Autor Tópico: "ASSINATURA" OU "MARCA D'AGUA" ... POLEMICA ...  (Lida 2544 vezes)

vilson kojo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.042
  • Sexo: Masculino
  • Aprendiz
    • http://vskojo.blogspot.com/
Online: 13 de Novembro de 2010, 16:58:58
Quando posso, frequento o Forum ...Todos que postam fotos, independente, as colocam cada um com seus objetivos referente ao tratamento, tecnica  ou assunto registrado ... Frequentemente vejo referencias sobre as assinaturas dos mais variados ... Interessante ... Intrigante ... Quando recebemos um cheque o que nos importa e' o valor, a assinatura ela e' conferida para confirmar a legitimidade ... (Cheque sem fundo ou assinatura falsa e' outra historia) ... Sera' que e' impossivel analisar, apreciar ou comentar uma foto sem falarmos na assinatura ? Nao digo a respeito de fotos que a assinatura ou marca d'agua e' tao grande e acentuada que tomam a foto por inteira, impossibilitando a leitura ... Mas isto e' raro encontrarmos aqui ... Agora, caso perguntem, especificadamente, sobre elas tambem e' outra historia ... Gostaria de conhecer a opiniao dos foristas ... NA PAZ!!!!! PEACE ... PEACE ... PEACE ... :assobi:
« Última modificação: 13 de Novembro de 2010, 17:11:52 por vilson kojo »
Nikon D800 | Fujifilm S3Pro | Nikon FM3A | Tamron AF 19-35mm 3.5-4.5 | Nikkor AF 50mm 1.4 D | Nikkor AF-S 50mm 1.4 G | Nikkor AF-S 85mm 1.8 G | Nikkor AF 28-200mm 3.5-5.6 D | Nikkor AF-S VR 70-200mm 2.8 G | Speedlight SB-80DX
http://vskojo.blogspot.com/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2010, 20:42:40
Cara, acho que cada um tem a assinatura que quiser... Agora, se ela atrapalha na leitura da foto, acho que deve ser avisado a ele.
Mas essa questão da leitura é subjetiva...
Pode ser que eu consiga realizar a leitura com sua assinatura/marca d'água mas um outro forista não. Pode ser que a assinatura não atrapalhe a leitura mas eu pessoalmente não goste dela (e isso pode acabar interferindo subjetivamente no meu julgamento daquela foto) e acho que também deve ser avisado ao participante mas com a ressalva de que é uma opinião baseada em questões subjetivas.
Pode ser que coletivamente o cara receba o feedback que a assinatura dele é péssima, daí acho que o cara deve revê-la...
Agora, se o cara não tem pretensão "artística" nenhuma, só faz foto por diversão, não liga se lhe roubarem a foto e utilizaram com fins econômicos e não lhe pague PN ou simplesmente tá se lixando pra opinião dos outros, acho que deve manter o trambolho que quiser.
Já fiz algumas críticas a assinaturas de gente aqui que é profissional de eventos. Simplesmente acho aquelas assinaturas bizarras mas entendo que o cara deva ter uma "marca" bem "visível" que é pra repercutir de logo no olho do potencial cliente, mas ainda assim acho péssima.
Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RicardoSEP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
  • Sexo: Masculino
  • ...by myself but not alone...
    • Meu Post
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2010, 19:33:27
Eu não coloco assinatura em minhas fotos. Estou pensando em por mas ainda tenho minhas dúvidas. Se eu colocar é mais para divulgação de quem fez o trabalho. Um auto-divulgação propriamente dita. Acredito também que não vai ser uma assinatura que vai evitar que lhe roubem uma foto.

Afinal, assinatura tem poder de prova em algum julgamento? Se tiver, me parece sem fundamento nenhum, pois posso pegar uma foto com assinatura de outro fotógrafo, cortar a assinatura e colocar a minha. Tudo é muito subjetivo.

Portanto, na minha opinião, assinatura é somente para uma divulgação de quem é o fotógrafo e só.

Já marca d'água é outra história pois você pode inviabilizar o uso de sua fotografia pelo infrator que lhe roubou a foto. Um exemplo claro disso são as fotos da Gazeta Press (http://www.gazetapress.com), onde eles colocam uma marca d'água na foto. Se você comprar, ela vem sem marca d'água logicamente. Aí sim esse uso é válido contra os sem-vergonhas que roubam fotos.

Abraço


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2010, 19:46:57

Afinal, assinatura tem poder de prova em algum julgamento? Se tiver, me parece sem fundamento nenhum, pois posso pegar uma foto com assinatura de outro fotógrafo, cortar a assinatura e colocar a minha. Tudo é muito subjetivo.


Ricardo, TUDO que se coloca na net hoje é registrado. Engana-se completamente quem acha que há anonimato na Web. Se você posta sua foto com sua assinatura, seja assinada na moldura ou na própria imagem, com o © de Coprint, essa foto está regida por leis do seu país e por tratados internacionais. Se você descobrir que alguém fez uso de sua foto sem autorização você pode mover um processo contra essa pessoa, ainda mais se ela manipulou a foto pra retirar sua assinatura.

Pode ser um troço chato, demorado, desgastante e que não renda nada pra você. Mas, em tese, dá pra correr atrás sim.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2010, 19:47:26 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mvafer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2010, 03:49:03
Sou a favor de usar marca d'agua. Em tempos de internet, pessoas "pegam" fotos sem nenhum aviso.
Se procurar um pouco no google, é possível achar um meio de entrar em contato com o fotógrafo. Eu mesmo já fiz isso. Achei na boa.
Todo trabalho deveria ser assinado.
Canon 5D / Grip / Canon 430ex / Canon 50mm 1.8 / Canon 85mm 1.8 / Canon 70-210mm F4 / Helios 50mm 1.8 M6 / Pentacom 50mm 1.8 / canon Eos 5