Autor Tópico: Fator de Crop - Lentes EF e EF-S  (Lida 2923 vezes)

pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Online: 26 de Dezembro de 2010, 17:10:08
Gente, minha dúvida é bem de leigo, mas acontece que acho que percebi que estava enganado quando achava que sabia como funcionava o fator de crop.

É o seguinte, eu estou para comprar uma canon T2i (ou seja, de sensor cropado, fator 1,6x) e ia comprar duas lentes tamron, uma 17-50, que é para sensor cropado mesmo e uma 28-75, que é para sensor fullframe. Sendo assim, pelo que imaginei, o certo seria multiplicar as distâncias focais por 1,6, resultando em aproximadamente 43-120. daí eu teria uma distância focal coberta de 17 a 120.

Só que... pelo que percebo não é assim que funciona, ne? Eu estou com uma d5000 aqui e duas lentes nikon, a do kit e uma antiga, de filme, 35-70. Testando as duas, porém, percebi que 35mm é 35 mm nas duas lentes, tanto a af-s quanto a af.

se alguem puder me explicar essa confusão, agradeço muito, porque ai não faço besteira na hora de comprar.
abraços


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2010, 17:20:34
O fator de ctop nao depende da lente, depende da camera.
O seu primeiro raciocinio esta certo.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2010, 17:27:26
mas como assim o meu primeiro raciocinio estava certo? no caso, naoa dianta eu comprar essas duas lentes então, né? se eu usar uma camera com o sensor cropado todas as distâncias focais vao estar "erradas", mas serão equivalentes, ne? ou seja, a 28-75 não iria se tornar uma 43-120, ne?


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2010, 17:58:21
O fator crop altera apenas o angulo de visao e nao a distancia focal.

Porem com o quadro mais fechado a impressao e que a foto foi feita com uma lente mais longa onde na verdade ela cortou as bordas da foto, por isso o nome CROP.

Eu particularmente nao considero a distancia focal da lente em relacao ao sensor mas apenas o angulo de abertura e visao do fotograma.


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2010, 04:43:42
Prezado Pefremais,
o fator crop depende do sensor da camera e não da lente. No caso da T2i este fator é de 1,6. Qualquer lente que voce utilize nesta camera terá a sua distancia focal multiplicada por 1,6 não importa se ela seja EF ou EF-S.
A imagem obtida com a utilização desta camera, em razão do tamanho do sensor, é recortada (cropada) como se voce estivesse utilizando uma lente com distancia focal maior.
Uma mesma lente trará resultados diferentes quando utilizadas em cameras cropadas e Fullframe.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2010, 09:11:40
Tanto a 17-50 quanto a 43-120 tem a distância focal real escrita na lente, e ambas devem ser multiplicadas por 1.6 para saber a distância focal que vc vai ter na sua T2i.
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2010, 08:54:38
Prezado Pefremais,
o fator crop depende do sensor da camera e não da lente. No caso da T2i este fator é de 1,6. Qualquer lente que voce utilize nesta camera terá a sua distancia focal multiplicada por 1,6 não importa se ela seja EF ou EF-S.
A imagem obtida com a utilização desta camera, em razão do tamanho do sensor, é recortada (cropada) como se voce estivesse utilizando uma lente com distancia focal maior.
Uma mesma lente trará resultados diferentes quando utilizadas em cameras cropadas e Fullframe.

Vale lembrar que essa diferença é somente no ângulo de visão. Uma lente 50mm oferece a mesma "impressão" (distorções, relações entre planos) ao se observar por uma câmera com crop e outra fullframe. A única diferença é que na câmera com crop o ângulo de visão (ou seja, a área aproveitada da imagem gerada pela lente) é menor. Isso dá a impressão de aumento de distância focal devido à "aproximação" com relação ao assunto fotografado.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2010, 11:20:44
Entendi gente, valeu pela ajuda, já estou procurando alguma outra lente que cubra o range xx - 28 mm . abraços


zittus

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 236
Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2010, 13:35:17
Uma lente 50mm oferece a mesma "impressão" (distorções, relações entre planos) ao se observar por uma câmera com crop e outra fullframe.
Não tinha me atentado para isto... interessante!
Valeu pela dica.