Autor Tópico: Equipamento conservação duvidas !  (Lida 1383 vezes)

JoãoPauloC

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 09 de Dezembro de 2010, 21:45:40
Olá a todos!

Galera seguinte eu tenho uma câmera (Canon XSi) a 1 ano, nunca tive problemas mais é sempre bom se prevenir... já li inúmeros tópicos sobre isso já tenho varias dicas mais ainda estou com algumas duvidas... Eu sempre usei um saco de silica gel mais ele sumiu :doh: então vou comprar outro, li que tem que colocar em um saco de pano, onde consigo este ? Vou comprar tbm a caneta lenspen recomendadas por todos...

Agora as duvidas sobre o equipamento... Tenho uma 55-250 há uns 8 meses já... como evitar que ela estrague ? Aquele tira e coloca zoom pode danifica-la ?  Uma vez peguei um chuvisco(inevitável) com minha câmera mais sequei logo que possível (não demorou muito) isso pode danificar minha camera/lente ? quais outros cuidados que devo tomar para que o equipamento não quebre ?

Agradeço, Abraço !


doberman

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2010, 09:27:37
Olá João Paulo!

Eu fotografo profissionalmente a vários anos e sobre suas duvidas acho que posso dizer algo que possa te ajudar.
Quanto a sua lente o "tira e coloca zoom" como vc falow nao estraga a lente não, tive lentes que comprei quando comecei a fotografar a muitos anos atrás (zooms tb) e nunca estragaram ou danificaram pelo uso normal.
O maior cuidado que vc tem de ter com elas é com poeira e com fungos, no quesito poeira mais na questão do elemento frontal na hr da limpeza do mesmo que pode ser amenizado com um filtro UV para proteção e se vc risca-lo sem querer sai infinitamente mais barato troca-lo do que trocar a lente.
Os fungos uns bons saquinhos de silica já ajudam muito e guardar o equipamento em local fresco e seco tb.
Nos ultimos anos tenho notado que o simples fato de quardar o equipamento em uma boa mochila especifica para equipamento fotografico, com saquinhos de silica e em cima de uma mesa ou local bem ventilado longe da umidade de guarda-roupas, armarios, cantos de parede e coisas assim já mantém seu equipamento em boas condições.

Quanto a chuviscos, a historia já é mais embaixo, se for por um custissimo periodo (caso sua camera/lente nao seja resistente a água) é bom mante-la longe da chuva ou qq coisa assim. Leve sempre um bom pano de micro-fibra com vc caso isso aconteça para que você possa seca-la o mais rápido possivél.

Uma boa dica contra poeira seria (no caso de vc ter uma lente só) mante-la sempre montada no corpo da camera, evitando o tira e põe de lentes vc evita tb a entrada de poeira.

Espero ter ajudado amigo!
Abração! :ok:


evertonp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 203
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2010, 11:36:38
Oi João Paulo,

Eu faço como o doberman, deixo tudo na mochila apropriada para equipamentos fotográficos com saquinhos de silica e uso de vez em quando. Se deixar muito tempo parado pode aparecer fungos sim e é bem caro para limpar.

Caso deixe um tempo parado, coloque em uma caixa de acrílico transparente com furos na tampa e aquele desumidificador "secar".. as lentes tem que ficar sem a tampa.

Abraços,
Everton P

Sony Alpha A550
Sony 16-80mm Zeiss f/3.5-4.5
Sigma APO 70-200mm f/2.8 II EX DG HSM Macro
Sigma 105mm f/2.8 EX DG Macro
Minolta Maxxum APO 100-400mm f/4.5-6.7
Minolta Maxxum 50mm f/1.7
Sony HVL-F48am

"Experience is what you get when you don't get what you've planned"