Autor Tópico: Filme de cinema, por que nao usar???  (Lida 6988 vezes)

oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Online: 09 de Janeiro de 2011, 03:43:59
Olá amigos,
queria saber qual a opiniao de vcs com relção ao uso de fime de cinema para fotografar?

vi muita gente usando e fiquei curioso para usar.

se alguem tiver alguma experiencia com esse tipo de fotografia seria legal!

grande abraço!


Diogo A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2011, 22:49:02
Tb estava curiso sobre essa possibilidade.
Ja vi algumas fotos no flickr feitas com o Kodak Vision e o Fuji Eterna e achei interessante.
O problema é o processo de revelação (ECN-2), não sei quem revela e nem se e compatível com o C-41. Mas acho a idéia muito boa  :ok:
shoot and delete, shoot and delete, shoot and get bored..

Film is the Real Deal!


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2011, 23:05:05
Tb estava curiso sobre essa possibilidade.
Ja vi algumas fotos no flickr feitas com o Kodak Vision e o Fuji Eterna e achei interessante.
O problema é o processo de revelação (ECN-2), não sei quem revela e nem se e compatível com o C-41. Mas acho a idéia muito boa  :ok:

tirando a camada rem-jet vc processa em C41 mesmo... só tem que remover essa camada antes, é um banho que dao na pelicula antes de revelar.
o resultado que vi no flickr tbm me chamou a atenção!


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2011, 23:06:01
o problema pra poder começar a usar esse tipo de filme é achar o cartucho do filme.
alguem sabe quem fabrica?


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2011, 12:44:25
Oliver, acho que cartucho não existe.. tem que arrumar uma lata e rebobinar.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2011, 12:47:19
Poderíamos tirar essa dúvida com alguém da Associação Brasileira de Cinematografia.

http://www.abcine.org.br
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2011, 15:11:12
muito boa ideia....
mas quanto me referia a cartucho era o "cartucho" onde colocamos o filme...lá fora eles vendem, mas achei caro.
vou olhar esse site com calma e começar a mexer nisso :D


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2011, 15:31:32
=/
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2011, 17:56:43
décadas atras eu usei filme de cinema, rebobinado. Era vendido nos USA com processamento idem (não processavam aqui). Havia uma certa "vantagem": por preço módico vc tinha os negativos E slides - o filme de cinema é colocado em contato com outro e este outro é revertido (reversal processing), como é feito mesmo na industria de cinema: tudo é negativo e posteriormente faz-se a(s) cópia(s) positiva(s).

eu nunca precisei - só gostava mesmo de slides - mas se for gerar cópias em papel o lab (ou mini-lab) vai se atrapalhar pela falta da máscara laranja dos negativos comuns. Pode ajudar se vc fotografar uma pessoa caucasiana com um cartão padrão (18% cinza) para fins de comparação. Mas não sei se no BR existe algum laboratório disposto a (des)regular o equipamento para atender a um único cliente, mormente levando-se em consideração a atual "universalidade" do filme. Naquela época já era MUITO complicado pedir pro pessoal (que entendia de filme) fazer algo diferente, imagino hoje.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2011, 11:58:09
décadas atras eu usei filme de cinema, rebobinado. Era vendido nos USA com processamento idem (não processavam aqui). Havia uma certa "vantagem": por preço módico vc tinha os negativos E slides - o filme de cinema é colocado em contato com outro e este outro é revertido (reversal processing), como é feito mesmo na industria de cinema: tudo é negativo e posteriormente faz-se a(s) cópia(s) positiva(s).

eu nunca precisei - só gostava mesmo de slides - mas se for gerar cópias em papel o lab (ou mini-lab) vai se atrapalhar pela falta da máscara laranja dos negativos comuns. Pode ajudar se vc fotografar uma pessoa caucasiana com um cartão padrão (18% cinza) para fins de comparação. Mas não sei se no BR existe algum laboratório disposto a (des)regular o equipamento para atender a um único cliente, mormente levando-se em consideração a atual "universalidade" do filme. Naquela época já era MUITO complicado pedir pro pessoal (que entendia de filme) fazer algo diferente, imagino hoje.

quando falamos em processo de filme de cinema em cor, é bem diferente do B&W. o processo do filme B&W muda um pouco pela utilização de um revelador D96 e algumas mudanças de tempo, apesar que pode ser revelado com d76. no processo colorido ele muda de c-41 para um nc2(eu acho que é esse) ja que tem uma camada que se tem que retirar chamada rem-jet... fora isso é o precesso c-41 ou e-6.

o preço mesmo é muito mais barato, como todo filme rebobinado, eu acho vantagem usar mesmo, fora a qualidade o preço compensa.

vou ser sincero, se eu achar para comprar vou com certeza colocar a venda na loja! tenho ate algumas formulas para revelar, so estou a trás da formula que retira o rem-jet. quem tiver esta formula posta ai!

com relação a ampliação de cromo poderia ser em papel de filme instantaneo pra baratear né?rsrsrs

grande abraço!
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2011, 12:08:43 por oliver.vs »


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2011, 17:14:25
Oliver, vc revelaria esse filme de cinema se fosse o caso? Se sim, gostaria de experimentar.. te encomendaria um cartucho rebobinado, faria as fotos e te enviaria para revelação ^^
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2011, 18:30:10
Compre diretamente da kodak, compramos recentemente Plus-X 80, muito bom o resultado, filme bem contrastado, se quiser menos contraste tem que fazer uns processos na revelação. Da uma ligada no escritório deles (Kodak), são super atenciosos. Veja o que eles tem a pronta entrega, o ultimo rolo custou se não me engano algo por volta de R$ 300,00 (ano passado) rolo com 122m de filme. Juntamos um grupinho, fizemos uma vaquinha, e compramos.

A maior dificuldade será abrir o rolo. O rebobinador comum que todo mundo usa é para o rolo pequeno (30,5m), não entra o rolo grande. Por exemplo aqui em Sampa, nas lojas da 7 de abril/conselheiro não encontramos ninguém que tinha/conseguia abrir. Conseguimos com a ajuda de um colega de Campinas, que teve acesso ao lab da Unicamp (Campinas). Assim fracionamos o rolo grande, em pedaços menores, colocamos nas tradicionais em latas de filme 30m, usadas, a partir daí ficou fácil.

Quanto ao cartucho para colocar o filme pode ser qualquer um, usado mesmo, de filme colorido, pede pro pessoal das lojas que fazem revelação, eles arrumam (isso é lixo para eles). É óbivio, mas devo lembrar de precisa ajustar o ISO corretamente nas maquinas com o leitor automático de ISO.

Tem tb umas bonininhas reutilizaveis que comprei pelo e-bay, procure por "35mm film snap-cap", ou "35mm film cassetes"

Abraços!


P.S.: Ah, se não me engano, o resultado final é que cada bobina 36 poses, depois de tudo saiu R$ 5,00 cada.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2011, 18:40:14 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2011, 22:06:30
Oliver, vc revelaria esse filme de cinema se fosse o caso? Se sim, gostaria de experimentar.. te encomendaria um cartucho rebobinado, faria as fotos e te enviaria para revelação ^^

Malheiros, eu nao sei revelar ainda...rsrsrsrsrsr
eu ate que testaria, mas ainda nao tenho essa experiencia.

mas nem sabia que ainda tinha filme na Kodak. vou procurar!

Lindsay, vc tem como mostrar o resultado?

abs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2011, 22:40:41
Tenho sim Oliver, mas vai demorar um pouco, nas próximas semanas to lotado de trabalho. Tenho que pegar os negativos e escolher algo para scanear... Tem colega que comprou junto que já postou, mas isso foi o ano passado. Se eu achar aonde foi eu te falo...

Abraços!
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2011, 22:41:17 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2011, 23:03:28
Lindsay,

se puder mesmo postar eu gostaria de ver, eu vi fotos de um fotografo de um link aqui que postou, é muito bom...eu queria mesmo usar.

eu abri uma empresa pra trabalhar com Fotografia e Informatica, aí me interessei pelo assunto do filme de cinema.

um grande abraço e espero pra ver suas fotos.