Autor Tópico: Macrofotografia  (Lida 3491 vezes)

Gandalf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 03 de Janeiro de 2005, 19:52:10
Eu sei que a grande maioria dos entendedores do assunto já não agüenta mais este tipo de pergunta, entretanto, infelizmente chega um ponto em que todo “novato” como eu, mesmo lendo o máximo que consegue sobre o assunto, esbarra naquela célebre dúvida: esta câmera ou aquela?

É por isso que venho aqui pedir a valiosa ajuda de vocês.

Procuro uma câmera para macrofotografia, principalmente de lesões dermatológicas. Portanto ela precisa ter pouca distorção e uma boa resolução com o máximo de aproximação possível para poder retratar com fidelidade pequenas lesões, sem perder os detalhes que é o que faz a diferença na hora do diagnóstico diferencial.

Andei lendo sobre a boa reputação da série coolpix da Nicon em se tratanto de macrofotografia, e fiquei impressionado com a lendária coolpix 4500, mas infelizmente não encontrei na B&H nem em outro lugar.

Nessa faixa de resolução, esbarrei entre 2 câmeras, coolpix 5400 e 5700. Ambas de 5 MP mas ao mesmo tempo bem diferentes:

A 5700 tem uma ótima relação entre o tamanho do CCD (2/3”) e a resolução, enquanto que a 5400 apresenta a mesma relação da Canon G5 (CCD de 1/,18”).

Outra grande diferença é o conjunto óptico, onde a performance em macrofotografia segundo o dpreview da coolpix 5700 foi boa, em se tratando de uma câmera com zoom 8X. Já a 5400 apresentou um pouco menos de distorção, acredito que por se tratar de uma câmera com um poder menor de zoom (4x).

Gostaria da opinião dos especialistas sobre qual seria a melhor opção. Caso alguém tenha alguma sugestão de outra marca que se encaixe no perfil mencionado acima, também será mto bem vinda.