Autor Tópico: Por que só quero saber de filme?  (Lida 10880 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 22 de Dezembro de 2010, 22:20:15
Está acontecendo comigo há algum tempo, mas agora piorou.

Quando comecei a fotografar com a Rolleiflex, me desiludi um pouco com digital. Sair pra fotografar com aquela caixinha esquisita era tudo de bom... Levava também a digital e acabava por não usar.

Hoje, estou usando muito a Pentax 67 e a DSLR está quardada, a bateria deve estar descarregada a semanas. A última vez que usei foi pra fotografar umas casas em um condomínio fechado, trabalho pago e sem graça. A bateria deve estar descarregada há tempos.

Nesse fim de semana fiz uma promessa de queimar uns 4x5 com a Crown Graphic. Digital? Não consigo sentir interesse com um outro brinquedo desses à disposição. Ainda mais que a brincadeira não termina na clicada, pois depois vou eu mesmo revelar os filmes.

Isso está acontecendo com os amigos também?
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 22:22:29 por Elmo »


FlavioYamamoto

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2010, 22:29:45
Comigo é parecido. Porém, ainda uso bastante a digital principalmente para macros!
Mas o tesão em fotografar mesmo, é com filme. Eu tento explicar para as pessoas que não é a foto em si que eu quero, mas o processo todo (desde pensar na foto, revelação e ampliação) que me acalma e me diverte.
Não tenho vontade de comprar lentes para digitais, mas não paro de ver equipamentos analógicos.
Que vontade de uma grande formato field!


renatocpaiva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2010, 23:33:24
Mais um aqui! Por ora minha ousadia é usar MF. Antes de seguir tenho que remar muito e melhorar o escaneamento (ou então, começar a ampliar).
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 23:33:46 por renatocpaiva »
renatocpaiva


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2010, 23:39:06
Olha, eu apesar de não entender nada sobre fotografia, uma coisa eu tenho de bom: é gostar de filme. Máquina digital prá mim não tem graça. Mas, cada um é cada um. Gosto não se discute. Mas que o gostoso é fotografar com filme, ah..., isso é. 


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2010, 00:18:14
E tem mais, cada câmera de filme tem uma característica diferente. Pegada, estilo. São várias opções ao alcance de seu bolso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2010, 00:29:56
Elmo, é simples.

Com o digital trocou-se qualidade por praticidade. Peguei aqui na caixa de slides rejeitados, aqueles que eu achava uma droga antigamente e pus na mesa de luz e vi com uma lupa Schneider.

Tomei um susto ! Mesmo os slides que achava pessimos dão de mil a zero em qualquer digital.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2010, 02:36:50
Tem um ritual, o desafio de você registrar com precisão, o mistério de só ver o que saiu depois de revelado. Com 4x5 e TLR, então, onde a imagem é invertida, é mais interessante ainda pois você fotografa uma coisa e vai ter outra.
E ainda tem o filme - mídia - em si. Cada um é diferente.
E, por último, fotografar é muito mais legal que ficar no computador.
Eu tenho uma saboneteira digital muito competente, por sinal, que uso pros registros banais como festinha de aniversário, casamento do cunhado, Natal...
Mas pra curtir, é filme.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2010, 09:33:22
Eu confesso, comecei a fotografar há pouco, e com película numa canon F1. Que delícia era aquilo (a camera ficou emprestada comigo, era do meu tio). Depois que comprei uma DSLR, nunca mais senti o mesmo prazer =/. Com a Canon, eu esperava para tirar aquela foto, pensava, repensava a composição umas dez vezes antes de fazer.
Agora fico esperando a bateria do fotômetro da minha pentax spotimatic chegar para eu pegar mais alguns filmes e sair clicando por aí (não arrisco tirar agora sem fotômetro pois não sou experiente e vou jogar dinheiro fora).

Outra coisa, pena eu não ter espaço pra um mini-lab, quando eu conseguir isso, espaço, farei com certeza!

« Última modificação: 23 de Dezembro de 2010, 09:33:48 por Natão »


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2010, 11:54:06
E, por último, fotografar é muito mais legal que ficar no computador.

Jose, você disse tudo!!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2010, 12:47:18
Meu tesão está em fotografar, seja com filme ou digital.

Infelizmente não posso fazer revelação e ampliação em casa, então perco essa parte gostosa dos filmes.

Mas tenho dividido as coisas em analógico para diversão (com lomo ou não) e digital para trabalho/portfólio.

Tenho vontade de ter um lab PB em casa, assim a diversão analógica seria completa.

Abraços.


GuiSimões

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
    • Arte em Giclê
Resposta #10 Online: 23 de Dezembro de 2010, 14:40:43
Elmo, aqui comigo isso começou tem uns 4 ou 5 meses e só tem "piorado".

Fui resgatando as minhas cameras antigas aos poucos, limpando, comprando filme... na hora que eu vi já tava comprando TLR pela internet e pedindo filme pros parentes no exterior. Mas não vou negar que tudo começou porque não tinha muita coragem de sair por SP com meu equipamento digital. Achei que teria mais desprendimento se tivesse com filme. Deu certo...


glauco frança

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
    • Fotos
Resposta #11 Online: 23 de Dezembro de 2010, 17:04:58
Por aqui acontece a mesma coisa. O digital é prático, mas tão sem graça...
Acho que se eu fosse "ner"... digo, "geek", hehehe, seria outra história.

"I see dead pixel!!!"


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #12 Online: 23 de Dezembro de 2010, 21:36:24
Não vejo a hora de minhas baterias chegarem... Ou terei que comprar um fotômetro mesmo...

Vou deixar a digital pra trabalho e as clássicas mecânicas, a "fotografia", para alimentar meu ego, pra hobbie, para lazer.

Agora estou pensando até em comprar uma GF...
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2010, 21:38:03 por Natão »


vyctorino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2010, 22:18:14
fora a compulsão de mais uma câmera! por um formato diferente, uma lente especial, um detalhe específco, ou mesmo por simples prazer de ter mais um brinquedo viciante!!!


caranga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Dezembro de 2010, 09:49:43
Normalmente saiu com duas cameras digital e filme com negativo cor ou p&b ou slide,me dou muito melhor nas composições com filme,minhas fotos que mais gosto foram feitas com filme,outro dia estava  em Itu-SP fotografando  e vi o momento que poderia ter feito com a digital e teria  a foto no instante, mas  rapidamente  pensei na minolta que estava com p&b acros e fiz esta foto aqui.


Com a minolta+50-1,7 +um filme que pode ser do mais baratinnho mesmo da pra se divertir pra caramba,ja na digital tenho que sair com zoom+50mm ja que o fator de corte nem sempre é a favor nas composicões é preciso se afastar as vezes pra conseguir o ângulo desejado.
Fuji xe3+ 16_50
Leica d-lux 5  sony rx100 iii sony a77