Autor Tópico: Foco... como melhorar ?  (Lida 1394 vezes)

acunha

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
    • Photosig
Online: 26 de Dezembro de 2010, 00:19:52
Feito com uma Nikon D70 e lente Nikon 70-210 em 210mm 1/160 F6.3 e foco "single area"... eu tinha certeza que estava com foco no rosto (naris e olhos) mas só no PC consegui ver que o foco estava no cabelo... como evitar este tipo de erro ? mudar para "dinamic area" ou "closest subject" ?

« Última modificação: 26 de Dezembro de 2010, 00:24:37 por acunha »


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2010, 02:08:10
Primeiro, sempre que focar no rosto de uma pessoa, foque nos olhos, sempre nos olhos. No caso dessa foto, como ele estava de lado, foque no olho mais próximo. Vc disse que tem certeza que focou nos olhos e nariz, mas não tem como focar nos dois, ou é um ou outro. Use ponto de foco único e foque nos olhos.

Outra coisa importante, vc fez em 210mm com velocidade 1/160, a velocidade segura tem que ser no mínimo igual a distância focal, de preferência maior, tipo, teria que usar 1/250 pelo menos, pois qt mais distância focal, mais treme. A não ser que tua lente tenha VR, daí os 1/160 é tranquilo.


Xará

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2010, 14:51:32
Além do foco estar no cabelo, vc não acha que fico sub exposta??? talvez no lightroom...


acunha

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
    • Photosig
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2010, 16:12:33
Obrigado pelos comentarios, vou prestar atençao nesses detalhes nas proximas vezes... a lente é uma 70-210 (http://www.kenrockwell.com/nikon/7021056.htm)... Xara, olhando aqui no histograma, da pra aumentar meio ponto na exposição, tentei e ficou com sim... David, eu tinha os cotovelos apoiados numa cadeira de praia na hora da foto, mas sua dica é um bom lembrete tambem... eu geralmente arrisco mais na exposicao para nao subir o ISO e/ou reduzir a abertura...