Autor Tópico: o q vcvs axam?  (Lida 1818 vezes)

yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Online: 10 de Janeiro de 2006, 01:08:47
bem, eu so qero sabe s to certo, pois eu tenho uma sony P20, q n eh mto boa (F4,5. mto escura). ai no natal eu tirei umas fotos (eu nao, meu pai. aki em ksa so eu entendo +- de cams digitais, ele nada. papai pensava q cam digital fosse q nem as comuns e largou iso 400 nas fotos  :photo:) Bem, mas tb era necessario>: o lugar era grande e o flash ajudava, mas n fazia milagres, pois a cam tem F4,5 e tava mto escuro. Entaum fiquei encarregado de melhorar as fotos pra imprimir. Basicamente clariei, dei auto contraste ,fiz ums efeitos artisticos no fundo e nas fotos mto ruidosas selecionei partes de rosto e o braço para dar uma suavizada.outras exigiaam unsharp mask, fill flash, etc... ajustes basicos, a unica coisa q demorava era dexar o fundo artistico e tentar interpolar as fotos de minha cam de 1mp pra 25,30 cm a 300/200 dpi.  dependendo do ruido eu diminuia os dpi, tamanho, etc, pois pr interpolar eh bom add um poco de ruido pra disfarçar a interpolação.
porem, qto mais eu melhorava a qualidade, mais aparecia o ruido nojento. inclusive tem uma q foi tirada sem flash, no escuro. consegui clarear, mal da pra vr o rosto, mas ta boazinha, pois tava mto preto mesmo.
bem, como odeio o ruido, fui tentar tirá-lo... um desastre! simplesmente um desastre! a foto perdia mto detalhe, ficava horrivel. prefiri entaum  dexa o ruido la, ketim. tem fotos q o ruido eh 5x pior q o da s5100 no iso 400. mas fazer o q??
agora uma pergutna>: como as cams digitais tiram o ruido, dexando a foto lisinha (W1 dexa), sem perder mta qualidade? Bem, agora entendo pq o raw eh mto melhor q tiff, jpg, bmp...

vcs tentariam reduzir o ruido ou dexariam ele la na foto?
 


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2006, 09:04:55
Olá Yhangr!

Você já tentou usar algum software de redução de ruído?
Existem dois bem famosos! O Neat Image e o Noise Ninja!
Acho que eles podem te dar uma ajudinha! ;)
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2006, 09:05:13 por Murilo »
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Anderson Adler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
    • http://www.fotolog.net/badaladoaju
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2006, 10:08:39
Murilo tem esses soft para download free?


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2006, 10:19:28
Citar
Murilo tem esses soft para download free?
free acho que não, mas acho que vale a pena correr atrás.

endereços:
http://www.picturecode.com/
http://www.neatimage.com/
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2006, 11:54:11
Amigo só um detalhe, se você fez uma foto de 1MP com ruído extremo você provavelmente não conseguirá bons resultados impressos nesse tamanho que você está pensando, o ruído nada mais é do que uma enorme perda em pixels úteis, ao remover ele você agrava ainda mais as perdas, pelo que você está falando eu duvido que essas imagens sirvam para serem bem usadas em VGA, quanto mais em uma impressão nesse tamanho, se você tivesse uns 5MP você dificilmente teria que se preocupar com isso e poderia imprimir direto com o ruído, mas precisar "ganhar" resolução em um arquivo seriamente danificado por ruído é realmente bem complicado.
Manda um arquivo original ai para a gente dar uma olhada.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2006, 13:39:07
Citar
Amigo só um detalhe, se você fez uma foto de 1MP com ruído extremo você provavelmente não conseguirá bons resultados impressos nesse tamanho que você está pensando, o ruído nada mais é do que uma enorme perda em pixels úteis, ao remover ele você agrava ainda mais as perdas, pelo que você está falando eu duvido que essas imagens sirvam para serem bem usadas em VGA, quanto mais em uma impressão nesse tamanho, se você tivesse uns 5MP você dificilmente teria que se preocupar com isso e poderia imprimir direto com o ruído, mas precisar "ganhar" resolução em um arquivo seriamente danificado por ruído é realmente bem complicado.
Manda um arquivo original ai para a gente dar uma olhada.
na verdade apenas 3 fotos tiveram ruido de matar.
a 1 nem sei pq! tava tao "clarinho" (clarinho, mas com a por--- do iso 400 :@ mesmo assim fico com mto ruido, vai v foi pq tava um pouco escuro e sem flash)
as outras foram pq ficou mto escuro. eu nao esperava que desse pra ver o "rascunho" do rosto e td mais.. mas ps faz alguns milagres.... ainda pq eh o mais antigo: photoshop elements 1.0
o maior problema foi mesmo interpolar. de 1,3mp pra uns 2095x2200 ou algo assim, axei q ficou um pouco ruim, tentei melhorar as interpolaçoes, mas eram umas 40 fotos pra interpolar!!ai ia dar mto trabalho. acabei interpolando umaas 7. as outras dexei pra impressora interpolar...qem sabe la eles num fazem algi melhor?
é o q eu sempre digo... a nossa cam n eh boa pra imprimir... e ainda tava em iso 400! poxa! se tivesse iso 100 ate q ficava bonzinho. mas eu n espero boa coisa. melhor: eles vaum ver q nada vai prestar e vao qerer comprar cam nova :)

agora n da pq tao no pc d papai.


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2006, 02:08:19
De 1,3 pra 4,6 megapixels, com ISO 400 e forte remoção de ruído, numa câmera de lente mais ou menos? Xi, tem certeza de que vale a pena pagar pela revelação das fotos neste tamanho? Olha, talvez as fotos sejam muito importantes, mas ainda assim eu não arriscaria imprimir em algo acima de 10 x 15 cm... Interpolação de imagem ruim não é nem um pouco aconselhável :/ Sobre o NR (noise reduction) das câmeras, eles são semelhantes a softwares como o Neat Image e o Noise Ninja... O problema é que costumam "varrer" detalhes da imagem junto, e com isso elas ficam com aspecto "plástico", lisas. Mas isso não é bom não :) A redução de ruído tem que ser pouco agressiva, senão o resultado final é ruim. E na impressão, muitas vezes mais vale uma imagem com algum ruído, que uma imagem "lisa" e pouco detalhada. Também o ruído costuma ser menos visível na impressão do que na tela do computador (no meu LCD isso vale ao extremo, muitos defeitos que só vejo na tela).
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2006, 07:44:21
Interessante que aconteceu algo similar comigo neste fim de ano. Estava brincando com a P72 da minha mãe e coloquei em ISO 400 para fazer umas fotos diurnas dentro de casa. No entanto, quando fui embora esqueci de colocar no modo Auto de novo. Resultado: a minha mãe tirou várias fotos à noite sem flash e em ISO 400. Aliado à exposição automática da série P, ficou uma tremedeira só.

Por sorte, foi tudo fotografado em 3MP e deu pra salvar algumas fotos menos tremidas. Redimensionado para VGA, o ruído ficou bem aceitável.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2006, 07:45:09 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2006, 10:19:40
Citar
De 1,3 pra 4,6 megapixels, com ISO 400 e forte remoção de ruído, numa câmera de lente mais ou menos? Xi, tem certeza de que vale a pena pagar pela revelação das fotos neste tamanho? Olha, talvez as fotos sejam muito importantes, mas ainda assim eu não arriscaria imprimir em algo acima de 10 x 15 cm... Interpolação de imagem ruim não é nem um pouco aconselhável :/ Sobre o NR (noise reduction) das câmeras, eles são semelhantes a softwares como o Neat Image e o Noise Ninja... O problema é que costumam "varrer" detalhes da imagem junto, e com isso elas ficam com aspecto "plástico", lisas. Mas isso não é bom não :) A redução de ruído tem que ser pouco agressiva, senão o resultado final é ruim. E na impressão, muitas vezes mais vale uma imagem com algum ruído, que uma imagem "lisa" e pouco detalhada. Também o ruído costuma ser menos visível na impressão do que na tela do computador (no meu LCD isso vale ao extremo, muitos defeitos que só vejo na tela).
não. a camera q tenho n tem forte remoção do ruido, e eu nem seqer reduzi o ruido.
mamae disse q vai revelar as fotos, mas n sei em q tamanho. provavelmente em 15x20 cm ou 25x20cm. como eu n sabia o tamanho, começei a interpolar pra 20x25cm no photoshop. As que tinham muito ruido, q eram umas 4, ficaram ruins. mas as outras nem ficaram com mto ruido n! ficou algo parecido com iso 400 da S5100! ai eu interpolei so 7 fotos, pq da mto trabalho e tb eu n sei qual o tamanho q ela vai revelar. se eu interpolar pra 25x20 cm e ela imprimir em 15x20 vai c  pior do q dexa a propria impressora deles la interpolar!por isso parei de interpolar as fotos. mas n ficaram ruins n. (fora umas 3 ou 4!)


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2006, 01:03:47
Então é bom saber o tamanho que vai revelar para pôr na proporção certa, senão vai haver cortes indesejados e você terá problemas com a mãe... ;)


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2006, 16:13:18
Citar
Então é bom saber o tamanho que vai revelar para pôr na proporção certa, senão vai haver cortes indesejados e você terá problemas com a mãe... ;)
axo mais facil eles reduzirem a foto do q cortarem..