Autor Tópico: FILME "BATIDO" SAIU VIRGEM  (Lida 6275 vezes)

Thamyris Salgueiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Online: 27 de Novembro de 2010, 20:07:39
Tive um problema hoje com o último filme que fotografei com minha lomo. O filme estava praticamente sem nenhuma informação, tinha apenas dois fotogramas com leve (muito leve mesmo) diferença de tonalidade para o resto da tira.

Vamos ver se alguém pode me ajudar:


- Tenho certeza que o filme girou na camera, porque eu mesma abri a camera e coloquei o filme de volta na bobina.

- Tenho certeza que o diafragma estava abrindo, porque fiz alguns auto-retratos nesse filme e pude ver.

- Não tenho muita experiência com lomo, é uma nova paixão, mas já tirei muitos filmes com ela desde que comprei e nunca tinha acontecido isso.

- O laboratório não é da minha confiança, fiquei ansiosa para ver logo as fotos e levei no único que conhecia que estava aberto hoje a tarde e que revelava em 1 hora. Mas também não acho que eles cometeriam um erro tão grande assim.

Bom, se alguém já passou por isso e puder me ajudar. To adorando fotografar com lomo e não queria perder a confiança na camera.


Thamyris Salgueiro
www.thamyrissalgueiro.com
2salgueiros.wordpress.com
Thamyris Salgueiro

www.thamyrissalgueiro.com
2salgueiros.wordpress.com


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2010, 21:18:58
Bom,há duas possibilidades principais :
1º - Que apesar do cuidado que v/c teve ao colocar o filme ele tenha se soltado, não tenho esta câmera mas já manipulei uma e acredito que e possivel que isto tenha ocorrido.
2º - Outra possibibidade e que em algum momento a tampa traseira tenha aberto e de alguma forma e tenha permanecido assim e o filme foi velado.
O problema certamente não é do filme alguma coisa ocorreu na manipulação da câmera, mas não desanime pois todo mundo já passou por isso.
Faça um teste de entrada de luz, num quarto escuro abra a tampa tradeira da câmera e encoste no olho na posição em que o filme estaria, aponte então para uma fonte de luz (um lanterna por exemplo) se v/c perceber alguma luz, siguinifica que sua câmera esta com vazamento de luz. Mas eu acho que deve ter ocorrido a primeira hipotese.
Boa sorte , Marcelo Domarco
MD-Zenit


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2010, 22:14:16
Secundando o md-zenit: SE o filme tiver avançado, a separação entre os fotogramas SEMPRE será nítida; se não houver QUALQUER indicio de separação de fotogramas e nem a mais leve sombra de imagem então não houve mesmo avanço de filme.

lomo? no meu tempo essas camerazinhas descartáveis eram consideradas brinquedinhos. Mas lembra-me que, à época - por volta de 80~81 - pelo menos UMA fotógrafa famosa usou uma câmara descartável, nem lembro mais qual. Mas - sinceramente - as daquela época não eram tão porcaria quanto as atuais, tentavam ser mais sérias.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2010, 12:48:17
Qual Lomo é?

Além da possibilidade do filme não ter corrido na câmera (difícil pois você perceberia na hora de rebobinar), o seu obturador por estar "travado" e não expondo o fotograma como deveria.

Abraço.


Thamyris Salgueiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2010, 18:06:41
Obrigada Marcelo, Irado e Dondon!

Também pensei nisso do filme não ter rodado porque seria o mais obvio para o defeito que apareceu, mas não foi o que aconteceu nesse caso. Eu rebobinei e vi que o filme tinha corrido para a bobina vazia corretamente, e também tava bem preso com durex nessa bobina vazia.
Estou super intrigada com o que pode ter acontecido.

É uma Holga TLR Dondon, é para filme 120, mas eu uso sempre com filme 35mm e adaptador da própria camera para esse filme.  Como o obturador fica travado? Ainda não conheço tão bem a camera, pode ser isso. Mas como resolveria?

muito obrigada a todos de novo!



Thamyris Salgueiro
www.thamyrissalgueiro.com
2salgueiros.wordpress.com
Thamyris Salgueiro

www.thamyrissalgueiro.com
2salgueiros.wordpress.com


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2010, 18:22:19
obturador travado é quando vc o aciona e êle não dá a minima para sua intenção - faz barulhinho (plect) tudo certinho, mas.. nada.

vc pode observar isso com a câmara aberta, olhando pelo fundo dela em direção ao dia (por ex), não precisa ser luz muito forte - evite o sol, lampadas e etc, preserve seus olhos. Digamos que vc aponte a camara para uma parede ensolarada, será o suficiente. Pressione o disparador, se vc vir o lampejo na lente então.. não é êle. Já se não vir.. ;)
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2010, 18:55:33
Isso aí, Thamyris, faça o testo sugerido pelo Irado para descartar o problema no obturador.

