Autor Tópico: [TUTORIAL] Tratamento de pele Completo com direito a maquiagem !  (Lida 29614 vezes)

Naty Knu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Feminino
Online: 23 de Novembro de 2010, 23:45:20
Bem, Ja estou me sentindo em casa mesmo...estao resolvi colocar o que aprendi nos livros =p
Quem nunca olhou pra uma foto e disse:  "Grrrr essa espinha acabou comigo"...ou então" Se eu não tivesse essas ruguinhas a foto ficaria bem melhor"  ...
Então segurem firme seu bisturi, Ops, Mouse e Vamo que vamos...
Vamos começar com as ruquinhas e espinhas.
Abra a foto que você quer retocar, então na caixa de ferramentas, escolha Healing Brush (como mostrado aqui). Ha, antes de fazer qualquer coisa Duplique a camada precionando Ctrl+J uma vez que você fará todo retoque nessa camada.



Mova o cursor sobre uma área da pele sem rugas (procure uma área que esteja boa, geralmente uso a buchecha), pressione e segure a tecla Alt e clique uma vez nessa área. Isso obtém uma amostra da textura da pele.
Com a Healing Brush, vá clicando sobre as rugas ou marquinhas que você queira remover.
Você vai ver que quando pinta o tom de pele fica diferente, mas em instantes ele já iguala e fica no tom certo.
E então como mágica sua fotoca ficará assim...



 :eek: :eek: :eek:  Nuossaaa...já deu uma boa melhorada hein...Mas deixa a preguiça de lado e vamos continuando que com certeza ficará bem mais bonita!
Salve essa foto em Jpeg, feche a outra e abra ela novamente (coisa de doido,né..rs)
E agora vamos começar com a parte mais demorada e tambem a mais legal!!!

Técnicas Avançadas de Suavização de Pele.

PASSO 1:
Primeiro Pressione Ctrl+J para duplicar a camada original. (Viu?Eu não disse que essespaços seriam fáceis.)

PASSO 2:
Vá em Menu Filter, Blur, e escolha Glaussian Blur. Para fotos de alta resolução (a partir de uma câmera entre 6 e 10 MB) aplique um desfoque de 20 pixels e então dê OK

(para câmeras de 12 MB ou mais, tente 25 Pixels). Isso desfoca a luz natural da foto. Claro, está desfocada, mas a pele dela está suave!



PASSO 3:
No painel Layyers, reduza a opacidade dessa camada desfocada para 50%.

PASSO 4:
Pressione e segure a tecla Alt e clique uma vez no ícone Add Layer Mask na parte inferior do painel Layes. Isso adiciona uma mácara de camada preta à sua parte desfocada (vista a direita da segunda camada). Não pense que fez algo errado, pois a máscara preta oculta a camada desfocada e então tudo que você v~e agora é a camada original. A idéia é revelar apenas nas áreas pretendidas da camada desfocada e ao mesmo tempo, evitar pintar todas as áreas de detalhes.

PASSO 5:
Abra a ferramenta Zoom (Z) e amplie o rosto. Depois abra a ferramenta Brush (B), escolha um pincel de tamanho médio de pontas macias. E então clique sobre a parte preta e comece pintando a pele. Na verdade você não está ointando a foto e sim está pintando de branco aquela máscara preta e, a medida que pinta, essa parte da camada desfocada é revelada. Lembre-se em não pintar as áreas de detalhes tipo, olhos, cabelos, boca, roupa...



PASSO 6:
Continue a pintar os dois lados do rosto até cobrir cuidadosamente todas as áreas sem detalhes do rosto. Será necessários variar o tamanho do pincel para cobrir a parte de baixo do nariz e, com muito cuidado, apenas abaixo da sobrancelha.
DICA: Você pode utilizar as teclas de colchetes no teclado para alterar os tamanhos do pincel.

PASSO 7:
Depois de ampliar, você será capaz de pintar todas as outras áreas que precisam de suavização. Nesse ponto voc~e vai ver que a pele parece de porcelana e, se examiná-la e pensar:"Gosto disso", não se preocupe ( eu não contarei a ninguém.rs)
Na verdade, o que eu quero dizer é que se gostar dessa aparência, mas achá-la suave demais, abra o painel Layers e reduza a opacidade da camada desfocada de 50% para 40% e você verá como será a aparência final.
Mas não vá sorrindo  :D e pensando..Uffa...Acabou...rs
Sente aí que estamos só no meio  :doh:  ..rs

PASSO 8:
Vamos primeiro nos certificar de que nenhuma área foi esquecida: precione e segure a tecla Alt e clique no painel Layers diretamente na miniatura da máscara de camada que aparece à direita da foto. Assim dá pra ver se você esqueceu de algum detalhe.



PASSO 9:
Essas áreas que não foram percebidas são realmente fáceis de corrigir, simplesmente pegue a ferramenta Brush e pinste essas áreas ( você continua pintando a própria máscara , portanto poderá vê-las perfeitamente enquanto pinta). Em questão de segundos, você terá uma máscara perfeitamente limpa.
Agora para retornar à visualização normal,primeiro clique uma vez na miniatura da camada desfocada e então clique outra vez na miniatura da máscara de camada (não mantenha nenhuma tecla pressionada, apenas clique).

PASSO 10:
Agora que épossivel ver a imagem colorida novamente, carregue a máscara de camada como seleção (é mais fácil do que parece). Pressione e segure a tecla Ctrl e clique uma vez diretamente na máscara de camada. Isso carrega a máscara como uma seleção. Veja.



PASSO 11: Tire as criançinhas de perto do computador...HaHaHa
Agora,clique na camada Background (sua seleção continua no lugar) e pressione Ctrl+J para escolher essas áreas selecionadas da camada Background e posicioná-las em uma camada separada.
Agora oculte a camada na parte superior e tambem a camadaBackground e você verá essa apar~encia horrorosa que pode ser vista aqui.



PASSO 12:
Você precisará remover a cor dessa camada, então abra o menu Image, em Adjustments e escolha Desature (ou pressione Ctrl+Shif+U) Isso remove apenas a cor da camada atual. Eu sei, parece bem horripilante. Retocar não é legal.Bem, pelo menos até você concluir.




PASSO 13:
Agora, para adicionar a textura, o realce e as sombras à pele, no menu Filter, em Other, escolha High Pass para exibir a caixa de diálogo fo filtro. Arraste o controle Radius e deixa completamente para a esquerda para fazer a imagem parecer absolutamente chapada. AINDA NÃO CLIQUE EM OK

PASSO 14:
Arraste o controle radius para a direita até que alguns detalhes, relaces e sombras comecem a retornar a imagem. Nesse caso não tem um numero exato, você terá que ver os detalhes do rosto e as sombras sem esta chapado.



PASSO 15:
Em seguida, torne as outras camadas visiveis novamente e arraste a camada de textura cinza até a parte de cima e a deixa em cima das outras. Ok, ela não parece muito boa neste ponto, mas jájá acaba...prometo..  8-)



PASSO 16:
Agora, para devolver os realces e a textura originais da pele a nossa foto, mude o modo de mesclagem dessa camada na parte de cima esquerda do painel layers de Normal para Soft Ligth no menu Pop-up.
Quando você faz isso, a textura da pele volta com força total, o que não é o nosso objetivo, afinal a gente ficou aqui até agora pra nada??Não né!



PASSO 17:
Agora finalmente a parte interessante, você vai selecionar a quantidade exata da textura da pele original que quer tornar visivel reduzindo a opacidade dessa camada de textura. Quanto menor a opacidade, menos textura de pele é visível. Especificamente para essa foto reduzi a opacidade para 40% e me forneceu o equilíbrio entre a suavização e a textura.

