Autor Tópico: Caminhos para ser fotografa profissional  (Lida 2345 vezes)

mleduc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Online: 12 de Dezembro de 2010, 19:56:37
Há algum tempo tenho a fotografia como um hobby. Eu sou formada em publicidade e tenho uma agência, mas no último ano venho me questionando se fiz a escolha certa - "a velha pergunta, do que realmente gostaríamos de fazer". Então resolvi "ter coragem" e encarar a fotografia com mais seriedade e ano que vem vou fazer um curso profissionalizante e quero realmente planejar uma transição de carreira.

Acredito que muitos aqui tenham começado direto na fotografia, muitos fizeram essa transição e com certeza todos tem dicas. Queria ouvir um pouco da experiência de vocês. Com certeza terei mais dificuldade, pois preciso pagar as contas e não tenho como fazer estágios como na época da minha faculdade. Agora tenho que conciliar com o meu trabalho até a fotografia ser algo que eu consiga sobrevive. Mas queria realmente ouvir as experiências daqueles que quiserem compartilhar e dar dicas.

Obrigada Marina


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2010, 20:00:11
eu continuaria com a agencia, faria cursossssssssssssssssss,
e na medida do que aparecer via agencia entrava na fotografia,
minha propria agencia publicitaria me daria trabalho de fotografa.
nada e instantaneo na vida ,
so o nescafe e a sopa knorr, e sao Horriveis :hysterical:.
abs.


bacanex

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2010, 20:36:12
Compartilho do mesmo ponto de vista.  Voce nao precisa abandonar uma atividade para abraçar a outra, visto que sao tao ligadas.
Canon EOS 500d T1i
Canon 18-55 IS
Tamron 28-75 f2.8
Canon 50mm FD 1.8 SC
Flash Speedlight 430ex II


mleduc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2010, 20:43:17
É mais ou menos, eu trabalho mais com merchandising e eventos em shopping, não tem demanda para a fotografia, mas realmente posso abrir para isso quando me sentir segura. Mas queria antes trabalhar com alguns fotografos até para ter mais experiência, antes de me ariscar em vôos solo.


bacanex

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2010, 20:49:29
É mais ou menos, eu trabalho mais com merchandising e eventos em shopping, não tem demanda para a fotografia, mas realmente posso abrir para isso quando me sentir segura. Mas queria antes trabalhar com alguns fotografos até para ter mais experiência, antes de me ariscar em vôos solo.

Vo ce com certeza deve ter contatos com agencias de fotografia. De repente consegue acertar com um desses pra passar um dia da semana com eles e ai vai a prendendo, ajudando. Se for abandonar o seu trabalho pra comecar outro vai ser uma grande pancada, uma vez que todo comeco eh dificil. Melhor ter a seguranca do mercado que ja conquistou e ir entrando no novo aos poucos.
Canon EOS 500d T1i
Canon 18-55 IS
Tamron 28-75 f2.8
Canon 50mm FD 1.8 SC
Flash Speedlight 430ex II


mleduc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2010, 22:10:27
Com certeza isso será fundamental...por isso mesmo estou pensando numa transição lenta  :D , mas quero muito ter como um objetivo


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2010, 00:29:18
Com certeza isso será fundamental...por isso mesmo estou pensando numa transição lenta  :D , mas quero muito ter como um objetivo

O pior é que isso varia muito de acordo com a cidade que você vai trabalhar e com a área da fotografia que você pretende trabalhar.
Passei por essa transição que vc está querendo passar, foram quase 5 anos de transição, do design gráfico para a fotografia.

Não sei qual é o tipo de fotografia que quer trabalhar mas caso seja a publicitária - fotografia quase sempre em estúdio, aconselho antes de começar a se jogar de cabeça, fazer cursos na área, depois comprar um kit de luz, fazer algumas simulações de fotos em casa mesmo, para ter material no portfólio e à partir daí montar um portfólio impresso e um site com o seu trabalho, para poder conseguir trabalhos como freela de fotos.

Quando já existir uma procura pelo seu trabalho, aí é a hora de realmente se jogar de cabeça. Segui esse processo e hoje trabalho só com fotografia.

Espero ter ajudado.
 :ok:
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2010, 07:39:45
É mais ou menos, eu trabalho mais com merchandising e eventos em shopping, não tem demanda para a fotografia, mas realmente posso abrir para isso quando me sentir segura. Mas queria antes trabalhar com alguns fotografos até para ter mais experiência, antes de me ariscar em vôos solo.
procurar abrir portas, a partir da agencia,
as atividades podem correr paralelas tranquilamente, sao parentes.
o tempo diz quando fechar uma porta, se for o caso.
nao necesariamente deve haver transiçao,
publicidade e fotografia convivem perfeitamente, porque nao ter as 2.
abs.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2010, 07:41:45 por agalons »


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2010, 10:59:26
Marina,

sou engenheiro e empregado da Petrobras. Estou fazendo um trabalho aqui outro ali como fotografo ifantil, mas largar hoje a Petrobras não tenho condição, pois tenho família para sustentar. Estou levando como segunda profissão e no meu caso dá para conciliar perfeitamente com o meu primeiro emprego. Acho que cada caso é um caso. Se um dia eu pretender partir para outras áreas da fotografia, como casamento por exemplo, ai pode até ser se as coias fluirem bem. Acho que no Brasil trabalhar com o que realmente gosta e viver disto é para muito poucos.

Independentemente de ter o meu emprego como engenheiro, eu não deixo de cobrar o justo e muito bem calculado pelos trabalhos de fotografia. Isto é muito importante, pois valoriza o trabalho pode ter certeza.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


mleduc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2010, 21:58:24
É isso ai, estou começando a fazer o curso e aos poucos pretendo tocar em pararelo ao meu trabalho atual. Acho bacana essa troca de experiência de quem já fez esse caminho. Ainda não sei ao certo qual área da fotografia seguir. O mercado é amplo e quanto mais eu busco informações mais campo eu vejo que tem.


Maxx3262

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2010, 08:34:30
Vou te dar um exemplo bem difícil, sou Eng. Elétrico, formado, Pós Graduado e me deparei com essa dúvida, ganho razoavelmente bem. E vi no fundo de minhas particularidades o que realmente gosto. Trabalho de Seg. à Sex e às se bobear o dia todo no celular nos fins de semana.

Como conciliar isso? Sacrifico meus finais de semana, em eventos, casamentos, cursos e demais coisas para treino.

De semana de manhã e à tarde estudo cerca de 30 min ou menos, ouvindo Poasdcasts, últimas notícias e tendências.

Amplio canal de amigos o máximo para obter informações e ajudar numa forma reciproca.

Agora se depare, tudo bem sou novo, 26 anos, mais Pai de Familia recente casa e tudo para cuidar, me projeto para esse futuro, largar tudo no que faço e me dedicar à fotografia. Desafio? Não sei, mais sim um sentimento de vontade, isso que nem estou na área.

Dica ou conselho, como quiser, ser quiser vai conseguir coloque foco e se dedique se realmente quiser. Se o seu coração fala isso não tem jeito, mais cedo ou mais tarde o mundo conspira à seu favor. Tudo é ação e reação, jogue seu investimento e plante e colha bons frutos.

Se fizer tudo planejado, com visão, valores e ações verá seu resultado em breve!

Boa Sorte!


mleduc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2010, 21:30:32
Max, valeu pelo incentivo. Boa sorte para você também. Ano que vem começo janeiro já com cursos aos finais de semana...é isso ai, temos que batalhar. Abraços!


Maxx3262

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2010, 21:42:34
Max, valeu pelo incentivo. Boa sorte para você também. Ano que vem começo janeiro já com cursos aos finais de semana...é isso ai, temos que batalhar. Abraços!

Isso aí e se precisar de ajuda, dúvida vamo sempre trocando idéias! Boa sorte!