Autor Tópico: fotos de interiores, duvidas...  (Lida 4558 vezes)

fer lfstudio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia,Patins,Meus Filhos, paixão pessoal...
Online: 13 de Dezembro de 2010, 11:33:45
qual a lente mais apropriada para se fotografar ambientes, como apartamentos,casas, etc. .
O Mundo é uma fotografia, basta eternizá-lo com um Clik!!!!!!


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2010, 11:35:52
qual a lente mais apropriada para se fotografar ambientes, como apartamentos,casas, etc. .
Depende, mas uma 10-20 resolveria o problema.
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


fer lfstudio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia,Patins,Meus Filhos, paixão pessoal...
Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2010, 12:05:36
olá matheus, mas a 10-20 nao distorce muito? a dvida é de um amigo meu aqui, e ele esta disposto a comprar ma lente pois esta fazendo varias coisas para m agencia... mas obrigado...
O Mundo é uma fotografia, basta eternizá-lo com um Clik!!!!!!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2010, 12:47:52
Em sensor APS-C vá de Canon 10-22 ou Sigma 10-20. Sim, a distorção é bem evidente nas distâncias focais menores mas é inevitável.

Em sensor FF vá de Canon 17-40 ou 16-35, as distorções são menores, a qualidade maior mas o custo do conjunto é bem mais alto.

Abraço.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2010, 08:45:05
Em 10 mm distorce muito. Mas você pode usar uma 20 ou 24mm e fazer "mosaico" de um plano, recompondo-o no software.
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2010, 09:01:56
Em 10 mm distorce muito. Mas você pode usar uma 20 ou 24mm e fazer "mosaico" de um plano, recompondo-o no software.
Perfeito.  :ok: E um 18mm tb poderia ser empregado.

« Última modificação: 14 de Dezembro de 2010, 09:02:21 por MateusZF »
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2010, 10:12:44
qual a lente mais apropriada para se fotografar ambientes, como apartamentos,casas, etc. .

Fala Fernando, aquela sua EX Sigma 17-35mm (desculpe o trocadilho) na minha FF fica perfeita para esse trabalho. Os 10mm numa cropada distorce sim, mas é justamente essa distorção que deixa a fotografia de arquitetura com um estilo próprio!


Maxx3262

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2010, 21:33:08
Eu utilizo Sigma 24mm, as Japonesas com corpo de metal que não descascam rsrss, ficam ótimas. Mesmo que distorçam com outras lentes 10mm para frente dependendo do angulo a distorçam fica linda! Veja em algumas fotos no google de interiores para pegar uma base de angulos!


jrvwagner

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2010, 01:39:02
Para interiores a 10-20mm (ou similar) é a melhor opção, quanto a distorção use o programa DxO ou o LR que eles eliminam automaticamente.


eden2000

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2010, 03:47:53
qual camera sera usada? dx ou fx, qual intuito da foto?
ex.ap muito pequeno, o pessoal de marketing "engana" com super GA dando impressao de ser maior


Maxx3262

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2010, 08:38:22
qual camera sera usada? dx ou fx, qual intuito da foto?
ex.ap muito pequeno, o pessoal de marketing "engana" com super GA dando impressao de ser maior
Isso é fato! as GA sempre dão ares de 100 metros quadrados para AP's de 40 rsrs


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2010, 12:10:48
Para interiores a 10-20mm (ou similar) é a melhor opção, quanto a distorção use o programa DxO ou o LR que eles eliminam automaticamente.

Não creio que seja tão simples assim. O distorção passível de correção é apenas o "efeito barril" e eventuais "erros" de perspectiva. A distorções mais acentuadas e críticas, que são o afastamento dos planos e a profundidade exagerada não são corrigíveis (pelo menos não conheço maneira de). O cuidado com a escolha da composição e ângulos é fundamental para se ter uma boa foto. Cuidado inclusive com objetos de forma conhecida (principalmente redondos, cilíndricos e afins) que possam evidenciar as distorções e deixar o resultado aquém do esperado.

Ah sim, na maioria dos ambientes não é necessário chegar nos 10mm de uma super G.A, algo entre os 15 e 22mm costumam resolver. Banheiros, lavabos, cozinhas pequenas e adegas (essas são complicadas rs) gritam por distância focal menor. rs

Abraço!
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2010, 12:15:49 por dondon »


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2010, 16:29:14
Não creio que seja tão simples assim. O distorção passível de correção é apenas o "efeito barril" e eventuais "erros" de perspectiva. A distorções mais acentuadas e críticas, que são o afastamento dos planos e a profundidade exagerada não são corrigíveis (pelo menos não conheço maneira de). O cuidado com a escolha da composição e ângulos é fundamental para se ter uma boa foto. Cuidado inclusive com objetos de forma conhecida (principalmente redondos, cilíndricos e afins) que possam evidenciar as distorções e deixar o resultado aquém do esperado.

Ah sim, na maioria dos ambientes não é necessário chegar nos 10mm de uma super G.A, algo entre os 15 e 22mm costumam resolver. Banheiros, lavabos, cozinhas pequenas e adegas (essas são complicadas rs) gritam por distância focal menor. rs

Abraço!

Exato, e é preciso entender que às vezes a distorção pode ter uma conotação estética ou mesmo ampliar convenientemente espaços pequenos. Isso funciona (e eu uso) em material promocional de construção civil. Mas muitas vezes o cliente vai devolver seu trabalho. Principalmente se ele for arquiteto ou decorador fazendo portfólio. E, de fato, os programas não corrigem a perspectiva e nem o formato dos objetos.

abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2010, 23:33:28
Em arquitetura tenho usado mais uma 24mm, mas tem casos que fica difícil fugir de uma 10-20, ou 10-22, ou ainda 10-24mm. As vezes, dependendo do caso da até para usar uma 35mm ou 50mm...

O segredo nas ultrawide é usar a câmera em ângulo reto para não distorcer...
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2011, 19:22:54
10-20 e deixar a camera nivelada e no eixo
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM