Autor Tópico: [TUTORIAL] Construindo um Rebatedor para uma Point And Shot  (Lida 69608 vezes)

domene

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
    • http://www.estudionext.com.br
Online: 05 de Janeiro de 2005, 22:08:41
Conforme o Leo Terra sugeriu, segue um breve artigo mostrando o rebatedor de flash para câmeras compactas que fiz (usando material reciclado, pra ficar mais ecológico  hehehe)

Primeiro o problema: detesto fotos ambientes internos (principalmente à noite) com flash. Acho muito feio o resultado da luz frontal.
Minha solução era simplesmente desliga o flash e, aproveitando somente a luz ambiente, segurar firme a câmera e torcer pra ninguém se mexer. O resultado me agradava bastante.

Mas nesse reveillon, com a estréia da minha câmera digital, sai clicando feito um louco, sem poses, e o resultado foi desastroso. Muitas cenas ótimas se perderam porque ficaram borradas. Quando as pessoas não estão fazendo pose pra foto, elas se mexem (naturalmente), só que a velocidade do obturador era muito lenta pra congelar o movimento. Analisando a regulagem da câmera, indicava um F=2 e uma velocidade de 1/8 segundos.

Para poder capturar as cenas com movimentos leves teria que usar o flash.

Conversando com um amigo sobre essa minha dificuldade, ele disse que é um problema difícil mesmo de lidar, e que muitos profissionais usavam um rebatedor no flash, jogando a luz para cima, no teto.

Fiquei pensando, e consegui um jeito de fazer isso com o flash imbutido das cameras compactas.

Segue um passo a passo de como fazer.

Primeiro fiz um molde com papel sulfite, porque é bem mais fácil de manipular do que papelão que usei no rebatedor final.



Quando consegui um modelo que se encaixasse na minha câmera e que fixa-se com facilidade, parti para reproduzi-lo com papelão. Usei uma caixa de leite longa vida (TetraPak) pela rigidez e para poder me aproveitar do acabamento interno de aluminio.




Depois de recortado e dobrado (me lembrei dos tempos de criança com a revista Recreio e seus moldes pra recortar e colar) ficou dessa forma:




Colado na câmera com fita crepe. As imagens estão horríveis porque tive muita dificuldade de foco, tive que usar 2 espelhos para conseguir tirar fotos laterais usando a própria câmera. Mas é o suficiente pra ilustrar o artigo:








O resultado comparando foto sem flash (repare no vulto embaixo a direita - foi o cachorro passando andando - que ilustra bem o problema de fotos sem flash):




Foto com flash normal:




E usando o rebatedor no flash:




Fiquei muito satisfeito com o resultado, e agora tenho a certeza de que não vou mais perder as cenas com um pouco mais de movimento por falta do flash, nem terei que conviver com a iluminação dura e artificial do flash direto e frontal.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2009, 13:17:20 por Kika Salem »
Mauricio Domene
Músico/compositor
Estúdio Next

Flickr:
Flickr


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2005, 08:08:08
Hmmm... gostei.
Vou montar um modelo pra minha S5100 e ver como fica.
O interessante disso é que a luz fica bem mais uniforme, e se vc tiver um ambiente maior (onde o fundo naturalmente ficaria mais escuro), provavelmente vai precisar de poucos ajustes em curves/levels pra uniformizar tudo!
Tire alguma foto em um ambiente maior pra gente ver como fica o fundo.
 


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2005, 10:21:15
Muito bom mesmo! Eu também detesto foto com flash direto, por isso estou partindo pra uma com sapata pra flash externo, mas se eu tivesse visto isso quando tinha minha A60, certamente teria feito um  ;)  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


mauvanju

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
    • http://mauvanju.multiply.com/photos
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2005, 18:43:29
MNC, também vou bolar uma pra S5000 e o primeiro que terminar posta as fotos tb. esta é uma idéia boa para acionar a fotocélula de flash externo tipo Metz com o suporte lateral, fazendo tipo um "tunel" laminado para lateral acionando a fotocélula!
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2005, 19:24:48 por mauvanju »


miklyra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
    • http://mik.nafoto.net
Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2005, 13:38:42
achei a idei o maximo.... ontem mesmo depois que li, fui fazer um pra minha Nikon 5700, cara falta uns ajustes de tamanho e posição... mas fiz com outro material, peguei papel Triplex branco e laminei os dois lados com papel adesivo espelhado, ficou bem legal.... vo fazer um molde e fazer em pvc q é mais resistente... qdo tiver pronto posto as fotos aki


abraço a todos
Michel Lyra

Minha Fotos


domene

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
    • http://www.estudionext.com.br
Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2005, 15:38:43
Citar
achei a idei o maximo.... ontem mesmo depois que li, fui fazer um pra minha Nikon 5700, cara falta uns ajustes de tamanho e posição... mas fiz com outro material, peguei papel Triplex branco e laminei os dois lados com papel adesivo espelhado, ficou bem legal.... vo fazer um molde e fazer em pvc q é mais resistente... qdo tiver pronto posto as fotos aki


abraço a todos
Pô! Molde em PVC... a coisa tá ficando profissional aqui  :D

Como você pretende fazer em PVC? Fiquei muito interessado. Já percebi que a versão em TetraPak é meio frágil. Já estava planejando recortar vários e deixar guardado pra quando um for pro espaço.
Mauricio Domene
Músico/compositor
Estúdio Next

Flickr:
Flickr


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2005, 02:18:33
caraca.....show de bola !!!

vamos vender isso no mercado livre....hahahahahaha

papel aluminio tb deve funcionar !
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2005, 02:27:05
eu já tenho um tripé "caseiro", amanha vou fazer esse rebatedor...

minha próxima façanha vai ser tentar fazer uma caixa estanque pra minha F707 de acrílico
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




domene

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
    • http://www.estudionext.com.br
Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2005, 10:03:49
Citar
eu já tenho um tripé "caseiro", amanha vou fazer esse rebatedor...

minha próxima façanha vai ser tentar fazer uma caixa estanque pra minha F707 de acrílico
O Tripé caseiro é aquele com tampinha de garrafa PET?

Tripé PET 1

ou aqui:

Tripé Pet 2

Agora, pra fazer uma caixa estanque tem que ser corajoso, heim? Se não der certo o preju é grande  :blink:  
Mauricio Domene
Músico/compositor
Estúdio Next

Flickr:
Flickr


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2005, 12:20:12
naum eu peguei um tripé velho aqui...só que a rosca dele era grande d+, então achei um parafuso com a rosca da câmera e adaptei no tripé com fita isolante....hehehe

a caixa eu naum vou usar pra agua naum...só pra ir pra praia, pra proteger a camera mesmo...
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




oijulia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Feminino
    • http://oijulia.multiply.com/photos
Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2005, 11:48:43
Adorei!!

O rebatedor é fácil, vou tentar fazer essa semana... o problema é que minha câmera é muito pequena (Canon SD200), quero ver eu achar espaço pra encaixar... mas isso eu vejo depois!

O tripé é bem legal tb... eu tava querendo um! Já pedi ajuda para meu cunhado (engenheiro que adora essas engenhocas) e se der certo eu coloco fotos aqui...

:)



Alezao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2005, 20:19:20
mais uma vez tá ai a prova de que menos é mais...... parabéns pela ideia simples mas brilhante (sem querer fazer trocadilhos....hehehe)


marferre

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2005, 22:30:51
Também não gostei muito do efeito do flash direto da minha máquina. Mas tenho uma F828 (sony) e o flash levanta quando necessário, ou dá para deixar aberto também. Me deram a dica de usar um suavizador, tipo papel vegetal. Que acham, alguém já tentou?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2005, 22:41:56
Pegue um flash externo para sua F-828 que é mais negócio, o F-32X pode ser levantado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


domene

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
    • http://www.estudionext.com.br
Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2005, 17:41:23
Citar
Também não gostei muito do efeito do flash direto da minha máquina. Mas tenho uma F828 (sony) e o flash levanta quando necessário, ou dá para deixar aberto também. Me deram a dica de usar um suavizador, tipo papel vegetal. Que acham, alguém já tentou?
Olha, antes de construir o rebatedor eu fiz um monte de testes com papel vegetal pra diminuir a intensidade do flash e pra ver se conseguia uma uz mais difuza

Dá efeito, mas pra mim continuou com a aparencia chapada.

Faça os teste você mesmo e veja se agrada. Com papel vegetal é bem simples de testar mesmo.
Eu testei com 1 folha, 2, 4 e 8 folhas de papel vegetal. Com a intensidade normal e diminuida de flash da minha camera. melhorou, mas nnao gostei de nenhuma das soluções.
A que gostei mesmo foi a do rebatedor, só que é bem mais trabalhosa que o vegetal. Mas dá pra fazer em uns 10 ou 15 minutos... ou seja, facinho.
Mauricio Domene
Músico/compositor
Estúdio Next

Flickr:
Flickr