Autor Tópico: Sou Novato e preciso de ajuda!  (Lida 4066 vezes)

Ricaalm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 01 de Dezembro de 2010, 13:25:30
Olá
Sou novo por aqui e gostei muito do nível deste forum e por isto resolvi me inscrever para poder postar e acompanhar as opniões. Estou começando agora no mundo da fotografia e gostaria de algumas dicas. Quero adquidir uma destas cameras chamadas de superzoom para começar a explorar este mundo. Andei pesquizando na internet e me chamou a atenção a Canon SX20 e SX30, também a Panasonic FZ100 e a Nikon P100. Como "ainda" não conheço absolutamente nada sobre máquinas fotográficas, gostaria de obter dicas sobre o que é realmente é importante observar antes de optar por uma camera fotográfica. Também gostaria de saber de vcs se os modelos acima citados são realmente uma boa escolha, qual deles vcs me recomendam ou se existem outros que eu deveria tb considerar e porque. Fico muito grato por toda e qualquer ajuda que possa me orientar na escolha correta.
 :ponder:


Jony T.

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Continue tentando...
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2010, 16:33:16
Boa tarde Ricaalm. Há muitas opiniões diferentes a respeitos das cams que citou, mas dá uma olhada no tópico: "QUAL COMPRAR? Nikon P100, Fz35,Fz100,Sx20, Sx30?"
Uma muito boa e muito bem falada tb é a Panasonic FZ35 (estou para comprar uma em breve). Estava em dúvida entre a fz35 e a SX20 e estou optando pela FZ.
Antes de comprar, procura reviews sobre as câmeras, lê uns tópicos, tira dúvidas sobre pormenores como diferenças entre os sensores, mecanismos, enfim. São muitas coisinhas que é bom saber para começar a entender um pouquinho sobre o assunto. A menos que seja urgente, não tenha pressa em entender e pesquisar um pouco. Nesse fórum tem muita informação boa para te dar um norte tanto para entender um pouco quanto para formar uma opinião a respeito de uma câmera a escolher. Se possível, não tenha pressa.
Abraço
Nikon D7000 / 35mm 2.5 E Series / SB700

"A morte sorri para nós. O melhor que temos a fazer é sorrir de volta." Maximus


robson.r.silva

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2010, 19:54:31
Ricaalm
Voce já pensou em adquirir uma DSLR ao inves de uma compacta. Se voce quer realmente inicar neste interessante mundo da fotografia uma DSLR de entrada, como uma CANON XS ou T2i que tem preços ligeiramente acima das compactas top e com a vantagem de ter mais recursos.
Outra opção é uma DSLR usada em bom estado
Seja bem vindo ao clube e boa sorte


Ricaalm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2010, 20:08:48
Ricaalm
Voce já pensou em adquirir uma DSLR ao inves de uma compacta. Se voce quer realmente inicar neste interessante mundo da fotografia uma DSLR de entrada, como uma CANON XS ou T2i que tem preços ligeiramente acima das compactas top e com a vantagem de ter mais recursos.
Outra opção é uma DSLR usada em bom estado
Seja bem vindo ao clube e boa sorte

Como disse antes, sou totalmente leigo neste tema. Qual é a diferença entre um compacta e essa DSLR ?


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2010, 08:37:50
DSLRs são aquelas cams mais profissionais, que da para trocar a objetiva, normalmente bem maiores e mais pesadas, uma característica delas é o sensor, bem maior que das cams compactas, dai a sua melhor qualidade de imagem, principalmente em lugares pouco iluminados

Sinceramente, para alguem que não conhece absolutamente nada de câmeras e fotografia, acho que seria melhor começar por modelos mais simples e não essas que vc indicou, muito menos DSLR, acho que o povo nos foruns as vezes viaja


Ricaalm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:52:12
DSLRs são aquelas cams mais profissionais, que da para trocar a objetiva, normalmente bem maiores e mais pesadas, uma característica delas é o sensor, bem maior que das cams compactas, dai a sua melhor qualidade de imagem, principalmente em lugares pouco iluminados

