Autor Tópico: Smartphones - Não será o fim das câmeras compactas?  (Lida 4457 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Dezembro de 2010, 17:38:28
Pessoal, eu concordo com o texto do link abaixo, onde mostra uma tendência de crescimento do mercado dos Smartphones e queda do mercado das câmeras compactas, isso porque os Smartphones fazem de tudo um pouco (net, gps, fone, camera, video, etc) e ainda são compactos contra as câmeras que somente tiram fotos.

http://www.nytimes.com/2010/12/04/technology/04camera.html?_r=3&scp=1&sq=point-and-shoot&st=cse

Vocês não acham que os fabricantes exclusivos de câmeras (Nikon, Canon, Pentax) precisariam se mexer para se manter competitivos? Quem sabe eles também entrando no ramo de SP com Android.

Valeu
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2010, 17:39:52 por Leandro Federsoni »


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2010, 00:32:43
Bom texto, Leandro.
A tendência existe, mas o vice presidente da Nikon não parece estar muito preocupado com ela. O que será que esses grandes fabricantes estão tramando..?!
Enquanto isso...  O tal do Mark Romanek, citado na matéria, criou um site onde só podem ser postadas fotografias feitas com SmartPhones...
Prá quem tá nessa, aí vai:
http://markromanek.posterous.com/
 :ponder:


Jony T.

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Continue tentando...
Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2010, 15:04:06
É algo bastante complicado de se dizer mesmo. Tenho um Smartphone da Nokia, o N85, e ele é excelente. Comprei-o na época só por causa da câmera de 5.0mp com lente CarlZeiss. A cam dele é muito boa mesmo. Até hj não comprei uma compacta "normal" por causa disso. Esses Smarts só pecam, bem mais do que as cams "normais", no flash ser muito fraco e logicamente as fotos noturnas ficam horrorosas. Mas as diurnas ficam muito boas mesmo.
A Nokia já lançou e já está no Brasil, o N8 (12.0mp, video em HD e flash com luz xenon e zoom ótico bem maior que o normal) e já estou me programando para pegar um  ano que vem. Não tenho interesse em uma cam compacta com um Smart como o que tenho nas mãos!!!
Nikon D7000 / 35mm 2.5 E Series / SB700

"A morte sorri para nós. O melhor que temos a fazer é sorrir de volta." Maximus


Jony T.

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Continue tentando...
Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2010, 15:05:00
O problema dos smarts é o preço mui alto!!!
 Nokia N8 R$1499 no site do fabricante.
Nikon D7000 / 35mm 2.5 E Series / SB700

"A morte sorri para nós. O melhor que temos a fazer é sorrir de volta." Maximus


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2010, 11:02:34
Um smart custa bem mais que uma boa cam compacta + um telefone comum, e além do mais, apesar dos muitos megapixels a qualidade de fotos ainda é sofrível nesses telefones, mas como a grande maioria não liga tanto pra qualidade de imagem, talvez essa seja a tendência mesmo


acunha

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
    • Photosig
Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2010, 11:33:49
Na minha opiniao, sao nichos diferentes... os smartphones vao ter seu espaço como multi-função mas sempre vai ser possivel colocar mais tecnologia fotografica numa compacta do que num smartphone, sem falar na durabilidade da bateria que por enquanto tem limites muito baixos... quando a gente vê as compactas de hoje, nao acredita no que elas conseguem produzir em termos de nitidez, profundidade de campo, sensibilidade iso, zoom e macro, etc, eram coisas impensaveis para as compactas a 10 anos atras... isso vai continuar evoluindo na frente dos smartphones...


Barnabé

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
  • Sexo: Masculino
  • Eu gosto muito disto! :P
    • www.ricardobarnabe.com.br
Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2010, 11:58:47
Eu acredito que a maior evolução vai ser nas compactas, estas sendo cada vez mais parecidas com uma DSL de entrada (como a sony esta fazendo com um modelo que permite a troca de lentes).

Vejo que o smartfone veio para agregar um "faz tudo, estilo canivete Suiço", com o grande apelo da portabilidade e conectado...
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2010, 12:02:03 por ricardobarnabe »
Nikon D750
50mm 1.8 G
SB 910, YN560-TX, II YN560 IV

www.ricardobarnabe.com.br


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2010, 20:58:22
Mas em que pese as compactas terem evoluído bastante, o fato é que o público consumidor destes produtos não precisa de bom desempenho em iso alto, nitidez ou controle da profundidade de campo. Me parece que os smarts estão chegando ao ponto de entregarem aquilo que os usuários de compactas querem: qualidade aceitável (para os padrões deles, claro) com muito mais praticidade que uma compacta. Talvez sobrevivam as compactas "high-end".

Quanto aos grandes fabricantes citados, talvez eles devessem se preocupar mais com as mirrorless do que com as compactas "low-end".


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2010, 22:01:28
Eu nao duvido que a Panasonic lance um SP com sensor de compacta ou que logo teremos telefones com qualidade de imagem similar as compactas.

Vcs chegaram a ver os sensores Invisage? Se isso rolar mesmo eu acho que o mercado vai ser de SP e Dslr/mirror less.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=41931.0


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #9 Online: 31 de Dezembro de 2010, 12:17:48
É possível,
No entanto o smartphone tem um recheio muito diferente de funcionalidades, o que eleva o seu preço.
Para colocar um sensor e lentes de qualidade em um smartphone, ele vai custar bem alto.

Só o tempo vai dizer... hoje existe muita tecnologia nos celulares, nós pagamos estes preços por que algum chines que recebe como salario um prato de comida o montou, e os componentes tiveram a mesma origem exploratória.
Pois se tudo fosse produzido pelos gringos olho azul, um iPhone 4 custaria uns $ 5.000 facil

Melhor camera de celular que já vi foi o Nokia N95, muito boa para um celular.
Dizem que o iPhone 4 é similar...

Agora, eu estou com um Motorola Milestone, e é o que eu citei acima... ele vem recheado de funcionalidades porém a qualidade fotográfica dele é tosca, a inda mais em ambientes escuros... mesmo com o flash duplo de led, ele não consegue tirar uma boa foto.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2010, 12:21:17 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


neysy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2011, 16:20:19
Depois que adquiri um iphone 4 , desisti completamente das compactas. As fotos ficam otimas e a filmagem tb.  Em viagem sempre tiro fotos com ela para marcar a posição geografica.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2011, 17:31:42
Depois que adquiri um iphone 4 , desisti completamente das compactas. As fotos ficam otimas e a filmagem tb.  Em viagem sempre tiro fotos com ela para marcar a posição geografica.

Neysy, eh exatamente isso que esta ocorrendo. As pessoas estao se acostumando de tal maneira com o telefone que nao querem mais saber da camera.

No meu caso ateh tenho usado a DSLR mas estou achando um saco nao ter um link direto dela pro Flickr ou Facebook. Preciso pegar um cartao eye-fi pra conectar a DSLR com o celular.


neysy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2011, 17:54:24
Leandro, concordo que em facilidade em envio de imagem, celular não tem igual. Utilizo o dropbox, e se quiser enviar uma imagem de qualquer documento ou local para o escritorio, basta um click. Agora um programinha interessante foi essa panoramica. Muito massa.

http://www.youtube.com/watch?v=cJUXjQ3hNAE&feature=fvst


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2011, 18:03:47
imagine fazer um UP de uma foto em modo raw de 10 megas bytes...
A conexão 3G não está neste nível de banda, vai demorar um pouco para chegar nesse naipe.
ainda temos limite de download e recentimente a TIM conseguir andar para traz e re-inventou a navegação por Tempo...  :aua:
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Janeiro de 2011, 18:37:57
Jesiel, para Flickr ou Facebook eh besteira mandar fotos desse tamanho. Nesses sites mando fotos no maximo em 1080p para visualizar em TV e monitor FHD.
Fotos em RAW ou em resolucao maxima deixo salvo no HD e uso somente pra impressao.