Autor Tópico: Flash 2ª cortina para casamentos  (Lida 5202 vezes)

Joice Cardoso

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Feminino
    • Meu site
Online: 29 de Novembro de 2010, 15:36:53
Boa tarde colegas de fórum...

Tenho um casamento para cobrir neste final de semana dia 04/12, e li em um outro fórum uma dica de fotografar em 2ª cortina., eu nunca utilizei o flash desta forma. Poderiam me ajudar.: Gostaria de saber quais os beneficios terei no produto final, se não irei gastar energia de mais do flash, se derrepente nao irá demorar muito para disparar e acabar "borrando" a foto.

Tenho muitas dúvidas a esse respeito.

Alguém já utilizou o flash nesse modo para fotografia de casaamento ou eventos?

Desde já agradeço a colaboração de todos  :ok:


Joice Cardoso

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Feminino
    • Meu site
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2010, 21:19:28
poxa, ninguém????


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2010, 23:08:10
Joice, eu nunca utilizei e o que vou te dizer aqui não parte de experiência própria, até porque não sou profissional.

Mas EU acho que um casamento não é o lugar de você aplicar um técnica desconhecida e indomada por você.
Se você quer apresentar um diferencial em suas fotos, aconselho que exercite exaustivamente antes. DEPOIS da técnica dominada, você pode e, acho mesmo que, deve aplicá-la em seu produto. Mas assim de cara, não. De toda forma, boa sorte.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2010, 23:08:33 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RicardoShoji

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2010, 00:27:07
Joice,
 Primeiro, usar o flash em segunda cortina não gasta mais nem menos energia do flash que o uso em primeira cortina. O que muda é só o momento em que o flash dispara.
 O flash em primeira cortina dispara logo após o obturador abrir e o flash em segunda cortina dispara instantes antes dele fechar.
 O flash em segunda cortina é normalmente utilizado para dar uma sensação de movimento, utilizando-se velocidades baixas de obturador. Imagine a situação onde uma pessoa anda da direita para a esquerda e você usa uma velocidade de 1 segundo:
1- Sem flash a pessoa apareceria na foto como um rastro cujo comprimento depende da velocidade em que ela anda
2- Com o flash em primeira cortina, a pessoa ficaria congelada no inicio e o rastro se alongaria a frente dela
3- Com o flash em segunda cortina, a pessoa ficaria congelada no final da exposição e o rastro ficaria atras dela, dando a sensação do movimento ( como nos desenhos onde é costume representar a velocidade com rastros atras do objeto em movimento).
 Eu costumo deixar o flash em segunda cortina (embora não fotografe casamentos) por causa dessa sensação de movimento em baixas velocidades de obturador, mas quando o asssunto está estático ou quando se usa velocidades mais altas, o flash em primeira ou segunda cortina não faz diferença nenhuma. Outra situação onde o flash em primeira ou segunda cortina dão resultados idênticos é quando o flash é a unica fonte de luz para a foto.
 Conclusão: Se você quiser usar o flash em segunda cortina de forma criativa, com velocidades muito baixas do obturador, siga o conselho do Mr. Hyde, não faça isso até dominar a técnica e saber quando esse recurso fica bom e quando fica ruim.
 Por outro lado, deixar o flash em segunda cortina e sempre buscar a maior velocidade possivel do obturador não vai estragar as suas fotos, já que se a velocidade não for suficiente, a foto vai ficar ruim independente do flash estar em primeira ou segunda cortina.


Sanchesbmx

  • Trade Count: (38)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 438
  • Sexo: Masculino
  • Luz, Câmera e ação.......
    • http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx/
Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2010, 20:54:27
Joice,
 Primeiro, usar o flash em segunda cortina não gasta mais nem menos energia do flash que o uso em primeira cortina. O que muda é só o momento em que o flash dispara.
 O flash em primeira cortina dispara logo após o obturador abrir e o flash em segunda cortina dispara instantes antes dele fechar.
 O flash em segunda cortina é normalmente utilizado para dar uma sensação de movimento, utilizando-se velocidades baixas de obturador. Imagine a situação onde uma pessoa anda da direita para a esquerda e você usa uma velocidade de 1 segundo:
1- Sem flash a pessoa apareceria na foto como um rastro cujo comprimento depende da velocidade em que ela anda
2- Com o flash em primeira cortina, a pessoa ficaria congelada no inicio e o rastro se alongaria a frente dela
3- Com o flash em segunda cortina, a pessoa ficaria congelada no final da exposição e o rastro ficaria atras dela, dando a sensação do movimento ( como nos desenhos onde é costume representar a velocidade com rastros atras do objeto em movimento).
 Eu costumo deixar o flash em segunda cortina (embora não fotografe casamentos) por causa dessa sensação de movimento em baixas velocidades de obturador, mas quando o asssunto está estático ou quando se usa velocidades mais altas, o flash em primeira ou segunda cortina não faz diferença nenhuma. Outra situação onde o flash em primeira ou segunda cortina dão resultados idênticos é quando o flash é a unica fonte de luz para a foto.
 Conclusão: Se você quiser usar o flash em segunda cortina de forma criativa, com velocidades muito baixas do obturador, siga o conselho do Mr. Hyde, não faça isso até dominar a técnica e saber quando esse recurso fica bom e quando fica ruim.
 Por outro lado, deixar o flash em segunda cortina e sempre buscar a maior velocidade possivel do obturador não vai estragar as suas fotos, já que se a velocidade não for suficiente, a foto vai ficar ruim independente do flash estar em primeira ou segunda cortina.

FALO TUDO!
Sanchesbmx
http://www.flickr.com/photos/sanchesbmx
Canon  5D-MKIII /Canon 1DMK-IV /flashes 580exII-I 
Canon 24-70mmF2.8 L USM / canon 17-40MM f4 L USM
Canon.70-200mmF2.8-L-USM  /Sigma15mmf/2.8