Autor Tópico: Fim do filme na Inglaterra?  (Lida 3817 vezes)

talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Online: 12 de Janeiro de 2006, 11:27:11
"A colleague of mine just pointed out that Nikon UK has posted a press release here indicating that they are all but ending production of their 35mm film cameras, medium- and large-format lenses and enlarging equipment. The F6 35mm SLR will remain in production and be available in Europe and America, and the all-mechanical FM10 will be available outside of Europe. A handful of manual lenses will remain in production as well. Film in general isn't going away any time soon as digital cameras cannot replace medium and large format cameras, but this is clear evidence that the resolution and popularity of the digital medium have surpassed that of the 35mm format. 35mm took another step into the grave."

Fonte: Slashdot

Caramba! Radicalizaram ao parar de produzir até medio e grande formato, não?
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2006, 12:22:05
Nem é viu Tales, eles estão certos, filme vai virar coisa de gente com interesses em coisas antigas, como os consumidores de Vinil, nenhuma marca conseguiria sobreviver vendendo discos de vinil hoje, o mesmo está acontecendo com filmes nos países desenvolvidos, mais assustador do que a Nikon parar de fabricar câmeras de filme (que sem dúvida não tem mais mercado nenhum com volume para sustentá-la) foi a Kodak parar a produção de filmes (que era seu principal produto) nos EUA o que mostra que a planta instalada de filme nos EUA já era, não tem mais nenhum potencial, a prova de que o filme acabou foi exatamente esse momento histórico em que a Kodak parou de fazer o produto que comandava seus negócios no país com o maior mercado consumidor do planeta.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2006, 12:41:56
Bom, é importante não esquecer que o vinil (que só tem o charme e a história) em momento algum foi superior ao cd. No filme ao contrário, o digital foi muito tempo inferior, e muitas pessoas, para algumas finalidades, ainda acreditam que é. Basta se falar em P/B por exemplo. Ninguém me convence que caras como o Christian Gaul preferem fotografar em película por teimosia, nem a desculpa do grande formato serve, pq eu ouvi do próprio que ele tem dois backs digitais, porem só usa quando é exigência do cliente, caso contrário é Mamyia e película. Agora como é o mercado que dita o que vc usa, é bem provável que continue nesse ritmo mesmo, com o filme terminando por desaparecer ou virando cult.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2006, 13:14:19 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2006, 13:03:05
Gustavo, na boa, o filme morreu...
Não existe mais justificativa para usar filme.
Resolução: Digital Ganha
Custo: Digital Ganha
Resposta tonal na latitude: Digital Granha.
Latitude: Digital Ganha (de todos os cromos e atualmente tem várias que ganham de negativos).
Resposta e alto ISO: Digital Ganha.
Tons de pele: Digital chegou em alguns casos e está chegando na maioria.
Tempo de processo: Digital ganha.
P&B: Em qualidade digital ganha, mas perde no charme.
Hoje não existe mais aplicação para filme. Nem cinema que era o extremo da exigência da película. Na verdade o George Lucas provou que o filme não tinha mais nenhuma serventia quando optou por gravar o último starwars inteiramente digital e conseguiu resultados superiores aos da película.
Infelizmente a película morreu. Fiz um painel de 5m por 10m para um shopping usando minha S3 e ficou bem superior ao anterior que eu havia feito com Cromo em médio formato, mesmo fotógrafo, mesmo conhecimento técnico e o digital APS bateu o resultado impresso da Pentax 645.
Nos EUA quase não se tem mais profissionais usando filme, os melhores já usam digital a mais de 2 anos, infelizmente é a realidade, quem ficar parado ou com medo da mudança está condenado, vai virar um papo de purista como nos tempos do Vinil onde os defensores do vinil alegavam que o ruído característico do vinil era fundamental para a linguagem musical e o que o som puro do CD era sem graça, tenho visto alegações muito parecidas com as digitais, do tipo, as cores do digital são sem graça, ai vc coloca lado a lado uma digital que simula Velvia (como a S3) com uma foto do Velvia e o cara sequer consegue distinguir (já fui mal e fiz isso uma vez heheh, mostrei para um fotógrafo teimoso aqui de ribs fotos feitas com a S3 no modo simulação de Velvia (F2) e ele achou que era Velvia). :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2006, 13:14:42
Bem, achava que pelo menos no médio formato e no grande ainda iriam persistir.

Até porque nelas não é o back que muda? De que adianta o back digital se não existe mais cameras que o suportem? E não é o back com as lentes de medio formato que tendem a dar melhores resultados nos digitais?

Foi nisso que eu achei mais radical. Acredito que eles tenham parado mais por questão mercadologica do que da briga digital x filme: não são muito mais comuns medio formato serem Mamyia ou Pentax? E Grande as Linholf? Acho que nunca vi uma Nikon Medio Formato :denken:  
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2006, 13:50:18
Algumas fábricas com certeza vão continuar produzindo filmes, afinal, sempre vão existir aqueles que utilizam o filme por questão estética. A funcionalidade e mesmo qualidade para mim (como leigo) é a mesma nas duas mídias, mas tem gente que gosta do filme e vai continuar fazendo seus trabalhos dessa forma.

Como ocorre com o Vinil hoje, pouca gente produz, ficou caro pra caramba, mas possui o seu mercado.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2006, 14:06:36
Citar
Bem, achava que pelo menos no médio formato e no grande ainda iriam persistir.

Até porque nelas não é o back que muda? De que adianta o back digital se não existe mais cameras que o suportem? E não é o back com as lentes de medio formato que tendem a dar melhores resultados nos digitais?

Foi nisso que eu achei mais radical. Acredito que eles tenham parado mais por questão mercadologica do que da briga digital x filme: não são muito mais comuns medio formato serem Mamyia ou Pentax? E Grande as Linholf? Acho que nunca vi uma Nikon Medio Formato :denken:
Tales acontece que até os backs estão meio com dias contados, as novas médio formato tem saído já 100% digitais. :/
Grande formato deve acabar, o digital deve substituir integralmente o grande formato usando os sistemas de médio formato, que na verdade é o que já tem acontecido nos EUA.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2006, 14:31:46
Como o Gustavo disse, o vinil sequer chegou a superar o CD em fidelidade ao som. Apesar de o vinil tomar uma amostra contínua do sinal, o ruído gerado em função da agulha atritar contra o disco era extremamente inconveniente. Com o CD, o problema do ruído foi resolvido em função do método de leitura ser muito menos suscetível a ruídos do que os cassetes e os vinis.

A briga digital x analógica ainda não tem uma definição em relação a qual é o formato superior. Existem os defensores do analógico, como o Ivan, e do digital, como o Leo. No entanto, pouco se fala aqui no fórum sobre fontes científicas (ou mesmo um site técnico, como o DPReview ou um teste exaustivo confrontando os formatos) que tenham chegado a um veredito de que o digital supera o analógico em todos os principais quesitos, como resolução, latitude, resposta tonal, etc.

Quanto à durabilidade da mídia, um negativo é muito mais confiável que um CD (quem nunca foi pegar um CD gravado na gaveta e não conseguiu ler no drive por causa de um "rombo" na mídia? Um hd nem se fala, a sua durabilidade é realmente uma incógnita, mas provavelmente não chegue a 10 anos se estiver em uso ao longo desse tempo). Um negativo de uns 70 anos pode ser encontrado num baú em condições perfeitamente usáveis.

Não quero puxar a brasa pro analógico. Afinal, digital é muito mais prático que filme. Enquanto um fotojornalista que usa digital já está mandando uma foto por email para o jornal, o que usa analógico ainda tem que levar para revelar e passar no scanner.

Profissionais certamente devem aderir ao digital em função do ganho de produtividade. Para o fotógrafo amador, conveniência não é tão fundamental. Importa mais a qualidade do resultado. E nesse quesito, gostaria de ver um comparativo com muitos testes que comprovassem a superioridade do digital. Também, para o amador, importa muito o preço, já que a fotografia não representa fonte de renda. Já vimos que o custo por foto do digital é menor, mas, mesmo assim, adquirir um equipamento de R$3500,00 (uma D50 e uma objetiva 50mm) mesmo à prestação, não é fácil. É mais fácil gastar uns 50 por mês com revelação de dois filmes de 36 poses do que pagar R$300,00 de prestação.

Uma coisa é certa: digital certamente vai superar o analógico em fidelidade. Se isso já aconteceu e se o filme já se tornou completamente obsoleto, ainda é um mistério.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2006, 14:42:49
Citar
Quanto à durabilidade da mídia, um negativo é muito mais confiável que um CD (quem nunca foi pegar um CD gravado na gaveta e não conseguiu ler no drive por causa de um "rombo" na mídia? Um hd nem se fala, a sua durabilidade é realmente uma incógnita, mas provavelmente não chegue a 10 anos se estiver em uso ao longo desse tempo). Um negativo de uns 70 anos pode ser encontrado num baú em condições perfeitamente usáveis.

Francisco, já me peguei pensando nisso, é algo que ninguém fala. Cd de backup volta e meia estou pensando - será que ainda está okey? quem sabe regravo p garantir... isso é um problema. Com a quantidade de dados que tenho já penso em outro hd e um gravador de dvd como backup.
Nikon/Panasonic Gear


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2006, 14:47:52
http://www.cdfreaks.com/news/7751

The Dutch PC-Active magazine has done an extensive CD-R quality test. For the test the magazine has taken a look at the readability of discs, thirty different CD-R brands, that were recorded twenty months ago. The results were quite shocking as a lot of the discs simply couldn't be read anymore:

The tests showed that a number of CD-Rs had become completely unreadable while others could only be read back partially. Data that was recorded 20 months ago had become unreadable. These included discs of well known and lesser known manufacturers.

It is presumed that CD-Rs are good for at least 10 years. Some manufacturers even claim that their CD-Rs will last up to a century. From our tests it's concluded however that there is a lot of junk on the market. We came across CD-Rs that should never have been released to the market. It's completely unacceptable that CD-Rs become unusable in less than two years.


Po, tenho CD de 1996...

 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2006, 14:55:11
Eu também tenho cds velhos e funcionando, tem a questão da mídia, a questão do gravador, mas também a questão do risco, mesmo que nossos cds funcionem 10 anos direto, quem quer arriscar perder fotos como a de um amigo piloto da fab cuja madrinha de formatura foi a Ana Hickman e o cara fez fotos dela e com ela... eu acabo volta e meia re-gravando os cds.

"CD-R, R$1,50. Panasonic FZ15, R$1000. Fotos suas com a Ana Hickman, não tem preço."  :risada2:

http://www.flickr.com/photos/rodrigo_barreto/sets/1763778/
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2006, 18:39:28 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2006, 14:57:06
O lance da durabilidade do arquivo digital realmente é um problema, se é algo que não pode ser perdido, de tempos em tempos fazer uma nova cópia já seria de grande valia, mas o medo persiste, o negativo vc guarda e sabe só olhando pra ele se está bom ou não
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2006, 15:13:31


willemacht

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2006, 16:30:17
Depois de ler este tópico, fiquei um pouco preoculpado com meu backups :huh:  ...vasculhando  o Google, achei este estudo muito interessante:

Stability Comparison of Recordable Optical Discs - A Study of Error Rates in Harsh Conditions


Citar
It is demonstrated here that CD-R and DVD-R media
can be very stable (sample S4 for CD-R and sample D2
for DVD-R). Results suggest that these media types
will ensure data is available for several tens of years
and therefore may be suitable for archival uses.
Unfortunately, it is very difficult for customers to identify
these more stable media

Uma mídia de excelente qualidade perece ser a grande segurança.

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2006, 16:33:49
Seu sempre gravo as cópias em DVD duplicados, a cada ano eu refaço os bakcups, o custo disso é relativamente baixo e conforme as mídias vão evoluindo isso cai ainda mais... :)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.