Autor Tópico: Desenterrar Zenit 12 xp ????  (Lida 16746 vezes)

talesbass

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.545
  • Sexo: Masculino
  • we can all drive change...
Online: 23 de Novembro de 2010, 23:15:52
i ae galera tenho uma Duvida????

tenho uma camera de film que era do meu Pai ae ele me deu....nunca usei por falta de conhecimento...
mas agora com a ajuda de vcs consegui absorver bastante coisa e estudando agente aprende né  :D

A camera é uma Zenit 12xp  me falaram q é uma ótima camera, mas fico na dúvida se devou ou não colocar um film nela...
Vendo as fotos feitas com ela achei muito superior as da minha coitadinha HX1 :D

queria ver se vcs me davam umas dicas sobre essa camera...e qual o film ideal para começar a fotografar com ela....nunca usei esse tipo de lente.. se pudessem me passar umas dicas sobre as conf. dela....

Depois pago uma Coca-Cola pra galera :ok:

vou postar algumas fotos dela...






vou postar uma foto feita com ela...


\"Se há uma característica que destingue um homem de um menino, talvez seja a paciência\" (Lance Armstrong)


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2010, 07:00:17
Não há o que duvidar. Coloca um filme e curta a danada. Eu tenho uma igual:



talesbass

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.545
  • Sexo: Masculino
  • we can all drive change...
Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2010, 08:29:55
Elmo qual Filme devo usar nela???(um bom na qual eu tenha qualidade de imagem e cores....)
e como funciona para fazer o P&B?????

Mas eu vou desenterrar sim :ok:
\"Se há uma característica que destingue um homem de um menino, talvez seja a paciência\" (Lance Armstrong)


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2010, 08:37:55
Use todos que encontrar, experimente filmes diversos. Basicamente, não há diferença no uso de filmes coloridos, PB ou cromo. O que muda é a revelação, que acredito que não é o que pretende fazer você mesmo. Procure um bom laboratório e pronto. O gosto do filme é bem pessoal. Eu, particularmente, não tenho um sequer que goste mais que outro pra indicar. Cada filme tem seu estilo.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2010, 08:38:46 por Elmo »


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2010, 09:07:05
a Zenit é uma camara russa; podem ser usadas lentes diversas nela (salvo engano é rosca M42) mas a lente normal é boa embora um bocadinho mais escura do que o convencional (1:2) mas NO GERAL essa diferença é imperceptível.

como disse o elmo, QUALQUER filme 35mm pode ser utilizado, embora minha preferencia pessoal seja Fujicolor (negativo) 100/21 ASA/DIN. Posteriormente vc pode experimentar um Fujichrome 100/21 (possivelmente Provia 100F) mas é melhor deixar para quando estiver melhor de foto, porque o filme para slide tem latitude melhor e não perdoa as sobre/sub exposições.

no mais, DIVIRTA-SE :)
« Última modificação: 24 de Novembro de 2010, 09:07:26 por irado »
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


talesbass

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.545
  • Sexo: Masculino
  • we can all drive change...
Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2010, 11:23:13
Obrigado galera pelas dicas... vou fazer umas fotos com ela esse fim de semana ae posto pra vcs....
\"Se há uma característica que destingue um homem de um menino, talvez seja a paciência\" (Lance Armstrong)


Michele T.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2010, 14:04:35
aproveitando  8-) o topico, eu tambem tenho um zenit 122 e o gamaral tinha dito que na dele ele fez uma limpeza nas lentes, a minha tambem precisa, tem um jeito especial pra isso? acho que ela tambem esta meio pesada, uma sensação de ressecada, é normal? ;)


caranga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2010, 19:05:33
Vai sair fotografar durante o dia?Se for, coloca um filme iso 100 qualquer marca pra testar,maior velocidade  dela é 500 ,ai podera variar entre aberturas maiores e menores o que te dará muito mais oportunidade  de criar em suas composições! :ok:
Fuji xe3+ 16_50
Leica d-lux 5  sony rx100 iii sony a77


talesbass

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.545
  • Sexo: Masculino
  • we can all drive change...
Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2010, 11:11:21
Vai sair fotografar durante o dia?Se for, coloca um filme iso 100 qualquer marca pra testar,maior velocidade  dela é 500 ,ai podera variar entre aberturas maiores e menores o que te dará muito mais oportunidade  de criar em suas composições! :ok:
vou usa-la durande o dia mesmo...

Por exemplo se eu comprar um iso 100 e usar o iso da maquina em 200 ??? o que irá acontecer???
irá ficar muito clara de fato mas li algo a respeito que tem que deixar um tempo a mais nos produtos como se fosse filme iso 200..... é verdade???(tem que avisar o cara que vai revelar...)

há e se eu for usar um iso100 a noite??? a foto ficará escura com isso tenho que almentar o iso certo??
ae pode ocorrer da foto ficar mais clara do que eu imaginei...mesmo sendo a noite???

é umas duvidas locas kkkkk de quem só usa digital e nunca pego uma maquina (de verdade na mão)...

\"Se há uma característica que destingue um homem de um menino, talvez seja a paciência\" (Lance Armstrong)


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #9 Online: 25 de Novembro de 2010, 11:27:57
vc está (IMHO) confundindo alteração de ASA/ISO com as atrocidades que perpetram com aquelas "coisas" digitais; vc PODE sim, alterar a leitura do fotometro para pontos acima (ou abaixo, não importa) e depois trabalhar o filme na revelação, mas isso não é método para uso sistemático, devem ser utilizados com parcimônia e apenas quando vc tem idéia do que está fazendo e (principalmente) idéia do que pretende como resultado. Por enquanto - minha FORTE sugestão - use ISO/ASA 21/100 em condições NORMAIS. Mesmo porque os laboratórios provavelmente vão cobrar uns trocos a mais para "puxar" o filme para vc (não sei pq NUNCA usei).
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2010, 11:37:26
vc está (IMHO) confundindo alteração de ASA/ISO com as atrocidades que perpetram com aquelas "coisas" digitais; vc PODE sim, alterar a leitura do fotometro para pontos acima (ou abaixo, não importa) e depois trabalhar o filme na revelação, mas isso não é método para uso sistemático, devem ser utilizados com parcimônia e apenas quando vc tem idéia do que está fazendo e (principalmente) idéia do que pretende como resultado. Por enquanto - minha FORTE sugestão - use ISO/ASA 21/100 em condições NORMAIS. Mesmo porque os laboratórios provavelmente vão cobrar uns trocos a mais para "puxar" o filme para vc (não sei pq NUNCA usei).


Não se "puxa" um filme negativo um ponto. É praticamente inútil pois a maioria deles já apresenta uma boa tolerância a sub/sobre exposição. Na verdade de até 1.5-2 pontos dependendo da luz ambiente. "Puxar" só faz sentido a partir de 2 pontos, e mesmo assim depende do filme. Com cromo a coisa é diferente.

Se você regular em ISO200 em vez de ISO 100, você não notará praticamente nada na copia final via minilab. A compensação (se houver) nesse caso é normalmente feita na fase de ampliação e não na revelação do filme em si, o minilab mede a densidade do filme e compensa to tempo de exposição.

No caso de uma puxada real, o laboratório tem que parar todos os outros serviços e processar seu filme separadamente.


Ao contrário dos negativos coloridos, é comum puxar negativos p&b em 2,3 e até 4 pontos. O Kodak Tri-X é ISO400 mas pode ir até ISO 3200 fácil. Tem gente que sabe o que faz e vai a 6400...


talesbass

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.545
  • Sexo: Masculino
  • we can all drive change...
Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2010, 11:57:44
Intão galera.. como funciona esse esquema de ASA??? seria a exposição a claridade do filme???

AlfShaders no caso o pessoal que irá trabalhar as fotos sabe a configuração que usei só olhando o negativo???a hr que eles foram ampliar eles sabem como fazer para não ficar muito claro??? ou eu perco a foto??(não entendi direito).... (tenho que avisa-los que fiz com outra conf.???)
eu pesquiso e pergunto pro pessoal de minha cidade mas eles não explicam direito...(cidade do interior e pequena é f..a)

Me desculpem o incomodo de ficar perguntando mas é o meu interesse kkkk pelo conhecimento dessas maquinas espetaculares....




\"Se há uma característica que destingue um homem de um menino, talvez seja a paciência\" (Lance Armstrong)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2010, 12:03:27
Intão galera.. como funciona esse esquema de ASA??? seria a exposição a claridade do filme???

AlfShaders no caso o pessoal que irá trabalhar as fotos sabe a configuração que usei só olhando o negativo???a hr que eles foram ampliar eles sabem como fazer para não ficar muito claro??? ou eu perco a foto??(não entendi direito).... (tenho que avisa-los que fiz com outra conf.???)
eu pesquiso e pergunto pro pessoal de minha cidade mas eles não explicam direito...(cidade do interior e pequena é f..a)

Me desculpem o incomodo de ficar perguntando mas é o meu interesse kkkk pelo conhecimento dessas maquinas espetaculares....


Sim, olhando o negativo exposto e revelado, sabe-se o tipo  de compensação necessária, mas isso tem limite. Na boa, use o ISO correto. Aprenda primeiro o básico e depois arrisque técnicas avançadas. É como querer digigir um 4x4 em um rally sem nunca ter pego um carro comum no asfalto. Um passo de cada vez.

Geralmente a turma usa os minilabs em modo automático e a correção é aplicada sem intervenção. Não é o ideal mas para a maioria das pessoas o resultado é aceitável.

ASA/ISO é a SENSIBILIDADE do filme. Uma característica fisica, que deve ser informada corretamente para a câmera, a não ser que você saiba o que faz.


talesbass

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.545
  • Sexo: Masculino
  • we can all drive change...
Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2010, 22:11:27
blz amigo.. vou fazer os testes .. ae posto para vcs...
\"Se há uma característica que destingue um homem de um menino, talvez seja a paciência\" (Lance Armstrong)


gamaral

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2010, 22:36:44
Cá na minha ignorância, numa máquina de filme (essa zenit) se você indicar um ISO de filme superior ao real, ela vai fotometrar considerando uma necessidade menor de luz que o adequado, o que deve gerar uma foto escura.
Por exemplo, num filme ISO 100, indicando esse ISO na camera, a regularem correta fosse de f/5.6 e velocidade 1/125. Se para esse mesmo filme você colocar na camera ISO 200, ela indicaria como fotometragem correta em f/5.6 e velocidade 1/250.
Seria isto, ou estou errado?
Canon EOS 550D/T2i | EF-S 18-55 IS - EF-S 55-250 IS | Canon SX110 IS
http://500px.com/gamaral
http://www.flickr.com/photos/gilmardoamaral/