Se não for isso, sinceramente, não sei qual poderia ser o problema. Sei que na Holga para usar o filme 35mm você precisa de um adaptador, e ele é meio precário, o mais frequente é as pessoas perderem o filme por velerem ele (expor a luz) na hora de tirar da máquina, mas não é esse o seu caso já que seu filme saiu sem exposição a luz.

Verifique o obturador. ;)

Abraço.


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2010, 18:56:36
- Tenho certeza que o filme girou na camera, porque eu mesma abri a camera e coloquei o filme de volta na bobina.
Da forma que você colocou ficou como se você tivesse rebobinado o filme com a câmera aberta :shock:. Pelamordedeus diga que não fez isso...


Thamyris Salgueiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2010, 18:59:08
Poxa, isso não pode ser também :(
fiz o teste de disparar tanto com velocidade normal como em B, e tá disparando certinho.

Thamyris Salgueiro

www.thamyrissalgueiro.com
2salgueiros.wordpress.com


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2010, 19:03:33
Barboza, provavelmente ele fez isso sim! rs

O adaptador da Holga pra 35mm não rebobina, deve-se tirar o filme e fazer manualmente, em ambiente 100% escuro, é claro! Mas ela deve saber disso, já que disse ter feitos outros vários filmes 35mm com a mesma câmera.

Abraço.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2010, 19:07:31
Poxa, isso não pode ser também :(
fiz o teste de disparar tanto com velocidade normal como em B, e tá disparando certinho.

Hmmmm Estranho, bem estranho! Se o obturador está disparando e o diafragma está aberto, não tem pq não haver nada registrado no filme.

Sob quais condições de luz vc expos o filme? Usou ou não flash? Qual era o ISO?

Digamos que em ASA 100, diafragma mais fechado (solzinho da Holga) em ambientes muito escuros ou à noite existe a possibilidade de nada (ou quase nada) ser registrado. Mas imagino que você não faria isso...


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2010, 19:24:58
bem.. teríamos que fazer um teste com outro filme e OUTRO laboratório; êsse tipo de coisa acontecia no seculo XX, quando (eventualmente) processavamos o C-41 em casa: se trocassemos os quimicos e usassemos o "bleach" ANTES do revelador, a imagem.. já era. Observe as margens do filme: a numeração, indicação de ISO/ASA, marca e tipo estão lá?
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Thamyris Salgueiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2010, 11:43:52
olá Dondon e Irado!

Acho dificil ter sido por pouca luz, aparecia pelo menos algumas manchas se fosse isso, mas tá sem nada mesmo :(
Usei iso 400 e na maioria das fotos fotografei ao ar livre

Se não tiver os números é pq foi erro do laboratório?? noossa, nao acredito! que raiva.
Não aparece nenhum número Irado, só mesmo 2 fotogramas que estão com tonalidade levemente diferente do resto da tira.
poxa, não acredito que cometeram um erro desses

Muito obrigada pelas dicas, tirei outro filme como teste e mandei revelar onde estou acostumada, pego hoje no final da tarde e posto o resultado aqui
Thamyris Salgueiro

www.thamyrissalgueiro.com
2salgueiros.wordpress.com


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 01 de Dezembro de 2010, 12:06:54
Hehehe.. Eu conheço as Lomo de looooooonga data, já usei de brincadeira as Smenas, Vilias, Siluets.... Essas câmeras são tudo menos confiáveis.

Ou o filme não foi tracionado, mas já que você o rebobinou todo ( você sentiu a resistência, etc.. ?) vamos descartar.

O mais provável é que o obturador esteja ruim. É muito comum nessas câmeras. Faça um teste sem filme, com a câmera aberta e veja se o obturadoes está funcionando mesmo. Não é só ouvir o barulho. Tem que inspecionar visualmente.

Acho muito difícil o laboratório ter errado. Repita com outro filme.


Thamyris Salgueiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2010, 12:21:01
Também acho, era minha última opção achar que foi falha do laboratório, pq seria uma falha muito grande, mas já fiz todas as sugestões de testes que estão me dando e não é nada disso :(

o obturador está ok, está abrindo quando fotografo, o filme tiha rodado perfeitamente para a bobina vazia e eu mesma rebobinei ele de volta para a bobina normal depois que a camera travou avisando que o filme tinha acabado. Tudo isso no mesmo quarto escuro (meu estúdio) que fiz com os outros filmes que tirei com essa mesma lomo.

Não consigo chegar a uma conclusão, acho q só mesmo na hora que pegar o novo filme que fiz em outro lab. pra ver se está ok, ou se saiu "virgem" tb.
Thamyris Salgueiro

www.thamyrissalgueiro.com
2salgueiros.wordpress.com