Enquete

Qual a sua avaliação para esta foto?

Excelente
2 (10%)
Boa
7 (35%)
Razoável
8 (40%)
Ruim
2 (10%)
Péssima
1 (5%)

Votos Totais: 20

enquete encerrada: 25 de Novembro de 2010, 13:21:27

Autor Tópico: Tesourinha  (Lida 3802 vezes)

fabiodum

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 27 de Novembro de 2010, 09:19:33
Pessoal, voces querem dar um crop na foto pra que? O passaro esta bem visivel na original. Se cropar terao que escolher ou a falta de nitidez ou o ruido. Nesse caso, qualquer um dos dois sera um pessima escolha.
Concordo.


maxpedigao

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Max Perdigão - BH, MG
    • Max Perdigão: arquitetura - fotografia/viagens - meio ambiente
Resposta #16 Online: 27 de Novembro de 2010, 13:05:17
Fui bem claro que o crop por mim feito não resolveria o problema de ruído. A questão levantada é a de composição do crop em relação ao crop que foi apresentado para avaliação pelo autor. Nessa situação, acredito que o vertical valoriza mais a foto, pois não tem todo aquele vazio à esquerda, as flores não estão cortadas e a verticalidade das flores remanescentes contrapõe um pouco ao poste que está bem atrás do pássaro.

Entendo que a idéia aqui não é necessariamente "salvar" a foto de alguém posta, mas apresentar um ponto de vista diferente através de palavras ou não. Se o autor achar pertinente, pois a decisão sempre será dele, poderá aproveitar aquilo que achar válido em suas próximas fotos. :ok:
« Última modificação: 27 de Novembro de 2010, 13:09:01 por maxpedigao »


TAM3630

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #17 Online: 27 de Novembro de 2010, 14:16:40
Agora que vi, tentei essa edição baseado na primeira e não na original. Tem como vc mandar a original (RAW) em tamanho maior?
Acho que se vc me enviar o RAW eu consigo tirar bastante esse ruído, afinal com uma Sony H-50 a gente aprende a se virar pra sair alguma coisa.




Acho que Crop poderia ser assim:


No original (RAW) acho que conseguiria uma textura avermelhada bem bonita desse tronco à direita. Ai teriamos dois motivos o que melhoraria a composição.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2010, 14:43:30 por TAM3630 »


TAM3630

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #18 Online: 27 de Novembro de 2010, 14:35:59
Você não informou o modelo da câmera e lente. Conseguiu um bom bokeh a 100mm x f/6.3.
Esses 100mm são equivalentes (35mm)?
« Última modificação: 27 de Novembro de 2010, 14:39:53 por TAM3630 »


Kong

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.901
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 28 de Novembro de 2010, 19:35:27
Camera DSC-HX1, Lente fixa, equivalente 35mm.  Acho que dei sorte porque a cerca estava a uns 2m da ave(dai o bokeh). A original é em .JPEG
Sony DSC-HX1, Nikon D90 e Gambiarras / Projeto de fotógrafo amador


Xará

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 28 de Novembro de 2010, 23:20:20
Vc isolou mais o seu tema depois do crop e usou o terço para recompor o passarinho. Valeu a intenção. Algumas cosas icomodam: Aparecimento de ruído certamente, mas o fundo está um pouco sujo, ppte o poste branco que, por infelicidade é o mesmo branco do objeto. Também a cor tá meio sem graça embora seja a natural do passarinho. Talvez um flash de enchimento (bem possível já que vc usou 100 mm e a distância não é grande)poderia melhorar um pouco a luz.
Um abraço. 


idem mais uma vez ... o crop deixou com muito ruido , e o passarinho ficou centralizado demais ...


TAM3630

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #21 Online: 28 de Novembro de 2010, 23:37:39
Camera DSC-HX1, Lente fixa, equivalente 35mm.  Acho que dei sorte porque a cerca estava a uns 2m da ave(dai o bokeh). A original é em .JPEG

Tudo bem, eu estava me referindo ao arquivo original sem edição.
No http://imageshack.us/ você consegue mandar a foto no tamanho original.
Se não, manda pro meu e-mail gabriel3630@yahoo.com.br.


TAM3630

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #22 Online: 30 de Novembro de 2010, 05:31:55

Kong:

Eu fiz a edição, mas antes queria falar algumas coisas.


Na verdade o 100mm na sua câmera é 560mm (35mm), então sempre que você for informar isso multiplique por 5,6. E fique de olho sempre que o seu zoom passar de 20x, porque ai ele estará entrando no zom digital, (que é apenas ampliação e crop.

Verifique a configuração da sua câmera para o salvamento do JPG, coloque para Fine, Max ou Melhor.

Use sempre o modo manual, com ISO mínimo. Desative ou coloque o noise reduction para o mínimo, o computador é muito mais eficiente e perde menos detalhe, quando acima de ISO 800 uso o STD.

Você já usou essa funcionalidade de "The ISO stacking" da sua câmera, procure saber.

Use a opção DRO-Plus se a houver sombras muito fortes, a da sua máquina é bem melhor do que a minha. Isso melhora o dynamic range; quando ativo use ele em -0,3 ev.


~~~~

As vezes essa questão do tratamento da foto é muito pessoal, então eu fiz um neutro, reduzindo o ruído, melhorando o contraste, nitidez e cor. Mandei pro seu e-mail em tamanho grande.

Eu acho que esse foi o melhor crop, se fosse outro teria que ser muito mais fechado na ave, mas a imagem não tem qualidade para isso. Ainda estou sem óculos, então não tenho certeza sobre a nitidez.

Fiz algumas variações:

Neutro:



Mais saturação e contraste:



Black blue:



Black 1:



Black 2:



Espero que goste. :ok:


Eu usei o Photoshop CS5, plugins:
Imagenomic Noiseware Professional;
Imagenomic RealGrain;
Power Retouche Anti-Aliasing;
Topaz Ajust 4;
Topaz Detail 2.
.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2010, 05:33:54 por TAM3630 »


TAM3630

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #23 Online: 30 de Novembro de 2010, 05:44:13
Vi agora um defeito na minha edição, um halo na calda da ave.


TAM3630

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #24 Online: 01 de Dezembro de 2010, 04:06:38
Como está a nitidez?