Autor Tópico: Regulação da profissão  (Lida 5497 vezes)

Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Janeiro de 2011, 16:56:34
Vcs tão usando como premissa que o ensino no Brasil é bom! E tão colocando o diploma na frente de tudo, independente do ensino! Acho muita bobagem... não só na fotografia, mas como em muitas outras áreas! Antes de mais nada o Brasil precisa é de uma reforma na educação e o fim dessas instituições de massa. Não servem pra nada!!


GutoBaptista

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Janeiro de 2011, 17:52:22
Não, Leandro, eu estou justamente questionando a essencialidade de um diploma específico para uma profissão que, em condições normais, não gera riscos à saúde ou à segurança públicas (exceto, talvez, ao próprio fotógrafo em determinadas situações).
A meu ver, o diploma de um bom curso (sim, existem!) ou uma certificação deveriam ser requisitos desejáveis, diferenciais de mercado, mas não uma obrigatoriedade para o exercício da profissão de fotógrafo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 10 de Janeiro de 2011, 18:12:44
Vcs tão usando como premissa que o ensino no Brasil é bom! E tão colocando o diploma na frente de tudo, independente do ensino! Acho muita bobagem... não só na fotografia, mas como em muitas outras áreas! Antes de mais nada o Brasil precisa é de uma reforma na educação e o fim dessas instituições de massa. Não servem pra nada!!

triste verdade, porem Verdade!!!
esta cheio de coitados por ai , com diploma na mao,
so diploma!!!!.
A coisa e bem mas embaixo!!!
abs.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #18 Online: 12 de Janeiro de 2011, 23:38:42
Gente, a questão da qualidade/eficiência/eficácia da educação no Brasil não deve ser discutida nesse contexto. É um outro buraco, muito mais amplo e complexo que esse buraco aqui.

Fotógrafo, Fotojornalista ou Jornalista. Pela direção que seguimos hoje o graduado em fotografia não é jornalista e o  jornalista não é fotógrafo. Creio que com o aumento e popularização dos cursos técnicos e de graduação em fotografia os cursos de jornalismo deixem de incluir a fotografia na grade. Lembrando que graduações em fotografia têm módulos específicos de fotojornalismo, que discutem a linguagem, o mercado, a técnica e a ética.

Abraço.