Autor Tópico: NIKON SB900: DÚVIDAS (MUITAS!)  (Lida 7695 vezes)

thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #15 Online: 26 de Setembro de 2009, 18:01:20
Sei...

Tá bom então.
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #16 Online: 26 de Setembro de 2009, 18:12:53
Mas independente disso, viu o link aí do blog do Ivan? É bem sobre isso que vc falou de ter um estilo, identidade... enfim.

A idéia é selecionar o que vc mostra da sua produção pras pessoas acharem de vc o que vc quer que elas achem.

É um dos textos mais reveladores que eu já lí sobre fotografia, pois trata de uma questão que nem sempre ensinam pra gente, não está em livros nem nada (O único livro que eu lí que mencionava essa questão foi o "Annie Leibovitz: At Work", escrito pela própria) mas que faz toda a diferença.
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #17 Online: 28 de Setembro de 2009, 12:35:22
Olha aí como o Vivitar 285, que vc falou que "não dá pra comparar com Nikon", faz tudo igualzinho a qualquer outro flash:



Luz é luz, entendeu? O que muda é a potência. O resto é caô pra vender mais caro.

Mas enfim, respondendo a sua pergunta inicial, dá pra fazer essa identidade modernosa que vc citou aí com os flashs pequenininhos. E com as tochas tb.

Qual vai ser melhor eu acho que é mais relacionado com a situação do shooting do que com o tema ou com estilo.

Essa foto aí, por exemplo, foi de dia, com nego batendo na porta nos outros andares pra liberar o elevador, porque nesse prédio só tem um. E eu tava sozinho, não tinha assistente, nada, é a casa do meu pai e essa menina é a minha namorada. Sem chances de montar flash de estúdio, procurar tomada... Aliás, nessa foto aí só tem dois flashs: um no tripé e o outro na minha mão.
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #18 Online: 28 de Setembro de 2009, 16:43:25
Até que enfim, conseguimos nos entender - Amém! rsrsrsss :worship:

Vejo que agora vc captou a essência de minhas dúvidas. Na verdade, acho que queria mais era debater sobre a situação. Pois já havia praticamente resolvido comprar ao menos uma tocha de 200 (atek) para utilizar com uma sombriinha difusora/rebatedora (prata/dourada) em conjunto com ao menos 3 flashs TTL Nikon, além do Sigma que já tenho.

Enfim, é justamente disso (desta foto) que eu estava falando desde o começo. A propósito, parabéns pela foto!

Com relação à questão da identidade visual, isso tem sido um grande problema para mim desde quando comecei a trabalhar especcificamente com moda, em 2007. Aqui em Recife existem bons fotógrafos, porém, (PARA MIM), apenas em termos técnicos. Porque nos quesitos "criatividade; inovação; ousadia" (que são alguns dos princípios fundamentais da fotografia de moda), desculpem-me os colegas, mas, o mercado ainda está pobre. Sei que alguns podem até dizer: "E vc, que só fala e não faz nada?". Para estes, respondo: "Estou me preparando para fazer. Aguardem que verão!".

Por melhor que se possa ser em termos técnicos, qualquer fotógrafo precisa de "luz" (adequada) para poder criar em cima de suas inspirações e referências. Por isso estou demorando para penetrar (com força) neste ainda pobre mercado local. Além disso, os colegas também acostumaram (muito mal) os clientes de moda daqui, produzindo em cima de referências pobres, sem conceitos ou valores agregados, fazendo apenas uma fotografia bonita (porém, sem informações concretas a serem levadas até o consumidor final). Acho que se alguns deles lêssem a respeito de Cartier Brenson, Terry e Bob Richardson, David Lachapelle, Helmut Newton, dentre outros mestres (feras) da fotografia artística, conceitual e contemporânea, isso pudesse ser contornado de maneira menos complexa. No entanto, fica complicado quando o cara "se acha" só porque está alguns anos no mercado (como vc pensou que fosse o meu caso, que na verdade, não tem nada haver com isso. Foi apenas uma observação!). Então, cabe a mim estudar mais, fazer o máximo de experimenteos possíveis até chegar ao "ponto certo" e me lançar com uma bela de uma exposição, e, quem sabe até, por meio de um livro ilustrado por estes conceitos fotográficos.

Mais uma vez, muito obrigado pela interação, e, sinta-se à vontade para esticar também este outro tema (não menos interessante), caso seja de seu interesse.

Abraços do Padilha! :clap:
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #19 Online: 29 de Setembro de 2009, 01:48:43
Então, sobre essa linguagem aí mais "moderna":

-Luz dura: Ao invés de usar sombrinha ou hazy, vai com o flash duro, sem nada. Luz dura é que permite desenhar com as sombras.

-Ordem das luzes: Escolha uma luz pra ser a principal e FIQUE COM ELA, mantenha uma grande distância de potência entre ela e as outras. Tipo: se vc tem três flashs iguais, a sua luz principal vai estar em full, e as outras em no máximo 1/4. É importante que a luz principal esteja vindo de algum lugar identificável, que as pessoas entendam que aquilo é flash. Com as outras vc só tras o volume, e preenche as sombras.

-Exponha à direita: pois essas imagens tem alto contraste, portanto vc vai ter que puxar os tons baixos mais pra baixo e os altos mais pra cima. Então quanto mais à direita estiver o seu histograma, menos ruído vai ser gerado no processo.

-Resolva um jeito de trabalhar cor: Seja gel no flash, seja na pós-produção, escolha uma palheta de cores, uma temperatura, e tente concretizar aquilo com uma certa frequência. Principalmente quando o flash ou um reflexo do flash aparecer, é legal que seja de alguma cor. Uma das coisas que incomoda em foto de flash é aquele tom brancão 5500 kelvin, eu sempre coloco um tonzinho qualquer.
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #20 Online: 29 de Setembro de 2009, 02:57:53
Puxa! Obrigado pela dica. Vou levar em consideração :ok:

Mas, as sombrinhas difusoras e rebatedoras são apenas para prevenir a necessidade. Gosto da luz de hazys tb, mas, não fazem muito o meu estilo. Prefiro os octosoft's, que dão uma luz mais soave, porém, sem descaracterizar o estilo, gerando imagens menos "agressivas", como as deste ensaio, realizado pelo Terry Richardson, para a renomada grife francesa (eu acho) Lacoste: http://evolucaofrancesa.com.br/blog/terry-richardson-para-lacoste/#more-246

Aí também há um vídeo que mostra como as fotos foram feitas.

Em relação à identidade fotográfica, é meio complicado inserir algo novo (que realmente vende) no mercado, sendo eu (ainda) um mero desconhecido. Mas se eu não insistir, se tornará impossível, né? (Risos)...

Vc, que mora e trabalha aí no Rio, uma das metrópoles brasileiras (eu acho, devido à sua forma de "falar" e ao temperamento "carica" que vc demonstra), não teria alguma dica de como conseguir esta proeza? (Mais risos)...

Obg, e até a volta! ;-)
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #21 Online: 29 de Setembro de 2009, 12:41:42
O vídeo da making foi removido, sacanagem...  :-(

Quanto a fazer nego acreditar, acho que a boa é vc ter umas pra mostrar.

Como eu te disse, a gente tá começando a pegar moda agora, e essa foto aí que eu postei por exemplo é um esforço nesse sentido, de ter umas fotos de como a gente quer fazer pra poder oferecer. Porque vc vê, a gente que está nesse meio, vc descreveu o estilo eu já consegui entender o que era, agora pra um leigo é mais difícil de explicar com palavras, fica bem mais fácil se vc tiver uma foto pra mostrar.

Pega aí uma modelo que vc conheça, eu não sei como é esse negócio de modelo aí em Recife. Aqui se vc conhece alguém de agência e tem um trabalho legalzinho vc consegue arrumar, tipo uma menina que tenha tirado aparelho dos dentes, ou cortado o cabelo, ou precise simplesmente atualizar as fotos dela... Enfim, sempre tem menina precisando de foto, ai vc pega e faz a foto pro seu portfólio, ela fica com a foto no book dela, e o cara da agência ainda vê o seu trabalho.

Mas se não rolar, faz com uma conhecida sua mesmo... Eu até prefiro quando é uma coisa assim experimental fazer com conhecido, modelo é bom quando vc e o modelo já sabem o que fazer.

Agora, pra te ser sincero aqui não é experiência não, é "mera dica", uma vez que a gente ainda não ganhou um centavo com esse tipo de fotografia (moda). A gente faz bastante mesmo é publicidade.

Tô te contando como que a gente tá fazendo o nosso portfólio (o de moda).

Quanto a produção, produtor de moda tb precisa de portfólio, maquiador idem, então vc tem que procurar as pessoas que estejam mais ou menos no mesmo patamar que vc, e tentar conversar, pra ver se eles não têm interesse em renovar o portfólio deles, e aí vc fotografa. Tb tenta fazer com pessoas que vc goste mesmo do trabalho, que aí quando rolar trabalho vc já tem uma equipe alí que já trabalhou com vc. E quanto mais foto sua no portfólio dos outros (maquiador, produtor, site de agência) melhor pra vc.

E não precisa se oferecer pra trabalhar de graça nem nada, é juntar os interesses. A gente tá fazendo o nosso aqui assim.

