Autor Tópico: Yashica Mat 635 com adaptador para filme 35mm  (Lida 3557 vezes)

Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Online: 02 de Janeiro de 2011, 14:05:16
Amigos. Sou novo usuário de uma máquina TLR. Andei vendo em anúncios no Mercado Livre e descobri um modelo de Yashica que vem um adaptador para filmes 35mm. Num primeiro momento achei isso interessante mas gostaria da opinião de vcs que devem conhecer mais. A máquina é uma Yashica mat 635 como essa: http://www.flickr.co...in/photostream/

Alguém aqui já usou e conhece essa máquina?
Valeu!!
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2011, 20:05:07
hmmm.. usei há uns 30 anos atrás; era uma flexaret 6x6 com o conjunto rolleikin. É interessante o uso mas (IMHO) não substitui uma 35mm de filme:

em principio, as imagens registradas são sempre em "portrait" a não ser que vc use o "visor esportivo" - uma janela menor que se abre no ´capuchão´ da câmara. Como vc vai ter uma paralaxe maior, parte do seu assunto pode "escapar" da foto. Vc também pode fazer um pouco de ginástica se realmente PRECISA de foto do tipo "paisagem", terá que olhar pelo visor a nivel dos seus olhos e apontar a câmara para sua direita/esquerda.

além disso, quando termina o cassete faltariam ainda umas duas fotos, além das 4 ou 5 que vc já queimou quando colocou o filme. Também tem que se preocupar (hoje eu diria: PEDIR PELAMORDEDEUS) que o laboratório te dê alguns cassetes porque essas camaras NÃO retornam o filme, vc tem que ter um cassete "recebedor". Após o primeiro filme vc terá o cassete para ser o "recebedor", mas o problema (hoje em dia) é mesmo o primeiro ;)

em síntese (IMHO, claro): não compensa o trabalho
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2011, 20:18:10
Adaptando filme 35mm numa TLR eu acho que vc vai estar unindo o pior dos dois mundos.
TLR são espartanas em recursos (fotometro, velocidade, portabilidade)  em relação a SLR.
Na minha opinião o que justifica o uso de uma TLR é a resolução de seu negativo 4 vezes maior.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2011, 20:51:22
Amigos. Obrigado e já responderam o que eu gostaria de confirmar. Não vale o trabalho mesmo... Seria uma adaptação meio sem propósito.
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2011, 23:21:07
Oi Claudio,

eu tenho uma Rolleiflex 3.5F com uma Zeiss Planar 75mm/3.5 e um adaptador Rolleikin para 35mm.
Eu gosto MUITO de fotografar com ela, acaba sendo até mais prático que com uma 35mm e alguns acessórios. Ela, mais um fotômetro são mais compactas do que uma SLR + uma lente clara (ex: Nikon F3 sem motor  + 85/1.4 AFD). Outra razão que me levou a adquirí-la foi o fato do meu scanner de filme suportar apenas 35mm.

A adaptação aos comandos foi bem rápida e fácil. Com um tempo curto você se acostuma a compor com a imagem invertida e a paralaxe só se torna um problema em closes. Eu a uso com um fotômetro externo.

Com relação à qualidade das imagens a resposta é muito simples: excelente. A lente dela é uma Carl Zeiss Planar 75mm/3.5. Além disso, como o 35mm é menor que o 6x6 (120) original, você está usando apenas a parte mais central da lente, justamente a que produz a melhor imagem. Por isto, a nitidez e a resolução são muito boas. E o bokeh desta lente é ótimo. Aqui você pode ver alguns exemplos de imagens feitas com ela: http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/sets/72157603248887615/  Boa parte foi feita com ela na abertura máxima. As imagens dela foram feitas com uma Nikon 85/1.4 AFD + tubo de extensão PK13.

Eu não sei a Yashica, mas a Rolleiflex com o Rolleikin rebobina o filme 35mm SIM, para dentro do seu cartucho, não precisa de outro não.

Não me arrependo nem um pouco de tê-la adquirido e acho que os seus fatores limitantes - lente fixa e formato vertical - na verdade acabam nos forçando a dar mais atenção à composição. Acho que se o preço estiver convidativo vale a pena para você experimentar uma nova experiência em fotografia com filme.

Abraço,

José Azevedo


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2011, 00:00:07
Escrevi sobre a Yashica 635 aqui:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31800.0

Uso o adaptador de 35 mm nela e adoro. Ela rebobina o fime sim, assim como o Rolleikin na Rollei. É uma ótima opção para retratos. Depois da Rollei a 635 é minha segunda opção de TLR.


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2011, 09:42:31
Também uso rolleicord com ascessório 35mm(rolleikin),e gosto dos resultados.Tenho um certo fascinio por este ascessório,já que voçê mesmo adapta a sua TLR para 35mm.O que tem que ter em conta é que equivale a uma lente de cerca de 100mm,bom para retratos, ou qualquer outro assunto,desde que não haja nada que atrapalhe a distancia focal entre o assunto e a lente.


Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2011, 22:39:28
Escrevi sobre a Yashica 635 aqui:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31800.0

Uso o adaptador de 35 mm nela e adoro. Ela rebobina o fime sim, assim como o Rolleikin na Rollei. É uma ótima opção para retratos. Depois da Rollei a 635 é minha segunda opção de TLR.

Muito boa matéria Elmo. Valeu mesmo. Acho que não vou abandonar a possibilidade não. Obrigado mesmo.
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2011, 07:19:51
é muiiiiiito provável que eu fui induzido a êrro pela maneira primitiva da flexaret tratar disso. Vamos dar um pequeno desconto: afinal, o projeto flexaret NÃO previa roleikin, retorno do filme e outras mumunhas. Era muito, muito simples aquela câmara.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]