  :clap: E tarammmmm..Eis que ficou bela!!!  :worship:



Se você acha que sua maquiagem está boa Pode parar por aqui mesmo!!! Mas se esqueceu de retocar o batom e colocar uma bela sombra antes de sair da casa, levante pegue um café e torne a sentar aqui...rs

Vamos lá salve sua imagem em Jpeg, feche os outros e torne a abrir a foto que salvou antes.
Comece com a ferramenta de seleção que vc prefira, eu nesse caso usei o Laço Magnetico, pois vamos primeiro colocar uma cor nos lábios e eles são bem definidos. Quando eles estiverem selecionados, para ajudar a ocultar os vestígios do nosso retoque, abra o menu Select, Modify, e escolha Feather. Quando a caixa de diálogo aparecer, digite 1 pixel e clique OK para suavizar as bordas da seleção



Pressione Ctrl+J para copiar os lábios selecionados para uma camada separada...eolha a boquinha medonha dinovo...rs
Para adcionar um primeiro nível de profundidade e brilho, abra o menu Filter, em Artistic e escolha Plastic Wrap. Quando a caixa de dialogo aparecer configure Highligth Strength como 18 e aumente a quantidade de Detail para 14 (aff cada nome...rs) para destacar esse brilho.



clicar em OK, o efeito do filtro é aplicado aos lábios. Naturalmente, nessa etapa, eles parecem bem ridículos, mas vamos corrigi-los no próximo passo.
DICA Quando aprimoramos os lábios, várias pessoas pensam em aumentar o tamanho deles. Se você quiser fazer isso, abra a foto e, então, acesse o filter e escolha Liquify. Na caixa de dialogo escolha a quinta ferramenta (Bloat). Torne o tamanho do pincel maior que a boca e NÃO PINTE, simplesmente clique uma vez na extremidade esquerda, uma vez bem no centro e uma vez na extremidade direita. (aqui eu aumentei só um pouco).

Agora abra o painel Layers e mude o modo de mesclagem da camada normal para Soft Light. Isso mescla o efeito Plastic com a foto da camada Background, o que fornece um brilho mais intenso aos lábios, torna a cor mais rica e dá mais detalhes.Agora se quer dar a ele um brilho maior, tente escolher o modo Overlay em vez do Soft Ligth.
Qualquer que seja o escolhido, se o efeito parecer intenso demais, você pode diminuir a intensidade reduzindo a opacidade da camada dos lábios, no meu caso eu reduzi pra 80%.
 :shock:Calma que já está terminando e a foto vai ficar uma belezura...

Se quiser acrescentar mais brilho (um estilo Gloss), primeiro abra o painel Layer, pressione e segure a tecla Ctrl e, então clique na miniatura da camada dos lábios para carregálo como uma seleção. Acesse o menu Select e escolha Color Ranger. Quando estiver aberto, escolha Highlights no menu Pop-up Select e em seguida clique em OK.



Isso carrega a seleção apenas nas áreas de realce.
Pressione Ctrl+J para colocá-lo em uma camada separada. Agora, para produzir o efeito do "Gloss", mude o modo de mesclagem dessa camada para color Dodge. Agora os lábios tem um brilho bem intenso, mas, se parecer brilho demais, é fácil diminuir um pouco.Clique no ícone Add Layer Mask e então abra a ferramenta Brush (B), certifique-se de que a cor do pincel entá em preto e implesmente pinte as áreas em torno dele pra completar o efeito!
EIS QUE A FOTO FICARÁ ASSIM!!!!



Mas ainda ta faltando alguma coisa,né?!
Que tal uma sombra e um Blush??

Salve sua foto e abra ela novamente no modo Jpeg.
Agora é super fácil, você simplesmente vai Criar uma camada acima da foto e sobre ela vai pintar.
Escolha a ferramenta Brush (B) com um pincel suave, escolha uma cor em tom metalizado (na caixa de cores escolha color Libraries e então no menu pop-up Book escolha Pantone Matallic coated). Então pinte a área abaixo da sobrancelha. Calma não ficará forte assim não...rs
No painel Leyers no menu pop-up mude o modo de mesclagem de normal para color. E então diminua a opacidade dessa camada.



No caso dessa foto eu tambem usei um delineador, o modo é o mesmo, crie uma outra camada e passe o pincel pequeno e macio na cor marrom escuro ou preto em volta dos olhos, mude a opacidade até achar que está natural.
Eu tambem coloque um Blush na cor rosa, o pincel tem que ficar no tamanho da bochecha e clique apenas uma vez sobre ela, diminua a opacidade e prronto!!!!



 :eek: :eek: Caramba que diferença...agora vou colocar um antes e depois pra vcs teram uma noção de como a foto mudou...



Táaaa...sei que isso da um trabalhos, mas as vezes valhe a pena para retocar um retrato!
Espero que gostem =))))










« Última modificação: 23 de Novembro de 2010, 23:48:45 por pedro_raythz »
 


Naty Knu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2010, 22:19:44
=/
Ninguem achou legal???
Bem apesar disso gostei do forum e vou continuar por aqui aprendendo...rs
 


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2010, 22:48:00
bacana...obrigado por postar um tutorial tao detalhado, nao vejo a hora de praticá-lo.
[]s<br />Joelson


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2010, 00:30:00
eu achei que a pele dela ficou MUITO estranha.
as luzes fizeram com que parecesse que ela tem diversas ondulacoes na face..

Achei bem estranho


Naty Knu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2010, 01:58:52
eu achei que a pele dela ficou MUITO estranha.
as luzes fizeram com que parecesse que ela tem diversas ondulacoes na face..

Achei bem estranho

Humm pode ser,a iluminaçao do local acho que nao ajudava e a foto eu peguei dela que foi feita com uma maquina portatil nao foi eu quem tirou...hehhe mas obrigado criticas soa sempre construtivas =)
 


Naty Knu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2010, 01:59:24
Obr! Se fizer quero ver =p
 


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2010, 02:43:02
Na verdade o que mais me incomodou foi a bochecha esquerda da mulher. Parece que ela ta com o siso inflamado.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


fael_m

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2010, 09:58:13
A pele ficou manchada...o healing é muito bom para tramento de pele, mas vc não pode pegar amostra de um só lugar e aplicar no rosto inteiro...o ideal é pegar amostras de áreas perto de onde vc quer corrigir, devido a luminosidade e tal.

Mas valeu a iniciativa, belo tuto.

Abs.


TAM3630

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2010, 04:29:26
No CS5 dá pra usar o Healing com o content-aware, em conjunto com o proximity-match.
Sempre que uasr um blur ou smooth tem que readicionar ruído à área afetada se não fica estranho.


Jeancaldas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
  • A vida por um novo olhar, registrando em um click
    • Publicação de Fotos
Resposta #9 Online: 03 de Março de 2011, 22:25:49
Rapaz...
você realmente é bom heim...
salvou brilhantemente a foto...
esse seu retoque foi mágico

valeu dica, super util essa
PhotoHobby
OLYMPUS T-100/6.3-18.9mm
Fujifilm S2800HD/5-90mm



Valdeir de Sousa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.650
  • Sexo: Masculino
  • Vivendo para fotografia
Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2011, 12:28:14
Olha acho  que a pele dela apareceu muitos sinais de tratamento no PS existe um meio mais prático e eficiente esse caminha utilizado é muito longo. dá pra ver onde aplicou o tratamento. de qualquer forma vá praticando
Nikon D600 / 50mm 1.4G / SB 910 /
Nikon D600 / Lente 85mm 1.8G / Flash SB 700
Nikon D7000 / Flash SB 700 / Lente 35mm 1.8G / Lente Tamron 17-50mm 
Nikon D7000 /  Lente 70-300 Vr ED/ Flash SB 800
Nikon D80  / lente 18-105mm VR


Abraão.Junior

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2011, 12:14:47
Realmente ficou um pouco estranho.. me parece que as variações de tons da pele deram uma impressão de "manchas" na pele pós editada... talvez atenuando o contraste e brilho na pele antes da edição possa ajudar!

De qq modo é um tutorial muito bem feito e muito detalhado.

Obrigado por postar!

Vou tentar tb! 
Abraão Soares Jr
www.soaresjr.com
Canon 5Dii l Canon 7D l Canon 400D
Canon 70-200mm 2.8 L l Canon 24-70mm 2.8 L l Canon 50mm 1.8
Canon 580 EXII / Canon 430 EXII


eiras

  • Trade Count: (100)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2011, 21:22:45
Achei um pouco artificial...


joaovalente

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
    • joaovalente.com.pt
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2011, 16:18:10
E a mancha no lado esquerdo ?!


Bernardo Vaghi

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Bernardo Vaghi Fotógrafo
Resposta #14 Online: 19 de Setembro de 2011, 12:44:08
Obrigado por compartilhar! :clap:
"Explore seus sonhos"

www.bernardovaghi.com.br