Autor Tópico: QUAL O SEGREDO DO ABDO ???  (Lida 18186 vezes)

Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 19 de Dezembro de 2010, 13:23:46
Desculpe-me afshalders, mas dizer que equipamento não faz diferença acho que é até ingenuidade.
Ninguém discute a competência técnica do ABDO - aliás, nem merce discussão. Entretanto, se avaliarmos fotos pelo limite técnico é claro que o equipamento faz toda diferença. Nitidez, sharpen, níveis de contraste chegam a ser gritantes em equipamentos diferentes. Tente fazer uma foto de alta performance, onde você possa checar todos estes itens em um ambiente controlado e verá a diferença.
Digo ambiente controlado para que se possa ter parâmetros comparativos que não somente nossos olhos.
Agora sensibilidade, interpretação dos fatos e capacidade de expressar sentimentos por meio de uma imagem todos têm em níveis diferentes e não discuto que estas características são apuradíssimas em nosso colega de fórum.
Massss... o que mais me impressiona em suas fotos em termos de "visual" pura e simplesmente é a nitidez obtida... sempre fantástica.
Na minha humilde opinião de amador... existem a foto técnica e a emocional. Ou uma imagem me chama atenção pela sua beleza ou pela sua mensagem.
Abs.


"claro que sei do profissionalismo dele, mas o equipamento e o tratamento estão um mistério, HDR talves, gostaria de cumprimentá-lo, e estou aqui aguardando resposta, abs a todos"

Que segredo ? Não tem segredo. Ele tem é um excelente olho, um ótimo bom senso fotográfico e se você der para ele uma super-macro-camera Tabajara mesmo assim ele irá produzir ótimas imagens.

Quando vocês vão entender que o limitante é o fotógrafo e não o equipamento, salvo raríssimas excessões ? Vocês pelo jeito nunca usaram filme né...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 19 de Dezembro de 2010, 14:38:21
Desculpe-me afshalders, mas dizer que equipamento não faz diferença acho que é até ingenuidade.

Você acha que você perceberia alguma diferença nesta foto se ele tivesse usado uma EOS-450D ou uma 5D ? Pense MUITO bem na sua resposta.

"Tente fazer uma foto de alta performance, onde você possa checar todos estes itens em um ambiente controlado e verá a diferença"

Acho que você está querendo ensinar padre a rezar missa.... É piada né !  :assobi:

"Na minha humilde opinião de amador... existem a foto técnica e a emocional. Ou uma imagem me chama atenção pela sua beleza ou pela sua mensagem."

Não é foto emocional. Ele é bom e garanto que teu queixo cairia mesmo ele usando uma DSLR de entrada.


Fazer diferença, faz. Mas não em uma imagem reduzida para 800 pixeis de largura, que passou por interpolação onde você jogou fora 75% da informação. Nem muito menos em um monitor TF não calibrado.

O tópico aqui foi "qual o segredo do Abdo" e o segredo dele é que ele tem um puta olho e sabe o que faz, independente do que estiver usando vai dar um banho na maioria aqui usando equipamento top.  ;)


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 19 de Dezembro de 2010, 15:14:53
Você acha que você perceberia alguma diferença nesta foto se ele tivesse usado uma EOS-450D ou uma 5D ? Pense MUITO bem na sua resposta.

"Tente fazer uma foto de alta performance, onde você possa checar todos estes itens em um ambiente controlado e verá a diferença"

Acho que você está querendo ensinar padre a rezar missa.... É piada né !  :assobi:

"Na minha humilde opinião de amador... existem a foto técnica e a emocional. Ou uma imagem me chama atenção pela sua beleza ou pela sua mensagem."

Não é foto emocional. Ele é bom e garanto que teu queixo cairia mesmo ele usando uma DSLR de entrada.


Fazer diferença, faz. Mas não em uma imagem reduzida para 800 pixeis de largura, que passou por interpolação onde você jogou fora 75% da informação. Nem muito menos em um monitor TF não calibrado.

O tópico aqui foi "qual o segredo do Abdo" e o segredo dele é que ele tem um puta olho e sabe o que faz, independente do que estiver usando vai dar um banho na maioria aqui usando equipamento top.  ;)



Olá afshalders.
Será que você leu estas frases no meu post????

- "Ninguém discute a competência técnica do ABDO - aliás, nem merece discussão".
- "Agora sensibilidade, interpretação dos fatos e capacidade de expressar sentimentos por meio de uma imagem todos têm em níveis diferentes e não discuto que estas características são apuradíssimas em nosso colega de fórum".


Quanto ao seu comentário: "Acho que você está querendo ensinar padre a rezar missa.... É piada né !" - creio que você está enganado. O objetivo do fórum não é entre outros, alimentar discussões saudáveis, tocar opiniões e debatê-las, sempre buscando o aprendizado e crescimento de todos?
De maneira alguma pretendo "ensinar ao padre a rezar a missa", mesmo porque sempre terei muito mais a aprender do que a ensinar.
Só que "padres" também comentem pecados.... ninguém é perfeito meu caro (acho que ninguém é, não é mesmo).
Por favor, desarme-se um pouco em seus comentários. A intenção aqui é uma discussão saudável.... ou estou enganado?

p.s.
Creio que este tópico é uma homenagem ao ABDO, será que alguém discorda da sua capacidade e competência?

Abs.

Paulo Arruda







AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 19 de Dezembro de 2010, 15:34:49
Sim, li. O problema é que vocês dão MUUUUUUITA importancia ao equipamento. Acham que se não usarem algo top, ficará ruim. Se não usar o mesmo que fulano usa, sairá pior, etc etc. Equipamento ajuda se você já souber muito bem o que fazer, senão não ajuda nada. Não é questão de armar ou desarmar. Chato é ficar ouvindo essa lenga lenga o tempo todo.

Você realmente acha que há alguma diferença visivel causada por equipamento ao visualizar uma imagem reduzida para 800x600 ? Não faz sentido, e se você usar uma Sigma de $250 ou uma Nikkor de $1200 não verá a mínima diferença. O cara pega uma imagem de 20MP e a 800x600 tem menos de  0.5 MP... 1/40 da quantidade de informações. Não há como julgar um equipamento seriamente assim, muito menos opinar que o equipamento é determinante nessas circunstancias. Pense bem... A imagem final tem uma fração dos detalhes da original.


Isso fará diferença em ampliações acima de 20x30 cm no mínimo, melhor 30x60 ampliada em ampliador ótico, nada de plotter.

Não estou pecando, e sim tentando abrir os olhos para a realidade. É só pensar gente.


cbfabbri

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
    • Chris Fabbri Fotografia
Resposta #19 Online: 19 de Dezembro de 2010, 16:45:43
Dedicação incansável em aprender e melhorar tanto a parte técnica de operação quanto o olhar fotográfico.
Busca pelo domínio do equipamento que tem (top por sinal, em todos os aspectos).
Busca pelo domínio no tratamento final e apresentação das imagens.
Busca pela especialização apurada e detalhada em assuntos dos mais difíceis como pássaros, velocidade, etc.

Isso faz a transformação do que era o Abdo há anos atrás e o que é o Abdo hoje, como fotografo.

Interesse, humildade, dedicação, perseverança e muito esforço.

Parabéns meu amigo, grande prazer compartilhar de perto essa evolução singular e fantástica de se ver.

abs



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 19 de Dezembro de 2010, 19:57:35
Bom é bem simples.
A Nitidez é cuidado na hora do foco, mas no caso do Abdo é acima de tudo o tremendo jogo de lentes que ele possui. Talvez um dos melhores jogos de lentes Nikon entre os freqüentadores dos fóruns que visito. O Abdo é daqueles caras que entendem que a lente é o coração da câmera e não poupa despesas na aquisição de lentes rs. Cores especiais são um misto de 3 coisas. Resposta do equipamento de ponta que ele tem (inclusive lentes), capacidade de explorar a luz com o equipamento e tratamento. Este pacote é que produz este tipo de resposta. Mas dentro dos aspectos que você colocou o que mais contribui é sem dúvida o equipamento top de linha que ele possui, que quando associado à experiência produz nitidez e cores realmente fora de série.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2010, 16:48:15 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #21 Online: 21 de Dezembro de 2010, 12:22:49
Um bpm equipamento é  uma puta ajuda para fazer fotos melhores, óbvio.
Ótimas lentes fazem muita diferença na qualidade da imagem em termo de cores, contraste e nitidez e isso já ajuda muito a se conseguir um bom resultado final.
Uma DSLR é muito superior na qualidade de captura q uma q não seja.
Quanto a qualidade das DSlRs atuais não vejo como grande problema a qualidade de imagem em relação a uma mais cara e outra mais barata. Isso em condiçõs normais e não específicas Tipo ISOs altos ou esportes...As diferenças q por acaso existirem podem se contornadas com tratamentos simples.
Só para causar polêmica, a Canon entregava cores muito ruins e mesmo com tratamento pesado era difícil conseguir resultaddos parecidos com os oferecidos pelas Nikons, mas isso mudou e ela melhoreou muito seu padrão de cores e hoje as duas marcas se equiparam ao que me parece.
O outro grande diferencial é o tratamento dass imagens e o cuidado na captura.
O tratamento exige muita sensibilidade e talento para conseguir resultados q se diferencie.
Não é só aumentar a saturação de forma geral e pronto. Normalmente é coisa de detalhes/trabalho braçal. Pelo menos é assim comigo e com um amigo q é ótimo fotógrafo e tratador.
O Abdo evoluiu muito desde quando ele começou a fotografar e já tinha comentado isso com vários amigos participantes de fóruns. Já vi muitas fotos dele q me deram muito prazer de apreciar, mas no início era bem ruinzinho kkkkkkk
Legal se ele pudesse explicar o seu fluxo de trabalho.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 21 de Dezembro de 2010, 19:38:27
ento....

Talento
Equipamento...
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2010, 19:46:48 por Ricardo Leite »


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #23 Online: 21 de Dezembro de 2010, 20:32:51
Ele sempre possuiu equipamento top mas as fotos agora são bem melhores, nota-se claramente a evolução .Na minha humilde opinião tudo é fruto da dedicação dele que deve ter estudado e praticado bastante para chegar a este nível. Parabens.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 21 de Dezembro de 2010, 23:05:41
A qualidade técnica do Abdo é incontestável. Mas fotografar aves é bem difícil. Para aqueles que acham que ele conseguiria aquelas cores, nitidez, e que também conseguiria aqueles momentos com uma D90 e a lente do kit..... estejam a vontade para tentar.

Sair para produzir com equipamento meia boca não dá. O equipamento tem que ter qualidade, tem que pensar e focar rápido e com precisão. A lente tem que ter boa abertura e respostas rápidas, tb tem que focar rapidamente, o sensor tem que ter ótima sensibilidade. Todas essas qualidades são fundamentais.

O passarinho não vai ficar posando e esperando o fotografo acertar. Na maioria das vezes é nescessário uma saraivada de fotos para se aproveitar algumas. Tudo é muito rápido, o passarinho pousa em um lugar pula pra cá, pula pra lá e se manda em velocidade impressionante.

O flamingo voando sem um traking eficiente também não acontece, mas nem a pau. Um tripé legal, uma cabeça suave rápida e macia tambem, e por ai vai...

Tem um outro ferinha aqui que é o marke51, quem ja viu as fotos dele sabe do que estou falando.

Ambos possuem equipamentos bem especializados.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2010, 23:06:59 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 22 de Dezembro de 2010, 00:23:12
O flamingo voando sem um traking eficiente também não acontece, mas nem a pau. Um tripé legal, uma cabeça suave rápida e macia tambem, e por ai vai...

Não ?

http://farm6.static.flickr.com/5047/5281979348_daebc8e7e6_b.jpg

EOS-350D (AF lento, tracking péssimo), lente do kit, sem tripé.  :assobi:

Paisagens não são lá coisas de movimento muito rápido também (nunca vi um lago se mover). Dificilmente se usa grande abertura neste tipo de foto, e em F11 a maioria das óticas entrega uma boa imagem. Para outras situações, uma grande abertura ajuda muito. Tudo depende do tipo de foto.

Não estou falando que uma lente de kit é melhor, mas é bom ter pé no chão. Como dizia o Malicky, "A maioria das lentes é melhor que a maioria dos fotógrafos". Não é o caso do amigo Abdo com certeza....



P.S.

Acabei de descobrir que também funciona com gaivotas...

http://farm6.static.flickr.com/5290/5282018246_cdf1bfcc75_b.jpg


« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 00:41:03 por afshalders »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #26 Online: 22 de Dezembro de 2010, 00:58:19
O Marke não tem um equipamento tão sofisticado. Um amigo trabalha com uma 300mm F4 e tc e faz ótimas fotos de pássros e usando a D90...
Um outro com uma D300 e uma Nikon 80-400 também consegue muito bons resultados...
Fotos de gaivotas, flamingos voando acho q nem precisa de algo muito sofisticado...
Acho q teve um pouco de exagero...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 22 de Dezembro de 2010, 01:04:43
Afshalders, você tá querendo comparar essa foto do flamingo com as do Abdo??? Você acha que elas são parecidas??? Se você acha isso, tudo bem, eu respeito a sua opinião!

http://www.abdoabdala.com/flamingo

Abraços!
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 01:05:30 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 22 de Dezembro de 2010, 01:08:22
Afshalders, você tá querendo comparar essa foto do flamingo com as do Abdo??? Você acha que elas são parecidas??? Se você acha isso, tudo bem, eu respeito a sua opinião!

http://www.abdoabdala.com/flamingo

Abraços!



Não acho nem nunca achei. Só que há um enorme exagero no que você falou.

Que eu me lembre em 1970 não havia AF e a turma da NatGeo fazia fotos absurdamente fantásticas com câmeras mecânicas (inclusive de flamingos) . Logo tracking, AF e coisas similares não são fundamentais como diz.

« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 01:08:47 por afshalders »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 22 de Dezembro de 2010, 01:08:36
O Marke não tem um equipamento tão sofisticado. Um amigo trabalha com uma 300mm F4 e tc e faz ótimas fotos de pássros e usando a D90...
Um outro com uma D300 e uma Nikon 80-400 também consegue muito bons resultados...
Fotos de gaivotas, flamingos voando acho q nem precisa de algo muito sofisticado...
Acho q teve um pouco de exagero...

É verdade, você está certo, eu consigo fotografar flamingos até mesmo com o meu celular!!!!
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 01:09:00 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.