Autor Tópico: Limpeza do sensor - lenspen  (Lida 8193 vezes)

boemia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Dezembro de 2010, 12:31:45
Bom dia colegas,

Já tive de realizar a primeira limpeza em meu sensor, seguindo as dicas do artigo do Leo Terra.

Utilizei na limpeza somente um pincel de blush.

Ocorre que algumas pequenas manchas permanecem no sensor, apesar de só serem aparentes em pequenas aberturas (f/20 em diante).

Minha pergunta é a seguinte: encomendei uma lenspen recentemente pelo e-bay, que deve chegar nos próximos dias. Posso utilizá-la para limpeza do sensor?

A caneta que eu comprei é essa: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=180502515554&ssPageName=STRK:MEWNX:IT

Abraço a todos.

Felipe
Pentax K-x * SMC Pentax DA L 18-55mm f/3.5-5.6 * SMC Pentax DA L 55-300mm f/4-5.8


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:14:11
Felipe,

Limpeza de sensor eh que nem marca de oleo de carro: cada um jura pela marca preferida.

Entao entenda o meu comentario como sendo apenas o meu ponto de vista, e nao uma regra: eu ficaria LONGE de qualquer coisa que fisicamente entra em contato com o sensor, principalmente algo que "varre" e nao "tire" a poeira.

O unico metodo de contato que eu uso (e que apenas utilizo depois de tentar limpar com o Rocket Blower) eh original da Pentax que INCLUSIVE eh utilizado por tecnicos da Leica e da Panasonic!

Eh um sistema japones com uma borracha que vc GRUDA a poeira e TIRA do sensor, e nao algo que vc "varre" a poeira para algum canto do sensor, alem de pode arranhar.


Esta ai os meus $0.02.

Boa sorte


BB



DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2010, 14:32:16
Eh um sistema japones com uma borracha que vc GRUDA a poeira e TIRA do sensor, e nao algo que vc "varre" a poeira para algum canto do sensor, alem de pode arranhar.
E onde pode ser obtido? ;)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino


boemia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2010, 15:09:57
Bernardo,

Achei o produto que você indica no ebay: http://cgi.ebay.com/NEW-PENTAX-Image-sensor-cleaning-kit-O-ICK1-/230370528891?pt=AU_Cameras_Photographic_Accessories&hash=item35a3274e7b

Tem idéia de quantas limpezas eu consigo fazer com ele? Achei o preço um tanto quanto salgado...

Abraço e obrigado novamente.

Felipe
Pentax K-x * SMC Pentax DA L 18-55mm f/3.5-5.6 * SMC Pentax DA L 55-300mm f/4-5.8


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2010, 15:37:43
Felipe,

Eh um assunto complicado, por que realmente eu sou da opniao que eu nao fico metendo coisa dentro da camera, principalmente contato com o sensor.

Eu honestamente acho que se vc mandar limpar a camera em um local confiavel, e comprar um Rocket Blower (que eh BEM seguro e barato) e com o sistema de limpeza da Kx, vc NAO deveria ter que comprar esse produto da Pentax. Seria apenas quaestao de manter o sensor limpo e ocasionalmente dar umas sopradas com o rocket lah dentro. Eu mencionei esse outro sistema por que eh um dos unicos que eu confio, nao por ser Pentax, mas sim por tirar a sujeira, e nao varrer (quando vc varre, vc pode arranhar).

Com tudo isso dito, se vc ainda quiser o metodo de contato com o sensor, entao esse produto te serviria pela vida inteira da camera: nao eh algo que vc faz semanalmente nem mensalmentem, mas sim ocasionalmente. Eu por exemplo, com um jogo de 3 ou 4 cameras DSLR, apenas usei o produto 2 vezes, e ao todo devo ter gasto umas 3 folhas de papel (vc gasta mais quando esta aprendendo). Nao me lembro quantas folhas ao todo que vem incluido, mas depois que vc aprende a usar, vc usa mais eficientemente.



BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2010, 15:40:24
Ta aqui o blower, que eh da marca Giotto e nao eh meramente um "assoprador" comum: ele tem um check valve que evita que o produto "puxe" a poeira de volta para dentro:

http://www.amazon.com/Giottos-AA1900-Rocket-Blaster-Large/dp/B00017LSPI/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1291311490&sr=8-1


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2010, 15:41:49
Minha pergunta é a seguinte: encomendei uma lenspen recentemente pelo e-bay, que deve chegar nos próximos dias. Posso utilizá-la para limpeza do sensor?
A caneta que eu comprei é essa: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=180502515554&ssPageName=STRK:MEWNX:IT

Respondendo sua pergunta, NÃO coloque essa caneta no seu sensor... :) ela é uma caneta pra limpar apenas lentes, que incluseve vale muito a pena, eu só uso dessas canetas agora  :ok:

Pra fazer a limpeza no seu sensor é outra caneta, não cheguei a procurar la fora então segue um link dela aqui no Brasil, http://www.angelfoto.com.br/main.php?page=produto&produto_id=1256&load_crumbs=1 , vc pode comprar só a caneta ou um kit que vem a caneta + uma "lupa" com luz pra fazer a limpesa melhor (http://www.angelfoto.com.br/main.php?page=produto&produto_id=1554&load_crumbs=1)

Ah, eu particularmente recomendo comprar canetas "originais" ou que tenam uma boa recomendação, esses dias trouxe uma de fora que me custou 4 dólares, só serviu para encebar minha lente :ok: segue umas fotos dela.





Ps. mas quanto a sensor sou da mesma opinião do BBear, não ficar cutucando o sensor, e sim mandar em alguma assistencia caso precise mesmo ser limpo.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2010, 15:52:28 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


boemia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2010, 23:09:51
Vou seguir a recomendação de vocês.

Vou encomendar um desses foguetinhos e, até lá, dou um jeito com o pincel de blush mesmo.

Leonardo, você me recomenda comprar uma caneta original. Será que essa que comprei não é?

Ainda estou engatinhando no quesito ebay, e não sei distinguir produtos originais dos piratas, até porque aqui em Floripa é difícil encontrar desses produtos à venda.

Aproveitando o post, alguém sabe indicar um vendedor seguro do ebay para comprar o tal foguete?

Abraço

Felipe
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2010, 23:12:25 por boemia »
Pentax K-x * SMC Pentax DA L 18-55mm f/3.5-5.6 * SMC Pentax DA L 55-300mm f/4-5.8


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2010, 09:36:04
Leonardo, você me recomenda comprar uma caneta original. Será que essa que comprei não é?

Felipe, eu uso Lenspen tb, foi a melhor que vi até agora, só torcer pra essa ai não ser uma "generica" :)
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


darth wader

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2011, 15:15:23

Quanto a limpeza do sensor, tenho a minha k-x a exatos 1 ano e ainda não fiz limpeza no sensor. só uso a limpeza da própria k-x. Funciona bem.

Em relação à lenspen, eu comprei a lenspen para lentes na loja www.diafilme.com.br, que é em curitiba. Custou R$ 34,50 com nota fiscal. teve desconto de 7%, pois optei por depósito bancário.

A lenspen que eles vendem é original, distribuida no brasil pela LENSTEF (www.lenspen.com.br) que é o distribuidor oficial da marca no brasil (http://www.lenspen.com/EN/distributors/). Quem diria que tem isso no Brasil?!?!?

Para saber como identificar se a lenspen é ou não original, basta seguir essas instruções da própria fabricante da lenspen:

http://www.lenspen.com/media/Bogus%20LP%20Notice_2.pdf

Como tem distribuidor oficial aqui no Brasil, acho que não vale importar a lenspen.
Pentax k-30, DA 18-55 e 50-200WR.

VENDO Tamron SP AF17-50 f/2.8 XR Di II LD Aspherical [IF] completa na caixa perfeita


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2011, 16:06:46
Não uso nada que toque no sensor.
Só jato de ar e nada mais.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]