Autor Tópico: Tamanho do Sensor x Resolução  (Lida 1857 vezes)

Ivan Reis

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
  • Sexo: Masculino
  • Procurando aprender...
Online: 28 de Dezembro de 2010, 17:33:36
Pessoal,

Acabei de comprar uma Panasonic FZ35 e vi que o sensor dela é muito menor que de uma DSLR.

Eu sabia que os sensores destas compactas eram menores do que os da DSLR, mas não pensava que a diferença fosse tão grande.

A FZ35 tem resolução máxima de 12 megapixels e sei que quantos mais pixels menores eles terão que ser para caber no sensor e portanto menor será a qualidade.

A minha dúvida é a seguinte, se ao invés de utilizar a resolução máxima da câmera, eu ajustar ela para 3 megapixels eu terei ganho final já que terei menos pixels no sensor ou o tamanho dos pixels dela é fixo não importando se estou fotografando a 12 megapixels ou 3 megapixels ?
Ivan Reis

Body    :  Nikon  D90
Lenses  :  AF-S  DX  Nikkor  18-200mm  f/3.5-5.6G  ED  VR II
               AF  Nikkor  50mm  f/1.8D


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2010, 17:59:29
A câmera sempre fotografa com o máximo de pixels e depois redimensiona.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan Reis

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
  • Sexo: Masculino
  • Procurando aprender...
Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2010, 18:17:27
Paulo,

Grato pela resposta.

Quer dizer então que se eu ajustar para 3 megapixels ela vai fotografar em 12 megapixels e depois redimensionar ?

Se for isto, neste processamento da imagem (redimensionamento) há mais alguma perda de qualidade ?
Ivan Reis

Body    :  Nikon  D90
Lenses  :  AF-S  DX  Nikkor  18-200mm  f/3.5-5.6G  ED  VR II
               AF  Nikkor  50mm  f/1.8D


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2010, 19:27:13
Toda modificação que se faz numa captura há perda de qualidade. Seja para aumentar ou diminuir a "resolução" da imagem. Mesmo depois de capturada se fosse editá-la em software haverá perdas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova