Autor Tópico: Máquina reflex profissional de filme X máq. digita  (Lida 5167 vezes)

fotomacro31

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #15 Online: 11 de Janeiro de 2006, 00:19:31


Obrigado pelas respostas!
Ainda estou amadurecendo a idéia de levantando custos.
VCs tem uma idéia de qto custa um scanner para digitalizar negativos profissional?

Obrigado.

 


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #16 Online: 11 de Janeiro de 2006, 06:32:36
Olha, fotomacro31... vi numa revista portuguesa falarem bem de um scanner Minolta que digitaliza cada pose em até 40MP, 16bit/canal. É uma estupidez, e lá custa cerca de 900 euros. Isso é mais que profissional, é quase o nível neurótico. Os grãos da emulsão devem ficar enormes no monitor :P

Mas a Minolta tem modelos mais baratos e pelo que eu andei vendo, um razoável (que escaneie a uns 6MP e 16bit/canal) chega no Brasil por uns R$1500,00, com importação legalizada. Como eu já tenho equipamento analógico, ainda sonho com um desses.

Mesmo com um scanner, o custo por foto em relação ao digital seria um pouco maior, praticamente o dobro de se fotografar com digital, o que não chega de forma alguma a comprometer a lucratividade de um fotógrafo profissional.

Para quem ainda não tem equipamento e quer praticidade, uma DSLR vale mais a pena. Recomendaria o analógico para quem quer qualidade de imagem em primeiro lugar, não importando os incômodos com revelação e não ter o resultado no instante em que a imagem é capturada. Na minha opinião, o filme fotográfico ainda supera o digital, mas não tenho como comprovar tecnicamente a superioridade de um formato sobre o outro. É uma comparação meramente visual e recomendo que cada um faça a sua. Alguns dizem que o filme de negativo possui latitude maior que as melhores digitais, mas não posso afirmar que isso seja verdadeiro. Os scanners de negativo em geral possuem uma capacidade de captura superior à de uma câmera digital em termos de resolução e latitude, então muitas qualidades do filme fotográfico ainda são preservadas após a digitalização.





 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #17 Online: 11 de Janeiro de 2006, 10:25:17
uma camera convenciional (filme) eh mais barata q uma DSLR, mas tem q vr o filme e a versatilidade. se vc escanear uma foto, ela vai ficar no max em 1024x768 (1MP), pelo menos no meu scanner é assim!! ai fica ruim pra ediar e imprimir de novo.
alem disso vc n gasta com filmes!


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #18 Online: 11 de Janeiro de 2006, 10:29:18
Citar
Depende da cadência da fotografia. Abaixo de 2000 fotos/ano a câmera de filme é mais barata. Acima disso a digital é mais barata. Obviamente se o fotógrafo mandar escanear o filme por baixo preço (11,50 26mp/fotograma) e se usar filmes baratos (5 reais o rolo de 36 poses).

Particularmente, para fotografia profissional não vejo como a câmera de filme possa produzir um produto melhor. Pode, sim, produzir algumas fotos melhores, mas entendendo o produto como algo que depende também de uma seleção, e a digital permitindo mais fotos, aí ela é obviamente melhor.

A fotografia com filme hoje é mais adequada ao uso amador exigente (que tecnicamente pode ser superior a muitos usos profissionais, é claro), onde o desejado seja certas características estéticas da fotografia que só o filme dá.

Ivan
uma camera digital  mais barata q uma convencional??
como??  :blue:

2000 fotos por ano n.
se eu comprar uma digital e passar 5 anos com ela, tirando 500 fotos por anos, vai dar 2500 fotos no total, e ainda sai + barato a digital, pois o certo n eh 2000 fotos / ano, e sim 2000 fotos por quanto tempo vc vai usar a camera!

alem disso, eles filmes baratos saum iso 100, que em fotografia convencional saum ruims, qualidade menor, e n tiram fotos a noite!


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #19 Online: 11 de Janeiro de 2006, 12:18:39
Citar
Mas a Minolta tem modelos mais baratos e pelo que eu andei vendo, um razoável (que escaneie a uns 6MP e 16bit/canal) chega no Brasil por uns R$1500,00, com importação legalizada. Como eu já tenho equipamento analógico, ainda sonho com um desses.

Puxa!
Muito barato!
Os da nikon são simplesmente o dobro mais caros e não sei se tem boa qualidade...
A fuji tem um bom-zim, mas é bem caro tb hehehe
Creio que este da minolta compensa bastante!
Além do uso pessoal, se vc destinar um serviço de digitalização vc recura rapidim o investimento. Creio que uns 100 filmes recupera.
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #20 Online: 11 de Janeiro de 2006, 12:25:09
Citar
Citar
Depende da cadência da fotografia. Abaixo de 2000 fotos/ano a câmera de filme é mais barata. Acima disso a digital é mais barata. Obviamente se o fotógrafo mandar escanear o filme por baixo preço (11,50 26mp/fotograma) e se usar filmes baratos (5 reais o rolo de 36 poses).

Particularmente, para fotografia profissional não vejo como a câmera de filme possa produzir um produto melhor. Pode, sim, produzir algumas fotos melhores, mas entendendo o produto como algo que depende também de uma seleção, e a digital permitindo mais fotos, aí ela é obviamente melhor.

A fotografia com filme hoje é mais adequada ao uso amador exigente (que tecnicamente pode ser superior a muitos usos profissionais, é claro), onde o desejado seja certas características estéticas da fotografia que só o filme dá.

Ivan
uma camera digital  mais barata q uma convencional??
como??  :blue:

2000 fotos por ano n.
se eu comprar uma digital e passar 5 anos com ela, tirando 500 fotos por anos, vai dar 2500 fotos no total, e ainda sai + barato a digital, pois o certo n eh 2000 fotos / ano, e sim 2000 fotos por quanto tempo vc vai usar a camera!

alem disso, eles filmes baratos saum iso 100, que em fotografia convencional saum ruims, qualidade menor, e n tiram fotos a noite!
Cara onde vc viu que filme ISO 100 tem qualidade menor? Eles tem é uma qualidade maior, se vc levar em conta a granulação (algo parecido com o ruído nas digitais).

Sobre o problema de luminosidade, bom ai é questão do ambiente, realmente fica difícil bater algumas fotos a noite com filme em iso 100, mas não dá pra falar que eles são piores.

O que o Ivan quis dizer é a relação de investimento, se vc bater mais de 2000 foto num ano, com certeza o digital vai compensar, pq o tempo em que se empata os gastos em relação ao filme se torna baixo, agora pra pessoa que bate num rolo de filme por mês, não é realmente vantajoso monetariamente comprar uma câmera digital, visto que vc compra ótimas câmeras de filme por bem menos que 1000,00 reais

 
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #21 Online: 11 de Janeiro de 2006, 13:52:35
Citar
Citar
Citar
Depende da cadência da fotografia. Abaixo de 2000 fotos/ano a câmera de filme é mais barata. Acima disso a digital é mais barata. Obviamente se o fotógrafo mandar escanear o filme por baixo preço (11,50 26mp/fotograma) e se usar filmes baratos (5 reais o rolo de 36 poses).

Particularmente, para fotografia profissional não vejo como a câmera de filme possa produzir um produto melhor. Pode, sim, produzir algumas fotos melhores, mas entendendo o produto como algo que depende também de uma seleção, e a digital permitindo mais fotos, aí ela é obviamente melhor.

A fotografia com filme hoje é mais adequada ao uso amador exigente (que tecnicamente pode ser superior a muitos usos profissionais, é claro), onde o desejado seja certas características estéticas da fotografia que só o filme dá.

Ivan
uma camera digital  mais barata q uma convencional??
como??  :blue:

2000 fotos por ano n.
se eu comprar uma digital e passar 5 anos com ela, tirando 500 fotos por anos, vai dar 2500 fotos no total, e ainda sai + barato a digital, pois o certo n eh 2000 fotos / ano, e sim 2000 fotos por quanto tempo vc vai usar a camera!

alem disso, eles filmes baratos saum iso 100, que em fotografia convencional saum ruims, qualidade menor, e n tiram fotos a noite!
Cara onde vc viu que filme ISO 100 tem qualidade menor? Eles tem é uma qualidade maior, se vc levar em conta a granulação (algo parecido com o ruído nas digitais).

Sobre o problema de luminosidade, bom ai é questão do ambiente, realmente fica difícil bater algumas fotos a noite com filme em iso 100, mas não dá pra falar que eles são piores.

O que o Ivan quis dizer é a relação de investimento, se vc bater mais de 2000 foto num ano, com certeza o digital vai compensar, pq o tempo em que se empata os gastos em relação ao filme se torna baixo, agora pra pessoa que bate num rolo de filme por mês, não é realmente vantajoso monetariamente comprar uma câmera digital, visto que vc compra ótimas câmeras de filme por bem menos que 1000,00 reais
huhuahauhaa!
da pra ver q eu n sei nada de cams convencionais! eu nem sabia q elas tinham ruido!!!  :doh:

n eh isso. RPZ, n precisa c 2000 fotos ao ano.
Se eu bater 3000 fotos em 2 anos, tb compensa! o importante e vc bater mais de 2000 fotos com a digital!

sim, mas nessas 2000 fotos tb conte as q vc usou pra teste!! heheheh!
em filme vc pod ficar testando? n, pois vc ta pagando!!e nem pod v na hora!!

minha digital bati umas 5000 fotos ou +, e tenho ela a 4 anos.
compensou mais q uma analogica, sim!
hauheueheu


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #22 Online: 11 de Janeiro de 2006, 15:14:01
Olha, se a discussão for custo por foto, o digital vai ganhar sempre. Os cálculos que o Leo mostrou no início do tópico estão muito próximos da realidade para qualquer capital brasileira. Fotografar com analógico vai ser sempre mais caro.

O Leo ainda presumiu que a câmera digital só vá durar 20000 disparos (pode durar bem mais até) e ainda acrescentou depois que com uns 600 reais se conserta o shutter para durar mais ainda. Podem ocorrer ainda outros defeitos que, dependendo da época em que ocorre, ainda são encontradas peças de reposição.

Digital é mais prático e barato. A única coisa no qual o analógico ainda pode se vangloriar é com a qualidade da película, que ainda parece ser mais natural aos olhos do que uma imagem de sensor. Um bom scanner de negativos captura a 16bit/canal, enquanto as melhores digitais estão capturando em torno de 12bit/canal.

O analógico ainda é uma alternativa mais barata para quem, por alguma razão, não pode dispor de uns 4500 reais para adquirir um set digital modesto de câmera e umas duas boas objetivas. Com 1000 reais, é possível comprar uma analógica de foco manual com uma 28mm, uma 50mm e uma 70-200mm. No longo prazo, no entanto, o investimento alto no digital é recuperado em função do custo por foto mais baixo.


---------------------------------
Neocosmo, o scanner "barato" da Minolta que eu falei é esse:

http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller...egoryNavigation

Mas no momento está esgotado na B&H. Quando vi em dezembro, ainda estava disponível.

 
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2006, 15:20:32 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS