Autor Tópico: Lentes do Mundo Retrô  (Lida 4121 vezes)

maxpedigao

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Max Perdigão - BH, MG
    • Max Perdigão: arquitetura - fotografia/viagens - meio ambiente
Resposta #15 Online: 28 de Setembro de 2010, 10:51:05
Alexandre, primeiramente, parabéns pelas fotos :worship:.

Quero aproveitar a ocasião para tirar uma dúvida: quando vc diz "SMC Takumar 135mm f/2.5 + óptica dianteira Guest 70-210", quer dizer que está usando duas lentes? Ou você construiu uma lente a partir de duas? Desculpe a ignorância, mas é porque não entendi  :no:.

Abraço!

Eu tenho várias lentes M42 antigas e são como qualquer lente. Tem ótimas, tem boas, tem ruins. Algumas tendem a ter problemas com flare (em comparação com as mais modernas) em função de que o coating não era tão desenvolvido. Portanto, um parassol (pode ser de borracha, que se encontra no ebay) é sempre bem vindo.

Entre as ótimas posso citar a SMC Takumar 50mm f/1.4. Essa é estupidamente nítida, tem que diga que é uma das 50mm mais nítidas já fabricada. É bem mais nítida que minha 50mm f1.8 por exemplo. Outra excelente é a SMC Takumar 135mm f/2.5, um pouco mais rara que sua irmã 135mm f/3.5, que também é excelente

Já a Jupiter-9 é uma lente diferenciada. É uma lente que privilegia a passagem suave de tons quando totalmente aberta e nessa situação não é nítida. É muito apreciada para retratos. E o bokeh proporcionado pelo diafragma de 15 lâminas é incomparável.

E por aí vai, tem vários tipos de lentes com características diferentes. Para quem gosta de lentes fixas e fotografar com calma, é uma alternativa bacana e com custo baixo.

No meu Flickr tem algumas fotos feitas com M42. Nas tag´s eu sempre identifico qual a lente usada

http://www.flickr.com/search/?q=M42&w=30067794%40N02

E procure também os grupos EOS and Manual Lenses, M42 e Manual Focus no Flickr, verá o tipo de fotos que dá
para fazer com essas belezinhas.

Abçs



Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 28 de Setembro de 2010, 10:59:06
spiderman e Mr. Hyde, valeu pelos comentários... hahaha

Postei mais algumas com a Zuiko + Canon:
http://www.flickr.com/photos/leandrinho/5023483416/
http://www.flickr.com/photos/leandrinho/5022876261/
http://www.flickr.com/photos/leandrinho/5023486176/

Teve uma desse dia que me enganei na hora de descrever e ela foi feita com a lente do kit e não com a zuiko.

Abs.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #17 Online: 28 de Setembro de 2010, 11:26:10
maxpedigao, obrigado pelo comentário.

Na realidade eu desmontei uma antiga tele M42 (bem ruinzinha por sinal) e retirei o elemento óptico frontal, que é composto de duas lentes em um bloco. Esse elemento quando colocado na frente da outra lente funciona como uma espécie de lente invertida, diminuindo a distância mínima de foco da lente original (a 135mm no caso) e aumentando muito a magnificação.

As fotos no meu flickr foram feitas segurando esse bloco óptico com a mão na frente da outra lente, mas como ele tem uma rosca 52mm, já providenciei um adaptador macho-macho de 52/58mm. Aí posso rosquear ela na frente da Takumar.

Detalhe, com isso, a lente só foca de perto e o foco é feito na mão, aproximando ou distanciando a camera do objeto. Usando a 135mm com essa lente na frente e mais os tubos extensores, consigo uma magnificação de aproximadamente 2.5:1, o que é absurdamente bom para uma gambiarra deste tipo.

Leandro, beleza as fotos com a Zuiko 50mm f/1.4 :)




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


maxpedigao

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Max Perdigão - BH, MG
    • Max Perdigão: arquitetura - fotografia/viagens - meio ambiente
Resposta #18 Online: 28 de Setembro de 2010, 12:25:57
Agora entendi porque em um dos comentários no flickr o cara te chama de Professor Pardal...  :)

É isso aí, parabéns também pelas adaptações. Me inspirou a procurar lentes com defeito para desmontá-las e brincar um pouco assim que comprar minha primeira DSLR.

 :ok:


maxpedigao, obrigado pelo comentário.

Na realidade eu desmontei uma antiga tele M42 (bem ruinzinha por sinal) e retirei o elemento óptico frontal, que é composto de duas lentes em um bloco. Esse elemento quando colocado na frente da outra lente funciona como uma espécie de lente invertida, diminuindo a distância mínima de foco da lente original (a 135mm no caso) e aumentando muito a magnificação.

As fotos no meu flickr foram feitas segurando esse bloco óptico com a mão na frente da outra lente, mas como ele tem uma rosca 52mm, já providenciei um adaptador macho-macho de 52/58mm. Aí posso rosquear ela na frente da Takumar.

Detalhe, com isso, a lente só foca de perto e o foco é feito na mão, aproximando ou distanciando a camera do objeto. Usando a 135mm com essa lente na frente e mais os tubos extensores, consigo uma magnificação de aproximadamente 2.5:1, o que é absurdamente bom para uma gambiarra deste tipo.

Leandro, beleza as fotos com a Zuiko 50mm f/1.4 :)




:)


espirit

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #19 Online: 03 de Dezembro de 2010, 04:16:22
Levantando o topico e deixando uma colaboração.

Eu sou apaixonado por essas lentes antigas, tenho me especializado em "caçá-las" , usa-las e até vendi algumas depois de limpar e revisar, recentemente tive uma feliz oportunidade de usar lentes de médio formato com adaptador para minha canon 50D e digo .. é fantástico ... como a distancia de foco / registro é enorme , e a área de imagem que a lente forma tb é enorme 6x6 cm .. na digital ainda mais cropada uso praticamente só o centro das lentes, então é nitida em todas as aberturas mesmo as maiores ... é fantástico.

No meu caso são lentes originais para Pentacon Six , com adaptador para M42, ai uso um segundo adaptador de M42 para canon , ... as lentes são uma Zeiss sonnar 180mm 2.8 zebra, e uma zeiss biotar 80mm 2.8 black , são fantasticas, a sonnar é um monstro, diametro de filtro 86mm pesa uns 2kg... mas é linda ! .. fica a dica, medio formato na digital é tão bom quanto ou melhor que as m42 normais.

Marcas pouco conhecidas que gosto muito que se sairam muito bem nos testes tão boas ou até melhores em algumas situações que takumar, nikkor,  são , yashinon ( fabricada pela tomioka ), Rikenon, Fujinon ( a 50 1.4 é animal ), e as irmãs das takumar , as pentax baioneta K que é fácil usar com adaptador.

Tenho alguma coisa pra venda, amigos podem mandar e-mail  gespirit@gmail.com , e no meu set tenho procurado algumas lentes mais exoticas pra uso proprio .. falo delas em outro post.

Abs

Espirit
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2010, 04:17:10 por espirit »