Autor Tópico: Médio Formato 100% mecanica...  (Lida 2705 vezes)

GuiSimões

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
    • Arte em Giclê
Online: 08 de Dezembro de 2010, 13:27:19
Galera,

comprei recentemente uma Mamyia 645 (modelo 1000s) e na hora nem me perguntei se o shutter era eletronico ou não. Obvio que descobri tarde que não tinha uma camera mecanica nas mãos aos moldes da Hassel 500C/M...

Aí fiquei me perguntando quais outros modelos de SLRs Medio Formato que seriam 100% mecanicas (de preferencia faceis de encontrar).


[]'s
Guilherme


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2010, 14:25:50
Pentax 67

Mamiya RB67
-22.352971,-48.775582


GuiSimões

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
    • Arte em Giclê
Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2010, 15:48:53
tava pensando em algo mais compacto... no maximo 6x6. O problema é a falta de grana pra Hassel...


jrvwagner

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2010, 18:22:16
Zenza Bronica D / S2A

Kiev 60


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2010, 21:09:53
Oi, Braga. A Pentax 67 usa bateria. O Gui quer toda mecânica.

Tem a Kiev 88.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2010, 21:10:13 por Elmo »


GuiSimões

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
    • Arte em Giclê
Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2010, 23:13:52
Pois é... o problema é que eu queria algo leve e compacto (como a Mamiya e a Hassel). Sei que é dificil, mas não sou assim tão adepto ao tripé.

Elmo, lendo os seus post aqui no forum, resolvi arriscar uma TLR. Quem sabe ela já não mata minha vontade de fotografar "leve" em MF.

Abraços!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2010, 04:01:02
Gui, Médio Formato leve e compacta só se for de fole. Mesmo assim nenhuma delas "necessita" de tripé para o uso. Nem mesmo a cavalona Pentax 67.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2010, 12:11:05
Se pudesse voltar no tempo, compraria uma Hassel. O sistema de backs, lentes excepcionais, visor acute matte imbatível... Ai ai hauhauha


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2010, 12:33:23
Lubitel-2 ! hehehehhehehe


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2010, 23:23:44
ROLLEIFLEX 3.5F COM CARL ZEISS PLANAR 3.5

É a melhor relação custo x benefício que você pode encontrar. Toda mecânica - ignore o fotômetro (que era por célula de silício, acho, e não precisava de bateria) Ele não estará funcionando mesmo e, se estiver, certamente estará descalibrado.
Comprei a minha por 300 reais, de um fotógrafo no interior da Bahia, via Mercado Livre. Imagino o que ela não deve ter passado. Levei para limpeza, lubrificação e ajustes, está perfeita. Tem marcas de uso, claro, mas está em boas condições, o que atesta sua qualidade e robustez. Um dos elementos da lente está descolando, mas a lente está completamente limpa. E só não é mais sharp que minha Nikkor 85/1.4 AF IF D.

Tem várias fotos feitas com ela aqui: http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/sets/72157603248887615/ As fotos dela foram feitas com a Nikkor 85/1.4 usando um anel de extensão PK13.
O desfoque da Planar é uma delícia. A maioria dessas imagens foi feita com ela na abertura máxima e, mesmo assim, é muito sharp. O foco é fácil. O obturador é leve, silencioso, não treme a máquina. O peso e a forma de segurar ajudam muito. Os comandos tornam-se intuitivos e lógicos muito rapidamente.

A minha tem um detalhe extra que eu buscava: um acessório chamado Rolleikin que a adapta para o uso de filmes 35mm ao invés de 120/médio formato. A razão disso é simples: meus scanner de filme é para 35mm. Por isso, pra fotografar 120 com ela e jogar no computador eu ia depender da sorte de encontrar um laboratório/pessoa que escaneasse com qualidade. Prefiro eu ter o controle do processo.

Essas câmeras sempre foram top de linha, as Leicas do médio formato. Pelo formato, são mais fácis de se usar que as Hasselblad, o fato da lente ser fixa contribui tant para a qualidade dela quanto para a facilidade de manuseio e tamanho reduzido para uma MF. Grandes fotógrafos fizeram fotos clássicas com ela. Richard Avedon a usava muito. O modelo com a lente Zeiss Planar 2.8 é mais caro, mas a lente é ainda mais fantástica.

O fato de você focar por uma lente e clicar por outra traz de volta um certo charme da fotografia: você só tem certeza do que vai sair depois que revelar o filme. Adoro isso. Sou a favor do back-to-basics, old school, real school.

Ah, você vai precisar de um fotômetro de mão. Eu comprei um Minolta IV-F. Hoje não estão mais tão caros quanto antigamente. Isso contribui para a "experiência" de se "fazer" uma foto ao invés de clicar 300 pra escolher uma.

Sinceramente, acho difícil você encontrar câmera melhor por um preço equivalente a uns 700/800 reais.

Fica aqui a sugestão de quem está feliz com a opção.

Abraço e boa sorte,

José Azevedo


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2010, 00:28:02
José, sou totalemnte a favor da Rollei F. Tenho uma que é minha paixão. Já com as marcas do tempo ela está firme e linda, fotômetro impecável, visor limpo e foco rápido e preciso. Fotos com a moça:











Outra que adoro é a Yashica 635. Qualquer uma das duas vale à pena.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2010, 00:36:39
Elmo,
parabéns pelas fotos.
Pois é, Elmo, a gente acaba esquecendo dela e procurando coisas mais novas. Mas, no final, acho ela imbatível, prática.
E os resultados, bom, suas fotos dão um bom exemplo deles. Não acho que outra justifique o custo, a não ser que a pessoa tenha necessidade absoluta de lentes intercambiáveis ou backs para diferentes filmes
Hmmm, é bom a gente falar baixinho senão vão começar a subir os preços delas. O dia que eu tiver dinheiro pra comprar um scanner de filme que caiba médio formato eu vou atrás de uma com Planar 80/2.8.

Abraço,

José Azevedo


GuiSimões

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
    • Arte em Giclê
Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2010, 16:15:59
José,

eu arrematei há pouco tempo uma Yashica 124b por 180 reais no ML. Ela está muito boa tanto na parte cosmetica, quanto mecanica. Vai ser uma boa introdução as TLR. Se eu gostar, e me der bem, acho que parto para um Rollei.

Acabei de colocar um Neopan na camera para um primeiro teste.

[]'s


wirian

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 442
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2010, 14:58:02
TLR's  :wub:
Pra ser sincero, não imaginava que iria me apaixonar do modo como me apaixonei. Estou com duas Yashica-Mat (a segunda por causa das lentes tele que o antigo dono só vendia se fosse o conjunto) e uma Rollei ("herdada" do amigo Elmo). Cara, que delicia de foto! Qualidade, estilo, o processo, tudo nela me causou admiração.
Caso opte, apoio.

Abraço!
William Alves  :ok:
Cabe a mim a construção daquilo que me é peculiar


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2010, 20:28:46
As Yashica são muito, muito boas, especialmente as com a objetiva Yashinon. Mas mesmo as Yashikor são boas. Uma câmera qte vale muito a pena, mas é meio braba de se carregar, é a Mamiya C330.

Mas tem outras ótimas também.
As Kiev-88 são cópias das hasselblad, e bem baratas. A Moskva-5 é uma folder 6x9 muito boa. Outros modelos interessantes são as Salyut-S.