Autor Tópico: [Dúvida] Fotos Indoor e Noturnas  (Lida 6345 vezes)

Carol_Amaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Feminino
Online: 15 de Dezembro de 2010, 00:21:12
Olá a todos,

Gostei muito desse fórum e das dicas encontradas aqui. Sempre gostei de fotografar, mas agora estou querendo me aprofundar nas técnicas e controles manuais por isso, estou a procura de uma boa câmera avançada.

Bom, a dúvida principal desse tópico é com relação à fotos indoor e noturnas sem flash. Procurei através da busca do fórum sobre o assunto mas não achei as respostas que queria. Me perdoem se já houver um tópico a respeito.

É o seguinte, tenho atualmente uma compacta Samsung NV9 que levei para uma excursão que fiz no primeiro semestre desse ano à Europa. Gosto muito da qualidade das fotos, mas tive certos contratempos com as fotos em ambientes internos(Museus) onde não é possível usar flash ou não vale à pena. O mesmo aconteceu para as fotos noturnas. Fotos borradas na maior parte das vezes.

A questão é que em uma excursão, não temos tempo de parar e tirar as fotos com calma ou até mesmo com um tripé. E nos ambientes que citei a sensibilidade da câmera aumenta de forma que fica quase impossível tirar fotos boas, sem borrões.

Pra ter uma idéia, eu gastava uma bateria fácil em um passeio de 2-3h por um museu. Tinha que tirar várias fotos para tentar conseguir uma boa. Fora a provável falta de conhecimento da fotógrafa, percebi que a minha samsung é muito lenta nessas condições (comparada com uma sony compacta mais antiga da minha mãe). A cada foto tenho que esperar alguns segundos com a mensagem "Processando" e sem poder me mover. O mesmo acontece em fotos de paisagem noturna ou indoor, sem flash. O que convenhamos é quase impossível de se fazer nessas situações.

Ainda não consegui achar nada na internet falando detalhadamente da performace dessa câmera então estou na dúvida de até que ponto o problema das fotos borradas e lentas é comigo (ex: não ter configurado adequadamente pra a situação).

Bom, como comentei, estou começando a estudar mais sobre fotografia para ter certeza que estou tirando o máximo da minha compacta.

Aí vem a questão da câmera avançada. Já estou procurando um modelo e estou na dúvida entre as SAMSUNG WB5500 x  LUMIX DMC-FZ40PU-K x EXILIM EX-FH20BK. Sony por enquanto não cogito por causa do cartão dedicado e do preço.   
Não achei quase nada na internet sobre a performance desse três modelos, em especial a WB5500, que como é samsung me deixa com o pé atrás sobre o tal do tempo de processamento. Estou inclinada pela LUMIX.

Enfim, esse post enorme é para pedir ajuda com relação ao problema das fotos sem flash (sou eu ou a máquina? ou os dois? hehehe) e se possível uma opinião sobre a câmera avançada.

Detalhe: Adoro câmera com zoom óptico! Quanto mais melhor! :D

Obrigado pela atenção!


Barnabé

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
  • Eu gosto muito disto! :P
    • www.ricardobarnabe.com.br
Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2010, 00:29:01
Veja mais no site dpreview.com - lá tras muita informação e a aplicação dos modelos de cameras.
Nikon D750
50mm 1.8 G
SB 910, YN560-TX, II YN560 IV

www.ricardobarnabe.com.br


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2010, 00:32:45
Eu iria de FZ40 mesmo.

Sobre as fotos com poucas iluminação e sem flash, não tem jeito mesmo, dependendo da situação é só com câmeras bem mais sofisticadas e lentes bem claras (e caras geralmente rss).

O que a Sony devia fazer no modo automático que a sua samsung não fazia era aumentar a sensibilidade do sensor (o ISO). Quanto mais alto, mais capta luz e menos tempo precisa para registrar a cena. Entretanto, quanto mais alto, também há mais ruído (aquela granulação colorida), então algumas câmeras acabam "travando" em ISO baixo para a qualidade da imagem não ficar muito ruim. Se sua câmera tiver modo P, você já consegue ajustar o ISO.... O ideal é sempre ir fazendo testes e estudar, não apenas comprar uma câmera e achar que ela por si só faz milagres rs


Carol_Amaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2010, 00:32:49
Pois é ricardobarnabe, já olhei lá e ainda não tem review de nenhuma das câmeras citadas. Nem da NV9. :(

pedro_raythz, obrigado pela opinião. A samsung tem sim o modo P e é o que costumo usar por ter as opções de ajuste.
Com o ISO maior as fotos realmente saem melhor, mas o tal tempo de processamento ainda fica grande.
Eu gostaria de saber se é normal mesmo nas avançadas ter esse tempo (por volta de 6s) de espera até a foto aparecer na tela.
 
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2010, 00:45:39 por Carol_Amaro »


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2010, 12:37:39
Enfim, esse post enorme é para pedir ajuda com relação ao problema das fotos sem flash (sou eu ou a máquina? ou os dois? hehehe) e se possível uma opinião sobre a câmera avançada.

O problema é da máquina e de técnica... rs

O tempo de processamento é bem relativo. No geral, cameras compactas são muito lentas mesmo, não tem jeito! Só uma DSLR pra ter processamento realmente rápido...

As fotos estão tremidas, pois a noite a cam precisa capturar mais luz e faz com que o obturador fique aberto mais tempo, durante esse tempo não pode haver qualquer movimento da sua mão. Fotos noturnas de assuntos estáticos precisam de tripé.

Mesmo com essas UZ novas, se você não souber as técnicas adequadas continuará tendo problema. :)


Carol_Amaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2010, 15:04:27
Obrigado Leandro,
Eu já estudei um pouco sobre as técnicas básicas de fotografia e sei dessa questão do obturador. Minha dúvida é mais por que já tive uma compacta Sony e uma Casio e nenhuma delas apresentava todo esse tempo de processamento. As fotos noturnas eram mais difíceis sem o tripé, mas dava para tirar uma ou outra boa depois de algumas tentativas. Na samsung é quase impossível sem um apoio.

Quanto a UZ, estou querendo comprar uma justamente para me aprofundar um pouco mais no tema. A maioria dos cursos que procurei pede uma câmera pelo menos avançada.

Gostaria de achar usuários de câmeras Samsung para mais opiniões, mas acho que não temos muitos por aqui...^^


Carol_Amaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2010, 11:36:14
Contrariando o que disse sobre não cogitar Sony... Entrei em uma loja Sony Style e testei uma HX1. Gostei bastante do estabilizador dela. Todas as fotos sem flash saíram sem borrões.

As lojas Sony Style são escuras com luzes pontuais nos produtos e por isso já seria quase impossível obter alguma foto sem borrão de primeira, sem flash, na minha Samsung. Tirei fotos macro, do ambiente, de pessoas, com zoom máximo (tipo, alcançar um detalhe na loja do outro lado do corredor) e todas elas saíram sem borrões. Em todos os casos usei o modo automático inteligente (q nunca vi em uma sony simples), porque não tinha tempo de ficar testando todos os controles manuais (e o vendedor já devia estar impaciente).

Enfim, eis a questão, Sony HX1 ou LUMIX FZ40 (q infelizmente não tenho onde testar)?

Vi váaaaaaaaaaaaaaaarios tópicos aqui no fórum sobre a HX1 comparada coma alguma outra câmera, mas nesse quesito "estabilizador",alguém tem alguma opinião? Os da Pana são tão bons ou melhores quanto os da Sony?  

Eu gostei muito das características e preço da FZ, mas como não tenho como testar preciso de algumas opiniões...

Nesse link tem uma comparação: http://snapsort.com/compare/Panasonic_Lumix_DMC-FZ40-vs-Sony_Cyber-shot_DSC-HX1
Pra quem quer aprender um pouco mais, fazer um curso, mas não se tornar profissional, quais os prós apresentados que pesam mais?

Obrigado!

« Última modificação: 16 de Dezembro de 2010, 11:47:04 por Carol_Amaro »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2010, 20:41:00
o O.I.S. da Panasonic é bastante conhecido há anos, então com certeza funciona muito bem também  :ok:

Aqui fala do estabilizador da FZ35 http://www.dpreview.com/reviews/q110superzoomgroup/page16.asp


Em relação a aprender, para mim a FZ40 leva vantagem por ter a opção em fotografar em RAW. Para mim isto faz muita diferença.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2010, 20:44:48 por pedro_raythz »


Carol_Amaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2010, 22:47:33
Bom saber, pedro_raythz!
Acho que fiquei traumatizada com o estabilizador da Samsung...rs
A única coisa que me deixava na dúvida quanto a FZ40 era isso mesmo. Muito obrigada pelo esclarecimento!
Agora é partir para a pesquisa de preço mais aprofundada...^^


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #9 Online: 17 de Dezembro de 2010, 09:43:52
percebo que vc deseja qualidade. Deves fazer um esforço no bolso e partir pra cameras compactas premium que estaria no topo para fotos em museus sem flash a Panasonic LX5 com sua lente 24mm 2.0, estabilizador, RAW, filma em HD e faz zoom na filmagem, o que a dupla Canon S95/G12 deixou de oferecer. Outra com zoom na filmagem mas sendo maior e com lente mais escura e sem ser 24mm seria a Nikon P7000. Eu com certeza iria de Panasonic LX5, o melhor pra sua necessidade, creio eu.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #10 Online: 17 de Dezembro de 2010, 09:51:45
se vc quiser de qualquer forma uma uz procure se encontra a FZ35 antecessora da FZ40 e melhor que ela, ou a Fuji HS10 se vc nem liga para o tamanho maior dela. Evite camera de 14mp neste segmento de compactas e superzooms, nenhuma supera as de 10 e 12mp e muito menos as premium como a LX5 de 10mp e sensor maior, que oferece qualidade superior.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Carol_Amaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 17 de Dezembro de 2010, 10:55:17
Obrigado pelas dicas, Zeiss!
Vou olhar essas indicações.  :)


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Dezembro de 2010, 21:22:21
Carol, o Zeiss tem razão. E como você não liga para portabilidade e gosta de um range maior, a G12 é uma boa pedida.
A Samsung EX1 também é uma opção, mas o range dela é bem pequeno, não sei se te agradaria (e acredite, apesar de ser da Samsung, é uma excelente compacta, usa o mesmo sensor da G123 e da S95)


Carol_Amaro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 18 de Dezembro de 2010, 19:51:26
pedro_raythz, eu já tinha visto bons comentários sobre essa G12 e já tive uma canon compacta que gostava  muito, mas acabei desistindo da G12 por causa do pouco zoom. Estou querendo uma UZ mesmo... :D

Até vi a FZ35 com bom preço e estou cogitando ela ao invés da FZ40...
Gostei muito dos elogios e das fotos que vi da FZ35.

Que acha?
Melhor gastar mais um pouco na FZ40? Ou para mim que estou iniciando a FZ35 está de bom tamanho?


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Dezembro de 2010, 20:46:51
A diferença entre as duas é pequena, pegaria uma FZ35 tranquilamente  :ok: