco torto), mas acho que funciona com toda camera compacta.

Vou tentar algumas fotos da traquitana e posto aqui depois.

Espero não ter reinventado a roda  <_<  
Mauricio Domene
Músico/compositor
Estúdio Next

Flickr:
Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2005, 12:39:35
Assim que tiver feito um modelo perfeito escreva um artigo sobre a construção com fotos e etc e poste na biblioteca do conhecimento :) Pode ajudar muito o pessoal que fotografa com compactas.

Pode até não ter descoberto a roda (porque acredito que muitos já tiveram essa idéia) mas certamente teve boa vontade de postar e ajudar quem não teve a idéia. :)

Nota 10. Esperamos o artigo.
:)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2005, 15:03:49
A idéia é muito boa, eu já tinha pensado em fazer algo assim mas nunca coloquei em prática.

O que já fiz foi colocar um pedacinho de papel sulfite colado com durex em cima do flash para não estourar em fotos macro. E dá até para regular a intensidade dobrando o papel.  B)  
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


domene

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
    • http://www.estudionext.com.br
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2005, 19:40:33
Citar
A idéia é muito boa, eu já tinha pensado em fazer algo assim mas nunca coloquei em prática.

O que já fiz foi colocar um pedacinho de papel sulfite colado com durex em cima do flash para não estourar em fotos macro. E dá até para regular a intensidade dobrando o papel.  B)
Eu fiz varios testes tentando diminuir a intensidade do flash. Na camera tem a opçnao de faze-lo ficar mais fraco, mas nnao gostei... nnao foi o suficiente.

Então tentei com papel sulfite, e não aconteceu nada!

Parti para o vegetal. Folha simples, dupla e quadrupla. Muda bastante a intensidade do flash, mas foi ai que eu percebi que o que me incomoda é a luz chapada, frontal. Por isso parti para a soluçnao do rebatedor a 45º.

Já pensei na melhora do modelo e já resolvi como tirar a foto no espelho. Acho que hoje a noite eu faço o modelo melhorado, com fotos da montagem e coloco aqui (ou na sessão certa).
Mauricio Domene
Músico/compositor
Estúdio Next

Flickr:
Flickr


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2005, 23:26:53
Pra mim o sulfite ajudou bastante. Veja essa foto: http://www.deviantart.com/view/12330579/

Foi tirada com flash, e foco no mínimo, a 5 cm. Eu tentei tirar sem a folha, e o máximo que eu consegui foi um borrão branco na foto inteira. Dá pra ver o reflexo do flash no olho da lagartixa.

Minha câmera também tem opção de intensidade do flash, realmente muda bastante de uma pra outra, mas infelizmente só tem 3 níveis e o nível mínimo não é nem de longe fraco o suficiente para macros decentes.

Agora eu quero ver se consigo bolar alguma coisa pra extender o flash, colocar ele mais para frente, porque vou comprar (ou fazer, não decidi ainda) o adaptador e colocar uma lente invertida para fotos macro, e com isso o flash como ele é agora vai ser totalmente inútil.

Claro que o melhor é não usar flash em fotos macro, apoiando a câmera e usando um tempo de exposição maior, mas nesse caso era complicado, à noite, luz fluorescente, e uma lagartixa que ficava correndo e não deixava eu tirar foto dela hehe.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


domene

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
    • http://www.estudionext.com.br
Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2005, 23:58:50
Bela foto, heim Ricardo.

Realmente, para o seu problema a solução foi o vegetal.

Para o meu problema a solução foi o rebatedor.

O legal é a gente ir anotando e experimentando essas soluções porque assim podemos tirar um melhor resultado mesmo com um equipamento nnao tão pofissional assim. Quero dizer, nnao sei qual é o seu equipamento, mas o meu apesar de ter bastante recursos, está na categoria de amador. Mas quem disse que só por causa disso que preciso tirar fotos amadoras (no sentido de baixa qualidade)?  B)  
Mauricio Domene
Músico/compositor
Estúdio Next

Flickr:
Flickr


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2005, 02:09:01
Opa, obrigado!

Eu tirei várias, teve uma que saiu foco bem melhor, eu estava usando foco manual, mas nessa aí a "pose" da "modelo" ficou melhor, então resolvi usá-la. B)

Meu equipamento é bem básico, Canon A60, mais básico que isso só uma Breeze Cam (tá, acho que exagerei um pouquinho  B) ).

Realmente pra quem não tem equipamento profissional o jeito é improvisar. Por falar nisso estou aguardando as suas fotos para ver como ficaram.  
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2005, 22:30:09
Movido o artigo do Domene para a Biblioteca do conhecimento.
Tomei a liberdade de criar um título, mas sinta-se a vontade para alterar.

Quem quiser ler vale a pena:
Construíndo um Rebatedor para uma Point And Shot
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


domene

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
    • http://www.estudionext.com.br
Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2005, 22:44:14
Opa!!! Obrigado Leo.

Eu não me liguei que seria melhor colocar lá...

 
Mauricio Domene
Músico/compositor
Estúdio Next

Flickr:
Flickr


herbert

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2005, 09:28:01
Citar
Pra mim o sulfite ajudou bastante. Veja essa foto: http://www.deviantart.com/view/12330579/

Agora eu quero ver se consigo bolar alguma coisa pra extender o flash, colocar ele mais para frente, porque vou comprar (ou fazer, não decidi ainda) o adaptador e colocar uma lente invertida para fotos macro, e com isso o flash como ele é agora vai ser totalmente inútil.

Claro que o melhor é não usar flash em fotos macro, apoiando a câmera e usando um tempo de exposição maior, mas nesse caso era complicado, à noite, luz fluorescente, e uma lagartixa que ficava correndo e não deixava eu tirar foto dela hehe.

Também gostei muito da sua foto, Ricardo!

eu já havia colocado esse link no Orkut, mas acho que pode interessar, uma vez que é sobre a construção de um difusor caseiro com pote de margarina, para macros com flash: difusor caseiro

Parece mais elegante que a idéia do sulfite...  :)

Agora, a idéia do Domene é muito boa - vou construir o meu rebatedor agora mesmo... Obrigado!

Herbert  ;)  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2005, 09:48:31
É que um é difusor e o outro é rebatedor, são coisas diferentes, e servem para aplicações diferentes. :)
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2005, 09:48:52 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2005, 10:50:29
Fico imaginando se os fabricantes não poderiam incorporar ideias como essas nas maquinas, evitando assim as gambiarras.
No caso do rebatedor, um mecanismo simples e manual (não precisa de nenhum motor, nada) poderia fazer o flash embutido girar no seu eixo horizontal, possibilitando vc aponta-lo para cima, digamos de 0-90 graus, como nos flashes profissionais.
No caso do difusor, a solução é simples tb: um botãozinho deslizante, ou mesmo com uma mola, faria uma "tampa" branca deslizar na frente do flash, uma tampa semelhante a que cobre as lentes retráteis das compactas.
 


mauvanju

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
    • http://mauvanju.multiply.com/photos
Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2005, 11:16:11
O difusor tá ok, só tá faltando a foto ou esquema do rebatedor! :D  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2005, 11:38:10
O Rebatedor tá no artigo lá que ele escreveu, com esquema e tudo, tem um link no meu post acima ou vc pode ir direto na biblioteca do conhecimento :)  
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


domene

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
    • http://www.estudionext.com.br
Resposta #14 Online: 06 de Janeiro de 2005, 12:08:24
Citar
Fico imaginando se os fabricantes não poderiam incorporar ideias como essas nas maquinas, evitando assim as gambiarras.
No caso do rebatedor, um mecanismo simples e manual (não precisa de nenhum motor, nada) poderia fazer o flash embutido girar no seu eixo horizontal, possibilitando vc aponta-lo para cima, digamos de 0-90 graus, como nos flashes profissionais.
No caso do difusor, a solução é simples tb: um botãozinho deslizante, ou mesmo com uma mola, faria uma "tampa" branca deslizar na frente do flash, uma tampa semelhante a que cobre as lentes retráteis das compactas.
Enquanto montava o meu, e percebi o quanto é simples (a idéia do difusor também é muto legal) fiquei pensando nisso também.

Alias, não precisava nem ser algo sofisticado como você sugeriu. Pensei que um simples pedaço de palstico moldado que se encaixasse perfeitamente no corpo da maquina resolveria de forma eficiente, simples, e com custo muito baixo.

Se não quisessem incluir no kit da maquina pra não encaresser, que oferecessemc omo acessório. Ou algum fabricante de acessório fizesse isso. Mas precisa ver se tem mercado... vai ver que a gente é um bando de maluco que quer recursos mais sofisticados com maquinas simples...  B)  
Mauricio Domene
Músico/compositor
Estúdio Next

Flickr:
Flickr