Autor Tópico: Paisagem sem exposição correta.  (Lida 1721 vezes)

linoart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
    • Flickr
Online: 29 de Dezembro de 2010, 00:40:21
Oi galera!

Uns dias atrás fui fotografar numa grande lagoa que fica no centro de uma cidade do interior. Era umas 16h e o sol estava a pino - sei que o sol assim não é bom mas minha passagem lá era rápida e pela paisagem valia a pena.
Como sou iniciante, comecei ajustando a exposição em EV 0 para ver o resultado e ir ajustando aos poucos.
O problema é que em EV 0 a paisagem ficou muito clara e o ceú chegou a estourar o branco; se eu subexpunha o ceú ficava bom mas a paisagem ficava escura.
Tentei mais algumas exposições diferentes mas no fim não consegui equilibrar os dois.   

O que devo fazer diante dessa situação?

Abraços!!
Canon EOS Rebel T2i

http://www.flickr.com/photos/linoandrade/

A vida é uma arte. Com bons exemplos, arte perfeita!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2010, 00:55:46
Medir pontualmente numa zona de luz média. Nem sombra pronunciada nem alta luz.

Se ainda assim não encontrar a exposição correta, só um filtro ND para ajudar.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2010, 01:01:15
É, um ND graduado seria bom. Ou fazer um HDR  :ok:
http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-hdr-por-que-usar-essa-tecnica
nem li o link, mas acredito que a imagem presente nele ilustra bem o que você passou:



Para mim o mais importante é deixar a imagem natural, não do jeito que está (super contrastada e saturada)


Antoniovsn

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2010, 11:16:40
Medir pontualmente numa zona de luz média. Nem sombra pronunciada nem alta luz.

Se ainda assim não encontrar a exposição correta, só um filtro ND para ajudar.

O Hyde falou tudo, procure um meio tom para fotometrar e se necessário faça as compensações depois. Dependendo do reflexo da água use um polarizador.
Nikon D7000 - Nikon D 90 - Grip MB 80 - Nikon Speedlight SB-900 - Nikon Speedlight SB-800 -  Nikkor 70-200mm VR - Nikkor 18-200mm VR - Nikkor 18-105mm - Nikkor 85mm 1.8 - Nikkor 50mm 1.8 - Fotômetro Sekonic L-358
Nikon N50 Nikkor - 35-80mm


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2010, 11:51:08
Fotografe em RAW e exponha as altas luzes no limite ou até um pouco além do limite, ficando levemente superexpostas.
Depois, recupere no conversor RAW. Ou, utilize um filtro ND graduado. Ou ainda, faça um HDR como sugerido pelo Pedro.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2010, 11:51:47 por fabio_yamauti »
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


spegiorin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
  • Maringá - PR
Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2010, 19:31:31
O Fábio complementou sabiamente. A expressão "Expose (to) right" fala sobre isso. Em se tratando de fotografar em RAW, o correto é fazer superexposição, ou seja, expor para a direita no histograma. E posteriormente pode-se corrigir na conversão.
Sony Alpha 350 + HVL-42 + HVL-56 + HVL-58
MINOLTA: 50mm f/1.4 + 28mm f/2.8 + 35-70mm f/4 + 70-210mm f/4
TAMRON: 17-50mm f/2.8


pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2010, 06:10:08
pelo pouco que sei, é isso mesmo.

mas tambem fico em dúvida quanto a exposição, pois ha pouco revelei um filme (ainda estou usando filme enquanto minha t2i não chega) e percebi que algumas fotos em que fiz uma ligeira superexposição ficaram não com mais luz na foto, mas como se uma luz branca tivesse cobrido tudo, isso é normal? Digo,a  foto em geral estava esbranquiçada, como se abrisse o photoshop e aumentasse o nível de brilho toscamente, e não um aumento na exposição, alguém tem ideia do por que isso está acontecendo?


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2010, 08:51:47
pelo pouco que sei, é isso mesmo.

mas tambem fico em dúvida quanto a exposição, pois ha pouco revelei um filme (ainda estou usando filme enquanto minha t2i não chega) e percebi que algumas fotos em que fiz uma ligeira superexposição ficaram não com mais luz na foto, mas como se uma luz branca tivesse cobrido tudo, isso é normal? Digo,a  foto em geral estava esbranquiçada, como se abrisse o photoshop e aumentasse o nível de brilho toscamente, e não um aumento na exposição, alguém tem ideia do por que isso está acontecendo?

Coloca um exemplo pra gente ver. Tinha luz incidindo direto no elemento frontal da objetiva? Você usou o parassol?
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching