Autor Tópico: Canon SX30is - primeiras impressões  (Lida 4457 vezes)

fernando assis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Online: 10 de Janeiro de 2011, 17:33:44
Sábado (há dois dias) peguei minha canon SX30is. Tirei fotos praticamente só ontem, poucas ainda.
Hoje quando baixei as fotos no micro me decepcionei com o nível de ruído. Logicamente já esperava fotos ruidosas do sensor de 14MP e 1/2,3", mas me decepcionei ao comparar com as fotos da minha ex canon S5is (zoom 12x, 8mp).
Mesmo em ISO 100 e fotos com flash ou em ambiente bem iluminado (fotos de natureza à luz do dia) as fotos tem muito ruído quando ampliadas!!!
Na S5, que também é ruidosa, comparando fotos com luminosidade semelhante, ela é bem melhor que a atual.
O range (24-840mm) é a melhor coisa dessa máquina, além do vídeo em 720p (quando tem boa luz). Achei o foco até bom mesmo no extremo do range (mesmo em condições não tão boas de iluminação)
O foco manual ficou mais utilizável com a presença do dial, bem mais prático do que na S5is.
Com o dial, ficou mais fácil entrar e selecionar opçoes dos menus, tá bem mais rápida de usar.
Bom, por enquanto é isso, quando testar melhor, posto exemplos.
Penso que se evoluissem esse sensor pequeno (difícil aumentar o sensor, pq daí teria que aumentar mais o tam. da lente) para um de 10 ou 8MP, com a tecnologia atual, teríamos uma câmera muito melhor e mais útil, sem esses pixels desnecessários, que trazem nivel exagerado de ruído!
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, 17:55:34 por fernando assis »


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2011, 17:41:50
A questão das fotos mais ruidosas é normal, uma vez que são mais megapixels com sensor pequeno, mas basta não ampliar as fotos na tela, afinal o objetivo é ver as fotos como um todo e não ficar ampliando para ficar procurando ruido
Com base nas vantagens citadas por vc, é evidente que é uma cam mais interessante que sua anterior


fernando assis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2011, 17:58:25
A questão das fotos mais ruidosas é normal, uma vez que são mais megapixels com sensor pequeno, mas basta não ampliar as fotos na tela, afinal o objetivo é ver as fotos como um todo e não ficar ampliando para ficar procurando ruido
Com base nas vantagens citadas por vc, é evidente que é uma cam mais interessante que sua anterior

Na verdade gosto de fotografar macros. Daí é comum aproveitar mais a parte central da foto. Nisso há perda bem maior do que em comparação com a S5. Tenho umas lentes de macro da raynox (DCR-250 eu acho)


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2011, 21:34:15
Na verdade gosto de fotografar macros. Daí é comum aproveitar mais a parte central da foto. Nisso há perda bem maior do que em comparação com a S5. Tenho umas lentes de macro da raynox (DCR-250 eu acho)

Nesse caso sim, mas caramba, que macros são esses, uma vez que essas Canon se não me engano já da pra praticamente encostar no objeto, ai depois disso ainda fazer crop ?


fernando assis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2011, 10:05:09
Hehehe, acredite, croop é essencial em macros. Primeiro tem a vinheta das lentes quando em wide, daí tem que ampliar para retirar a vinheta. Outras vezes, tem que ampliar para mostrar melhor os detalhes (vou postar depois pra vc ver quanta diferença faz a foto normal e a que dá um croop, em alguns casos).
Além disso, quando não uso a lente (ou filtro, sei lá) macro, não dá pra dar zoom em distâncias curtas pq daí não foca. Vou postar uma foto de uma pequena cobra que tirei com a SX30is há dois dias. A lete ficou a cerca de 10cm da cobrinha. Só consegui fazer isso em wide. Se tentava dar um pouco de zoom, daí não conseguia foco, nem no modo macro, nem no modo manual!!! Ou seja, tinha que ser no extremo wide e como a lente é grande angular (24mm), não dava aproximação boa. Depois posto a foto original (sem graça) e a foto quando se recorta a parte central (croop), onde o assunto fica bem mais interessante.
Em resumo, dar croop em macro não é só para ficar procurando os defeitos e ruído da câmera. Em macro, é uma necessidade real.
Quando tiver um tempinho posto uns exemplos de fotos minhas.
Ah, mesmo que a cam tenha macro de 0cm (só na extremidade wide), isso não é suficiente para boas fotos. Insetos não costumam deixar vc encostar neles. Tem ter uma pequena distância, tipo 10cm, senão o flash não consegue iluminar. Para conseguir profundidade de campo boa, tem que deixar uma abertura menot (F/8) e iso baixao para não ter ruído (iso 80 ou 100 que eu uso). Com isso, tem que usar flash senão não rola. Nessa condição, não dá pra encostar no bicho. E a 10 cm, não dá aproximação boa, tendo que usar a lente/filtro para poder dar zoom e ainda assim conseguir focar.
Abraços

Nesse caso sim, mas caramba, que macros são esses, uma vez que essas Canon se não me engano já da pra praticamente encostar no objeto, ai depois disso ainda fazer crop ?
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2011, 10:08:56 por fernando assis »