Autor Tópico: Qual livro vc indicaria para um iniciante na area da fotografia?  (Lida 5784 vezes)

halison

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Online: 12 de Novembro de 2010, 14:41:31
Ola pessoal, meu nome é halison e estou iniciando na area na minha região não existe nenhum curso de fotografia ue possa estar fazendo, com base nisso pensei em dar meus primeiros paços estudando de maneira independente pelo menos até conseguir ir a outra cidade e fazer um curso....  EXISTE ALGUM BOM LIVRO UE POSSA ME DAR SUPORTE..., quais voces me indicariam?

Valeu e dede já agradeço!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Conhecimento importa mais que equipamento.


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2010, 16:45:34
Já postei duas indicações de livros na sala Papo Furado, mas irei replicar aqui essa indicações. Esses livros me ajudaram (e me ajudam ainda) muito. Sempre estou lendo e relendo. Devemos estar em constante estudo e prática. Enfim, os livros são:

- Fotografia Digital (na prática) - Volume 2 - Scott Kelby. Editora PEARSON Prentice Hall
Nesse livro há vários exemplos de fotos no estúdio e externas. Cada exemplo, o autor mostra e ensina o que foi feito bem como os equipamentos e acessórios usados. Esse é o volume 2. Eu não tenho o volume 1 pois quando fui comprar não estava mais disponível. O volume 1 também é uma boa pedida.

- Fotografia Digital. O Manual que Faltava - David Pogue. Editora: O'Reilly
Esse livro, diferentemente do citado acima, mostra mais o que a câmera pode te fornecer e o que é cada coisa na fotografia. Esse livro explica o que é tempo de exposição, abertura, ISO, compensação de exposição, modos RAW/JPG... Para quem está começando é excelente. Para quem já é da área, o livro não agregará muito.

Outra dica é usar e abusar desse fórum. O pessoal aqui é alto nível e sabe muito de fotografia. Pergunte, mostre, opine... A interação com os outros fotógrafos é o melhor aprendizado que você pdoe ter.

É isso aí. Um abraço e bons cliques! :)


evertonp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2010, 21:41:43
Oi pessoal,

O RicardoSEP tem razão.. comprei estes dois livros e são bons para iniciantes e saiu barato na fnac.

Abraços
Everton P

Sony Alpha A550
Sony 16-80mm Zeiss f/3.5-4.5
Sigma APO 70-200mm f/2.8 II EX DG HSM Macro
Sigma 105mm f/2.8 EX DG Macro
Minolta Maxxum APO 100-400mm f/4.5-6.7
Minolta Maxxum 50mm f/1.7
Sony HVL-F48am

"Experience is what you get when you don't get what you've planned"


Ingo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino


FumioKondo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2010, 12:17:05
Recomenda tambem "O Novo Manual de Fotografia" de John Hedgecoe. Recebí a dica deste livro aqui mesmo no MF e me ajudou bastante a entender os conceitos tecnicos.
Abs.,


Pyroviskiss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
    • Fotografia sem mistérios
Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2010, 13:52:27
Não recomendaria nenhum. As questões básicas estão todas de graça na internet e no começo é sempre bom reduzir ao máximo seus gastos.
Talvez seja mais rentável comprar revistas sobre o assunto, como a técnica e prática, que trata de técnica e ainda de questões como mercado, direito autoral -- são mais contextuais que livros.

Depois de algum tempo fotografando compensa comprar um livro manual, como o do Hedgecoe, porque você já vai ter bagagem pra absorver melhor o conteúdo do livro ( em teoria da comunicação a gente diz que sua "Fruição vai ser mais eficaz", vai ser um "leitor de segundo nível").

Isso funcionou (e funciona) bem pra mim. ;D

Abraço
Everson Tavares
__________________________
http://fotografiafacil.blogspot.com/
@Pyroviskiss


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2010, 14:01:50
Concordo mais ou menos com o Pyroviskiss. Tenho vários livros ótimos de e sobre foto, mas o básico do assunto vc encontra de graça na internet. Um cara que eu leio sempre é o Ken Rockwell; ele tem uma visão muito sadia da fotografia, não é um fetichista de equipamentos, acho, enfim, bem inspirador.

Sobre fetiche por equipamentos: não caia nessa. Nos meus tempos de Yashica e Asahi Pentax, os manuais das câmeras explicavam tudo que vc precisava pra tirar boas fotos: a lógica e o funcionamento do obturador e do diafragma e como eles trabalham juntos, mais algumas regras de luz e composição. Hoje em dia os manuais das câmeras só oferecem descrições técnicas, passo-a-passos dentro de menus e mais menus, e só. Mas a alma da fotografia continua a mesma: de um lado da moeda, obturador e diafragma; do outro lado, luz e composição.

Para o ISO a regra era simples: dia de sol, ASA 100, dia nublado, ASA 200; de noite, ASA 400 e, às vezes, ASA 800. 1600 era pra fotografar o lado escuro da lua. Hoje em dia, porém, parece que ter um ISO 25600 de qualidade se tornou sem mais nem menos uma coisa importantíssima. Acho bobeira; isso é mais tara geek por tecnologia do que outra coisa.

Antes, o ponto crucial da fotografia era a qualidade do filme; por analogia, hoje em dia o ponto crucial de qualquer câmera é (eu vejo assim, pelo menos) a qualidade do sensor. O melhor aparentemente é o da Pentax k-5; o Foveon da Sigma me parece interessante tb, mas pouco conheço. Mas no fim das contas todos os sensores são bons e quase todos de um mesmo fabricante (a Sony), então não há motivo para (muita) preocupação. Porém, parece que o futuro é CMOS.

Uns bons tutoriais de Photoshop, GIMP, Lightroom, Elements, etc, me parecem mais úteis de imediato. Mas é algo que também pode ser pesquisado na internet.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Sanchesbmx

  • Trade Count: (38)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 438
  • Sexo: Masculino
  • Luz, Câmera e ação.......
    • http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx/
Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2011, 23:23:30
OPa! deixa minha dica !
Bom livro que eu me interessei pela fotografia ....
"O novo manual de fotografia"
por "John Hedgecoe"

editora senac 
guia completo para tds formatos..

espero que goste
abçs.
Sanchesbmx
http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx
Canon  5D-MKIII /Canon 1DMK-IV /flashes 580exII-I 
Canon 24-70mmF2.8 L USM / canon 17-40MM f4 L USM
Canon.70-200mmF2.8-L-USM  /Sigma15mmf/2.8


bacanex

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2011, 23:48:08
Baixa essa apostila aqui: http://www.4shared.com/document/uiNC3jjD/Curso_De_Fotografia_-_Apostila.htm

Eh muito completa e de graça (essa eh a melhor parte). Explica todos os conceitos e no final de cada capitulo ainda tem sempre um exercicio pra praticar a teoria.
Canon EOS 500d T1i
Canon 18-55 IS
Tamron 28-75 f2.8
Canon 50mm FD 1.8 SC
Flash Speedlight 430ex II


Sylvio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
  • "Apenas um entusiasta, c/ paixão por fotografia"
    • Fotografia
Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2011, 13:21:08
Eu concordo +ou- em buscar as informaçoes na internet... voce pode acabar se confundindo muito, quer aprender muita mesmo ? compra os livros do Scott Kelby
( os tres , fotografia digital na prática ) o volume 1 é o mais importante ok e acompanhe o pip aqui, abraço.
http://www.pip.fot.br/
\"Discutir equipamento é interessante antes de comprar, para decidir o que vai lhe atender melhor, depois o importante é fotografar e apurar o olhar\". http://sylvioalmeida.olhares.com/<br Podcast sobre Fotografia:<br />http://www.pip.fot.br/


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Janeiro de 2011, 09:13:46
Te recomendo qualquer tutorialzinho mesmo, que explique os 3 tripés básicos da fotorafia: ISO, Abertura do Diafragma e Velocidade do Obturador.
Depois leia e releia quantas vezes for preciso o Manual de sua câmera.  :ok:
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #12 Online: 08 de Janeiro de 2011, 16:26:22
Michael Freeman - Master Digital Photograhpy (Editora Ilex)
Só tem em inglês mas é fenomenal

Acho que vc importa facilmente pela Amazon (Achei perdido na Saraiva por 60 reais e o livro é imenso :D)
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2011, 16:27:57 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Frazão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2011, 18:58:24
a luz perfeita = guia de iluminacao para fotografos, editora photos :ok:
Fernando Frazão


Jean Rodri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #14 Online: 24 de Janeiro de 2011, 02:26:20
Alem dos já citados acima, eu indico Cartas à um jovem fotógrafo - Bob Wolfenson
Muito bom  para quem se interessa por fotografia de moda e publicidade. Mas para quem não é, nem tem interesse nessa área, vale a pena tbm ler, pois a biografia de qualquer profissional de sucesso sempre é de certa forma Educativa  ;)