Autor Tópico: Brasileiro vence prêmio de fotografia digital  (Lida 3994 vezes)

albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #15 Online: 06 de Janeiro de 2006, 18:34:30
Citar
Participei daquele do jornal Zero Hora. Além de critérios completamente doidos e pouco claros, as fotos vencedoras foram fracas. Pior ainda era a descrição "objetiva" dos prêmios:

1o Digital Profissional
2o Digital Semi-Pro
3o Digital Amador-Avançado

Qual minha surpresa qd as câmeras que apareceram eram uma Rebel 300D, uma G6 e uma A70 ou 85. Comédia.
:wallbash:  :wallbash:


Tambem acho que o pessoal daqui deveria participar mais... Vamos divulgar mais os concursos!!

E alias, a foto do concurso do Brasileiro tambem nao achei nada demais...  
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2006, 18:35:50 por albertgr »
"Film is not dead, it just smells funny."



csb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
Resposta #16 Online: 06 de Janeiro de 2006, 22:05:12


caros foristas,

Me desculpem antes de mais nada, por discordar da maioria das opinioes.
Embora  todos os foristas que opinaram certamente tem  muito mais experiencia que eu, que sou  ' aprendiz de iniciante em fotografia amadora '.
Tenho percebido que o fotógrafo que tem muito conhecimento técnico,ao avaliar as fotos acaba se restringindo a detalhes técnicos , como composição ,centralização,ruido etc etc,esquecendo-se  que em fotografia  ,o que vale é o que a foto  transmite,ou seja o resultado final
Se ' uma imagem fala mais que mil palavras ' ,a primeira foto seria um ' livro  inteiro ', não é à toa que ganhou o concurso...
Quase todas as outras são belìssimas, mas entendo que a primeira tem força, e movimento é quase um filme...

abraços e desculpas se ofendí a alguém

ps:acho boa a sugestão de vcs participarem de concursos pois neste forum ja observei que existem trabalhos fotograficos de grande qualidade


carlos


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #17 Online: 06 de Janeiro de 2006, 22:15:32
Carlos, concordo com vc, e na verdade o que deve ser levado em conta é o que quem julgou queria encontrar nas fotos, gosto varia de pessoa pra pessoa, vi outras fotos que me chamaram mais a atenção naquela lista, mas pros examinadores a que mais se enquadrava ao que eles queriam foi aquela, parabéns ao fotógrafo pelo trabalho.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Valter Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #18 Online: 06 de Janeiro de 2006, 23:39:04
O segundo   :clap: e o terceiro lugares  :clap:  estão de dez no primeiro  :nono: . Mas fazer o quê??


 :photo:

 
Valter F. Fernandes - Curitiba - Paraná

Valter Fernandes Multiply

My Blog


csb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
Resposta #19 Online: 07 de Janeiro de 2006, 18:55:38
A segunda ,realmente de grande qualidade ,realmente mereceu...o segundo lugar.
Muito belas, 5-7-10-14- 15 -17, mas a primeira apesar de sua 'pobreza' em recursos ganhou. Porquê ?
Como principiante gostaria de saber o que faz uma foto ser 'melhor ' que a outra.
Porque a segunda,belissima e perfeita perdeu para a simplicidade da primeira?
explicações técnicas ?

abraços
carlos

 


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 08 de Janeiro de 2006, 06:27:29
Citar
Achei um lixo.
Calma pessoal, rotular de lixo um trabalho de alguem não é legal.
 
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Pablo Weyne

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 672
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 08 de Janeiro de 2006, 12:20:31
Citar
Citar
Achei um lixo.
Calma pessoal, rotular de lixo um trabalho de alguem não é legal.
Concordo! Nao deve-se criticar assim. So acho que nao deveria ser o ganhador e pronto. Tem outras fotos melhores.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #22 Online: 09 de Janeiro de 2006, 02:12:12
Eu discordo!
A foto que ganhou pode até ser que não deveria ganhar o primeiro lugar, mas tb rotulá-la como um lixo é um ABSURDO!

Sempre vejo pessoas criticando trabalhos de outros e tal... já vi obras de arte (verdadeiras obras de arte de artistas renomados do tipo Picasso) em que as pessoas veem "os rabiscos" e dizem: "Ah, isto aí? Isto aí até eu fazia"... pois é... FAZIA MAS NÃO FEZ!

Comentando a foto: apesar de ter uma composição cortando os pés das crianças e não ter nada a mais de interessante "aparentemente" o que chama a atenção de nossos olhos é o fato de estar caindo água, seja por uma brincadeira de mangueira d´água, seja a foto descontraída, seja a foto programada... enfim, eu achei a idéia até o momento inédita!

NUNCA TINHA VISTO UMA FOTO ASSIM.

Diferente das lindas fotos macro e de paisagens que são mais comuns.

Abraços a todos,

Renato

obs: até a foto 10, eu só achei a foto nº 6 muito comum e que nem "merecia" o sexto lugar.... e realmente as 2 últimas por exemplo "mereciam" melhores colocações.... mas isto é apenas meu ponto de vista...
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #23 Online: 09 de Janeiro de 2006, 15:18:55
Olá para todos,

assim como meu CSB, também sou aprendiz de iniciante, o que percebo qto mais técnico nos tornamos, mais longe da simplicidade ficamos, a foto em questão expressa um momento alegria discontração, pode até ser que técnicamente ela não está boa mas representa muita coisa... a foto 2 por exemplo, ao meu ver não transmitite muita coisa...

Sei que preciso aprender muita coisa, e as pessoas que aqui comentam, possuem profunco conhecimento, mas esse é o meu ponto de vista.

Valeu . . .  
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Raulscl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 09 de Janeiro de 2006, 15:22:24
Citar
caros foristas,

Me desculpem antes de mais nada, por discordar da maioria das opinioes.
Embora  todos os foristas que opinaram certamente tem  muito mais experiencia que eu, que sou  ' aprendiz de iniciante em fotografia amadora '.
Tenho percebido que o fotógrafo que tem muito conhecimento técnico,ao avaliar as fotos acaba se restringindo a detalhes técnicos , como composição ,centralização,ruido etc etc,esquecendo-se  que em fotografia  ,o que vale é o que a foto  transmite,ou seja o resultado final
Se ' uma imagem fala mais que mil palavras ' ,a primeira foto seria um ' livro  inteiro ', não é à toa que ganhou o concurso...
Quase todas as outras são belìssimas, mas entendo que a primeira tem força, e movimento é quase um filme...

abraços e desculpas se ofendí a alguém

ps:acho boa a sugestão de vcs participarem de concursos pois neste forum ja observei que existem trabalhos fotograficos de grande qualidade


carlos
nem tenho mais o que falar

 :worshippy:  :worshippy:  :worshippy:  
* Nome : Raul Lopes
* Cidade / Estado : Rio de Janeiro - RJ
* Equipamento : Canon 7D


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #25 Online: 10 de Janeiro de 2006, 00:56:15
Para foto vencedora de concurso está um pouco fraca mesmo.   :denken:
Deve ser duro ter feito uma boa foto e ver uma destas derrubar a sua :denken:
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2006, 01:01:03 por RuySalaverry »
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #26 Online: 14 de Janeiro de 2006, 21:51:18
Já ví fotos que não foram feitas usando regras de composição, de enquadramento e de fotometria mesmo assim sendo maravilhosas. Apesar das regras existirem para nos auxiliar à fazer uma boa foto, nem sempre deve-se usá-las, porque podemos estar caindo na mesmisse. Eu brigo constantemente comigo para deixar o vício de sempre fazer as fotos usando as regras que conheço. As vezes deve-se ousar, fazer uma coisa diferente, para conseguir uma foto extremamente original. O caráter subjetivo de uma foto é que as vezes faz a diferença, sem mesmo precisar de estar no enquadramento que queríamos, com a composição que queríamos e com a luz que queríamos.  


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #27 Online: 15 de Janeiro de 2006, 00:19:43
lixo, lixo, lixo  :bomb:  


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #28 Online: 15 de Janeiro de 2006, 00:56:24
Sou aprendiz de iniciante, mas vocês viram lá?? O tema: "Uma imagem digital vale mais que 1000 palavras"...

Acho que o objetivo era escolher imagens que transmitissem a idéia de praticidade, portabilidade, versatilidade, que as câmeras digitais proporcionam, e tb. que se pode realizar fotos "sofisticadas" com as digitais. Prá mim, vendo o geral das fotos é isso. (principalmente se o leitor da revista em questão for alguém que está iniciando no mundo das digitais).

E concordo que a ordem dos prêmios, ficou bem estranha...  :denken:
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2006, 00:57:15 por davisato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #29 Online: 16 de Janeiro de 2006, 16:18:00
Eu escolheria outra fotografia, mas concordo que muita gente aqui fica tão atento a técnica que nem se liga na expressão da foto. Achei o primeiro lugar super original. E as outras fotos, apesar de maravilhosas (como a menção honrosa 1), são bem mais comuns,