Autor Tópico: Luzes na noite escura  (Lida 6279 vezes)

dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #15 Online: 25 de Novembro de 2010, 16:10:28
Spider, os ajustes mais comuns são mesmo os das verticais. Muitas vezes com a câmera na mão, não no tripé, nos traímos e fotografamos "torto" ou olhando pra cima ou pra baixo. O alinhamento de linhas horizontais é menos comum pra mim, se dá quando gostaria de ter uma tomada "de frente" ou seja com a construção exatamente no mesmo plano do sensor, e por algum motivo não pude fazer, como naquele seu caso das criancinhas xing lavando as mãos.

Eu uso todas as réguas, grids e linhas guias possíveis. Elas são a referência mais exata para esses casos. Verticais quando o alinhamento é vertical, horizontais quando o alinhamento é horizontal e ambas quando a tortice é completa. rs

Alguns exemplos bacaninhas:

Ajuste severo (não fiz a foto pensando em corrigir e perdi coisas importantes no crop devido ao ajuste):


Centro de São Paulo por Plínio Dondon, no Flickr

Ajuste leve:

olhei pra baixo, pensando em corrigir depois e não perdi nada importante:



MuBE por Plínio Dondon, no Flickr

Na paisagem:




São Paulo por Plínio Dondon, no Flickr

Acho que é isso!

Coloque as vovós analógicas em operação, nem que seja por puro saudosismo!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #16 Online: 25 de Novembro de 2010, 16:18:47
Nessa daqui acabei tendo situação semelhante a essa da sua foto, rotacionei e olhei de baixo pra cima. Sabia que ia corrigir mas acabei tendo que cropar mais do que gostaria:




MASP por Plínio Dondon, no Flickr

Mas pelo menos o MASP ficou de pé.  :D

Abraço.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #17 Online: 25 de Novembro de 2010, 16:22:54
Tentando um tratamento menos agressivo. Tenho uma leve queda pelo primeiro. Sera que possuo uma agressividade latente?  >:(


Gosto mais dessa PB com as altas luzes preservadas. Mais gostoso de olhar.  :D


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #18 Online: 25 de Novembro de 2010, 16:32:58
Minha nossa. Quanta trabalheira. Puxa de la, empurra de ca, distorce, verticaliza, horizontaliza, gira, redimensiona. Quando ajusto um lado acabo com o outro.  :aua: Fico maluco com isso! Engracado como, as vezes, ajustando pelas grades, tudo parece correto, mas pelo olho parece torto e vice-versa. Melhor nao confiar no olho humano. Ainda mais quando se esta totalmente embriagado (estava assim quando tratei essa foto ontem de madrugada). Bem, tentei alguma coisa pra treinar mas acabei detonando a foto. Alem disso nao ficou legal, continua torta. Vejo que como voce tem bastante pratica voce perde muito pouco da foto. Veja a sua primeira foto. Sinceremente, o predio tava praticamente no chao e veja o que voce perdeu: Uma canela? meio poste?

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #19 Online: 25 de Novembro de 2010, 16:51:55
Embriaguez e Photoshop não combinam. :no:

Já ficou bem melhor, Spider. Sobrou alguma torticezinha mas quase imperceptível. :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #20 Online: 25 de Novembro de 2010, 17:06:49
Embriaguez e Photoshop não combinam. :no:

Já ficou bem melhor, Spider. Sobrou alguma torticezinha mas quase imperceptível. :ok:

Valeu pela força e ensinamentos! Vou tentar ser mais perfeccionista das proximas vezes. Abs.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #21 Online: 25 de Novembro de 2010, 19:55:20
Obrigado, marcelo.

Errado, caro Watson. Usei ISO 800, f 3.5 e Tv 1/30. (..)quis evitar o ruido mas acabei adicionando um pouquinho na pos, com o intuito de acrescentar essa textura "calça jeans" a foto :) . (...) No mais, nao houve rastros pois 1/30 nessa distancia para seres humanos que nao sao tao rapidos eh o suficiente para evitar os rastros. Os carros tambem tiveram pouco rastro pois eles estao se movimentando de frente. Mas perceba que estao um pouco tremidos sim. Principalmente aqueles que nao se encontram em um angulo totalmente frontal.

Primeiro quero destacar a magnífica discurssão sobre geometria! são posts assim que diferenciam os fóruns dos "fóruns".

Em segundo lugar quero também ressaltar a minha falta de saúde mental em dizer que vc usou ISO 3200, mesmo assim arriscaria um 1600 tranquilo devido ao ruído aplicado. Esses carros estavam parados? 1/30 com um carro a 50 km/h deixaria rastros fortes dos faróis dianteiros. Entendi a opção pelo ISO800 mas ainda não entendo a ausência de rastros destacados. Quando disse 1/250 tb foi demais, vc ta fotografando paisagem ou pássaros? dessa diarréia mental eu me responsabilizo, mas ainda fiquei curioso pelo fato de não haver rastros :)



spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #22 Online: 25 de Novembro de 2010, 20:09:35
Jacson, parados nao estavam. Provavelmente estavam devagar. Minha memoria nao me permite lembrar. Mas nao creio que nessa velocidade, nessa distancia e nesse angulo os rastros sao tao fortes nao tao fortes nao. Vai pra rua testar esse final de semana! :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #23 Online: 25 de Novembro de 2010, 20:13:46
Jacson, parados nao estavam. Provavelmente estavam devagar. Minha memoria nao me permite lembrar. Mas nao creio que nessa velocidade, nessa distancia e nesse angulo os rastros sao tao fortes nao tao fortes nao. Vai pra rua testar esse final de semana! :)


Sir, yes sir!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #24 Online: 25 de Novembro de 2010, 20:15:24

Sir, yes sir!
Aproveita e chama o recruta bruno paulino :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #25 Online: 25 de Novembro de 2010, 21:04:14
Aproveita e chama o recruta bruno paulino :)

Sir, no, sir!

sâr, eu não tenho jatinho, sâr!

Pois eh, as coias começam a complicar quando falamos de equipos diferentes, vou tirar uma foto com o mesmo exif que vc tirou essa sua e vou postar pra vc ver como que 1/30 - ISO800 - f3,5 na minha causa sim rastro! :p :p e :p! (cada vez acho mais homo ficar escrevendo :p)


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #26 Online: 25 de Novembro de 2010, 21:09:52
Sir, no, sir!

sâr, eu não tenho jatinho, sâr!

Pois eh, as coias começam a complicar quando falamos de equipos diferentes, vou tirar uma foto com o mesmo exif que vc tirou essa sua e vou postar pra vc ver como que 1/30 - ISO800 - f3,5 na minha causa sim rastro! :p :p e :p! (cada vez acho mais homo ficar escrevendo :p)
Nao conhecia essa sua opcao sexual. Tranquilo, respeito muito.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2010, 21:15:16 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #27 Online: 25 de Novembro de 2010, 21:39:18
Nao conhecia essa sua opcao sexual. Tranquilo, respeito muito.

A preguiça não me permite procurar as melhores, mas em 2.124 msgs pelo menos 1000 delas vc escreveu isso e vc ainda tem a caraça de me zuar! 



Seu fã de restart! ó, kbô a discurssão senão vira bagunça.  :hysterical:

No sábado posto a foto.



spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #28 Online: 25 de Novembro de 2010, 21:40:53
Essa feio ai eh voce?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Jacson Goulart

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.419
  • Sexo: Masculino
  • Carpe diem!
Resposta #29 Online: 25 de Novembro de 2010, 21:44:00
Essa feio ai eh voce?

Vc não perguntou isso.