Autor Tópico: Canon 5D or 20D ?  (Lida 8591 vezes)

Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #30 Online: 09 de Janeiro de 2006, 12:42:28
A verdade é que nossos clientes não vêem gráficos MTF. Querem o trabalho bem realizado e pronto o mais rápido possível.

O fator olhômetro influencia muito sim. Passou a época em que os fotógrafo eram profissionais técnicos, puramente. Hoje são profissionais criativos, que produzem arte.

Com a fotografia digital avançando cada vez mais é mais comum fotógrafos "da antiga" e os "mudernos" também, andarem por aí contando vantagem sobre seu "mouse man" ser um fera em photoshop e outras artimanhas. Ou seja, de fato, se tornaram profissionais criativos.

E profissionais criativos não se prendem a gráficos MTF, resolution charts e seja lá o que for. Eles se preocupam em produzir arte.

Se um arquivo é fortemente processado na câmera para ter uma melhor aparência final isso significa que os fotógrafos terão menos trabalho em prepará-los para a finalização. Menos trabalho significa menos horas consumidas em pós processamento. Isso vai resultar em menos tempo para entregar o trabalho e receber um cheque. O que vai te deixar com mais tempo apra passear em livrarias olhando livros e em galerias de arte analisando quadros.... Ou, levando a mulher apra tomar um sorvete...

Agora, se o arquivo é crú, tem menos processamento, e apresenta maior nitidez, maior sei-lá-o-que e outros prá-que-isso necessitará de um tempo maior de pós processamento. Um trabalho que pode ser muito lento, consumindo um tempo precioso e um recurso que não se dispõe. Então, as fotos serão processadas sem o cuidado necessário, gerando ampliações de qualidade duvidável.................... Pode-se então esquecer o passeio na livraria, a exposição e é melhor ligar apra casa para avisar a mulher que não vai jantar em casa, vai ter que ficar terminando o trabalho no estúdio....



Eu particularmente acho que tem coisas que os gráficos MTF, tão famosos por aqui, não podem fazer certas coisas por você.

Olhar pelo visor e apertar um botão ainda é a parte mais empolgante e prazerosa da fotografia.


Fravin, indo passear numa livraria próxima


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #31 Online: 09 de Janeiro de 2006, 12:50:11
Murilo, nos exemplos que você passou o moiré e o artfact nem está crítico e a nitidez é bem superior, a solução para o moiré no RAW e escolher um software que gere demosaicos melhor otimizados e que por consequencia corrijam o moiré e por incrível que pareça a correção de moiré no JPG via PS é menos destrutiva do que o low-pass usado pela Canon ;)
Quanto ao uso em casamentos, se você for pensar dessa forma você não compra nada além de nikon, pq os tons de pele da Canon PQP, são muito ruins, não tem como não passar no PS para ajuste básico, isso quanto ela não erra a exposição com flash e quebra as pernas do fotógrafo, Canon e casamento tbm não é uma boa idéia, a não ser que você goste de pessoas rosas hehehehe! :)
PS toda câmera vai ter que passar, a que menos precisa é a S3, mas por incrível que pareça não foi por isso que eu comprei ela heheheh, foi por conta da nitidez e manutenção de texturas em toda a latitude, o que não é muito comum e em moda é fundamental, mas te falo uma coisa, é tão fácil criar um batch para corrigir moiré quanto para corrigir tons de pele em um W/B travado, com a diferença que a cada difernça de tom de luz vc terá que criar um batch novo para tons de pele,  para Moiré o mesmo bach serve para tudo. ;)
Quanto ao ruído, o ruído tratado não vale nada, na hora de fazer a cópia para o papel ou redimencionar é melhor estar sem tratamento do que com tratamento, se você quer tratamento aplica um batch para correção de ruído, nesse caso você pelo menos tem a opção e no RAW ai vira covardia, os conversores RAW permitem obter com ela imagens tão controladas em termos de ruido quanto nas Canon.

No final não adianta, a fotografia digital depende de PS, PS é a revelação digital e é onde vc vai retocar os desequilíbrio de sua câmera.
Esse brinquedinho chado Pro/n tem desequilíbrios diferentes do que a Canon e Sony vendeu como ideal nos últimos anos (o modelo de imagem ideal da Sony é exatamente o mesmo da Canon), quer ver a potência da 5D sem o agressivo processamento dela? De uma olhada na 1D Mark II, elas tem exatamente o mesmo sensor e produzem o mesmo RAW ;)

Pictus

Pictus esse brinquedinho da Kodak me tenta para uso em estúdio.
Ele é fabuloso, só não mandei ver em um até hoje para fazer compania para as S3 porque a Kodak não tem absolutamente NADA de assistência no Brasil e até os atrevidos que arrumam Minolta não se metem com ela, ou seja eu não conseguiria nem fazer revisões nela. :(
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2006, 12:51:29 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #32 Online: 09 de Janeiro de 2006, 12:58:53
Fravin cuidado com esse tipo de afirmação, arquivo "pronto" nem sempre é arquivo bom. Já gente ter arquivo JPG de ISO 800 de Canon ter foto devolvida por falta de nitidez, e ai? O que o fotógrafo faz? Não tem como reverter isso e tem fotos que valem muito.
Fotógrafo é profissional criativo? Sim é, mas acima de tudo muuuuito técnico, você tem que conseguir reproduzir algo solicitado por alguém com a precisão e especificações passadas, se você não fizer isso lamento, você é um profissional INCOMPETENTE, bons profissionais sabem criar mas sabem como manter o nível técnico de suas produções extremamente elevado, eu particularmente, acho totalmente válido ganhar tempo com arquivos mais prontos para profissionais que operam com fotografias mais dinâmicas, como fotojornalismo e Social, que são tipicamente fotografias menos exigentes ;) Um fotógrafo social não precisa de mais do que uma 10D para fazer um trabalho bem feito, um fotojornalista precisa de uma 1D Mark II para fazer seu trabalho bem feito, já um cara de estúdio (que é quem poderia mais precisar de uma 5D, que na verdade é a primeira câmera realmente de estúdio da Canon) teria opções bem melhores no mercado, como a Pro/N que é também feita para esse tipo de mercado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #33 Online: 09 de Janeiro de 2006, 13:17:19
Aí é que está o problema.

Se você recebe " precisão e especificações passadas " de seu cliente, você não é mais um profissional criativo. é um profissional técnico, que domina sua técnica, e acaba se escondendo atrás da técnica para vender seu trabalho.

Mas tem algo muito importante e sério nisso. A técnica todos dominam. E trocar o profissional técnico não vai alterar a técnica. Então... :)

Em todos os mercados do mundo, o custo-hora de um profissional técnico é baixíssimo comparado com o custo de um profissional criativo.

Profissionais técnicos ficam suas horas de trabalho trancados em oficinas ou laboratórios. Profissionais criativos vivem com mais liberdade. Quem aqui já ouviu falar de " processo criativo "?

Eu tive um redator na agência que batia a porta... Voltava horas depois com textos e títulos fenomenais, escritos no guardanapo do Bob´s..... Será que eu deveria reclamar que os textos não estavam digitados com fonte 12 sobre 14, com a tipografia da empresa e no papel timbrado? Acho que não.


O fotógrafo tem que vender sua arte.  A fotografia como arte, não como técnica. Arte vale infinitamente mais que técnica.

São por questões como essa que Monet morreu de fome, e hoje seus quadros valem uma fortuna. Os técnicos criticaram...  


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #34 Online: 09 de Janeiro de 2006, 13:23:41
Citar
Se você for pensar dessa forma você não compra nada além de nikon, pq os tons de pele da Canon PQP, são muito ruins...   ....Canon e casamento tbm não é uma boa idéia, a não ser que você goste de pessoas rosas hehehehe! :)
Canon 5D  
Nikon D200

Eu tb não curto muito pessoas rosas, mas bem que as moças de antigamente davam tapinhas nos seus rostos para ficarem mais "coradinhas" (sinal de saúde né).

Pictus, se esta foto é realmente da Kodak como vc diz, até minha ex Fuji S602 fazia melhor.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2006, 13:26:13 por Murilo »
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 09 de Janeiro de 2006, 14:28:41
Bruno as fotos enviadas sào do mesmo dia e hora, com lentes similares e mesmo setup de W/B? Porque me parecem estar em externa.
Se não forem é lixo, não servem para comparação, quer manipular teste eu faço um monte aqui que pode dar o resultado que eu quiser, agora com tudo controlado e em mesmas condições . ;)
A D2X tbm não é um bom exemplo de câmera de estúdio, ela é mais nítida que a 5D mas o comportamento de cores é muito parecido, ambas usam CMOS, que tem uma latitude tipicamente menor e ambas possuem um desequilíbrio muito similar na tonalização. se bem que ainda é melhor que a 5D em todos os quesitos (tirando ruído que a 5D é pouquinha coisa melhor), mas ela é uma câmera de fotojornalismo ;)
É interessante que você sequer notou que enquanto a D2X foi exposta de forma correta a 5D foi superexposta, exatamente a medida que melhora drásticamente a qualidade dos tons de pele, que em ambos os casos o que ocorre é um desequilíbrio na saturação do canal vermelho, veja o claro desvio no teste para favorecer nossa amiga Canon.

Eita MKTzinho bom da Canon, se você não presta atenção cai mesmo hehehe! ;)
Um simples corte no histograma usando o levels (só puxei o branco para dentro para tentar aproximar o hitograma, atuando sobre todos os canais, pode reproduzir o teste ai se quiser) que nem é o ideal porque promoveu umas perdazinhas, que se a nikon tivesse sido superexposta como a canon teria ficado ainda melhor, e olha o que acontece:

Como pode ver o problema fica bem mascarado.
Ou o teste é completamente padronizado ou ele pode simplesmente servir aos interesses de uma dada marca, no caso em questão ambas as câmeras tem uma alteração grave nos tons de pele, mas o review faz o indivíduo pode mostrar o que quiser se não fizer uma padronização.
A algum tempo levantei esse teste básico para brincar com o pessoal, padronizado, luz de flash, com lente 50mm 1.8, as duas são lentes warm, tanto Canon como Nikon e sabe qual foi o diferencial? que fez as pessoas reconhecerem as Canon? TOM DE PELE MAGENTA.

1 - 20d
2 - d50
3 - s3
4 - 5d
Para você ter uma noção à resposta do Ivan para o tópico:
Citar
Respondi antes de ler, e acertei, Fui pelas cores, pois aquele cor de rosa é típico das Canons.
E veja que ele também acertou a 5D e todas estão na mesma exposição, certinhas.
Quer desvirtuar, reequilibrar, superexpor (que melhora bastante os tons de pele na Canon porque reequilibra a resposta do sensor, mas simplesmente arrebenta com a latitude) fazer o que for, pode fazer, mas o resultado padronizado mostra claramente que a 5D não passa de um grande engodo.

Citar
Pictus, se esta foto é realmente da Kodak como vc diz, até minha ex Fuji S602 fazia melhor.
Já tive uma S602 e ela não chega nem perto desse nível de detalhamento em uma foto de rosto inteiro, na verdade nem a S3 chega, as fotos do exemplo acima são crops redimencionados para 12MP de rosto inteiro tão próxima quanto as postadas pelo pictus e noto que nenhuma delas supera a que ele postou, mas em todo o caso não dá para comparar porque foram condições diferentes.


Fravin recerber especificações precisas não poda a criatividade do fotógrafo, mas saber como respeitá-las de forma extremamente técnica é simplesmente fundamental.
Não sei onde você disse que todo fotógrafo profissional é técnico e que a técnica qualquer um domina, eu particularmente não conheço quase nenhum fotógrafo altamente técnico e os poucos que conheço estão listados como os melhores do mundo enquanto muitos dos que se julgam criativos e acreditam que a pseudo criatividade é a alma da fotografia sequer são conhecidos, lamento mas eu não acredito no preceito católico da dádiva divina, eu prefiro a idéia protestante (apesar de não ser protestante) de que todo o sucesso e o trabalho de qualidade são fruto de treinamento e aprendizado intenso, pode acreditar que os textos de seu redator são extremamente sofisticados em termos de contrução gramatical organização das palavras e escolha das palavras apropriadas, isso é técnica pura, se ser "criativo" fosse garantia de sucesso um cara que fosse um ótimo pintor seria também um ótimo músico, um ótimo escritor, um ótimo fotógrafo, um ótimo arquiteto, um ótimo engenheiro, e o que vemos é exatamente o contrário, o cara é bom no que praticou e desenvolveu, se pode ser praticado eu lamento, mas por definição é técnica ;).
a apresentação faz parte da técnica, não é a parte fundamental da mesma, porque existem coisas bem mais específicas qeu a apresentação final (que normalmente é a parte onde você recebe especificações) e neste ponto é fundamental seguir as especificações básicas, duvido que sua revista publique o que o editor escreveu digitalizado do próprio guardanapo ;), mas isso é só apresentação final, a técnica vai bem além disso, requer estudo e esforço, não imagine que o cara nasceu sabendo como fazer bons textos, ele estudou e se desenvolveu para isso, mesmo que a técnica dele seja meio exótica (como escrever no guardanapo do Bob's) eu tbm tenho as minha técnicas exóticas, eu praticamente não consigo desenhar ou escrever os esquemas das fotos que eu quero, tenho que ir falando com as pessoas e tentando chegar no resultado conversando, é estranho, mas foi algo que desenvolvi para transferir informação. É pessoal, mas é técnica, o que diferencia um profissional de outro é o empenho e o tipo de técnica utilizada. ;)
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2006, 14:46:05 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Lucas Eduardo

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
    • http://
Resposta #36 Online: 09 de Janeiro de 2006, 14:33:16
Citar
Citar
Se você for pensar dessa forma você não compra nada além de nikon, pq os tons de pele da Canon PQP, são muito ruins...   ....Canon e casamento tbm não é uma boa idéia, a não ser que você goste de pessoas rosas hehehehe! :)
Canon 5D  
Nikon D200

Eu tb não curto muito pessoas rosas, mas bem que as moças de antigamente davam tapinhas nos seus rostos para ficarem mais "coradinhas" (sinal de saúde né).

Pictus, se esta foto é realmente da Kodak como vc diz, até minha ex Fuji S602 fazia melhor.
realmente...o WB tá estranho na segunda...notem que o branco do olho não bem branco...tá meio azulado...
Sul Foto Clube


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 09 de Janeiro de 2006, 14:38:37
Yep bruno e a foto tá bem menos exposta, não parece ter sito feita em nenhum tipo de padronização, note que tom de pele não é problema de W/B, o tom de pele é equilíbrio tonal, é outra coisa, é quando uma câmera com o branco correto dá tons diferentes do que seria esperado. :/ Tons de pele tem mais a ver com as curvas de saturação do que qualquer outra coisa. A idéia é mais ou menos assim, se cada cor saturar em uma velocidade diferente no sensor ele irá gerar resultados mais desequilibrados no balanço das cores, ai entra no jogo do corrige jogando informação e latitude fora ou deixa como está, os fabricantes costumam deixar como está. ;)
No caso quando eu superexponho eu atinjo mais rapidamente a latitude do vermelho (que nitidamente é quem satura mais rápido em ambas), assim o restante continua saturando enquanto o vermelho já atingiu níveis próximos ao de máxima saturação e retarda o rítmo, conhecer isso também é técnica para saber jogar com o equipamento que possui,
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2006, 14:43:36 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #38 Online: 09 de Janeiro de 2006, 14:51:17
Não Léo.

A técnica é o caminho, a estrada, por onde corre a criatividade.

Um dos mais conceituados publicitários do país disse que se colocássemos um macaco sentado na frente de uma máquina de escrever por anos a fio, simplesmente deixando-o apertar as teclas, pela probabilidade ele acertaria uma frase com sentido.

A técnica deve ser dominada sim. Mas não deve superar a importância da criatividade. Não é a toa que quem te contrata passando as especificações TE PAGA para ir lá e apenas apertar o botão da máquina. Alias, isso se chama de click. Veja a que ponto se chegou. Se chama um fotógrafo para perguntar quanto é o click! Não é a toa que a agencia ganha uma fortuna, enquanto te paga pela foto.

O fotógrafo não deve se vender como profissional técnico. E sim como um profissional criativo.

Há muitos anos uma rica senhora contatou Pablo Picasso para fazer um retrato dela. Quem conhece de arte sabe que Picasso fez pouquissimos retratos. Então, obviamente, ele recusou as investidas da senhora. Até ao ponto em que o preço sugerido era tão alto, mas tão alto, que ele aceitou realizar o retrato da mulher.

Ela então foi ao seu estúdio. Picasso pediu que ela se sentasse e rabiscou uma tela por uns 15 minutos. Pegou a tela e entregou a ela. Pronto aqui está seu retrato.

A senhora indignada retrucou: "o que!?? eu estou te pagando uma fortuna para um retrato de 15 minutos?????".

Picasso simplesmente respondeu "não, senhora, você está pagando por um retrato com 30 anos de experiência!".


A criatividade é cara. A técnica é barata. É simples assim.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #39 Online: 09 de Janeiro de 2006, 15:21:11
Fravin, sua definição de picasso acabou de matar tudo o que você disse.
"você está pagando por um retrato com 30 anos de experiência" Se foi adquirido ou aprendizado é técnica, simples assim, não tem o que discutir, se você sentar um macaco na frente de uma máquina de escrever ele não fará nada, da mesma forma que se pegar uma pessoa e largar na frente de uma máquina de escrever ela não fará nada.
O aprendizado é a ferramenta que usamos para de forma totalmente lógica construir as coisas à nossa volta, quando você teste (estatísticamente) alguma coisa ao acaso e ela gera um impacto positivo em uma pessoa você tende a executá-la mais vezes, isso é aprendizado e portanto técnica, o que chamamos de criatividade nada mais é do que um processo analítico que se a pessoa se esforçar aprende tranquilamente, os seus resultados, sua competência e seu preço vão surgir a partir de sua experiência e qualidade técnica, da hábilidade que você adquiriu com o tempo de manipular o espaço ao seu redor de forma positiva, de forma a desenvolver prazer.
Observe os grandes pintores, dificilmente suas grandes obras são feitas no começo da vida (salvo raros acasos) a maioria esmagadora dos grandes pintores, grandes fotógrafos, etc, desenvolvem suas grandes obras depois de um longo período de aprendizado, que pode ter sido proposital (esse acho mais difícil porque o aprendizado buscado é mais chato, tendemos a desanimar com maior facilidade) ou por influência do meio (esse é um aprendizado bem mais divertido, o brasileiro se empenha muito mais nesse, mesmo porque as recompensas e as punições pelo fracasso acontecem em um espaço de tempo menor), tanto a "criatividade" é técnica que normalmente grandes designers formam grandes designers, grandes fotógrafos, formam grandes fotógrafos, veja na história da arte, a maioria dos grandes pintores foram aprendizes de grandes pintores e só fizeram continuar melhorando a técnica que já encontrava-se desenvolvida (tá em alguns casos pioraram hehehehhehe), um outro exemplo ainda na pintura é do Chines que criava obras como se fossem de outro autor do século V, é interessantíssimo que só descobriram que as obras eram falsas, que não opdiam ter sido feitas por dado autor depois de realizar um sofisticado teste químico após denunciarem a fraude, porque até então mesmo os especialistas não haviam reconhecido as obras como recentes, exatamente porque todo o processo TÉCNICO, inclusive a criação, eram totalmente pertinentes à obra. Se é possível dar continuidade, se é possível aprender e se é possível copiar "criatividade" então certamente temos todo um processo lógico por trás da formação do que chamamos de processo criativo (o próprio nome já determina um procedimento técnico), e portanto tudo não passa exclusivamente de técnicas, que quando combinadas proporcionam um dado resultado que pode ou não ser positivo.
Só para arrematar, as agências não pedem para você simplesmente clicar, pelo menos não para mim, o processo fotográfico está bem além de apertar um botão, te garanto que apertar um botão é a parte mais medíocre da técnica, quem já viu as ínfimas 16 horas do workshop da comunidade sabe do que eu estou falando, sabe que a fotografia tem tanta, mas tanta, mas tanta técnica envolvida que não é um simples operador de máquina vai resolver, estamos lidando não com uma pseudo criatividade vinda do âmago de cada um, o comparativo está mais para um engenheiro PHD no MIT com um operador de caudeira no chão de fábrica, um aperta botões, o outro desenvolve coisas muito mais sofisticadas e que modificam muito mais a vida do ser humano, a diferença entre ambos é exclusivamente o conhecimento adquirido, eu realmente não acredito em diferenças intelectuais entre os seres humanos (acho essa idéia nazista e preconceituosa), para mim todos possuem exatamente o mesmo potencial lógico e o desenvolvem de acordo com experiências pessoais, aprendizado, interaçòes com o meio e etc, que vão conjuntamente formar o conjunto de técnicas que vc irá usar para interagir com o meio.
Quanto aos clientes eles possuem várias especificações básicas que precisam ser atendidas, mas ainda cabe ao fotógrafo definir como produzir o melhor efeito visual para uma dada fotografia (esse é o objetivo final da fotografia, criar o melhor efeito visual para uma dada necessidade de mostrar uma imagem), não adianta você fugir de uma base mínima, quando se trabalha em um processo artístico conjunto como a publicidade é necessário casar as idéias formadas por cada um dos indivíduos para obter o melhor resultado possível, para isso é necessário respeito ao trabalho de todos os envolvidos e nem sempre o que você considera uma idéia lógica é o correto, haja visto várias campanhas publicitárias ("Criativas") mas que geram pouco impacto, o que as coisas que geram impacto tem em comum? A opinião do Bá Assunção é bem interessante, ele disse em uma palestra algo semelhante a que o que chamamos de processo criativo nada mais é do que um processo científico de entender o comportamento de uma dada população, ou seja, técnica, no caso da fotografia, parte da técnica.
Por fim se você acha que a técnica fotográfica se limita a apertar um botão eu lamento, mas você ainda tem alguns anos de estudo pela frente antes de entender o que realmente é fotografia, recomendo mesmo que leia bastante, visite museus de arte procurando coisas em comum entre as obras, tentando entender o porque algumas são agradáveis aos olhos e outras não, tudo isso tem uma base científica e estremamente técnica, se você buscar entender esses fatores e aprender a ver onde eles estão na natureza poderá certamente desenvolver um processo fotográfico bem completo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #40 Online: 09 de Janeiro de 2006, 15:41:03
Citar
Bruno as fotos enviadas sào do mesmo dia e hora, com lentes similares e mesmo setup de W/B? Porque me parecem estar em externa.
Se não forem é lixo, não servem para comparação, quer manipular teste eu faço um monte aqui que pode dar o resultado que eu quiser, agora com tudo controlado e em mesmas condições .

Citar
Yep bruno e a foto tá bem menos exposta, não parece ter sito feita em nenhum tipo de padronização, note que tom de pele não é problema de W/B, o tom de pele é equilíbrio tonal, é outra coisa, é quando uma câmera com o branco correto dá tons diferentes do que seria esperado.

Me esquece, Leo, não mandei foto nenhuma!  :laughing:  :laughing:  :laughing:
Só estou acompanhando o debate. :)
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2006, 15:42:20 por Bruno Gomes »


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #41 Online: 09 de Janeiro de 2006, 15:47:29
Citar
Me esquece, Leo, não mandei foto nenhuma!  :laughing:  :laughing:  :laughing:
Só estou acompanhando o debate. :)
ehehehehe, sobrou pra vc Bruno!  :laughing:  
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #42 Online: 09 de Janeiro de 2006, 15:51:56
Bruno não, Lucas, foi mal hehehehhe!
É que estava com um mundarel de coisas aqui sendo gerenciadas hehehehe!
Nem me dei conta que estava lendo em um ponto e postando em outro ahhahahha! Acabei confundindo algo que estava lendo seu com o do Lucas e vice versa hahah!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #43 Online: 09 de Janeiro de 2006, 16:19:28
Generalizando...

Tempo = dinheiro :(
Tempo = inimigo de qualidade :(
Em processos como os biológicos o tempo é implacável.

Qualidade em tempo hábil provem de ter satisfeito os quesitos
pertinentes em 100% !
“99%” não é suficiente !!  O “1%” faltoso vai ser o gargalo...

Em fotografia imagino que o tempo de “processamento” é proporcional
a nossa perícia/destreza +  conhecimento + hardware e software adequados.
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #44 Online: 09 de Janeiro de 2006, 16:23:13
Citar
Generalizando...

Tempo = dinheiro :(
Tempo = inimigo de qualidade :(
Em processos como os biológicos o tempo é implacável.

Qualidade em tempo hábil provem de ter satisfeito os quesitos
pertinentes em 100% !
“99%” não é suficiente !!  O “1%” faltoso vai ser o gargalo...

Em fotografia imagino que o tempo de “processamento” é proporcional
a nossa perícia/destreza +  conhecimento + hardware e software adequados.
Lindo, não podia ser melhor, conseguiu resumir meu último post a respeito em 5 linhas heheheh! :)

Interessante que você é a primeira pessoa que vejo definir corretamente qualidade em um post de fórum... :)
Qualidade = Satisfazer quesitos pertinentes, ou seja, atender especificações.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2006, 16:24:25 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.