Autor Tópico: Vantagens de usar lentes antigas em digitais.  (Lida 9950 vezes)

educastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 20 de Dezembro de 2010, 02:29:28
Fala galera.
Vejo varios fotografos usando, atravez de adptadores, lentes antigas, e fiquei curioso sobre isso.
Qual seria a vantagem de usar lentes antigas em digitais?
Existem algumas lentes que seriam melhores ate que as de hoje, e seria interessante usa-la?
Quais seriam essas lentes?

Se alguem tiver algo a contribuir, por favor o faça.
Valeu galera! Abraços.
Sê por inteiro em tudo que faça.


eden2000

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2010, 09:36:35
tenho uma 50mm 1.8 toda manual, usei na D40/80/90, com ela aprendi a "fotometrar" na marra, foi uma aula forcada pq faz vc pensar qual iso, abertura, exposicao usar, num dia nublado, sol rachando, anoitecer etc. Depois comprei uma 50mm AF 1.8D nao gostei, vendi pq a manual tem uma nitidez, cor muito melhor


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2010, 11:46:53
Edu, existem algumas vantagens..

Nas Canon não existe problema de fotometria, vc fotometra em modo M ou Av normalmente usando as lentes com adaptadores. Mas mesmo assim vc se força a clicar com mais calma já que tem que procurar bem o enquadramento, procurar o foco, etc... É um anti-stress.

Além disso, vc consegue algumas lentes de boa óptica por valores muito em conta. Por exemplo, minha Takumar 135mm f/2.5, que é uma lente excelente, custou 200 reais. Existem modelos talvez não tão bons, mas mesmo assim interessantes, por valores mais baixos ainda. Não existe a menor chance de vc ter uma tele clara eletrônica por este preço. E também tem algumas lentes que são reconhecidamente melhores que as equivalentes eletrônicas mais modernas.

Para vc ter uma idéia, aqui tem um link com imagens de várias 135mm, inclusive a Canon 135mm f/2.0 L.
http://oomz.net/135/

O problema é que com o advento da filmagem em cameras digitais, os preços destas lentes estão subindo rapidamente. Filmar usando lentes M42 é muitas vezes melhor do que filmar usando lentes eletrônicas, já que elas foram construídas pensando-se no foco manual. Lentes que paguei 20 dólares no ebay hoje são vendidas a mais 100 dólares e o preço vai continuar aumentando.

Enfim, obviamente não é uma solução para quem trabalha com eventos, exceção feita às filmagens. No entanto, para aquele tipo de fotografia mais autoral, feita com calma, é uma alternativa interessante.

Abçs


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2010, 11:52:47
Preço!
No caso da Nikon, a compatibilidade me permite comprar uma 24mm 2.8 por 30 dólares no e-bay.
Geralmente, as lentes mais modernas possuem qualidade óptica melhor. Mas existem verdadeiras jóias antigas que são fenomenais. Minha lente predileta é uma 100mm f2.8 pela qual eu paguei 18 dólares. Sem exagero algum, ela dá pau na minha 80-200 2.8.

O inconveniente aparente é o foco manual. Mas depois que v se acostuma, fica até mais gostoso de fotografar.
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


eden2000

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2010, 11:40:55
"O inconveniente aparente é o foco manual. Mas depois que v se acostuma, fica até mais gostoso de fotografar."

[2]


educastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2010, 00:09:02
Galera, valeu pelas respostas. Deu pra ter uma boa ideia.
Agora, alem dessa takumar 135, qual outras boas e baratas lentes existem por ai?
E a adaptaçao, é dificil de fazer?
E essa questão de fotometria, no meu caso uso Canon, será que vai funcionar bem?

Valeu de novo Eden, Daniel e Alexandre. Um abraço.
Sê por inteiro em tudo que faça.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2010, 01:33:36
Oi Edu,

Existem objetivas antigas simplesmente espetaculares, por ótimo preço no mercado de usados, por exemplo no eBay.

Eu uso Canon EOS, Panasonic GF1 e Sigma SD15, então vou opinar sobre o que tenho e já usei, para não ficar falando sobre sexo dos anjos nem fazer um tratado sobre achologia.

CANON:

Pelo tamanho físico da baioneta e pela distância de registro relativamente curta, existem adaptadores para praticamente todo tipo de objetiva, desde M42 até Hasselblad. Obviamente objetivas com menor distância de registro até podem ser usadas, mas somente como macro (caso por exemplo das Leica M39).

Na Canon eu uso M42 e Leica-R. Existem adaptadores bons e ruins, com confirmação de AF e sem. O sistema de confirmação funciona mas não é perfeito. No caso é melhor trocar a tela de foco original por uma que tenha microprisma ou split. As minhas são da Haoda.

A fotometria funciona perfeitamente, mas somente no modo A e M.

Algumas objetivas tem o elemento de tras muito pronunciado e podem impedir que o espelho suba. Tem que testar ou pesquisar na internet sobre modelos especificos.

Pana GF1:

Uso somente objetivas padrão Leica M39 (rosca) e Leica M (baioneta). Existem adaptadores para diversos mounts. Meu primo usa uma Angenieux 50/1.2 com ela, mas ele é chique.

O problema na GF1 e nas Oly EP1/EP2 é que não há confirmação de foco nem a possibilidade de se usar um screen com microprisma, afinal nem reflex ela é. Tem um EVF com uma lente de aumento digital que não é precisa. Funciona mais ou menos, tem que ter muita paciencia.


