Autor Tópico: Fotografando na praia  (Lida 7168 vezes)

elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 23 de Novembro de 2010, 19:55:31
Pessoal, gostaria de umas dicas de vcs...

Uma amiga quer que eu tire umas fotos dela com o noivo...
Tudo indica que o cenário será a praia...
Eles querem algumas fotos juntos só para recordação, vão imprimir algumas e espalhar pela casa para dar um clima legal quando os convidados forem até a casa deles para levar os presentes...

Eles não querem nada mto grandioso, até pq eu já disse que nunca fiz fotos desse tipo e infelizmente meu conhecimento ainda é mto limitado...

Aqui tem mtas praias algumas com mirantes, piers, barcos na areia...lugares bem legais... Dá pra abusar mto da criatividade e fazer ótimas composições...

Tenho uma D90 com lente do kit, filtro polarizador e um tripé, infelizmente não tenho mais lentes ( o Spiderman já me adiantou que seria melhor uma lente + clara e flash) e nem tem como conseguir emprestado...

Um rebatedor "tabajara" com papel laminado dourado, (O Spider tb me sugeriu usar um isopor) pode me ajudar um pouco?

Gostaria de algumas dicas que pudessem melhorar as fotos com os recursos que tenho...
Para por exemplo, deixar a textura da pele o mais suave possível, qual a melhor hora  para fotografar (o casal quer algumas em contra-luz e vamos fazer algumas fotos no por do sol), melhor modo para fotografar P, M, A, S?

Eles querem as fotos até 15/01 + ou -
Então... tempo para treinar e fazer testes nós teremos...

Desde já agradeço...


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2010, 20:07:43
Elis, acho que não existe fórmula... Com certeza um flash te ajudaria no preenchimento, mas dá pra fazer sem ele.

Escolham um dia bonito, de céu azul, comecem no meio da tarde, fique atenta à direção da luz do sol, evite as sombras marcadas nos rostos e seja feliz!

Use RAW para depois poder ajustar o WB de maneira digna, além de todos os outros ajustes, claro.
Para a pele não sei muito bem o que te falar, não tenho experiência com tratamento de pele e acho isso meio "chato", minhas fotos de gente (completamente sem compromisso) sempre preservam a textura original da pele das pessoas. rs

Quanto ao modo da máquina, difícil dizer, cada modo tem sua característica e sua prioridade, o uso depende da sua intenção no momento. Em A você define a abertura, legal pra usar quando sua preocupação é a profundidade de campo; S define o tempo de exposição, legal pra usar quando a cena está em movimento e você quer garantir o congelamento ou os rastros; P eu acho meio desnecessário, nunca uso. M é legal se você tiver total consciência da luz que está trabalhando e agilidade para fazer a configuração, corre-se o risco de perder fotos importantes por demora no ajuste.

Soma-se a isso os modos de medição de luz, pontual, matricial, ponderada e afins... cada um terá uma característica e pode ser determinante para a fotometria das cenas.

E com certeza, um rebatedor pode te ajudar bastante a equilibrar a iluminação, leve um "assistente" contigo!

Pratique! :)

Abraço.


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2010, 20:15:38
Valeu Dondon!!!!!!  :ok:
Mto Obrigada... :ok:
Para vcs que são mais experientes, talvez essas dicas que vc me deu (e o Spider tb)podem parecer bobas, mas para mtas pessoas que assim como eu ainda estão "engatinhando" na fotografia, fazem toda diferença...

Só tenho que agradecer... sempre...
 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:



dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2010, 20:18:42
Quando você fizer testes poste aqui, tentaremos comentar pra tentar ajudar...

Mas confesso, em fotografia de gente eu engatinho muito e pra piorar, sou manco! rs

Abraço!


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2010, 20:20:41
Quando você fizer testes poste aqui, tentaremos comentar pra tentar ajudar...

Mas confesso, em fotografia de gente eu engatinho muito e pra piorar, sou manco! rs

Abraço!

hehehehe... sem problemas...
posto sim...
se o tempo ajudar, vamos fazer as fotos no sábado...


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2010, 20:40:45
Dondon falou muitas coisas importantes, que se você usar com certeza terá bons resultados, como o Flash para preenchimento e usar RAW para poder ter mais possibilidades na pós-produção.

A questão da lente mais clara, acredito que não é necessário, até pq na praia, foto externa, a luz do sol é muito forte, para conseguir usar aberturas grandes você teria que usar filtros ND para escurecer um pouco a luz. A não ser que você fotografasse em um dia nublado, mas acho que perderia o encanto da praia.

Como o Dondon falou, pegue a luz do início ao meio da manhã ou do meio ao final da tarde, luz do meio dia é horrível, da muita sombra nos olhos e debaixo do pescoço.

Se quiser um desfoque mais bonito use a lente em tele, você disse que tem a lente do kit, na D90 é a 18-105, correto? Use a lente em 105mm, com abertura 5.6 que da um desfoque bonito, claro que a abertura vai depender da profundidade de foto que você quer.

Use medição pontual, é mais fácil de regular a fotometria, pois você pode medir as áreas mais escuras e as mais claras separadamente, como se tivesse um fotômetro de mão e aí calcular na cabeça a abertura ideal para o momento.

Se você não tiver flash dedicado (SB600, SB800, 900), tente nos contraluz usar o flash da câmera mesmo, mas regule ele manualmente deixando uma potência que clareie um pouco as pessoas, mas sem chapar elas.

Com o polarizador você pode deixar o céu mais azul, mas veja se o polarizador é de marca boa, normalmente esses mais baratos tiram nitidez da foto.

Isopor é um ótimo rebatedor, iria te ajudar um monte, mas teria que ser grandinho, 1m, 1,5m mais ou menos, e vc teria que ter um auxiliar, pq na praia venta muito e o isopor é muito leve, pra vc segurar com uma mão e câmera e com a outra o isopor, quase impossível se não for totalmente impossível.

Agora é questão de testar as dicas do povo aí... Quandotiver os resultados posta aqui no fórum, o pessoal sempre ajuda!

Abraço.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2010, 20:42:30 por Flavio Ribeiro »
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2010, 20:50:21
Dondon falou muitas coisas importantes, que se você usar com certeza terá bons resultados, como o Flash para preenchimento e usar RAW para poder ter mais possibilidades na pós-produção.

A questão da lente mais clara, acredito que não é necessário, até pq na praia, foto externa, a luz do sol é muito forte, para conseguir usar aberturas grandes você teria que usar filtros ND para escurecer um pouco a luz. A não ser que você fotografasse em um dia nublado, mas acho que perderia o encanto da praia.

Como o Dondon falou, pegue a luz do início ao meio da manhã ou do meio ao final da tarde, luz do meio dia é horrível, da muita sombra nos olhos e debaixo do pescoço.

Se quiser um desfoque mais bonito use a lente em tele, você disse que tem a lente do kit, na D90 é a 18-105, correto? Use a lente em 105mm, com abertura 5.6 que da um desfoque bonito, claro que a abertura vai depender da profundidade de foto que você quer.

Use medição pontual, é mais fácil de regular a fotometria, pois você pode medir as áreas mais escuras e as mais claras separadamente, como se tivesse um fotômetro de mão e aí calcular na cabeça a abertura ideal para o momento.

Se você não tiver flash dedicado (SB600, SB800, 900), tente nos contraluz usar o flash da câmera mesmo, mas regule ele manualmente deixando uma potência que clareie um pouco as pessoas, mas sem chapar elas.

Com o polarizador você pode deixar o céu mais azul, mas veja se o polarizador é de marca boa, normalmente esses mais baratos tiram nitidez da foto.

Isopor é um ótimo rebatedor, iria te ajudar um monte, mas teria que ser grandinho, 1m, 1,5m mais ou menos, e vc teria que ter um auxiliar, pq na praia venta muito e o isopor é muito leve, pra vc segurar com uma mão e câmera e com a outra o isopor, quase impossível se não for totalmente impossível.

Agora é questão de testar as dicas do povo aí... Quandotiver os resultados posta aqui no fórum, o pessoal sempre ajuda!

Abraço.

Flávio...
Agradeço de coração as dicas... :ok:
Antes eu estava completamente perdida, sem saber onde ir, e com as dicas de vcs, agora já tenho um "norte"
Como é bom saber que este fórum possui "bússolas" tão eficientes...
hehehehe...

Assim que possível posto as fotos... :ok:

Valeu Flávio !!!! :worship::worship::worship:



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:22:43


Se você não tiver flash dedicado (SB600, SB800, 900), tente nos contraluz usar o flash da câmera mesmo, mas regule ele manualmente deixando uma potência que clareie um pouco as pessoas, mas sem chapar elas.



Aqui você pode fazer uma "adaptação técnica personalíssima".
Use um copinho plástico descartável branco para amenizar o flash. Pode-se usar azul para "esfriar" as cores ou amarelo para "esquentar".

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:37:07
Aqui você pode fazer uma "adaptação técnica personalíssima".
Use um copinho plástico descartável branco para amenizar o flash. Pode-se usar azul para "esfriar" as cores ou amarelo para "esquentar".

Essas dicas valem ouro...
Vou colocá-las em prática...

Mto obrigada Hyde!!!!! :ok::worship::worship::worship: