Autor Tópico: Cameras SLR ou Compactas  (Lida 5288 vezes)

miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #15 Online: 07 de Janeiro de 2011, 17:18:10
o que isso significa? rs qto maior o sensor melhor a qualidade da imagem?
vejo algumas fotos no flickr de pessoas que tiram sem tripe e saem perfeita, enquanto outras fotos de oputras pessoas saem meio borradas nas laterais... isso seria o mau fotografo ou pq nao tem estabilidade anti tremido.

li um pessoal dizendo que esses ultra-zoom sao boas so para lugares abertos com muita luz, e lugar fechado e ruim. eu tb queria tirar de lugares noturnos...
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 07 de Janeiro de 2011, 17:23:06
"o que isso significa? rs qto maior o sensor melhor a qualidade da imagem?"

Exatamente. E as médio formato tem qualidade ainda melhor. Grande formato, nem se fala.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #17 Online: 07 de Janeiro de 2011, 18:12:43
Pessoal,

Estou pensando em comprar uma camera melhor para começar a fotografar natureza e noturnas com longa exposição e em aspécto macro de animais, etc.

Estive lendo sobre a CANON SX30 IS que tem 35x Ultra Zoom e 14mp. Parece ser muito boa. O único porém é que ela tem apenas 15 secundos de longa exposição, enquanto outras oferecem 30s, 60s ou bulp.

Eu não ligo pra a marca. Gostaria de saber de vocês, que são mais experiêntes, qual máquina recomendam para quem quer abusar do zoom mantendo a qualidade, e fazer fotos com longa exposição? Nikon, Canon, Panasonic, quais modelos vocês recomendam?

Ah, por acaso, qual a média de valores, pois a CANON SX30 IS vi no Mercado Livre por apenas 1.200 e tô achando que é golpe. Não seria mais caro não?

Aliás, recomendam comprar do paraguai ou somente em lojas, mesmo que pagando mais caro?

Miramez, eu vou tentar lhe ajudar em alguma coisa, mesmo estando um pouco fora das pesquisas atuais.

Aqui um review das superzooms de 2010: http://www.dpreview.com/reviews/Q110superzoomgroup/
Aqui a conclusão do review: http://www.dpreview.com/reviews/Q110superzoomgroup/page19.asp

Pelo que deu pra perceber nas imagens, a Panasonic tem imagens muito boas em iso baixo. Já existe a versão mais nova dela, a FZ40(vídeo hd) e até mesmo a FZ100 (vídeo fullhd/sapata para flash). E preço é esse mesmo. Baixe o manual das duas e veja se alguma possui o modo Bulb, nos características só da pra ver exposição de 60 seg.

Quanto a super(ou ultra - como queira) zoom, ser ruim em ambientes fechados, é preciso entender o seguinte: A lente !

Cuidado com o que anda lendo nos fóruns...

Essa panasonic por exemplo, tem uma abertura inicial em f/2.8, o que é ótimo, muito bom mesmo. Isso é ideal para ambientes fechados, o contrário do que lhe disseram. O problema é que você precisa utilizar a lente o mais wide possível, por exemplo em 25mm. Isso acontece com muitas lentes, e é muito comum nas dslrs.

Eu não conheço uma lente de kit em dslrs que tenha a mesma abertura em todo o seu range, aposto que não existe mesmo.

O estabilizador de imagens, em qualquer equipamento existente, não faz milagre, apesar de ajudar muito. Só que não dá pra contar que suas fotos sairão todas "sem tremer". O que determina isso é o tempo de exposição, não adiante querer segurar a máquina na mão, colocar 60 seg de exposição com o estabilizador ligado. Pra isso existe o tripé, compre um junto com sua nova máquina, você verá o quanto é importante ter um.

No mais é isso, boa sorte na sua compra e não se preocupe demais, fotografe que é muito melhor do que discutir equipamento ;)
[Cameraless !]


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #18 Online: 07 de Janeiro de 2011, 18:26:17
matusalem

Muito obrigado, mesmo!
Vou ler os links que recomendou. Apesar de eu ser iniciante, eu compreendo que vou ter que ter um tripe, principalmente quando precisar usar longa exposição ou muito zoom, nao importa se noite ou de manha. Eu tenho que comprar sabendo que vai ser o tipo de maquina para tirar fotos de qualidade, e não para se preocupar com mobilidade, porque é tramboio. vai ser maquina pra usar planejando onde vou tirar foto, horario, ocasião, etc.

Acho que tô decidio pegar essas super zoom mesmo. Na sua opinião, em relacao a qualidade final da imagem, vc iria de qual?

Olha:

"If it is your intention to shoot a large proportion of your images in low light a superzoom is probably not the camera for you."

realmente o cara ai nao recomenda em ambientes com pouca luz
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2011, 18:31:16 por miramez »
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #19 Online: 07 de Janeiro de 2011, 18:47:06
Miramez, eu acredito que esse conselho que vc acabou de postar é em relação, a impossibilidade de utilizar o iso mais alto pra auxiliar nos ambientes com pouca iluminação.

Mas veja o que o dpreview declara a respeito do iso acima de 80~100.

"None of the nine cameras in our group are capable of producing great results at ISO 800 and higher but some are worse than others. Again the differences are not massive but definitely larger than at base ISO which should be kept in mind by regular low light shooters."

Image quality: Low light / High ISO - Best of the bunch: Panasonic FZ35, Canon PowerShot SX 20 IS

PS: Você tirou essa frase de onde ? Qual outra super zoom está no páreo do review que você leu ? Pois eu não creio que as outras tenham uma lente mais clara do que essa panasonic.
[Cameraless !]


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #20 Online: 07 de Janeiro de 2011, 19:38:35
To bastante interessado na Panasonic.
Tem a versao FZ100 que e melhor que a 35, mas e cara.
To pesquisando preços. Minha vontade mesmo era de pegar uma FZ100
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #21 Online: 07 de Janeiro de 2011, 20:28:52
To bastante interessado na Panasonic.
Tem a versao FZ100 que e melhor que a 35, mas e cara.
To pesquisando preços. Minha vontade mesmo era de pegar uma FZ100

Eu também já comprei no MercadoLivre e não tive problema. O importante lá é observar o vendedor se o vendedor é Líder Gold, o que não encontrei da FZ100, só da FZ40 e da SX30.

Boa sorte ;)

PS: Se a questão do tempo de exposição não fosse um problema pra você, a SX30 seria uma ótima pedida.

abraços.
[Cameraless !]


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #22 Online: 08 de Janeiro de 2011, 00:33:06
Entre SX30 e FZ35 de qual vc iria?
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #23 Online: 08 de Janeiro de 2011, 11:11:02
Vamos tentar fazer um comparativo pra que VOCÊ ESCOLHA. Isso é o mais importante.

Pelo link seguinte, dá tudo muito organizado: http://www.imaging-resource.com/CAMDB/compare_cameras.php

Escolha as duas cameras, clique na primeira, segure o ctrl e clice na segunda, depois em compare. A análise é bem completa, mas vamos tentar focar no seu objetivo.

Eu coloquei em uma planilha do excel, dá uma olhada: http://www.4shared.com/file/TqIRNA2I/sx30VSfz35.html

Resumidamente:
 

[SX30] 14.1 Megapixel | [FZ35] 12.1 Megapixel | Pouco relevante

[SX30] 24 - 840 mm    | [FZ35] 27 - 486 mm    | Muito relevante

[SX30] Zoom : 35.00x  | [FZ35] Zoom : 18.00x  | Aqui está a lente [ultra|mega|power]Zoom que você procurava

[SX30] Abertura: f/2.7| [FZ35] Abertura: f/2.8| Imagino que não se tenha diferença desse 0.1. Mas quanto menor, melhor.

[SX30] Exposição: 15' | [FZ35] Exposição: 60' | Se você esquecer das estrelas fará pouca diferença ;)

[SX30] Flash Externo  | [FZ35] Sem possibilidade de Flash Externo | Isso pode fazer diferença caso queria comprar um flash. Mas se você chegar a ter essa vontade um dia, é melhor comprar uma DSLR, ou uma Mirrorless. Mas ter a possibilidade é muito bom. Nos EUA sai a U$144 o mais em conta da própria Canon

[SX30] RAW: Não       | [FZ35] RAW: SIM       | A possibilidade de fotografar em RAW é fantástico. Abrir um arquivo desse formato é ter um mundo de possibilidades, são muitas as correções e melhorias possíveis. Só não sei no caso de uma superZoom, em uma dslr é obrigatório. É caso de baixar um RAW gerado pela Panasonic pra sentir a edição. Se ainda estiver em dúvidas, peça, por favor, ao usuário Pictus que dê uma olhada no RAW gerado por essa máquina, ele é o "cara" pra fazer essa análise rápida. Sabe tudo e mais um pouco.

[SX30] Bateria: 370   | [FZ35] Bateria: 370   | A bateria na Panasonic dura bem mais. Isso é muito bom, mas não é nada que atrapalhe na escolha da camera. É só um "plus".


Agora me diga VOCÊ, o que acha ?  :hysterical:

abraços.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2011, 11:13:08 por matusalem »
[Cameraless !]


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #24 Online: 08 de Janeiro de 2011, 11:53:27
Miramez, eu não sei se você conhece, mas existe um tal de CHDK, que é um hack pra cameras canon e foi portador pra sx30 !

Agora tem a possibilidade de salvar os arquivos em RAW !!!

Também foi feita melhorias no jpge e no shutter speed !!!

Veja a mensagem do camarada que está encabeçando o projeto:
Citar
Q: What about longer shutter speeds like 30 sec? did you try that?
R: Yes, long shutter speeds work. Phil.

Parece que já funciona essa exposição em tempo superior a 15 seg. É claro que esse é um processo conta e risco, mas acho que vale a pena.

abraços.



http://chdk.setepontos.com/index.php?topic=5900.0
[Cameraless !]


miramez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #25 Online: 08 de Janeiro de 2011, 13:08:26
matusalem, muito obrigado pela ajuda!

A unica duvida: 18x é melhor que 35x de zoom?

Pra falar a verdade eu ainda prefiro a FZ35 rs.
Dizem que o RAW gerado pelo CHDK nao faz muito diferença, que é uma gambiarra. E eu comprovei isso na minha compactazinha A2000 qdo instalei o CSHK. Nao fez diferença alguma do jpeg pro raw, nem editando no cameraraw.

Outro motivo de pegar a FZ35 é o preço. Vi por 900,00 no MercadoLivre. Não tenho dinheiro pra pagar mais que isso.

Alias, que ano a FZ35 foi lançada?


Acha que nesse preço, até 1.000,00 reais, a FZ35 é a melhor camera no momento?
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2011, 13:11:46 por miramez »
Canon EOS 6D / Sigma Art 24mm f1.4 / Canon EF 85mm f1.8 / Canon EF 50mm f1.8 STM


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #26 Online: 08 de Janeiro de 2011, 14:18:26
Segundo o link a seguir, é de 15/09/2009 : http://www.imaging-resource.com/PRODS/FZ35/FZ35A.HTM

Veja a diferença entre os zooms aqui: http://imaging.nikon.com/products/imaging/lineup/lens/simulator/index.htm
Canon: entre 17mm e 600mm.
Panasonic: entre 17mm e 306mm.

Nessa da Canon fica mais difícil de visualizar pois os valores são fixos: http://www.usa.canon.com/app/html/EFLenses101/focal_length.html

Miramez, eu acho difícil dar um veredito a respeito das máquinas, pois eu não fui pesquisar todas e comparar as características. Mas me parece uma excelente compra.

abraços.
[Cameraless !]


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #27 Online: 11 de Janeiro de 2011, 13:16:17
Não vejo sentido em comparações de coisas de categorias diferentes.

Como você compara um Jeep com uma Ferrari?
Simples, você não compara.... pois um vai bem no asfalto já outro vai bem na lama, um vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos o outro é 4x4 diesel, não tem sentido a comparação... você escolhe um ou outro mediante sua necessidade de uso.

Resumindo, alinhe suas necessidades de "hoje" para decidir a compra.
Se não possui conhecimentos para operar a máquina, se não possui dinheiro para comprar lentes, acho que você já tem a resposta.

Eu acho muito curioso quando vejo alguém falar que é completamente leigo em determinado ramo, porém, aspira para o profissionalismo, coisa que na minha visão só é possível a médio e longo prazo, com muita ralação, bater muita a cabeça.

Gostaria de conseguir fazer este tipo de planejamento a longo prazo de coisas totalmente desconhecidas para mim.

Este receio com a compra do equipamento é um mito, pois durante a jornada do aprendizado, você vai comprar os N equipamentos conforme a necessidade e dinheiro disponível, isto claro se você decidir seguir isso para o profissional ou então fazer como a maioria das pessoas, atolar no "vão" entre o abismo da "onda" e fotografia se transformar apenas em Hobby.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2011, 13:22:51 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