Sigma SD15:

Salvo raríssimas excessões as objetivas Sigma deixam a desejar. Por isso optei por objetivas de foco manual de rosca M42 (um amigo converteu a SD15 dele para Leica-R). O bom é que o sistema de AF da câmera reconhece quando a imagem está em foco  independentemente da objetiva ser AF ou não. Melhor que a Canon pelo menos isso. Troquei a tela de foco por uma Haoda.


As objetivas M42 (que usei)

Grande angulares:

- Mamyia-Sekor 21/4 - excepcional
- Chinon-Tomyoka 35/2.8 - excepcional
- Zeiss Flektogon 28/2.8 - Excepcional
- Pentacon 29/2.8 - Muito boa na 5D, excepcional na SD15

Normais M42

- Fujinon Super-EBC 50/1.4 - excepcional
- Zeiss Tessar 50/2.8 - Excepcional na SD15, muito boa na 5D

Teles M42

- Super-Takumar 85/1.9 - Excepcional
- Fujinon Super-EBC 135/3.5 - Excepcional
- Leitz Telyt 560mm - Leica-R - Excepcional, a melhor tele que já vi.

Não vou comentar sobre as que uso na GF1, pois você usa Canon e não servem.


Em geral todas as Pentax Takumar são ótimas.
As Zeiss Tessar,Pancolar,Flektogon,Sonnar e Planar , idem
As Yashinon (não Yashikor) são disputadas a tapa.
As Tomyoka e as Fujinon EBC são disputadas a mordidas.


 



educastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2010, 03:54:02
Valeu as dicas Afshalder...
Pô seu primo deve ser chique mesmo, achei uma Angenieux 50mm 1.5  de 3 mil e tantos dolares, a dele 1.2 deve custar mais ainda! Sem falar em uma que era f/0.95 que custava so $ 14 mil dolares!
Vou dar uma pesquisada nessas lentes que vc citou e ver se acho os adaptadores, alem de uma tela de foco. Dessas Haoda nao achei no e-bay, tem umas similares lá, sera que sao boas?
Agora essa lente Leitz ai, pela qualidade das fotos que vc me mostrou, é realmente muito boa, apesar da mais barata eu ter achado por 800 dolares, parece compensar pela qualidade e range(o duro eh ter a grana pra ela, rsrs).
Acho que pra começar vou procurar umas mais em conta.
Agora deixa eu fazer as contas e ver quanto vai custar essa brincadeira!
Abraços e obrigado pela ajuda.
Sê por inteiro em tudo que faça.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2010, 11:45:08
Entra no site da Haoda. Elas são feitas sob encomenda e custam por volta de 80-120 dólares. O Haoda é super gente boa.

As Leitz são fantásticas. 800 dolares nela está de graça...


EdneiRamos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2014, 15:23:56
Saudações amigos!
Esta é a minha primeira interação no forum. Tenho uma Canon EOS 3000 com uma lente 35-80mm e uma nikon D5100 com um lente afs 18-55 e alguns adaptadores de macro, grande angular e tele assim com um flash yongnuo. Tenho pesquisado há algum tempo a possibilidade de adaptar a lente da EOS no corpo nikon para ampliar as possibilidades e também para não deixar a lente canon completamente sem uso.
Vi um modelo de adaptador no ML (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-607921591-anel-adap-lente-canon-fd-fl-para-uso-no-corpo-da-nikon-f-_JM) fiquei meio assustado com o valor e interagi para saber se há alguma outra opção, ou se deveo desistir e vender a canon.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2014, 17:00:47
Entra no site da Haoda. Elas são feitas sob encomenda e custam por volta de 80-120 dólares. O Haoda é super gente boa.

As Leitz são fantásticas. 800 dolares nela está de graça...


Só para informar a Haoda encerrou as atividades em 2011. Agora só Katz ou xing-ling.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2014, 17:01:52 por AFShalders »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2014, 18:55:00
Saudações amigos!
Esta é a minha primeira interação no forum. Tenho uma Canon EOS 3000 com uma lente 35-80mm e uma nikon D5100 com um lente afs 18-55 e alguns adaptadores de macro, grande angular e tele assim com um flash yongnuo. Tenho pesquisado há algum tempo a possibilidade de adaptar a lente da EOS no corpo nikon para ampliar as possibilidades e também para não deixar a lente canon completamente sem uso.
Vi um modelo de adaptador no ML (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-607921591-anel-adap-lente-canon-fd-fl-para-uso-no-corpo-da-nikon-f-_JM) fiquei meio assustado com o valor e interagi para saber se há alguma outra opção, ou se deveo desistir e vender a canon.

Esse adaptador não serve, já que é pra lentes Canon com mount FD/Fl e a 35-80mm tem mount EF.

Adaptar lentes Canon pra Nikon é complicado, já que a Canon tem distância de registro mto curta e a Nikon é mais longa. Em outras palavras, pra adaptar Nikon pra Canon bastaria chegar a lente um pouco pra frente, mas pra adaptar Canon pra Nikon vc teria que chegar a lente mais pra trás, ou pra dentro do corpo em outras palavras, o que é fisicamente impossível. Ou seja, pra adaptar lente Canon pra corpo Nikon só com adaptador com elemento ótico, que tiram mta qualidade da foto.

Só uma pergunta, vc acha que vale a pena mesmo adaptar essa lente. Pelo que falam dela, é fraquíssima em todos os sentidos.