Autor Tópico: Problemas com flash 430exII  (Lida 4353 vezes)

Joice Cardoso

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Feminino
    • Meu site
Online: 20 de Dezembro de 2010, 09:33:43
olá Pessoal.

Preciso de ajuda!
Tenho um Flash 430exII e uma Canon Xsi, e o seguinte problema, a camera está regulada OK, e na mesma sequencia, com as mesmas configurações e mesmo ambiente, tem fotos que saem totalmente escuras, fotos boas com iluminação perfeita e fotos super estouradas que infelizmente tenho que deletar, não servem para nada. O que posso fazer para corrigir este erro que acredito que seja do flash.

Depois quando vou ver o Exif da foto, e está lá tudo Ok, ISO compatível com a iluminação do ambiente, velocidade correta, abertura, tudo vonfigurado certinho, e mesmo assim apresenta este problemas nas fotos.

Aguardo ajuda!!!

Desde já agradeço a atenção e colaboração de todos.



THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2010, 10:09:13
Não sei se é a mesma coisa mas isso acontece comigo de vez enquando, só que sai estourado rsrsrsrs
Tire o flash, recoloque encaixando bem, até o fim, isso resolve no meu caso. ( Flash mal encaixado ) foi a única explicação que encontrei. Tente fazer o mesmo.  :ok:


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2010, 10:17:24
Acho que são simples erros de leitura de TTL. Uso muito pouco meu 430exII mas nunca passei por isso.

Abraços.


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2010, 11:15:20
já passei por isto também e este fim de semana aconteceu algumas vezes no meu 580 EXII. Eu apertei os parafusos do encaixe e melhorou um pouco, entretanto percebo que quando giro a cabeça do flash as vezes acontece de ficar alternanto entre TTL (fotos estouradas) e ETLL.

Acho que algum tipo de mal contato interno no flash. Estou pensando em enviar para autorizada da Canon para revisão.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2010, 11:53:38
Esse estouro costuma ser causado por mal contato no pino que controla o E-TTL do flash. Tem vários posts aqui tratando disso, inclusive tem desenhos que mostram qual o pino. Retire o flash, se for o caso limpe com uma borrachinha os contatos e recoloque. Comigo aconteceu isso em um evento, fiz essa "operação" e nunca mais ocorreu.

Foto escura pode ser porque vc não está dando tempo para o flash recarregar ou é erro de fotometria. O sistema TTL da Canon é muito bom e preciso mas tem suas peculiaridades. Fotografar com flash não é apenas "apontar e disparar", tem que saber quando usar os vários modos de medição, quando fazer o bloqueio da exposição, etc.. Por exemplo, se vc fotografar alguém em frente a uma parede branca, provavelmente a foto vai sair subexposta. Se vc fizer o foco pelo ponto central no rosto de uma noiva e fizer o reenquadramento de forma que esse ponto central fique sobre o vestido quando o clique for feito, a foto vai sair subexposta.

Aconselho a procurar alguma documentação para entender como funciona o sistema de medição do flash. Eu também tive alguns problemas no início e depois que estudei para entender como o flash trabalha, raramente perco uma foto por erro de exposição.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Sergio Villa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
    • Sergio Villa Fotografia
Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2010, 14:58:54
Alexandre,
Tem condições de você indicar alguma literatura que leu para melhor entendimento desse assunto ?
Tem alguma coisa bem legal na Net, de algum site confiável ?
Acredito que isso seja do interesse de muitos e de domínio de poucos.
Grandes [  ]´s
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2010, 14:59:33 por Sergio Villa »
www.sergiovilla.com.br
www.flickr.com/photos/sergiovilla/
Canon 60D, Canon XS
Canon EF-S 18-55 IS | Canon EF 28-135 USM IS, Canon EF 50mm 1.8 IS II, Speedlite 430EX II e RS-60E3


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2010, 16:45:49
Sérgio, muita coisa não tenho mais os links depois do meu último format c: :(

Mas nestes dois links, embora um pouco antigos, vc encontra bastante informação.

http://super.nova.org/DPR/Canon/Links.html/
http://photonotes.org/articles/eos-flash/index.html

[]´s

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2010, 19:18:25
Não sei se é a mesma coisa mas isso acontece comigo de vez enquando, só que sai estourado rsrsrsrs
Tire o flash, recoloque encaixando bem, até o fim, isso resolve no meu caso. ( Flash mal encaixado ) foi a única explicação que encontrei. Tente fazer o mesmo.  :ok:

cara no meu caso não é só isto não eu percebo que quando mudo a cabeça dele as vezes acontece e dá a impressão de mal contato interno na articulação...estou pensando em mandar para autorizada dar uma olhada. Ficar abrindo flash para apertar parafuso não é para ser toda hora..
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Joice Cardoso

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Feminino
    • Meu site
Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2010, 23:04:40
Olá pessoal, vou fazer testes com todas essas dicas que me deram... muito obrigada mesmo


educastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2010, 00:57:07
O problema esta na fotometria.
O flash quando esta desencaixado estoura a foto, mas como ela esta contando o que acontece é tipico de fotometria.
Você usa qual modo de medição?
Deve estar usando o modo pontual e fazendo fotometria no lugar errado.
Ler o manual é uma boa maneira de entender o funcionamento do flash.
Abraços
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2010, 00:58:36 por educastro »
Sê por inteiro em tudo que faça.


Sergio Villa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
    • Sergio Villa Fotografia
Resposta #10 Online: 21 de Dezembro de 2010, 13:54:12
Ok Alexandre,
Ja estou companhando os links.
Mas mesmo assim ainda tenho comigo a crença de que, quem DOMINA fotometria (e por consequencia Flash) está sempre um passo adiante (quando não estiver dois)...
Grandes [  ]´s
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2010, 14:24:28 por Sergio Villa »
www.sergiovilla.com.br
www.flickr.com/photos/sergiovilla/
Canon 60D, Canon XS
Canon EF-S 18-55 IS | Canon EF 28-135 USM IS, Canon EF 50mm 1.8 IS II, Speedlite 430EX II e RS-60E3