Mas gasta-se um dinheirinho, de qualquer maneira, visto que essa gente toda come, bebe, pega taxi, e isso tudo vai na conta do fotógrafo. Portfólio é investimento.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2009, 12:43:13 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


silvio jr.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #22 Online: 14 de Outubro de 2010, 22:28:01
SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

SOU UM FOTÓGRAFO PRÁTICO, DINÂMICO (MUITO EXIGENTE COM LUZ), ODEIO CHAMAR ATENÇÃO, CARREGAR PESO, E MAIS AINDA, (MUITA) LUZ ARTIFICIAL!
(TIREM POR ESSAS 3 PRIMEIRAS FOTOS: www.flickr.com/epadilha)!
ADORO LUZ SOLAR, AMO REBATEDORES E GOSTO DE SOBRAS (PROJETADAS) COMO AS DO TERRY RICHARDSON...

DÚVIDAS - NIKON SB900/600
TEM FOTOCÉULA INTEGRADA?
SERÁ QUE DISPARA VIA SIGMA EF-530 DG ST?
SERÁ QUE DISPARA VIA D90 (SEM ABRIR O FLASH POP-UP)?
2 SB900 + 1 SB600 SUBSTITUIRIA FLASHS DE ESTUDIO EM EXTERNAS E/OU INTERNAS (ACOMPANHADO DE HAZYS, REBATEDORES, SOMBRINHAS E SOFTS)?

VOCÊS ACHAM QUE DARIA PARA FAZER MODA/PUBLICIDADE (GENTE) APENAS COM OS 4 REFERIDOS FLASHS (SEM PERDAS)?
OU TENHO QUE DISPOR DOS ATEK OU MAKO PARA ESTUDIO + ESSES PARA EXTERNAS? (NÃO ME SUGIRAM GERADORES! MUITO GRANDES E PEZADOS!)

OBRIGADO A TODOS!

AH! ANTES QUE COMECEM A RECLAMAR E FAZER GRAÇAS: NÃO CONSEGUI ENCONTRAR ESSAS RESPOSTAS EM NENHUM OUTRO LUGAR EM MAIS DE 20 DIAS DE PESQUISAS!

MAIS UMA VEZ, MUITÍSSIMO OBRIGADO.

QUE DEUS VOS ABENÇOE, AMÉM!


Cara os dois são fera!!! e mt. para mostra.sai dessa deixa isso pra quem não entende nada.


Arcadas

  • Trade Count: (23)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 187
    • Site Pessoal
Resposta #23 Online: 09 de Novembro de 2010, 23:04:35
ai ai ai ...briga de foice
hehehe
Nikon D800 +  12-24 / 24-70 / 70-200 / SB800 
Fuji XT1 + 18-55 / 35

http://www.reginaldoleme.com
https://www.facebook.com/reginaldolemefotografo


zecanh2010

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.026
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 10 de Novembro de 2010, 00:12:34
Olha aí como o Vivitar 285, que vc falou que "não dá pra comparar com Nikon", faz tudo igualzinho a qualquer outro flash:



Luz é luz, entendeu? O que muda é a potência. O resto é caô pra vender mais caro.

Mas enfim, respondendo a sua pergunta inicial, dá pra fazer essa identidade modernosa que vc citou aí com os flashs pequenininhos. E com as tochas tb.

Qual vai ser melhor eu acho que é mais relacionado com a situação do shooting do que com o tema ou com estilo.

Essa foto aí, por exemplo, foi de dia, com nego batendo na porta nos outros andares pra liberar o elevador, porque nesse prédio só tem um. E eu tava sozinho, não tinha assistente, nada, é a casa do meu pai e essa menina é a minha namorada. Sem chances de montar flash de estúdio, procurar tomada... Aliás, nessa foto aí só tem dois flashs: um no tripé e o outro na minha mão.
acho que os espelho te ajudou muito nessa foto. Voce soube usar o ambiente, e não o modelo de flash. minha opiniao.


Sandro Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 29 de Dezembro de 2010, 16:23:12
Muito Bom!!!!
  O mais engraçado disso tudo é que quem ganha com este debate entre dois ótimos profissionais, somos todos nós fotógrafos sedentos de aprender sempre mais e que a cada detalhe aprende mais um pouco. Apenas gostaria de deixar registrado que não existe profissional perfeito, por mais que saiba sobre determinado assunto sempre alguém aparece para lhe ensinar algo diferente. Quanto mais buscar mais irá aprender sobre sua profissão e como chegar a resultados surpreendentes porém com diferentes linguagens!!
   O maior problema que encontro com os flashes portáteis, principalmente este Vivitar mensionado, é o tempo de reciclagem e as pilhas.
Vou montar um estúdio para book visando fotos de corpo inteiro e estou em dúvida em que tipo de tocha investir (potência-NG. vale apena dizer que o dinheiro, no meu caso, é curto, não pode ser nada acima de 2.500.
Dimenção do estúdio: 5 x 8m com pé direito de 2,80m.
Desculpe por pegar a carona mais acho que será de muita utilidade suas opiniões!!
Grande abraço para todos!!