Autor Tópico: Momento certo - Verdade ou Lenda?  (Lida 5023 vezes)

dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #30 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:59:08
Sim, Rahmati. Salgado é exemplo disso, creio eu. Plasticidade e composições "perfeitas" dentro do universo fotojornalístico, assim como Bresson, cada um a seu estilo.

Comprometimento e imersão são coisas que podem fazer toda a diferença também. :ok:


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #31 Online: 02 de Dezembro de 2010, 14:03:17
Spider, vai das definições que se tem pra talento:

ta.len.to1
sm (lat talentu) 1 Antigo peso e moeda dos gregos e romanos. 2 Grande e brilhante inteligência. 3 Agudeza de espírito, disposição natural ou qualidade superior. 4 Espírito ilustrado e inteligente; grande capacidade. 5 Pessoa possuidora de inteligência invulgar. 6 Força física; vigor.

Tendo a não acreditar em "brilhante inteligência", "disposição natural ou qualidade superior" ou "inteligência rara" na fotografia.


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #32 Online: 02 de Dezembro de 2010, 14:04:04
Comprometimento e imersão são coisas que podem fazer toda a diferença também. :ok:

E creio que isso é interpretado como "talento" por alguns - ou pela maioria. Mas talvez isso seja mesmo só uma questão semântica. Alguns indivíduos são naturalmente propensos a fazer isso melhor que outros - se comprometer e se concentrar no que interessa. ;)
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #33 Online: 02 de Dezembro de 2010, 14:55:51
Gente, timing tambem nao eh talento? Acho que tudo isso nao passa de um probleminha semântico.
e legal "brincar com o dicionario",
quem sabe nao sao sinonimos, alias , deve haver muitos!!!
abs.


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #34 Online: 02 de Dezembro de 2010, 15:39:05
Acho que depende pra cada estilo de fotografia
pra mim considerando foto de natureza, vai muito da sorte conseguir a oportunidade, se ela vai ser aproveitada ou não ai sim depende da competência
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #35 Online: 02 de Dezembro de 2010, 15:44:21
Gare de Saint Lazare, 1932 - Henri Cartier-Bresson

http://spphotofest.com/blog/2009/08/centenario-de-cartier-bresson/

A terceira foto. Creio ser esta a melhor ilustração sobre o assunto assim como foto da autoria do Próprio.

- Lógicamente na Gare de Saint Lazare fica evidente a criação estética do compositor,
ele "leu" o andamento da sequência (antes de acontecer) aguardou e clicou no momento.

- No meu caso, não acho justo deixar a minha foto sem defesa.
- Não fiz a foto que mostro por acaso... Existe muita tacnica empregada nela, visão e esforço...

- Geralmente só se fotografa a arrancada (90% fotografos)
- Por que, geralmente são as fotos interessantes, são 402 metros de pista, devem ser uns 15 metros de "grid"
p/os fotografos, ou seja, quando ao carro passou p/vc, geralmente ja se esta com a lente recolhida, tera de virar o corpo 180gráus
seguir o assunto com o AF e ampliando o Zoom, são duas pistas, então se estou (neste caso) lado direito
Sigo o meu carro até o limite do zoom, sempre enquadrando ele o mais a direita possível para q ao menos eu tenha uma idéia de onde esta o da esquerda...
- ESTA É a MINHA TÉCNICA.
- Sorte, é ter ocorrido o fato.
- Plasticidade, lógicamente eu tenho a sequência do fato mas a plasticidade do momento (postado) demonstra uma
convergência das linhas colocando um diante do outro... Uma diagonal que cruza uma reta...
- Bem a rapidez do momento nem precisa ser comentada, são milésimos de segundo...
- Não foi por ACASO, embora eu seja um fotografo novato e com pouca experiência eu sempre criei minhas teorias e tecnicas p/ tudo. Julgo isso como TALENTO!
- Ja tive o prazer (oportunidade) de estar lado a lado com profissionais RENOMADOS e ao comparar os trablhos deles (equipamentos TOP)
com os meus a unica diferença que eu pude perceber é a falta de qualidade do meu equipo.
- E se isso não se pode chamar de TALENTO, oq seria então ???  Sorte ????

- Minha idéia aqui não é receber elogios ou críticas, é sim chegar com a ajuda dos colegas a um "denominador comum"
----------------------------------------------------

Por isso... tiro minha foto da questão e indico estas 3...

- Tbm no site indicado pelo Dondon
http://www.photosynt.net/ano2/especial/premioesso/premioesso.asp

Há esta enquete interessante...

- O premio ESSO de fotografia (jornalística)

- LEMBRANDO a todos MOMENTO DECISIVO.

- Na primeira foto vemos uma situação de violência. mas a foto tem um boa plasticidade e COMPOSIÇÃO.

- 1- Na minha opnião existe uma falta de sentido, se percebe a violência mas não se entende a mesma.
não houve o MOMENTO DECISIVO, o rapaz poderia estar mais prá lá ou praca, com o pau mais pracima ou para baixo
poderia ser 2 ou 10 carros e não alterariam muito a foto.

- 2 - Sim há o MOMENTO DECISIVO, um segundo mais e ja não teríamos a mesma idéia, o cunho político é forte tbm e só por este motivo ela foi para julgamento.

- 3 - Sim há o MOMENTO D, embora a foto esteja centralizada, há um contexto forte empregado na mesma.
- No fundo vemos um muro caindo, um carro fora da estrada todo rebentado e pessoas com cara de pavor, ao menos aglomeradas juntas em um ato defencivo.
por fim um policial com dois "suspeitos" deitados algemados sobre uma reta (calçada) e em um deles o policial pisa sobre acabeça dele...
Se o fotografo tivesse esperado mais um segundo talvez perderderia a pisada do policial e a foto ja não teria a mesma força... Caracterizando aqui o M.D.



- Não esta dito lá, mas a foto vencedora foi a primeira. Um erro ao meu ver... A 3 de Luiz Morier é muito melhor...

Grande abraço a todos !!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 02 de Dezembro de 2010, 15:46:45
Se você refere-se a momento decisivo, envolve planejamento e um pouco de sorte também.
O fotógrafo astuto, vê uma cena e nota o potencial para uma boa foto. Ele se posiciona, faz o enquadramento e a composição. Aguarda o momento exato para clicar. Este momento pode ser quando uma pessoa esteja na posição desejada, pode ser quando a expressão no rosto seja interessante, pode ser quando aconteça algo mais ou menos já esperado.
E, pode ser que o tal momento não aconteça ou aconteça e não se consiga registrar.
Então, momento decisivo não é lenda e também não é pura sorte, na minha opinião.
Mesma opinião minha. Existe o momento certo para clicar e o fotógrafo precisa ter sensibilidade para saber qual é esse momento. Técnica, paciência e sensibilidade são ingredientes para se obter uma boa foto. A sorte pode até existir mas o bom fotógrafo consegue perceber antecipadamente o momento do click.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2010, 16:09:01 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #37 Online: 02 de Dezembro de 2010, 15:59:18
Gare de Saint Lazare, 1932 - Henri Cartier-Bresson

http://spphotofest.com/blog/2009/08/centenario-de-cartier-bresson/

A terceira foto. Creio ser esta a melhor ilustração sobre o assunto assim como foto da autoria do Próprio.

- Lógicamente na Gare de Saint Lazare fica evidente a criação estética do compositor,
ele "leu" o andamento da sequência (antes de acontecer) aguardou e clicou no momento.

- No meu caso, não acho justo deixar a minha foto sem defesa.
- Não fiz a foto que mostro por acaso... Existe muita tacnica empregada nela, visão e esforço...

- Geralmente só se fotografa a arrancada (90% fotografos)
- Por que, geralmente são as fotos interessantes, são 402 metros de pista, devem ser uns 15 metros de "grid"
p/os fotografos, ou seja, quando ao carro passou p/vc, geralmente ja se esta com a lente recolhida, tera de virar o corpo 180gráus
seguir o assunto com o AF e ampliando o Zoom, são duas pistas, então se estou (neste caso) lado direito
Sigo o meu carro até o limite do zoom, sempre enquadrando ele o mais a direita possível para q ao menos eu tenha uma idéia de onde esta o da esquerda...
- ESTA É a MINHA TÉCNICA.
- Sorte, é ter ocorrido o fato.
- Plasticidade, lógicamente eu tenho a sequência do fato mas a plasticidade do momento (postado) demonstra uma
convergência das linhas colocando um diante do outro... Uma diagonal que cruza uma reta...
- Bem a rapidez do momento nem precisa ser comentada, são milésimos de segundo...
- Não foi por ACASO, embora eu seja um fotografo novato e com pouca experiência eu sempre criei minhas teorias e tecnicas p/ tudo. Julgo isso como TALENTO!
- Ja tive o prazer (oportunidade) de estar lado a lado com profissionais RENOMADOS e ao comparar os trablhos deles (equipamentos TOP)
com os meus a unica diferença que eu pude perceber é a falta de qualidade do meu equipo.
- E se isso não se pode chamar de TALENTO, oq seria então ???  Sorte ????

- Minha idéia aqui não é receber elogios ou críticas, é sim chegar com a ajuda dos colegas a um "denominador comum"
----------------------------------------------------

Por isso... tiro minha foto da questão e indico estas 3...

- Tbm no site indicado pelo Dondon
http://www.photosynt.net/ano2/especial/premioesso/premioesso.asp

Há esta enquete interessante...

- O premio ESSO de fotografia (jornalística)

- LEMBRANDO a todos MOMENTO DECISIVO.

- Na primeira foto vemos uma situação de violência. mas a foto tem um boa plasticidade e COMPOSIÇÃO.

- 1- Na minha opnião existe uma falta de sentido, se percebe a violência mas não se entende a mesma.
não houve o MOMENTO DECISIVO, o rapaz poderia estar mais prá lá ou praca, com o pau mais pracima ou para baixo
poderia ser 2 ou 10 carros e não alterariam muito a foto.

- 2 - Sim há o MOMENTO DECISIVO, um segundo mais e ja não teríamos a mesma idéia, o cunho político é forte tbm e só por este motivo ela foi para julgamento.

- 3 - Sim há o MOMENTO D, embora a foto esteja centralizada, há um contexto forte empregado na mesma.
- No fundo vemos um muro caindo, um carro fora da estrada todo rebentado e pessoas com cara de pavor, ao menos aglomeradas juntas em um ato defencivo.
por fim um policial com dois "suspeitos" deitados algemados sobre uma reta (calçada) e em um deles o policial pisa sobre acabeça dele...
Se o fotografo tivesse esperado mais um segundo talvez perderderia a pisada do policial e a foto ja não teria a mesma força... Caracterizando aqui o M.D.



- Não esta dito lá, mas a foto vencedora foi a primeira. Um erro ao meu ver... A 3 de Luiz Morier é muito melhor...

Grande abraço a todos !!!!


relaxa....
nao existe "defender" a foto!!!???!!!. :hysterical:
e so uma troca de ideias,
e obvio que isso nao acontece por acaso
e que voce tem o conhecimento para fazer,
senao NAO faria.
Sem duvida voce e bom "caçador"!!!!
abs.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #38 Online: 02 de Dezembro de 2010, 16:46:04
Citar
E se isso não se pode chamar de TALENTO, oq seria então ???  Sorte ????

Eu só não acredito em "talento nato", no artista genial da fotografia, no "iluminado"... rs

Talento, no sentido de capacidade, é algo que se conquista com o estudo e prática fotográfica.

Obviamente que sua foto denota seu talento (capacidade) e é uma ótima foto, Paolo. Acredito que só não é melhor por deficiências plásticas inerentes ao cenário. Como MILHÕES de fotos que vemos por aí, são eficientes, "talentosas" mas não têm a plasticidade, composição fina e afins.

Acredito também no clichê "não dá pra tirar leite de pedra"... :P
Cenas e situações onde nem o mais "talentoso" dos fotógrafos conseguiriam compor maravilhosas fotos.

Abraços.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #39 Online: 02 de Dezembro de 2010, 16:50:54
Eu só não acredito em "talento nato", no artista genial da fotografia, no "iluminado"... rs

Talento, no sentido de capacidade, é algo que se conquista com o estudo e prática fotográfica.

Obviamente que sua foto denota seu talento (capacidade) e é uma ótima foto, Paolo. Acredito que só não é melhor por deficiências plásticas inerentes ao cenário. Como MILHÕES de fotos que vemos por aí, são eficientes, "talentosas" mas não têm a plasticidade, composição fina e afins.

Acredito também no clichê "não dá pra tirar leite de pedra"... :P
Cenas e situações onde nem o mais "talentoso" dos fotógrafos conseguiriam compor maravilhosas fotos.

Abraços.
Dondon, essa ideia de habilidades inatas nao possiveis de serem adquiridas ja eh pre-historica no ramo da psicologia. Hoje em dia, acredita-se que qualquer coisa pode ser adquirida no decorrer da existencia. Se fosse impossivel nao adiantaria tanto esforço nao eh mesmo?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya