Autor Tópico: Dúvida! Qual câmera analógica comprar?  (Lida 17584 vezes)

brunomattos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 04 de Dezembro de 2010, 17:51:00
Olá a todos!
Sou novo aqui no forum e gostaria de pedir um auxílio, pretendo comprar uma analógica mas não tenho idéia de qual comprar, aliás, não entendo nada sobre fotografia. A única certeza é que quero uma analógica.
Gostaria de gastar algo em torno de R$ 500,00 +ou-.
Por favor, dêem suas opiniões, e caso alguém tenha uma opção à venda...
Obrigado.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2010, 20:18:42
Bruno,

O Self-service de analógica é imenso. Aconselho a você dar uma procurada nos inúmeros tópicos sobre esse assunto que já apareceram aqui e escolher o formato (pequeno, médio ou grande), depois um tipo (TLR, Rangefinder, SLR), depois do tipo escolhido, basta se decidir por qual modelo/fabricante. Nessa última etapa poderíamos te ajudar mais precisamente.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2010, 20:19:24 por Elmo »


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2010, 20:54:25
Dependendo de onde você for comprar, não adianta também pensar num modelo ideal porque em certos lugares é muito difícil achar modelos específicos...


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2010, 21:27:13
Dependendo de onde você for comprar, não adianta também pensar num modelo ideal porque em certos lugares é muito difícil achar modelos específicos...

Nunca tive problema algum em comprar qualquer câmera analógica que eu quis até então. Depois da Internet, qualquer lugar é aqui do lado de casa. O único inconveniente, às vezes, é o preço. Por isso não comprei ainda uma Leica M, mas a Leica IIIF tá aqui e funcionando.

Tenho atualmente mais de 300 câmeras e sempre achei todas que me prontifiquei a comprar.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2010, 22:09:04
...e sempre achei todas que me prontifiquei a comprar.

Vou falar das três últimas que comprei:
1. A mais antiga: uma grande formato 4x5 que veio do Canadá;
2. Depois foi outro brinquedinho que veio da China; e,
3. E por último, mas esta não peguei ainda porque está passando pelo desembaraço alfandegário. Já desembarcou no Brasil e veio da Coréia do Sul.
-22.352971,-48.775582


brunomattos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2010, 17:31:56
Bom, olhando alguns tópicos sobre os tipos possiveis de analógicas, cheguei  conclusão de que médio formato, SLR é a melhor opção. Não procuro algo específico. Já tive em mãos uma Canon e me agradou bastante, sempre que faço pesquisas acabo voltando a atenção às Canon's.
A minha intenção na compra desta câmera é de suprir um antigo desejo de fotografar, faço Antropologia e sinto falta de uma camera especial para momentos especiais nas etnografias. Enfim, gostaria de algo bom, confortável e simples.
Grato!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2010, 18:23:36
Bruno, você não se enganou? Será que quis dizer foi Canon Pequeno Formato. Eu não conheço nenhuma Canon Médio Formato, muito menos SLR.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2010, 18:24:17 por Elmo »


brunomattos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2010, 21:42:23
Peço desculpas, quando estava com a Canon em mãos eu não fazia idéia de qual formato ou tipo de camera se tratava. Eu fiz a pesquisa sobre qual camera comprar e conclui que SLR médio formato seria ideal, como já estive com uma Canon em mãos achei que poderia ser uma opção.
Como você disse, o self-service de analógicas é imenso (pude perceber, hehe), fico perdido com as opções, só gostaria de garantir a compra de uma camera de qualidade.
Aqui onde moro é bem complicado, pois o acesso a cameras analogicas é bem limitado, sou obrigado a procurar na internet. Então acabo sem saber o que exatamente procuro.


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2010, 09:19:51
Não existe Canon médio formato.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2010, 12:06:53
MF SLR vc pode procurar por Mamiya 645 1000S ou zenza bronica ou pentax 6x7 (da mais fácil para a mais difícil de achar).
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


brunomattos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2010, 14:00:08
Não existe Canon médio formato.
Eu não entendo nada amigo, como disse antes eu fiz uma pesquisa e lendo alguns artigos concluí que uma Médio Formato seria ideal. Sobre a Canon que tive em mãos, não tinha e continuo não tendo idéia de que tipo se tratava. Citei a marca por ser a única que eu já usei.
Agora lendo e relendo posso ter cometido um engano achando que o SLR médio formato é ideal, procuro algo simples, bom e dentro do preço que eu posso pagar (em torno de R$500). Acredito que com esse valor eu não vá muito longe.
Obrigado pelos comentários.

Separei algumas ofertas, se alguem puder opinar sobre elas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164706533-cmera-analogica-profissional-nikon-n75-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164785158-cmera-fotografica-analogica-nikon-f90x-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162930958-cmera-analogica-nikon-f60-lente-capa-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-159311692-camera-profissional-nikon-f-50-_JM

Qual destes modelos tem melhor custo beneficio?
Abraços,
Bruno


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2010, 16:51:54
Bruno, pelo que entendi e tentando te ajudar pelo menos nos conceitos, você deseja uma SLR de "Pequeno Formato"!

Eu diria, e isso é bem pessoal, que nenhuma que você indicou ai seria ideal, pois câmeras eletônicas de filme eu não gosto nem recomendo. Salvo àqueles que desejam aproveitar objetivas de suas digitais.

Eu recorreria às mecânicas... isso sim que é custo benefício. E a lista é grande e a oferta é boa.

Pentax: k1000, Spotmatic, Spotmatic F
Olympus: OM-1, OM-10
Canon: AE-1, FTb, FTbn, EF, F1
Nikon: F, F2, F3, FE, FE2, e por que não a FG ou a FM10


brunomattos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2010, 23:21:14
Elmo, agradeço a tua atenção, era exatamente essa resposta que eu queria ler, hehe. Confundi tudo, slr de pequeno formato é o que eu procuro.
Visitei o teu flickr e dei uma boa olhada nas Nikon's FG e FM10. Realmente lindas fotos. Procurei esses modelos e encontrei com preço acessivel. Você tem as duas, certo? Qual delas tu recomenda (a mais indicada para alguem que quer começar)?
Optei pela Nikon pois além das ofertas parecerem interessantes, e pelo teu flickr eu pude ter uma idéia do que elas podem fazer.
Ví uma Canon F1 que também me interessou...

Qual destas seria a melhor opção?:
Nikon
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164697300-nikon-fg-black-reflex-35mm-filme-pronta-para-o-uso-_JM (está faltando lente aí?)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-158558372-cmera-fotografica-nikon-fg-_JM (parece muito bem conservada)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163042459-nikon-slr-fm10-c-lente-objetiva-3570mm-_JM

Canon:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163100682-canon-f1-corpo-de-titanium-_JM (vem uma lente de brinde, devo levar em conta?)

Se puder dar uma olhada eu serei extremamente grato. Obrigado!


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2010, 08:45:55
a canon F1 está barata e é considerada como uma excelente opção por (por exemplo) fotojornalistas de áreas de combate (guerra), dada sua robustez; inteiramente mecânica, não deixa vc "na mão" ;)

sabadão estive perambulando pela 7 de abril (sp) e encontrei algumas câmaras, inclusive uma FTb-QL a $.450,00 então essa (IMHO) deveria custar até o dobro, considerada apenas a comparação de tecnologias.

seria bom se a lente principal fosse 50mm/1:1.4 mas é raridade, a mais comum é mesmo a 1:1.8, mais "escura".
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2010, 08:47:02 por irado »
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


jrvwagner

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2010, 18:13:00
Eu não compraria uma FM10 feita pela Cosina. Procuraria uma FM se quisesse uma câmera com obturador mecânico ou uma FE, FG ou FA se quisesse uma com obturador controlado eletrônicamente e uma lente AIS 50mm f/1.4 ou 1.8. Equipamento barato e de qualidade profissional.