Autor Tópico: FZ30 x S9000 x DSLR de Entrada  (Lida 4373 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #30 Online: 21 de Janeiro de 2006, 15:43:53
Indeciso sobre a troca, fui atrás de mais informações. Tirei algumas conclusões, elas são práticas -a intenção foi elaborar um teste simples, eficaz, mas não científico.

1. A S9000 tem um pouco menos de ruído que a FZ30, mas é muito pouco. Nem de longe justifica o alvoroço em torno do SCCD. A Panasonic com o convencional produz pouco ruído a mais. Na minha opinião é uma vergonha duas câmeras dessa categoria saírem de fábrica com uma granulação assim. Mas o ponto é que a S9000 não tem essa superioridade - ao menos não demonstra aqui. Ambos os samples foram convertidos sem tratamento de ruído e sem sharp (crop 100%, ISO 400, F3.2, 1/40);



http://static.flickr.com/33/89316323_92bee4599d_b.jpg

2. A latitude da S9000 não parece ser tudo isso também, se é melhor que a FZ30, é pouca coisa melhor e pouco perceptível. Melhor mesmo é a D50. Pode se ter uma boa idéia com três samples em mesmas condições (na ordem, FZ30, S9000, D50);





3. A óptica da Fuji é vergonhosa nessa câmera. Não sei como era a S7000, mas as aberrações e purple ocorrem em quase todos os samples que vi, o que não ocorre com a Panasonic. Como disse o Leo, a óptica da D50 depende da escolha e investimento;

4. A D50 grava um raw em 2 segundos, a FZ30 em 3, e a Fuji... em 9,7 (XD) ou 11 (CF);

5. As cores da FZ30 me parecem exageradas na saturação, curiosamente duas pessoas do fórum a quem  mostrei samples se agradaram mais pelas cores da FZ30 que as cores do sample de uma XT. Não analisei esse aspecto na Fuji, acredito que seja um pouco melhor, e a Nikon bem melhor;

6. Na performance noturna a FZ30 ganha fácil. Foca até a escuridão total segundo o Imaging Resource, ao ponto da imagem não ser mais visível no EVF, e o flash é mais poderoso que da S9000;

Ainda não fiz a escolha, dependendo das correções a sucessora da FZ30 (que sai em agosto) pode ser a câmera mais adequada para quem quer dispensar a necessidade ter uma reflex para conseguir qualidade, mas talvez essas impressões ajudem quem está na dúvida hoje. Minha conclusão é que a S9000 não vale o que custa, tirando pela grande angular ela não tem nenhuma vantagem acentuada em cima da Panasonic, que ao contrário, além de tudo mencionado vem com a lente estabilizada.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2006, 16:04:55 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear