Autor Tópico: Desenterrar Zenit 12 xp ????  (Lida 3470 vezes)

talesbass

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.545
  • Sexo: Masculino
  • we can all drive change...
Online: 23 de Novembro de 2010, 21:05:34
i ae galera tenho uma Duvida????

tenho uma camera de film que era do meu Pai ae ele me deu....nunca usei por falta de conhecimento...
mas agora com a ajuda de vcs consegui absorver bastante coisa e estudando agente aprende né :D

A camera é uma Zenit 12xp  me falaram q é uma ótima camera, mas fico na dúvida se devou ou não colocar um film nela...
Vendo as fotos feitas com ela achei muito superior as da minha coitadinha HX1 :D

queria ver se vcs me davam umas dicas sobre essa camera...

vou postar algumas fotos dela






e por ultimo um foto batida com ela ..... na foto é meu primo
\"Se há uma característica que destingue um homem de um menino, talvez seja a paciência\" (Lance Armstrong)


celofotos

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:30:27
ola leandro eu acho que essas antigas de filme pra nós iniciantes não compensam, pois o resultado vc só vê quando revela a foto e nao tem possibilidade nenhuma de manipulação, tente optar pela troca de sua hx1, quando pesquisei para comprar minha camera a uns 3 meses, eu ia de hx1, mas li reviews e comparações a acabei comprando uma 40d agora ja estou trocando por uma 5d que é fullframe, pense nisso.

nao tenho mais o link mas se pesquisar tem um link ótimo onde vc compara a imagem de todas as cameras, é muito interessante e definiu minha compra.

abs


zecanh2010

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.026
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:51:14
Ola tenho tambem uma 12xl e gosto muito dela. Mas e o que ja foi mencionado o resultado pode demorar um pouco e manipulaçao fica complicado. e sim eu gosto muito da zenite..


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:54:46


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:17:22
Demorou pra botar um filme ae!!! Discordando do amigo acima, o bom do filme é justamente você não ver o resultado, pois aí você se obriga a realmente aprender a fotografar, a aprender a usar a abertura certa, a velocidade ideal para a ocasião, não precisa ficar naquele maldito dilema do digital, "tentativa, erro, tentativa, erro, tentativa, erro... ah, finalmente saiu a foto!!!".

E olha que sou totalmente a favor do digital, resumindo, o analógico vai te ajudar no digital. Aproveita que ainda se acha filmes baratos.

Abraço!
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:19:36
Celofotos...

O link seria este?

 http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM

O problema destes comparativos é que não explicam que lente foi utilizada na ocasião. Acredito que só é válido se em todas as câmeras, independente da marca, foram utilizadas a mesma lente. A câmera é o cerebro, mas o olho - lente, faz toda a diferença.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:19:45
Eu ia transferir esse tópico para a sala correta (de filme), mas depois que vi o que o celofotos escreveu resolvi deixar aqui mesmo.

Tales, a Zenit é uma câmera muito simples e com pouquíssimos recursos, mas é excelente, não só para iniciantes como para qualquer usuário. Robusta e confiável, e pra mim peca apenas no botão do obturador que absorve mais de uma função.

O argumento de que não oferece possibilidade de manipulação nada tem a ver com a fotografia em si. Desde quando se fotografa pensando em manipulação? Isso é um tremendo vício da era digital, onde não se preocupa em fazer o correto, pois conta com o pós processamento da imagem. É um erro que aumenta a cada dia, tornando normal a prática de tentar salvar uma foto mal feita. Isso não é aprender fotografia, é aprender photoshop ou qualquer outro programa de edição.

Aconselho a abrir esse tópico na sala de filmes, pois ali você terá opiniões realmente pertinentes ao assunto. E saiba que treinar com uma câmera de filme irá torná-lo muito mais consciente no brinquedo com a luz. Quem disser o contrário não sabe nada de filme ou não teve uma experiência realmente significativa com esse processo.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2010, 22:21:54 por Elmo »


talesbass

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.545
  • Sexo: Masculino
  • we can all drive change...
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:53:32
Flavio tudo blz??? obrigado pelo recado e pelas dicas vou logo comprar um film pra ela kkkk

Eu ia transferir esse tópico para a sala correta (de filme), mas depois que vi o que o celofotos escreveu resolvi deixar aqui mesmo.

Tales, a Zenit é uma câmera muito simples e com pouquíssimos recursos, mas é excelente, não só para iniciantes como para qualquer usuário. Robusta e confiável, e pra mim peca apenas no botão do obturador que absorve mais de uma função.

O argumento de que não oferece possibilidade de manipulação nada tem a ver com a fotografia em si. Desde quando se fotografa pensando em manipulação? Isso é um tremendo vício da era digital, onde não se preocupa em fazer o correto, pois conta com o pós processamento da imagem. É um erro que aumenta a cada dia, tornando normal a prática de tentar salvar uma foto mal feita. Isso não é aprender fotografia, é aprender photoshop ou qualquer outro programa de edição.

Aconselho a abrir esse tópico na sala de filmes, pois ali você terá opiniões realmente pertinentes ao assunto. E saiba que treinar com uma câmera de filme irá torná-lo muito mais consciente no brinquedo com a luz. Quem disser o contrário não sabe nada de filme ou não teve uma experiência realmente significativa com esse processo.

viu amigo me desculpe ter postado no local errado :doh:

Obrigado pelas dicas e vou abrir sim um tópico na sala de filmes ....
sobre ficar batendo foto igual loco eu tento evitar isso e tento trabalhar o maximo com a camera e esperar a hr certa muitas vezes não da certo :no: mas vou aprendendo..

Vou fazer os testes com ela final de semana ae posto pra vcs(final de semana é o meu dia de foto  :D)

vlw galera....
« Última modificação: 23 de Novembro de 2010, 23:04:43 por talesbass »
\"Se há uma característica que destingue um homem de um menino, talvez seja a paciência\" (Lance Armstrong)


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2010, 23:03:55
E saiba que treinar com uma câmera de filme irá torná-lo muito mais consciente no brinquedo com a luz.

Disse tudo... Acredito que o ideal para o fotógrafo digital, é conseguir fazer a foto tão perfeita, que não necessite tratamento. Para isso ele tem que saber toda a técnica fotográfica, e para isso o analógico é ótimo, estimula você analisar a cena, estudar o enquadramento, calcular a luz, tudo isso antes do click. É muito bom, quando colocar o filme, faça vários testes, aberturas diferentes, velocidades diferentes, mas anote tudo num caderninho, que abertura e velocidade usou em cada foto, é um baita exercício!
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


talesbass

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.545
  • Sexo: Masculino
  • we can all drive change...
Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2010, 23:08:17
Disse tudo... Acredito que o ideal para o fotógrafo digital, é conseguir fazer a foto tão perfeita, que não necessite tratamento. Para isso ele tem que saber toda a técnica fotográfica, e para isso o analógico é ótimo, estimula você analisar a cena, estudar o enquadramento, calcular a luz, tudo isso antes do click. É muito bom, quando colocar o filme, faça vários testes, aberturas diferentes, velocidades diferentes, mas anote tudo num caderninho, que abertura e velocidade usou em cada foto, é um baita exercício!

Blz amigo vou anotar sim... e concordo com o que disse sobre fotos perfeitas com as digitais...

obrigado amigo...
\"Se há uma característica que destingue um homem de um menino, talvez seja a paciência\" (Lance Armstrong)


feimiga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2010, 23:12:10
Também discordo do celofotos...

A oportunidade de fotografar com filme irá te dar uma idéia muito melhor de como trabalhar com a luz. Além disso, a Zenit por só ter o modo manual te faz pensar com qual configuração bater a foto (mesmo porque você não quer perder nenhuma foto quando tá com filme).

Ela ainda tem como vantagens o fato de dar um desfoque super bonito comparado com as digitais de sensor pequeno, uma lente relativamente clara f 2.0 com 58mm, é muito bom pra tirar retratos, vide a sua foto de exemplo postada...


gamaral

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2010, 23:48:18
Talesbas,
Eu tenho um Zenit 122, praticamente a mesma câmera 12XP.
E assino embaixo das palavras do Elmo.
Essa foi minha primeira câmera, comprada lá em 1997, recomendação de um colega que tinha um Canon SRL (meu sonho à época, mas muito acima das minhas possibilidades financeiras).
Aprendi alguma coisa com essa câmera, e acima de tudo olhava antes de fotografar, pensava no resultado, olhava a luz, o ambiente, composição. Na verdade eu não sabia muito esses conceitos de composição, regras, etc, mas tive que aprender alguma coisa na prática porque com filme gasta-se dinheiro...
Como ela é toda manual, ou você aprende o básico das relações ISO/Velocidade/abertura/composição ou você tira a maioria das fotos ruins.
Uma coisa que comparo é o índice de aproveitamento das fotos. Com a Zenit eu saía três dias de viagem a campo e levava 3 rolos de filme 36 poses. E a maioria das fotos ficava de razoável a boa. Tinha um caderno que eu anotava a foto e as regulagens para comparar depois os resultados.
Tirei várias fotos com essa zenit que muitos já perguntaram que "fotógrafo" que fez (não sou fotógrafo).
Hoje com a digital, em poucas horas tiro centenas de fotos, e a maioria eu descarto. Resultado da falta de cuidado pela facilidade do clique.. clica-se tudo e de qualquer jeito, e olha na hora, se não der certo, clica de novo.
Não penso muito no pós na hora de fotografar. Ele é um recurso que ajuda muito, mas uso sempre uma máxima  das aulas da pós-graduação: "o melhor resultado é um bom dado básico. Nenhum tratamento estatístico vai melhorar um dado ruim". E foto é a muito parecido, tratamento corrige coisas, ajuda, mas não deixa boa uma foto ruim.
Com a digital vejo muito pouco cuidado com o olhar fotográfico (no flickr tem muitos exemplos disso).
Sou aficcionado por tecnologia, pelo digital, mas também pelo aprendizado, e aí vai ser a grande diferença.
Hoje não vejo possibilidade da fotografia analógica para foto profissional, trabalho (exceto alguns nichos de mercado talvez), mas para aprendizado é muito bom. Numa zenit dessas não tem jeito de colocar no ícone verdinho e sair clicando. Ela divide o fotógrafo do clicador.

Fazia seis anos que minha zenit estava guardada no fundo do armário (quando entrei no mundo das digitais). Semana passada resgatei ela, limpei a lente (sem nenhum fungo!!!) e devo usar como lente invertida para macro (Mega_VET influenciando!!!). Mas to com uma vontade de comprar um filme e fazer uns testes comparativos, ou só mesmo matar a saudade dos velhos tempos!!!
Canon EOS 550D/T2i | EF-S 18-55 IS - EF-S 55-250 IS | Canon SX110 IS
http://500px.com/gamaral
http://www.flickr.com/photos/gilmardoamaral/


talesbass

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.545
  • Sexo: Masculino
  • we can all drive change...
Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2010, 11:15:12
Talesbas,
Eu tenho um Zenit 122, praticamente a mesma câmera 12XP.
E assino embaixo das palavras do Elmo.
Essa foi minha primeira câmera, comprada lá em 1997, recomendação de um colega que tinha um Canon SRL (meu sonho à época, mas muito acima das minhas possibilidades financeiras).
Aprendi alguma coisa com essa câmera, e acima de tudo olhava antes de fotografar, pensava no resultado, olhava a luz, o ambiente, composição. Na verdade eu não sabia muito esses conceitos de composição, regras, etc, mas tive que aprender alguma coisa na prática porque com filme gasta-se dinheiro...
Como ela é toda manual, ou você aprende o básico das relações ISO/Velocidade/abertura/composição ou você tira a maioria das fotos ruins.
Uma coisa que comparo é o índice de aproveitamento das fotos. Com a Zenit eu saía três dias de viagem a campo e levava 3 rolos de filme 36 poses. E a maioria das fotos ficava de razoável a boa. Tinha um caderno que eu anotava a foto e as regulagens para comparar depois os resultados.
Tirei várias fotos com essa zenit que muitos já perguntaram que "fotógrafo" que fez (não sou fotógrafo).
Hoje com a digital, em poucas horas tiro centenas de fotos, e a maioria eu descarto. Resultado da falta de cuidado pela facilidade do clique.. clica-se tudo e de qualquer jeito, e olha na hora, se não der certo, clica de novo.
Não penso muito no pós na hora de fotografar. Ele é um recurso que ajuda muito, mas uso sempre uma máxima  das aulas da pós-graduação: "o melhor resultado é um bom dado básico. Nenhum tratamento estatístico vai melhorar um dado ruim". E foto é a muito parecido, tratamento corrige coisas, ajuda, mas não deixa boa uma foto ruim.
Com a digital vejo muito pouco cuidado com o olhar fotográfico (no flickr tem muitos exemplos disso).
Sou aficcionado por tecnologia, pelo digital, mas também pelo aprendizado, e aí vai ser a grande diferença.
Hoje não vejo possibilidade da fotografia analógica para foto profissional, trabalho (exceto alguns nichos de mercado talvez), mas para aprendizado é muito bom. Numa zenit dessas não tem jeito de colocar no ícone verdinho e sair clicando. Ela divide o fotógrafo do clicador.

Fazia seis anos que minha zenit estava guardada no fundo do armário (quando entrei no mundo das digitais). Semana passada resgatei ela, limpei a lente (sem nenhum fungo!!!) e devo usar como lente invertida para macro (Mega_VET influenciando!!!). Mas to com uma vontade de comprar um filme e fazer uns testes comparativos, ou só mesmo matar a saudade dos velhos tempos!!!

Oi amigo tudo Blz???
Eu sei que vou apanhar um pouco até pegar o jeito dela... mas vai valer apena pois viso mais o meu aprendizado... ja não gosto muito de sair clicando igual maluco com a minha digital e por isso uso ela o mais manual possivel(pois a minha não é lá essas coisas mas brinco bantante com ela)...
Vou por um filme nela e vou fazer alguns testes...

Obrigado amigo... abraço
\"Se há uma característica que destingue um homem de um menino, talvez seja a paciência\" (Lance Armstrong)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2010, 12:21:22
Tales,

Qualquer SLR de filme irá entregar um resultado em termos de qualidade e detalhamento, muito superior a qualquer dslr, pode acreditar. Quem diz que não, é inexperiente, nunca usou filme ou é incompetente. Ouça o que o Elmo diz.

Embora seja uma câmera simplíssima, pode produzir excelentes resultados. Lembre-se que a câmera é só uma pequena parte da equação. Tem a ótica, o filme e o fótógrafo junto.

Boas fotos.