Sinceramente, para alguem que não conhece absolutamente nada de câmeras e fotografia, acho que seria melhor começar por modelos mais simples e não essas que vc indicou, muito menos DSLR, acho que o povo nos foruns as vezes viaja

Olá Halvaro
Obrigado pela resposta, acho que vc tem razão, essas DSLR são é muito para mim começar. Prefiro realmente arriscar numa compacta para começar. Então volto ao ponto de partida. Estou realmente pendente a arriscar em uma das três abaixo descritas:
Panasonic FZ100
Canon SX30
Nikon P100
Você poderia me dar sua impressão pessoal sobre minha escolha ?

Obrigado
 


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2010, 14:55:59
Uma boa UZ como a Panasonic FZ35, por exemplo, vai superar suas expectativas nesse início. A câmera é versátil e ideal para quem está começando pois vc pode explorar vários tipos de fotos (macros, paisagens, closeups e etc) sem precisar gastar muito com lentes específicas para cada fim. Tem ainda as câmeras compactas avançadas como a Canon G12, a Canon S95 e a Panasonic LX5. Essas câmeras são realmente boas. Muitos fotógrafos, quando não estão a trabalho, preferem usar câmeras mais simples para fotos do dia a dia.
 
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2010, 15:16:40 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ricaalm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2010, 18:32:36
Uma boa UZ como a Panasonic FZ35, por exemplo, vai superar suas expectativas nesse início. A câmera é versátil e ideal para quem está começando pois vc pode explorar vários tipos de fotos (macros, paisagens, closeups e etc) sem precisar gastar muito com lentes específicas para cada fim. Tem ainda as câmeras compactas avançadas como a Canon G12, a Canon S95 e a Panasonic LX5. Essas câmeras são realmente boas. Muitos fotógrafos, quando não estão a trabalho, preferem usar câmeras mais simples para fotos do dia a dia.
 

Na verdade estou procurando uma camera que tenha um bom zoon sem a neccessidade de troca de lentes o que não parece ser o caso da G12, S95 e LX5 citadas. Quanto a FZ35 me parece ser uma boa camera pois é facil encontrar elogios a ela na internet mas quando comparada com o modelo FZ100 tenho a impressão que leva uma desvantagem. Vejam o link comparativo: http://snapsort.com/compare/Panasonic_Lumix_DMC-FZ100-vs-Panasonic_Lumix_DMC-FZ35
Como meu objetivo é poder tirar boas fotos de paisagens tanto de dia quanto a noite podendo explorar o recurso de zoom de uma camera estou realmente pendendo entre a SX30 ou FZ100. A P100 me parece também ser um boa camera mas me parece que não possui sapata para flash externo e não grava fotos no formato RAW. Na verdade não sei se isto deve realmente ser levado em consideração na minha escolha. Na
verdade o que estou mais considerando é uma camera que tenha um bom zoom nativo, que possua sapata para flash externo e que trabalhe com um ISO elevado. Não sei se estes são os principais critérios que eu deveria considerar mas pelo que andei lendo por ai me parece ser os critérios mais importantes.
OBrigado


Jony T.

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Continue tentando...
Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2010, 23:20:24
Ricaalm. Da P100 eu não posso dizer, mas da Sx30 e da FZ100 vc pode estar equivocado.
Em minha opinião deveria considerar as fotos em RAW sim pois são de qualidade maior. Mas se vc quer começar e aprender "de baixo" acho que deveria avaliar a FZ35 com mais atenção, mesmo que ela não tenha sapata para flash. E ao invés da SX30 ainda optaria pela SX20, que estou avaliando para aquisição própria. Pelo uso que disse fazer dela, estude uma cam que se saia melhor em ruídos um pouco mais altos.
Ou uma Compacta com sensor CCD ou uma DSLR de entrada.
Nikon D7000 / 35mm 2.5 E Series / SB700

"A morte sorri para nós. O melhor que temos a fazer é sorrir de volta." Maximus


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2010, 09:32:42
Não quero influenciar na sua decisão mas tenho alguma experiência com fotografia e equipamentos fotográficos e posso lhe alertar para alguns detalhes importantes.
Vamos por partes:
Na verdade estou procurando uma camera que tenha um bom zoon sem a neccessidade de troca de lentes o que não parece ser o caso da G12, S95 e LX5 citadas.
O bom zoom que vc se refere é uma enorme diferença entre as distâncias focais da lente. Eu já tive uma UZ e sei que é muito legal poder contar com isso. Como disse, essas UZs são boas para quem quer fotografar todo tipo de assunto sem se preocupar em enfiar a mão no bolso para gastar com lentes. No entanto, é sabido que quando maior for esse zoom, maior também serão as imperfeições, principalmente em relação à nitidez e aberrações cromáticas, além de normalmente serem lentes mais escuras. Não se engane. Não existe milagre. Por isso as lentes com distâncias focais fixas (chamadas primes lens) são consideradas melhores lentes (mais nítidas, mais claras) apesar de não serem tão versáteis. Logo, as lentes zoom que tem uma diferença de distância focal menor tendem a ser melhores. Realmente o alcance do zoom na G12 e principalmente na S95 e LX5 são menores mas em contrapartida a qualidade ótica da lente dessas máquinas são bem superiores que a maioria das UZs.
Citar
Quanto a FZ35 me parece ser uma boa camera pois é facil encontrar elogios a ela na internet mas quando comparada com o modelo FZ100 tenho a impressão que leva uma desvantagem. Vejam o link comparativo: http://snapsort.com/compare/Panasonic_Lumix_DMC-FZ100-vs-Panasonic_Lumix_DMC-FZ35
Realmente a FZ100 tem uma tecnologia mais avançada que a FZ35 e algumas novidades interessantes mas você deve avaliar se realmente essas funcionalidades novas são importantes para você. Por exemplo, vc está afim de comprar um flash da Panasonic para usar na FZ100? Será muito útil pra vc? Vc conhece o flash da Panasonic? Sabe quanto custa um? São questionamentos que vc deve fazer. Outra coisa, algumas dessas novidades são verdadeiras armadilhas. Um exemplo é a resolução. Muita gente ainda cai nessa. Se aumentaram a resolução e mantiveram o tamanho do sensor, desconfie. Isso só faz aumentar a densidade (pixels/área do sensor) aumentando também a propabilidade de imagens bem ruidosas em ISOs maiores. Por fim, os testes e fotos mostram que a qualidade das imagens da FZ100 fica devendo para a FZ35.
Citar
(...)verdade o que estou mais considerando é uma camera que tenha um bom zoom nativo, que possua sapata para flash externo e que trabalhe com um ISO elevado.
Essa câmera não existe ainda...hehehe. A câmera que faz tudo de maneira otimizada não existe. Nem em DSLRs vc vai encontrar. Procure suas prioridades mas saiba que será em detrimento de outros requisitos.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2010, 09:41:41 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ricaalm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2010, 18:47:27
Não quero influenciar na sua decisão mas tenho alguma experiência com fotografia e equipamentos fotográficos e posso lhe alertar para alguns detalhes importantes.
Vamos por partes:O bom zoom que vc se refere é uma enorme diferença entre as distâncias focais da lente. Eu já tive uma UZ e sei que é muito legal poder contar com isso. Como disse, essas UZs são boas para quem quer fotografar todo tipo de assunto sem se preocupar em enfiar a mão no bolso para gastar com lentes. No entanto, é sabido que quando maior for esse zoom, maior também serão as imperfeições, principalmente em relação à nitidez e aberrações cromáticas, além de normalmente serem lentes mais escuras. Não se engane. Não existe milagre. Por isso as lentes com distâncias focais fixas (chamadas primes lens) são consideradas melhores lentes (mais nítidas, mais claras) apesar de não serem tão versáteis. Logo, as lentes zoom que tem uma diferença de distância focal menor tendem a ser melhores. Realmente o alcance do zoom na G12 e principalmente na S95 e LX5 são menores mas em contrapartida a qualidade ótica da lente dessas máquinas são bem superiores que a maioria das UZs.Realmente a FZ100 tem uma tecnologia mais avançada que a FZ35 e algumas novidades interessantes mas você deve avaliar se realmente essas funcionalidades novas são importantes para você. Por exemplo, vc está afim de comprar um flash da Panasonic para usar na FZ100? Será muito útil pra vc? Vc conhece o flash da Panasonic? Sabe quanto custa um? São questionamentos que vc deve fazer. Outra coisa, algumas dessas novidades são verdadeiras armadilhas. Um exemplo é a resolução. Muita gente ainda cai nessa. Se aumentaram a resolução e mantiveram o tamanho do sensor, desconfie. Isso só faz aumentar a densidade (pixels/área do sensor) aumentando também a propabilidade de imagens bem ruidosas em ISOs maiores. Por fim, os testes e fotos mostram que a qualidade das imagens da FZ100 fica devendo para a FZ35.Essa câmera não existe ainda...hehehe. A câmera que faz tudo de maneira otimizada não existe. Nem em DSLRs vc vai encontrar. Procure suas prioridades mas saiba que será em detrimento de outros requisitos.
Seus esclarecimentos foram muito úteis e com certeza os levarei em consideração em minha decisão.
Agradeço a todos que colaboraram prestando suas informações.
Assim que me decidir quanto ao modelo, postarei aqui qual foi minha escolha.
Obrigado a todos


Ricaalm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2010, 22:09:34
Depois de horas de pesquisa acho que já me decidi pelo modelo ideal para começar. Na verdade descobri que não existe um modelo genericamente ideal porque troquei informações com muitas pessoas neste e em  outros foruns também, e percebi que aquilo que parece ser vantagem para uns, para outros é totalmente irrelevante. Nesta linha não conseguiria me decidir nunca pois não existe uma unanimidade quando a um modelo especifico. Pesquisei muito sobre a SX30, FZ100, FZ40, FZ35 e P100 e estava muito em dúvida sobre todas elas porque os recursos que eu estava procurando estavam distribuidos entre as 4. Confesso que fiquei pendendo pela FZ100 mas o preço estava um  pouco fora do meu orçamento. Foi então que me deparei com a HS10. Além do preço mais acessivel, verifiquei na internet bons exemplos de fotos e filmes feitos por ela. Possui um ótimo zoom de 30X como pode ser visto em vários vídeos no Youtube, grava em full HD, tem uma relação de MPixels / Sensor razoavel além da possibilidade de vários ajustes manuais. O que me chamou muito atenção também é o fato do ajuste de zoom e foco ser totalmente mecânico o que contribui para econômia de enêrgia e se aproxima muito das DSLR que também possuem este recurso manual. Outra coisa que considerei positivo na minha escolha foi o fato de utilizar pilhas ao invéz de baterias, que além de mais baratas, possibilita que eu carregue sempre um ou dois jogos sobressalentes e em ultimo caso, pode-se comprar uma cartela de pilhas na padaria da esquina. Acredito ter feito uma boa escolha mas somente o tempo e a prática irá confirmar isto.
Obrigado a todos.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2010, 22:27:05
É isso aí. Já que vc tirou suas conclusões, compre a danada e divirta-se. Já li alguns reviews da fuji HS10. Ela tem uns recursos legais como o modo de montar a panorâmica automaticamente.
Boas fotos.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


rofero

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2010, 17:38:01
Pessoal,

Estou quase comprando uma DSLR Nikon d5000,mas comecei a olhar com certo apreço as compactas com ultrazoom.

Em particular a Powershot SX 30 IS.

Comentarios me ajudariam muito, memso sabendo qeu são dois equipamentos de categorias diferentes...

Meu interesse é por puro hobby, lazer domestico e fotos de paisagens, animais, natureza e artisiticas em geral.

Grato

Rodrigo