Autor Tópico: Gostosa surpresa fotográfica  (Lida 4457 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 19 de Julho de 2010, 23:19:19
O antigo provérbio brasileiro "A assombração sabe para quem aparece" nunca fez tanto sentido pra mim como no dia de hoje.

De férias e louco pra fotografar com minha "nova" Mamiya Super 23, fui procurar assunto em Ouro Preto.

A assombração não foi a Panmella, nossa colega do FCBH, a qual também me encontrei com a mesma se ambientando em sua nova cidade. A assombração tem nome e um maravilhoso labor:

Trata-se do Argentino Daniel Doval, fotógrafo "Lambe-lambe".



Daniel reside em Ouro Preto, construiu sua própria câmera, usando uma antiga Nikon de 35 mm. No folheto que ele me ofertou, vem escrito:

"Esta câmera foi construída pelo p´roprio fotógrafo. O primeiro modelo deste tipo data de 1905 e ficou conhecido pelo nome de "Câmera Ambulante". A revelação é feita manualmente e dura aproximadamente 10 minutos.

Daniel aprendeu os segredos da fotografia entre encontros com velhos alquimistas desta antiga profissão. O fotógrafo já passou por Paraty, Montevidéu, Buenos Aires e Bariloche.

Seu objetivo com este trabalho é fazer um resgate cultural: continuar com o ofício respeitando o processo de revelação com agentes químicos."

Pois bem, nessa surpresa tão boa não pude deixar de pesquisar os pormenores da câmera de Daniel. Trata-se de uma caixa com tudo o que é necessário para a revelação do negativo e a ampliação, gerando uma cópia oriunda de um fotolito de alto contraste. O revelador e interruptor se localizam dentro de pequenos tubos, o qual o papel é enrolado e mergulhado no interior de cada um. Esses dois tubos ficam presos na tampa, que por sua vez serve de moldura a uma grande e desconjuntada capa preta.

Dentro da caixa encontra-se uma antiga Nikon desmontada e engenhosamente disposta a receber o fotolito e um pentaprisma direciona a imagem da objetiva até o seu plano focal. Um flash oferece a luz para a devida ampliação da foto. Tudo dentro da caixa.





É óbvio que eu não poderia deixar essa oportunidade passar e pedi ao colega que tirasse uma foto minha.

E rapidamente, em menos de 10 minutos, foi me entregue o negativo e a cópia, numa simpática moldura de cartolina que ele mesmo produz. Todo esse trabalho artesanal por R$ 20,00.









Juntamente ao objeto de sua arte, Daniel ainda oferece um outro folheto, acompanhando a moldura, onde ao fim, lê-se uma gostosa explicação:

"(...) As circunstâncias do Saudoso Fotógrafo exigiam tempo mínimo de lavagem e mínima quantidade de água. Portanto, para garantir a qualidade do trabalho, eles tocavam a língua nas fotos durante a lavagem para avaliar a qualidade da fixação e da própria lavagem. Os clientes que viam aquela cena não podiam entender por que aquele homem a cada instante "lambia" as fotografias."
« Última modificação: 19 de Julho de 2010, 23:19:58 por Elmo »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2010, 23:43:08
Caramba! Que lindo isso!

Mas Elmo, não pense você que isso é obra do acaso. Pois, não é. Certamente o universo conspira a seu favor, de modo que o acontecido faz jus ao clichê: O HOMEM CERTO, NO LUGAR CERTO, NA HORA CERTA.

Um item a mais a ser incluído no seu já respeitoso cabedal de conhecimento. Oxalá, não seja o último.
-22.352971,-48.775582


renatocpaiva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2010, 23:53:48
Bom registro. Um atrativo a mais na sua viagem Elmo e uma bela sequencia de fotos também!
« Última modificação: 19 de Julho de 2010, 23:54:31 por renatocpaiva »
renatocpaiva


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2010, 09:46:44
 :clap: Muito interessante!!!  :ok: E ele usa chapa de fotolito, talvez para facilitar o processo, mas a foto sai muito contrastada? Tenho um amigo que está restaurando uma genuína camera "lambe lambe", que era a profissão de seu avô e ele pretende fazer umas fotos com ela, quem sabe ele não pode apresentar aqui seu trabalho!


ki-suco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2010, 11:10:51
 :clap: :clap: :clap:


brunocw

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2010, 12:30:17
Que emocionante!!!!!


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2010, 13:06:20
Que história legal e uma experiência única.

Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2010, 04:38:46
Elmo,

Coisa bacana demais!!!
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2010, 08:48:45
Certas experiências marcam a gente profundamente. Acho que o Elmo acaba de viver uma dessas. Parabéns.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2010, 16:23:34
Muito legal, Elmo.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2010, 00:24:04
Nossa... Muito Muito Muito Muito Bom, bah...!



marcellosokal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 446
Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2010, 10:22:37
Encontro fasntástico!