Autor Tópico: Momento certo - Verdade ou Lenda?  (Lida 5022 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 01 de Dezembro de 2010, 12:49:30
- Não foi falta de talento, foi falta de um pedaço de páu p/ acertar a cabecinha do coleguinha...


- Putzzzz Vontade de matar o infeliz (((((((((((( risos ))))))))))))))) Se ele não tivesse se enfiado na frente eu teria a sequência completa...

- MAs ele veio de São Paulo p/fazer a cobertura do evento e não tem esta foto como eu (((risos))) Aguardarei mais comentários e p/fim comento o meu "achismo" respeito...  Abraços
Voce disse tudo. Se ele tava na sua frente e nao conseguiu captar, quer dizer que o talento eh essencial. Um animal desse pode largar o dedo no obturador com uma maquina capaz de tirar 100 fps e ainda vai deixar escapar o momento.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


vilson kojo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.042
  • Sexo: Masculino
  • Aprendiz
    • http://vskojo.blogspot.com/
Resposta #16 Online: 01 de Dezembro de 2010, 14:39:19
Momento Certo = Competencia (Apertar o Botao) + Oportunidade (Estar no Local) + Equipamento (Que funcione) ... :assobi:
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2010, 14:40:10 por vilson kojo »
Nikon D800 | Fujifilm S3Pro | Nikon FM3A | Tamron AF 19-35mm 3.5-4.5 | Nikkor AF 50mm 1.4 D | Nikkor AF-S 50mm 1.4 G | Nikkor AF-S 85mm 1.8 G | Nikkor AF 28-200mm 3.5-5.6 D | Nikkor AF-S VR 70-200mm 2.8 G | Speedlight SB-80DX
http://vskojo.blogspot.com/


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 01 de Dezembro de 2010, 19:11:57
- SIM !!!! O Momento DECISIVO...

- Creio q uma foto perfeita tem ( tecnica+equipamento+tratamento ) Frase que um grande fotografo um dia me disse...

- MAs gostaria da opinião de todos (se possível? )

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=50007.0


- Oq vc´s acham??? a foto 9 ... Sorte ? Talento? Equipo ? Visão?

- Acho q oq é indiscútível é o momento, era realmente decisivo... Grato pelas respostas...
e so estar na hora do acontecimento pronto para pegar o que acontecer,
a 9 nao tem sorte, nem talento, nem equip, nem visao,
teve um sr fotografo pronto no momento!!!.
Cansei de "pegar""momentos ", na s do sena,
e eu nao sou nenhum premio nobel de fotografia,
somente um fotografo profissional, atento ao que acontece.
abs.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #18 Online: 01 de Dezembro de 2010, 19:22:37
Acho que temos que ter o oportunismo, mas ter paciência para aguardar o "momento certo" e clicar é importante. Hoje tirei umas fotos na escola onde trabalho, as vezes clicava por clicar e algumas eu esperava aquele décimo a mais pra fazer-se então o momento certo. Nem todas acertei, mas algumas sim...   


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #19 Online: 02 de Dezembro de 2010, 07:38:21
Acho que existe sim o "momento decisivo", mas não é sempre que ele acontece - aliás, é bem raro até. Cabe ao talento do fotógrafo e à sua paciência esperá-lo para diferenciar sua foto ou não.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2010, 07:38:42 por rahmati »
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #20 Online: 02 de Dezembro de 2010, 10:46:44
e so estar na hora do acontecimento pronto para pegar o que acontecer,
a 9 nao tem sorte, nem talento, nem equip, nem visao,
teve um sr fotografo pronto no momento!!!.
Cansei de "pegar""momentos ", na s do sena,
e eu nao sou nenhum premio nobel de fotografia,
somente um fotografo profissional, atento ao que acontece.
abs.


- Lógico amigo... Entendo o comentário mas tbm é muito perceptível q o amigo jamais viu uma prova de ARRANCADA, em quase 3 anos que existe o velopark houveram 4 batidas em muro... Convenhamos que é muito pouco... Eu tbm fotografo Corridas e é óbvio que existem pontos CRUCIAIS em um autodromo (mas tem de se ter percepsão para ve-los,tecnica e visão p/ prever possiveis acontecimento e habilidade p/ capturar os momentos e "sorte" p/que eles aconteçam )... Uma pista de arrancada não há ponto "perigoso" é uma reta de 402m ... Existiam 10fotografos neste momento, sendo 5 profissionais, curióso que só eu tenho o MOMENTO DECISIVO... Ninguém fica preparado p/um acontecimento que tem possibilidades mínimas de acontecer... Será que foi apenas uma acaso ????
- Não sou um Nobel da fotografia... Mas acho que tu estas dismerecendo o meu trabalho...

Abração!

- Eu sinceramente repeito quais quer tipo de comentario... E da mesma forma gostaria de ver mais respostas, dos amadores e dos profissionais (colegas em geral)...
- O MOMENTO DECISIVO é sempre um grande assunto p/ se tratar, e se for possível continuar o tópico postando exemplos... Pois os MOMENTOS DECISIVOS existem em todos os tipos de fotografia...

Grande abraço a todos !!!!


Paolo Reis.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #21 Online: 02 de Dezembro de 2010, 12:31:44
Para mim não é sorte, não é talento, não é um olhar diferenciado (clichê isso), nem nada disso.

Trata-se de antecipação (prever a cena e fazer o clique no momento certo) e conhecimento profundo do tema/assunto e contexto no qual ele está inserido. A fotografia pode ser ótima, mas se ela não é relevante para seu contexto perde "força".

Paolo, desculpe, a foto 9 da sua série é um instântaneo bacana, resultado do olhar atento, mas ela perde em plasticidade e composição.

Segundo Bresson: "O fotógrafo trabalha em uníssono com o movimento, como se este fosse o desdobramento natural da forma como a vida se revela. No entanto, dentro do movimento existe um instante no qual todos os elementos que se movem ficam em equilíbrio. A fotografia deve intervir neste instante, tornando o equilíbrio imóvel."

Acho que esse equilíbrio é a carência de praticamente todo "instantâneo fotográfico". Coisa que Bresson fazia como ninguém nunca mais fez.

Abraço.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:16:40

- Lógico amigo... Entendo o comentário mas tbm é muito perceptível q o amigo jamais viu uma prova de ARRANCADA, em quase 3 anos que existe o velopark houveram 4 batidas em muro... Convenhamos que é muito pouco... Eu tbm fotografo Corridas e é óbvio que existem pontos CRUCIAIS em um autodromo (mas tem de se ter percepsão para ve-los,tecnica e visão p/ prever possiveis acontecimento e habilidade p/ capturar os momentos e "sorte" p/que eles aconteçam )... Uma pista de arrancada não há ponto "perigoso" é uma reta de 402m ... Existiam 10fotografos neste momento, sendo 5 profissionais, curióso que só eu tenho o MOMENTO DECISIVO... Ninguém fica preparado p/um acontecimento que tem possibilidades mínimas de acontecer... Será que foi apenas uma acaso ????
- Não sou um Nobel da fotografia... Mas acho que tu estas dismerecendo o meu trabalho...

Abração!

- Eu sinceramente repeito quais quer tipo de comentario... E da mesma forma gostaria de ver mais respostas, dos amadores e dos profissionais (colegas em geral)...
- O MOMENTO DECISIVO é sempre um grande assunto p/ se tratar, e se for possível continuar o tópico postando exemplos... Pois os MOMENTOS DECISIVOS existem em todos os tipos de fotografia...

Grande abraço a todos !!!!


Paolo Reis.
Fica tranquilo Paolo, O que voce acha esta totalmente ERRADO!!!!
Ninguem e ninguem para desmerecer nada de ninguem.
Alias teu trabalho e muito bom.
Eu ja peguei coisas inacreditaveis,unicas nos autodromos, e perdi coisas incriveis, tambem.
Se o acidente acontece perto de voce e voce esta "caçando", ali BINGO!!!.
Senao, perdeu, paciencia,quem nao presta atençao e nao esta preparado DANÇA!!!
obvio e, que cada atividade tem seu "timing",
certa vez um colega de uma revista de automobilismo francesa "Sport Auto",
foi fazer como avaliaçao um trabalho de nature na Africa,
o coitado nao pegou como deveria nem um "pintinho",
so voltou com dicas para uma proxima,
quem diria um ferafera, de sports endurance, apanhou feiooo das jirafas e os tigres!!!.
La vamos nos cara,
Grande abraço.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #23 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:23:48
Trata-se de antecipação (prever a cena e fazer o clique no momento certo)

Isso nao se chamaria talento?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #24 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:31:06
Para mim não é sorte, não é talento, não é um olhar diferenciado (clichê isso), nem nada disso.

Trata-se de antecipação (prever a cena e fazer o clique no momento certo) e conhecimento profundo do tema/assunto e contexto no qual ele está inserido. A fotografia pode ser ótima, mas se ela não é relevante para seu contexto perde "força".

Paolo, desculpe, a foto 9 da sua série é um instântaneo bacana, resultado do olhar atento, mas ela perde em plasticidade e composição.

Segundo Bresson: "O fotógrafo trabalha em uníssono com o movimento, como se este fosse o desdobramento natural da forma como a vida se revela. No entanto, dentro do movimento existe um instante no qual todos os elementos que se movem ficam em equilíbrio. A fotografia deve intervir neste instante, tornando o equilíbrio imóvel."

Acho que esse equilíbrio é a carência de praticamente todo "instantâneo fotográfico". Coisa que Bresson fazia como ninguém nunca mais fez.

Abraço.



A foto 9 e puro jornalismo,
a hora certa no instante certo, e olho certo no clic,
agora pedir plasticidade e composiçao, isso ai nem sempre e viavel,
afinal de contas e so um banana que se espatifou no muro.
"se tal vez estivesse do outro lado da pista"
"se tal vez estivesse no meio da pista"
"se tal vez.......",
Uma vez numas 1000 milhas,de noite na descida do S do Senna,
um BMW, bateu bem na minha frente no guard rail,
eu consegui pegar a cara de espanto do piloto,
eu estava do outro lado dos pneus,
tinha parado ali para usar o "banheiro" ja que ia para o fundo da reta de atras, senao fosse o "xixi"!!!, nao tinha foto
olha so meu momento decissivo!!!!! :hysterical: :hysterical:
Cada caso e um caso.abs.  
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2010, 13:35:16 por agalons »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #25 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:32:16
Isso nao se chamaria talento?
pode ser timing tambem, voce esta tao involucrado que parece que pode adivinhar o que vem, as vezes acontece.
abs.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #26 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:47:03
pode ser timing tambem, voce esta tao involucrado que parece que pode adivinhar o que vem, as vezes acontece.
abs.
Gente, timing tambem nao eh talento? Acho que tudo isso nao passa de um probleminha semântico.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #27 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:51:00
Isso nao se chamaria talento?

Não, isso é conhecimento, repertório, atenção, oportunismo, esperteza, e outros afins.

Acho que não acredito em "talento nato" na fotografia.

Citar
agora pedir plasticidade e composiçao, isso ai nem sempre e viavel,


Sem dúvida, composição e plasticidade nem sempre são possíveis ou viáveis, principalmente em jornalismo. Mas é, sem dúvida, o que separa as ótimas fotos jornalísticas de todas as outras.

Abraço.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2010, 13:53:45 por dondon »


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #28 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:56:01
Sem dúvida, composição e plasticidade nem sempre são possíveis ou viáveis, principalmente em jornalismo. Mas é, sem dúvida, o que separa as ótimas fotos jornalísticas de todas as outras.

Perfeito. Afinal, o sr. Salgado é um fotojornalista, ok?
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #29 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:58:58
Talento
capacidade de aprender sempre.

Talento e uma aptidao natural ou adquirida ou uma pessoa inteligente capacitada ate mesmo inato para faser algo especial

Indivíduo engenhoso, de habilidade ou capacidade incomuns: é um talento de primeira ordem.

Fonte: dicionario virtual
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2010, 13:59:33 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya